(Des)emprego.... o poder das cunhas!

Bem vou acordar o tópico.

Mais um que obteve emprego por cunha.

Agora de tarde tive com um amigo meu que também estava com o SD.
Tinha vindo de uma entrevista para o Entreposto da Sonae na Maia.

Quem lhe deu o empurrão foi o cunhado e o padrasto,pelo que foi dito estavam mais 2/3(coitado destes irem lá só marcar presença) para essa mesma vaga.Mas como foi referenciado ficou ele.

Entretanto perguntei se podia ir lá 2ª feira,a qual ele respondeu que só atendem alguém que tenha marcação:confused:

A qual ele tambem respondeu que alguns de lá de dentro estão empregues pelo os seus contactos.

E ainda estive a tentar convence-lo se podia falar com o cunhado.Depois falou em eu botar o RSI[8b],não preciso de RSI preciso de trabalho.

Por acaso conheço o rapaz.E nem fui á entrevista.Mas se tivesse ido não iria gostar.

Última edição:
Isso é o que se chama a "desigualdade de oportunidades". Num mercado de trabalho justo e civilizado as pessoas eram escolhidas pela sua competência, os melhores estariam empregados e os piores esses sim emigravam ou estariam desempregados. Pura ilusão, aqui em Portugal em 90% dos casos sempre foi o fator C a ditar as regras, não quer dizer que essas pessoas depois não venham a ser bons profissionais, mas o motor de arranque das suas carreiras... E depois o compadrio desvirtua a verdade e o progresso, quando são os mais incompetentes a mandar nos outros. A começar pelos nossos governantes e a acabar na base da pirâmide. Sei de casos de pessoas que até para irem para cantoneiros/empregados do lixo de uma Câmara a ganhar pouco mais de 400 euros, teve de ser através de um "empurrãozinho" do vereador ou do presidente da câmara. Imagina-se para ir para um quadro técnico da PT, Sonae, EDP, Refer, Banco, etc. Entrar lá é fácil, mas como operador de caixa/call center, logística, etc.
Depois há os concursos públicos em que aparecem '100 cães a 1 osso' e no final vamos a ver e o candidato escolhido tem algum laço de parentesco com algum funcionário da instituição que abre o concurso, assim só por acaso, olha que coincidência. É fazerem as pessoas perderem tempo, percorrerem todas as etapas do processo (formulários, testes, 1entrevista, às vezes 2) quando já existe um nome consensual à partida.
Mas infelizmente sem fator C neste momento neste país é quase impossível encontrar algum emprego a ganhar um ordenado decente acima de 1000 euros. A alternativa é emigrar ou tentar por conta própria como tento fazer.

dor%2Bde%2Bcotovelo.jpg

Anexos

• dor%u00252Bde%2Bcotovelo.jpg
    dor%u00252Bde%2Bcotovelo.jpg
    22,7KB · Visualizações: 0

Onde é que está a graça de meter isso.

Concordo com o Pussy disse é mercado de trabalho pelas desigualdades.

Porque depois disso liguei para lá(sonae) e perguntei se estavam a recrutar pessoal para o Entreposto,a resposta foi negativa.Mas disseram que podia ir preencher uma ficha

Então pensei eu. "Mas então á 2 horas atrás ele foi recrutado,e agora dizem que não estão a recrutar ninguém"[8b]

Se calhar se dissesse que tinha lá uma cunha,a resposta já podia ser diferente.

E deixa-me disser isto,tu metes-te esta IMG,porque ninguém nos garante que tenhas algum empurrão quando for preciso.

Apesar do texto do pussy ser um bocado confuso,é explicito naquilo que passa nas empresas.

Bem venho escavar o topico.

Como alguns já deviam ter lido,eu agora tenho trabalhado para sonae por conta de ETT(se não fossem eles acho que nem tinha essa hipotese).Já lá estou a umas 3/4 semanas.

E confiança que já tenho com alguns "colegas" permitiu-me perguntar como engataram lá dentro,a resposta dada por alguns deles não me surpreendeu(Cunha)

Aliás houve 1 que disse com quem falar mesmo,aliás a resposta até foi mais completa "A maioria até está lá por cunha"até que existe muita gente a candidatar-se para lá,mas sem a dita Cunha a própria ficha é botada para ultimos lugares.

Ora,que venho cá perguntar,se não forem estas ETTs a arranjarem alguma coisa que seja,muita gente fica a ver "navios"isto sim se não tiver a dita Cunha?

A dita Cunha está "roubar"postos de trabalho a pessoas mais competentes?Já nem falo em cargos superiores,que não é o caso,falo para operador de armazém.

Como tenho alguma dignidade,não sei se vou falar com a pessoa em questão.

Como alguns já deviam ter lido,eu agora tenho trabalhado para sonae por conta de ETT(se não fossem eles acho que nem tinha essa hipotese).Já lá estou a umas 3/4 semanas.

E confiança que já tenho com alguns "colegas" permitiu-me perguntar como engataram lá dentro,a resposta dada por alguns deles não me surpreendeu(Cunha)

Aliás houve 1 que disse com quem falar mesmo,aliás a resposta até foi mais completa "A maioria até está lá por cunha"até que existe muita gente a candidatar-se para lá,mas sem a dita Cunha a própria ficha é botada para ultimos lugares.

Ora,que venho cá perguntar,se não forem estas ETTs a arranjarem alguma coisa que seja,muita gente fica a ver "navios"isto sim se não tiver a dita Cunha?

A dita Cunha está "roubar"postos de trabalho a pessoas mais competentes?Já nem falo em cargos superiores,que não é o caso,falo para operador de armazém.

Em muitos tipos de trabalho, recomendações internas têm globalmente mais valor do que candidaturas sem ligação à empresa.

Cunha é escolher alguém nitidamente inferior.

Quando as qualificações ou experiência são equivalentes, não se pode considerar cunha.

Em muitos tipos de trabalho, recomendações internas têm globalmente mais valor do que candidaturas sem ligação à empresa.

Cunha é escolher alguém nitidamente inferior.

Quando as qualificações ou experiência são equivalentes, não se pode considerar cunha.

Sim,mas não estão a fazer as pessoas que se vão inscrever sem ligação de "otári.............as",não aceitavam candidaturas,acho que era mais sensato

Sim,mas não estão a fazer as pessoas que se vão inscrever sem ligação de "otári.............as",não aceitavam candidaturas,acho que era mais sensato

Como é que é mais sensato? Sem entrevista, como é que podes saber se candidato x ou y é o melhor para determinado trabalho?

No final, e na hora de decisão, em condições de igualdade, quem vai com recomendação tem naturalmente mais hipóteses, mas só sabes que está em posição de igualdade se houver entrevista.

Como é que um candidato que vá sem recomendações se pode destacar? Tem de convencer o entrevistador que não só é tão bom como os outros mas que é muito melhor que qualquer um.

pois....

Voltar
Superior