Isso sempre existiu e há-de continuar a existir.
Conheço muita gente com os vários níveis de ensino e noto que os que têm menos ensino (12º ano completo e incompleto) são completamente contra os diplomas, licenciaturas e afins. Eu percebo o porquê, com 20 e poucos anos a trabalhar em Hipers e outras profissões sem qualificação, onde levam 600€ para casa e moram com os pais dá para prestações de carro do "bafo" (isto com 20 anos é importante), depósitos atestados, iPad's e iPhone's e tá a andar, penso é que se esquecem quando um dia tiverem de sair da zona de conforto e aparecerem biberons para encher e fraldas para mudar... Mas também não é isso que interessa.
Eu já desisti de tentar mudar mentalidades.
Com 17 anos iniciei a licenciatura na área de TI e hoje, com 20, estou a terminá-la (fui hoje fazer o último exame, agora é fazer figas para passar), limpei aquela porcaria em 3 anos, nunca chumbei e sempre me esforcei mediamente. Não sou um gajo de topo, sempre fui um aluno médio (Médias de 13-14), a minha licenciatura não é o topo nem a faculdade, fiz um ensino mediano, mas melhor que quem nunca queimou uma pestana que fosse a resolver um integral. [

] E, sendo sincero e 100% transparente, hoje (dia 5 de Setembro) sinto alguma dose de frustração, porque ainda não arranjei o estágio (também ainda não acabei o curso) que idealizei (ERP's), possivelmente vou ter de optar por um estágio numa área um bocado mais fora daquilo que idealizei, num tipo de empresa fora daquilo que idealizava... Esta dose de frustração porquê? Porque possivelmente acabei o curso numa altura de m**da. Os ordenados são algo de ridiculo (também sem experiência não se pode pedir muito) e a lei protege isso.
Ainda a semana passada andei num processo para SAP e Sage, espectacular e fantástico, quando no fim me propõem um estágio curricular de 3 meses com um salário de 140€ (Subsidios)... Isto é um mero exemplo.
Às vezes penso se foi uma boa opção ter seguido estudos, mas espero que sim e espero colher frutos daqui a uns tempos, afinal algumas das pessoas com quem convivi ficaram-se pelo 12º ano e arranjaram "um trabalho", mas hoje têm tudo o que é bem material e fútil (que todos gostamos) e eu ando à mama dos papás (não me posso queixar pq tbm tenho tudo o que preciso) porque decidi feito urso ir enterrar mais de 8000€ numa licenciatura para depois andar a receber propostas de 140€. Contudo posso afirmar que a vida não é só dinheiro e durante a licenciatura aprendi, vivi e tive acesso a situações que sem ela não seria possível e que me deixam bastante satisfeito pessoalmente. Por exemplo: Já estive ao lado das máquinas onde está alojado o nosso Fórum Autohoje [

] E posso dizer que a qualidade da infra-estrutura onde está o Fórum está acima de qualquer suspeita. [

]
Possa ser que o paradigma mude...