Desespero com a TMN

Tirem-me deste filme. Eh pah, tirem-me deste filme.
Depois de assinado o pedido de rescisão e feita a portabilidade, e depois de me ter sido garantido que não seria emitida factura sobre o nº que nunca conseguiu fazer chamadas, eis que recebo hoje uma facturinha da TMN de 119€, com os meses de Dezembro e Janeiro dos 2 telemóveis.

É de bradar aos céus.

Nem vou gastar mais dinheiro a telefonar, mandei este simpático mail para o apoio.ptnegocios@telecom.pt

Assunto: reclamação em relação à factura XXXXXXX

Exmos Srs:

Cada vez mais espantado com a incompetência da tmn, tenho a reclamar o seguinte em relação à factura nº XXXXXXXX de 08.01.2011:

1 - O nº XXXXXXXX nunca conseguiu efectuar chamadas ou enviar mensagens desde o dia 12 de Dezembro, facto que motivou várias reclamações (como poderão constatar) para a vossa linha de apoio técnico, que reconheceu o problema, que inclusivamente numa primeira abordagem indicou o pedido de 2ª via do cartão, o que não resolveu o problema, nem qualquer abordagem subsequente. Foi-me garantido por várias vezes na linha pt negócios que não receberia qualquer factura sobre este número, mas que, sem espanto, venho a receber, mais uma vez prova da total descoordenação e incompetência da vossa parte. Não será pago qualquer valor sobre a assinatura deste número de telefone, uma vez que, da vossa parte, nunca foram capazes de fornecer o serviço contratado, bem como a emissão da 2ª via do cartão, indicada pelo vosso suporte técnico, e que se revelou infrutífera.

2 - Por este motivo, e caso ainda não tenham reparado, esgotadas todas as tentativas da nossa parte de resolver o problema do número de telefone mencionado no ponto 1, deixámos de ser vosso cliente a 04.01.2011 devido a cerca de 3 meses de enganos, incompetências e trapalhadas da linha tmn negócios e da vossa loja oficial em XXXXXXX. Foi assinado o pedido de rescisão e portabilidade dos números para a vodafone em 24.12.2010. Por este motivo (óbvio) não pagaremos a assinatura do mês de Janeiro.

3 - Aceitamos pagar o serviço que usufruímos do nº de telefone YYYYYYYYYY de 07.12.2010 a 04.01.2010, e não mais do que isso.

4 - Reservamo-nos ao direito de pedir indemnização compensatória pelo facto de um serviço contratado a 24.09.2010 ter sido apenas parcialmente prestado a partir de 07.12.2010, com múltiplas reclamações, deslocações e despesas pelo meio, o que nos obrigou, durante 3 meses, a utilizar telefones pessoais para efectuar as comunicações da empresa, e de não as podermos deduzir em termos de contabilidade.

5 - Aguardamos a emissão da factura corrigida e da nota de crédito respectiva da vossa parte, aliás como o têm vindo a fazer de Outubro a esta parte, como poderão verificar.

Com os melhores cumprimentos

XXXXXXXXXXXXXXXX
NIPC XXXXXXXXXXX

A Gerência

É mau demais para ser verdade. Apetece-me fazer como o gajo daquele filme que tinha uma vidinha normal e um dia passa-se da cabeça e desata aos tiros a tudo e mais alguma coisa. [8b][8b][8b][8b][8b][8b]

As outras operadoras não são diferentes, já fui cliente das 3 e com as 3 tive problemas. As operadoras são aliás um bom case study para quem critica a FPública, punham um problema fora do comum a uma qualquer operadora e esperem pelo desenrolar da coisa...

As organizações (uma grande maioria) a partir de determinada dimensão são mal estruturadas e organizadas... alguma leitura sobre psico-sociologia das organizações dos CEO iria fazer maravilhas..
Não é só em PT.. comprem um Porsche na Alemanha e exponham um problema bizarro depois para ver como resolvem...

Tenho um número TMN moche e só o uso porque já vinha tudo configurado. Não tenho planos para nada. É só carregar para falar com um grupo restrito de moches.

De resto o meu número é um Vodafone Yorn com tarifário blackberry. Há uns anos tive uns problemas de me debitarem € devido à net mesmo estando a ligação desligada, liguei para lá e 10 minutos restituiram-me o saldo sem problemas.

Já comprei 2 ou 3 telefones pela loja online da vodafone e sempre sem problemas. Já troquei pontos por telefones + placa de banda larga e sempre a andar.

Também tenho uma placa de banda larga pre-paga da voda e sempre sem problemas.

Com a vodafone não tenho complicações [;)]

Já fui Optimus à muitos anos e apesar de gostar dos serviços e da excelente qualidade de chamadas (era raro perder uma chamada ao contrário do que me acontece na vodafone/tmn) a maior parte das pessoas que conheço são vodafone pelo que "mudei". Mas também aconselho a quem estiver a pensar mudar.

Já trabalhei numa operadora, exactamente na área empresarial e sei o trabalho que dá um processo desse género porque lidei com eles.

O meu conselho é deslocarem-se sempre se possível a uma loja Oficial (importante), e evitar tratar de processos complicados por telefone.

O enganar de um número também me aconteceu uma vez se tanto mas resolve-se, agora a questão das facturas saírem posteriormente
com valores sem sentido é normal, na tmn e vodafone por exemplo não é fácil anular uma factura anterior e quantas vezes me apareciam
cliente aos berros e tinha que explicar que o crédito só vinha na seguinte factura.

Não estou a desculpabilizar ninguém até porque nunca trabalhei para a tmn, mas erros acontecem e alterações de titular e
tarifários são das mais complicadas a nível processual e a verdade (e conclusão) é que nem todos os empregados do
apoio ao cliente têm a formação ou discernimento (nem são pagos para isso) para lidar com situações dessas.

Boa Sorte na Vodafone (qualquer dúvida já sabes)

Resposta das Exas:

Caro Cliente,

No seguimento do seu pedido, informamos que:

1. Verificamos que efectivamente houve comunicações efectuadas a partir do cartão xxxxxxxxx7, entre os dias 13 e 14 de Dezembro de 2010;

2. Verificamos também que as comunicações taxadas ao cartão xxxxxxx3, foram efectuadas entre o dia 7 e o dia 31 de Dezembro de 2010.

3. Uma vez que as mensalidades dos meses em que existe desactivação, não são rateadas, o cliente está correctamente a ser cobrado pelo valor total das mensalidades dos tarifários em vigor, quer de voz, quer de dados (internet), em ambos os cartões.

Para qualquer esclarecimento adicional, contacte o Apoio PT Negócios ligando 16206*, envie e-mail para apoio.ptnegocios@telecom.pt ou visite-nos em TMN / voz móvel, banda larga móvel e venda de telemóveis.

Até já,

A minha resposta imediata

Exmos Srs:

A informação que nos prestam é completamente antagónica aquela transmitida pela vossa linha de suporte técnico, que sempre referiu nunca terem existido comunicações do cartão xxxxxxxx7 desde que houve mudança de tarifário, e que, devido à anomalia, não haveria lugar a emissão de qualquer factura desse número, pelo que ou alguém mentiu, ou está a ser incompetente.

Pelo exposto, e uma vez que não aceitam a solução de pagar a assinatura de Dezembro do nº 9xxxxxx3, que foi de facto o único activo nesse mês, tenho a dizer que a factura não será paga de todo, uma vez que houve incumprimento de contrato por parte de V. Exas, facilmente demonstrável, uma vez que o contrato assinado englobava o fornecimento de serviços para os dois números de telefone da empresa, e não apenas um, do qual não foram capazes de o fazer apesar de inúmeras insistências e chamadas da nossa parte.

Mais uma vez volto a afirmar que V. Exas não foram capazes de prestar os serviços conforme contratados (o que será perfeitamente demonstrado em litígio pelos documentos que tenho em minha posse), e a nossa empresa reserva-se ao direito de não pagar facturas sobre serviços que não foram prestados, ou o foram com graves deficiências.

Sem mais de momento

Então ainda não é agora que sais dessa relação com TMN.

Por mim é, nem que se pintem de amarelo às bolinhas, nem pensem que vou pagar 4 mensalidades por apenas um telemóvel que funcionou de 7 a 31 de Dezembro. E era o que faltava, ter estado o número activo 3 dias em Janeiro para pagar mais um mês de assinatura.

Que eu saiba, ainda não sou obrigado a pagar serviços ou bens defeituosos. Existia um contrato, que não foi cumprido por parte da tmn.

Não pago, e a resposta a todas as cartas/mails que receba vai ser essa.

So sue me... [:p] Mais 119€ a entupir os tribunais. Chamem-me para depor daqui a 10 anos...

Que toda a gente abra os olhos para a incompetência destes imbecis antes de assinar qualquer coisa com eles. Contratos empresariais, então, fujam a sete pés.

Por estas e por outras, é que adoro a Vodafone.

Tive um problema com cartões / mudança de número, liguei para o apoio ao cliente e disseram-me imediatamente que seria mais rápido e menos moroso para mim se me pudesse dirigir a uma loja oficial que eles tratariam disso em minutos.
Agradeci, e assim o fiz.
Uma hora depois, tudo resolvido.

De resto, sou "91" há 9anos, e só posso dizer bem deles...

P.S. Até quando ligaram cá para casa a fazer publicidade foram educados, ligavam a horas decentes e não insistiram.

Tive um problema com cartões / mudança de número, liguei para o apoio ao cliente e disseram-me imediatamente que seria mais rápido e menos moroso para mim se me pudesse dirigir a uma loja oficial que eles tratariam disso em minutos.
Agradeci, e assim o fiz.

P.S. Até quando ligaram cá para casa a fazer publicidade foram educados, ligavam a horas decentes e não insistiram.

Tenho exactamente a mesma opinião da Vodafone.[;)]

Agradeci, e assim o fiz.

Basta uma pessoa dizer uma vez que não está interessada e até dizem obrigada e desculpe o incómodo!

Eu também perdi a paciência com o grupo PT há vários anos.
Já não quero nada com eles.

Já tive TMN, PT (telefone), TELEPAC, e mudei tudo para a NOVIS (actualmente dá
pelo nome de OPTIMUS NEGÓCIOS).

Nunca mais tive problemas.

Ou melhor... problemas técnicos tive... porque as linhas telefónicas são... da PT!!!
Mas nunca foram os problemas técnicos da PT que me incomodaram ao ponto de mudar.

Foram sempre problemas comerciais com a PT. Só mentiras, e sempre a enrolar, e a
desculpar, e a deixar passar tempo, etc. Fiquei uma vez MESES à espera que mudassem
a ADSL para 8Mib/s. Ao fim de todo esse tempo, uma mentira: fizemos testes à linha, e
a linha não aguenta mais que 4.
Acabou! PT nunca mais.

Com a OPTIMUS Negócios nunca tive chatices. Falo sempre com o agente, que vai
ter comigo onde eu estiver, trata das alterações que eu peço sem chatear. Ou melhor...
chateia uma vez por ano, para trocar pontos... mas sempre com excelentes negócios
para os pontos.

5 estrelas.

Última edição:

é um pormenor que facilita, porque eles sabem bem que resolver por telefone pode dar os problemas relatados neste tópico. Não trabalhei no call center da vodafone mas estive lá dois dias a ver como funcionava e alem de ver como operam pude conversar com pessoas que já tinham estado na tmn e os relatos não eram famosos. E eu não era nenhum patrão, eles até podiam ter dito que a vodafone cheirava a mijo que nada lhes aconteceria.

é um pormenor que facilita, porque eles sabem bem que resolver por telefone pode dar os problemas relatados neste tópico.

Atenção que este último contrato foi tratado e assinado na loja.
O problema técnico que se seguiu depois também foi tentado resolver na loja, e a única coisa que fizeram foi dar a 2ª via do cartão, que não funcionou. Disseram que não podiam fazer mais nada e que a situação já estava reportada.

Um contrato de 2 números de telefone para uma empresa, em que um dos quais não funciona por 19 dias seguidos, na minha opinião, é um claro incumprimento do mesmo.

Ainda propus, e acharia correcto, pagar a assinatura do mês de dezembro do nº que funcionou. Acham que "o cliente está correctamente a ser cobrado pelo valor total das mensalidades dos tarifários em vigor"? Então não vêem nem um chavo... [8b][8b]

TMN: O que é isso ?????????
Agora a serio, ainda bem que tive problemas com a TMN. Agora tenho o meu 8 da ZON, pago 10 aerios e eles creditam 15.
É só vantagens
Grupo PT: Nem mais um chavo ........

erm... Tinha ideia que a ZON pertence à PT ou PTmultimédia...:sh)

Pertencia.

ZON
Caixa Geral de Depositos 11.71 %
Kento Holding 10.0 %
Banco BPI 8.94 %
Telefonica 5.46 %
Espirito Santo Irmãos 5.0 %
Cofina 4.91 %
Joaquim Francisco Alves Ferreira de Oliveira 4.84 %
Fundacao José Berardo 4.34 %
Ongoing Strategy Investments 3.16 %
Banco Espirito Santo 2.92 %

PT
Telefonica 10.0 %
Brandes Investment Partners 9.48 %
Banco Espirito Santo 9.34 %
Caixa Geral de Depositos 7.28 %
Ongoing Strategy Investments 6.74 %

Ou seja, pertencer não pertence... Mas a trampa que lá está é a mesma
que lá estava, pelo que a "política" comercial é tão igual à PT que nem se
nota a diferença.

é um pormenor que facilita, porque eles sabem bem que resolver por telefone pode dar os problemas relatados neste tópico. Não trabalhei no call center da vodafone mas estive lá dois dias a ver como funcionava e alem de ver como operam pude conversar com pessoas que já tinham estado na tmn e os relatos não eram famosos. E eu não era nenhum patrão, eles até podiam ter dito que a vodafone cheirava a mijo que nada lhes aconteceria.

Tenho mais outra pergunta, uma vez que estás por dentro do meio.
Uma vez que a portabilidade já foi efectuada e os números pertencem agora à Vodafone, é possível a tmn modificar de algum modo isto, devido ao conflito com esta factura?

Vou também fazer uma reclamação aqui :: Portugal Telecom :: ProvedorCliente

Aqui está a exposição que mandei para a provedoria do cliente:

Exmos Srs:

Vimos por este meio mostrar a nossa indignação e reclamar contra o tratamento a que fomos sujeitos, desde Setembro de 2010, por parte da tmn, PT negócios, e loja oficial da tmn em xxxx.

- Criámos uma empresa em Setembro. Somos clientes tmn há 15 anos, por isso contactámos o 1696 para saber o que era necessário para colocar os nossos nºs de telefone pessoais (xxxxxxxx3 e xxxxxxxx7) em nome da empresa, com um plano de assinatura. O contrato foi entregue por um estafeta e assinado a 24.09.2010.

- Após algum tempo, os telefones não mudavam de tarifário. Entre várias chamadas para a linha tmn empresas, ninguém sabia dizer o que se passava. Para sumariar, eis o que se passou em quase 2 meses e meio de múltiplos contactos com o apoio ao cliente e que espelham bem a competência e o rigor dos funcionários da tmn/pt Negócios:

- Enganaram-se num dígito do telefone xxxxxxxx7 (trocaram um 7 por um 6), que por acaso é um cartão activo de alguém, e cheguei a receber 2 facturas desse nº com os respectivos extractos detalhados, informações confidenciais e pessoais de outrem;

- Em vez de mudarem o nº xxxxxxx3 para o nome da empresa, conforme solicitado, emitiram um nº novo, que nunca recebi, mas que também mandaram uma factura da assinatura desse nº que nunca pedi;

- Após várias reclamações, notas de crédito, e ter que me deslocar a uma loja tmn para corrigirem os erros da própria, passo a receber 2 facturas diferentes sobre o nº xxxxxxxx3, uma em meu nome e outra em nome da empresa, sem que o tarifário tenha sido alterado! Alegadamente a tmn nunca chegou a receber por fax os contratos, apesar de estes terem sido enviados à minha frente, e posteriormente enviadas cópias dos mesmos, por mim, via e-mail, conforme solicitado.

- Finalmente, após me ter dirigido novamente à loja tmn xxxxxx no dia 06.12.2010, o problema supostamente ia ficar resolvido; os telefones de facto receberam uma sms a confirmar a mudança de tarifário, o xxxxxxxx3 a 07.12.2010 e o xxxxxxxx7 a 14.12.2010 (referindo-se este à data de 12.12 às 11h); a partir desse dia (14.12.2010) o cartão xxxxxxx7 deixou de poder fazer chamadas ou enviar sms, apesar de as receber; o problema foi reportado à linha de apoio ao cliente.

- Não houve resolução do problema, pelo que foi novamente contactada a linha de apoio, alguém disse que provavelmente seria do sim que era demasiado antigo; perdemos 3 horas numa fila da loja tmn a 20.12.2010 onde deram uma 2ª via do cartão.

- O problema não ficou resolvido, o cartão continuava a não conseguir fazer chamadas

- Voltámos à loja em 22.12.2010 onde tentaram alegar que o telemóvel devia estar estragado; já tendo pensado nisso, levámos 2 outros telemóveis diferentes, e mudámos o cartão para eles, onde também não funcionava; apesar disso, para a assistente da loja o problema podia continuar a ser do 1º telemóvel...

- Entretanto, recebemos várias chamadas do 1696 a perguntar "se o problema já estava resolvido"; como obviamente não estava, a resposta que davam era que iam encaminhar o problema para o departamento técnico. De todas as vezes reconheceram o problema, confirmaram que o nº xxxxxxx7 não tinha feito qualquer chamada nem sms desde o dia 14, e asseguraram por duas vezes que não seria emitida nenhuma factura, devido a manifesto incumprimento do serviço.

- Dia 24.12.2010, em desespero de causa, e sem podermos fazer chamadas de um telemóvel da empresa desde o dia 14, com todos os inconvenientes e prejuízos que isso acarretou, inclusivamente tratando-se de uma empresa de prestação de serviços médicos, dirigimo-nos a a uma loja vodafone assinar um contrato e pedir a portabilidade e rescisão de contrato com a tmn. A portabilidade foi efectuada em 04.01.2011.

- Recebemos agora a factura nº xxxxxxxxx da tmn, de que já reclamámos, e onde facturam 119€, correspondentes à assinatura dos dois números de telefone, de Dezembro e Janeiro.

Recebemos a resposta: "Caro Cliente,

No seguimento do seu pedido, informamos que:

1. Verificamos que efectivamente houve comunicações efectuadas a partir do cartão xxxxxxx7, entre os dias 13 e 14 de Dezembro de 2010;

2. Verificamos também que as comunicações taxadas ao cartão xxxxxxxx3, foram efectuadas entre o dia 7 e o dia 31 de Dezembro de 2010.

3. Uma vez que as mensalidades dos meses em que existe desactivação, não são rateadas, o cliente está correctamente a ser cobrado pelo valor total das mensalidades dos tarifários em vigor, quer de voz, quer de dados (internet), em ambos os cartões.

Para qualquer esclarecimento adicional, contacte o Apoio PT Negócios ligando 16206*, envie e-mail para apoio.ptnegocios@telecom.pt ou visite-nos em TMN / voz móvel, banda larga móvel e venda de telemóveis.

Até já,

xxxxxxx xxxxxxx
Serviço ao Cliente"

- Ora, como explicámos na reclamação, aceitamos pagar a assinatura de Dezembro do nº xxxxxxxx3, que esteve de facto funcional de 07.12.2010 a 04.01.2011 (menos de 30 dias!).

- Não aceitamos pagar 2 meses de assinatura por um número de telefone que esteve funcional 2 dias, e que fizemos todos os esforços possíveis da nossa parte para reportar o problema e corrigir a situação.

- Não aceitamos pagar a 2ª via do cartão xxxxxxxx7, mencionada na factura, solução dada pela linha de apoio ao cliente e pela loja tmn, e que não resolveu o problema.

- Tudo isto é, como compreendem, o corolário de 3 meses de desespero devido à manifesta incompetência da parte da tmn, sob várias formas.

- Quem nos indemniza por durante 3 meses estes números estarem ao serviço da empresa e não podermos entregar as despesas em comunicações à contabilidade, pelo tempo que perdemos em telefonemas para o 1696 e em filas intermináveis na loja tmn, bem como dos 20 dias das chamadas não atendidas para o xxxxxxxx7, sendo impossível devolver a chamada no momento, tendo que ser a mesma efectuada mais tarde e de um nº de telefone que os nossos clientes não conheciam?

- Uma vez que não foi aceite a solução por nós proposta, de pagar apenas a assinatura do nº que de facto esteve activo, tenho a dizer que a factura, tal como foi emitida, não será paga, por manifesto incumprimento contratual da parte da tmn. Penso que contratámos a assinatura de dois nºs de telefone, pressupondo que ambos faziam chamadas. Como um dos números ficou quase imediatamente inoperacional, arrastando-se a situação por 20(!) dias (até 04.01.2011, data da portabilidade para a vodafone, onde diga-se de passagem, o dito aparelho alegadamente avariado funciona perfeitamente), o serviço prestado foi manifestamente defeituoso, e a nossa empresa reserva-se ao direito de não pagar bens ou serviços não conformes.

- A tmn perdeu pelo menos 7 clientes de longa data, uma vez que dada esta situação, pelo menos mais 5 familiares e colaboradores já pediram a portabilidade para a Vodafone.

Certo que a presente vos vai merecer a melhor atenção, subscrevemo-nos atenciosamente

E juro que não perco mais tempo com este [:vm)]...

Voltar
Superior