Demissão de Rumsfeld

O meu post anteriro foi em resposta ao Nephilim e ao vortice.

Mundano
Como é que ficou na história.... Lyndon Johnson???
Ainda é muito cedo para isso;).

Se o Bush a nível da politica interna tivesse feito o que fez o Lyndon Johnson ainda lhe dava o beneficio da duvida.. Sem esquecer que o Lyndon Johnson recebeu os USA já em guerra..

Mas pronto, eu sei que tu admiras muito a politica desta administração, eu sinceramente sou um saudoso do Clinton, e em relação a esta Guerra ainda não tive que mudar o meu discurso que tinha antes mesmo de ela começar.. Muitos outros já têm que redefenir o termo "democracia", ou "paz", ou "vitoria", para poderem usar as mesmas palavras..

Mas numa coisa tens razão.. Ainda é cedo.. Espero estar enganado, mas não acredito que vá sair dali alguma coisa de jeito.

Mundano
Eu sou defensor dos USA e de qq administração que se visse na situação que esta enfrentou.
Não mudo o meu discursso, a não ser que mude de opinião o que pode acontecer, por estar "no governo ou na oposição":).

Esta guerra é LONGA.
Muitos presidentes irão enfrentá-la e Bush, como Lyndon Johnson na guerra fria, não foi o primiro nem será o ultimo.

Guerra do Iraque, tal como guerra do vietnam, não existem ou existiram.
Qt muito serão "batalhas".
E esta, não está perdida... a não ser que desistam;).

My five cents furados;).

Aqui é que as nossas opiniões se separam.. Tu vês o Iraque como uma batalha da guerra ao terrorismo, para mim não passou de um enorme equivoco com interesses dúbios por detrás..

E que está a acabar por ter o efeito perverso de fomentar ainda mais o terrorismo.. O Iraque não era um local de acolhimento para organizações terroristas como são outros países árabes, nem sequer estava ligado directa ou indirectamente aos atentados que existiram.. Actualmente o pais é tanto dos terroristas, como dos americanos ou dos iraquianos...

citação:Originalmente colocada por J.R.

Mundano
Eu sou defensor dos USA e de qq administração que se visse na situação que esta enfrentou.
Não mudo o meu discursso, a não ser que mude de opinião o que pode acontecer, por estar "no governo ou na oposição":).

Esta guerra é LONGA.
Muitos presidentes irão enfrentá-la e Bush, como Lyndon Johnson na guerra fria, não foi o primiro nem será o ultimo.

Guerra do Iraque, tal como guerra do vietnam, não existem ou existiram.
Qt muito serão "batalhas".
E esta, não está perdida... a não ser que desistam;).

My five cents furados;).

Se não está perdida está o que?:( o numero de baixas americanas para os nossos dias é alto bastante alto . Se compares com as batalhas do pacifico em 1944 em que batalhas tiveram 1000baixas por dia será pouco.[|)]

Mas actualmente com 4-5 baixas por dia e com um país cada vez mais violento e destruído, o continuar vai servir para matar mais gente e chocar a opinião publica até ao colapso.
Nunca irão ganhar nada com isso e nunca serão bem vistos ou benvindos no iraque

Mas se me conseguires provar que o Iraque estava ligado ao 11 de Setembro, ou que com as suas armas de destruição maciça era mais perigoso do que a Coreia do Norte, ou o Irão, eu posso mudar de opinião..

Ou basta-me até que me demonstres que a situação actual, do ponto de vista da segurança é melhor para o mundo ocidental do que a que existiria com o antigo regime iraquiano lá no seu sitio.

citação:Originalmente colocada por mundano

Mas se me conseguires provar que o Iraque estava ligado ao 11 de Setembro, ou que com as suas armas de destruição maciça era mais perigoso do que a Coreia do Norte, ou o Irão, eu posso mudar de opinião..
Eu não preciso de te provar nada disso[:p] nem esse é o ponto.

citação:Ou basta-me até que me demonstres que a situação actual, do ponto de vista da segurança é melhor para o mundo ocidental do que a que existiria com o antigo regime iraquiano lá no seu sitio.
Por enquanto é melhor.
Mas tb não é esse o ponto;).

Tu vês o Iraque, tal como vês o Viet Nam, como casos isolados.
Eu não;).

Mas explica.. Não faças mistério sobre o que é o Iraque, está o mundo todo à espera.. E vê lá se os resultados na pratica não têm sido o contrario daquilo que vais dizer...

E já agora, quando é que me viste a falar do Vietname para fazeres esses julgamentos?

J.R. não me digas que daqui a uns tempos já os americanos todos chegaram a conclusão que é desnecessária querem acabar com a guerra e tu ainda estás a defende-la...[8D]:D

citação:Originalmente colocada por mundano

Mas explica.. Não faças mistério sobre o que é o Iraque, está o mundo todo à espera.. E vê lá se os resultados na pratica não têm sido o contrario daquilo que vais dizer...
Já discuti tb contigo e já disse o que era aqui tb.
A "guerra ao terrorismo" não é só contra organizações terroristas, apátridas ou não, mas tb com estados párias.
Com a proliferação de WMD incontroladamente que facilmente serão usadas de forma anónima, os Estados responsáveis tem o dever de impedir que isso aconteça.
Logo está obviamente ligado e o Sr. sadam só tinha que OBEDECER ás ordens da Comunidade Internacional explanadas em n resoluções do C.S.

citação:E já agora, quando é que me viste a falar do Vietname para fazeres esses julgamentos?
Aqui no Lyndon Johnson;).
Eu tentei fazer-te ver que a Guerra não vinha do tempo dos conselheiros do JFK mas sim desde a 2WW.
A "batalha" do VietNam foi um conflito da Guerra Fria.
E podemos todos discutir se ho-chi-min inicialmente era comunista ou nacionalista...... é irrelevante;).

citação:Originalmente colocada por Nephilim

J.R. não me digas que daqui a uns tempos já os americanos todos chegaram a conclusão que é desnecessária querem acabar com a guerra e tu ainda estás a defende-la...[8D]:D
Pensa pela tua cabeça[:p];).

E podemos todos discutir se ho-chi-min inicialmente era comunista ou nacionalista...... é irrelevante;).

Um conflito armado normalmente é interpretado como uma pequena "guerrinha" de curta duração.
A guerra do Vietnam pelo tempo de demorou e pelo numero enorme de baixas está longe de ser apenas um "conflito":)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Um conflito armado normalmente é interpretado como uma pequena "guerrinha" de curta duração.
A guerra do Vietnam pelo tempo de demorou e pelo numero enorme de baixas está longe de ser apenas um "conflito":)
Esqueçe a semântica.
É relativo mas a ideia percebeu-se, né?

Era uma vez um escorpião que estava à beira rio. Aparece uma tartaruga pra atravessar o rio e o escorpião pergunta-lhe se pode atravessar o rio às costas da tartaruga. A tartaruga nega e justifica-se dizendo que não porque o escorpião decerto que a ia ferrar. O escorpião nega tal acusação e explica se ele a ferrar morrem os dois. A tartaruga la aceitou e ao meio do rio o escorpião ferra a tartaruga. A tartaruga pergunta ao escorpião o porque de tal acto e que agora iriam morrer os dois afogados. O escorpião responde: - Não posso fazer nada, é o meu instinto animal! Conclusão: Não se mudam mentalidades com um simples corte de tesoura!

Uma coisa é certa. A percepção da nova realidade mundial está aí, e se esta trapalhada serviu de alguma coisa, que seja para mostrar a todos que há uma nova realidade e o BEM e o MAL mudaram substancialmente.

Os USA vão ter intenção a isolar-se (o que é hábito) e os outros Países com expressão regional terão de desempenhar os seus papéis.

Mas acima de tudo é não andarmos com revanchismos. Temos que resolver a questão do Iraque com muita responsabilidade.

J.R., eu sabia que ias dizer isso, mas eu pessoalmente acho que se usou muita desinformação e muita mentira para meter o Iraque no saco dos paises terroristas, quando como todos mais tarde pudemos ver, e os serviços dos EUA e do UK já sabiam há muito, nada disso era verdade..

Não havia programa nuclear, tal como diziam os inspectores da Agencia Atomica, não havia armas de destruição maciça, nem sequer havia ligações a organizações terroristas...

Esta, não foi nenhuma batalha da grande guerra ao terrorismo, foi uma guerra com interesses bem particulares.. Mal planeada e mal pensada.. E que está a ter o efeito perverso de tal como já dizem os serviços dos USA e do UK, criar novas legiões de terroristas..

e depois veio o pai natal, o coelhinho da pascoa...

ainda há quem acredite nas boas intenções desta ( em particular) administração americana.
quando o Iraque acabar eles logo vão arranjar outro "inimigo", e não tou a ver que seja a koreia do norte nem o irão. vai ter de ser algo mais macio.
provavelmente a Venezuela. petróleo oblige.

adorava que o tempo dissesse qe me enganei...

citação:Originalmente colocada por zombi.l

e depois veio o pai natal, o coelhinho da pascoa...

ainda há quem acredite nas boas intenções desta ( em particular) administração americana.
quando o Iraque acabar eles logo vão arranjar outro "inimigo", e não tou a ver que seja a koreia do norte nem o irão. vai ter de ser algo mais macio.
provavelmente a Venezuela. petróleo oblige.

adorava que o tempo dissesse qe me enganei...
Essa do Imerialismo Ianque é outra das sobras da guerra fria...

Poderei estar a se um pouco ingénuo, sei lá, mas são as necessidades e preocupações que ditam as políticas.

O 11/9 foi um choque muito grande para a nação Americana. Daí, as trapalhadas que se fizeram a seguir foram mais ondas de choque desse terramoto do que propriamente outra coisa.

Os Americanos são pessoas muito cultas, esclarecidas e generosas, mas pouco conhecem do mundo que está à sua volta.

Tenho a certeza que todos aprenderam alguma coisa, mesmo com asneiras atrás de asneiras, mas já deu para entender que até esta administração percebeu qual o papel que deve desempenhar na política mundial.

E o próprio Bush a convidar a oposição a ajudar numa solução para o Iraque, não é uma atitude cínica para enterrar os DEM e garantir a reeleição do candidato do GOP para as Presidenciais. Penso que é genuíno e resulta do grande murro no estômago que levaram há dias.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Os Americanos são pessoas muito cultas, esclarecidas e generosas, mas pouco conhecem do mundo que está à sua volta.

É claro que nós portugueses atendendo ao nível médio de cultura do nosso pais não temos a mínima legitimidade para falar deles..

Voltar
Superior