De quem é a Culpa?

a questão que está a ser colocada é muito comum em lisboa.

exemplos: saida da 2ª circular para a Av. Lusiada;
saida da 2ª circular para o eixo norte-sul (nos dois sentidos);
saida da via rápida da costa para a ponte;
saida do IC19 (pina manique) para a Radial de Benfica.

e devem existir muitas mais.

a culpa??? falta de bom senso por parte dos intervenientes.
:)

citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

ó silver, tens que deixar passar o gajo do Porsche pá!!!
:D

citação:Originalmente colocada por panpipe

a questão que está a ser colocada é muito comum em lisboa.

exemplos: saida da 2ª circular para a Av. Lusiada;
saida da 2ª circular para o eixo norte-sul (nos dois sentidos);
saida da via rápida da costa para a ponte;
saida do IC19 (pina manique) para a Radial de Benfica.
Esqueceste-te de quem sai da 2a circular para a rotunda do aeroporto, vindo no sentido norte-sul. Aí raros são os que têm a destreza mental de perceber que NÃO têm prioridade, mesmo que sigam sempre a direito, sem mudar de faixa. [8)]

O Azul tem prioridade, mas não deixa de ser verdade que é o azul que provoca o acidente.
O vermelho tem que dar prioridade, se quiser entrar na via rápida ou se tiver alguem a sair da via rápida e a entrar na faixa em que circula o vermelho.
estando já o vermelho em andamento e com a posição de circulação garantida, cabe ao azul verificar se pode ou nao efectuar a manobra com segurança. tendo um carro ao lado, ou trava para se colocar atrás ou consegue acelerar para se colocar à frente, não pode é entrar em cima do outro. [:p]

Se não estou em erro, o nosso CE só fala em prioridade em caso especificos, sinalização (stop. cedencia de passagem, rotundas) e nos casos de cruzamentos e entroncamentos.

Numa mudança de fila não há prioridade, o que existe é o dever do condutor que vai fazer a mudança, de tomar as devidas precauções para o fazer em segurança e por isso, quando bate tem em principio responsabilidade, ou mais, do que aquele que já circulava naquela via.
Qalquer manobra que não seja andar em frente, tem que ser efectuada com essas precauções - artº 35 e seguinte do CE. Mas não há prioridade...

Se o vermelho fôr esperto, diz que antes de avançar observou todas as regras e que o fez com cautela. E terá de indicar que pretendia avançar em frente e não entrar na outra faixa e de que quando o fazia foi abalrroado pelo Azul.

Aliás, pela imagem o azul é que vai de encontro ao vermelho...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Num caso destes de quem é a culpa?

Um colega meu do emprego sofreu de uma situação precisamente igual a essa. Neste caso ele ia no carro vermelho. Toda a gente aqui no escritorio dava uma opinião diferente de quem seria a culpa, até chegar o veredicto passado uns largos meses: as seguradoras entraram em acordo e ficou 50%/50% [xx(]

Ridiculo não? [8)]

citação:Originalmente colocada por Valium

Eu estou em crer que dificilmente o que tem o sinal de cedencia de passagem, não tenha alguma responsabilidade, agora tudo depende de alguns factores, como distancia percorrida, pois se o azul for bater 100m à frente não me parece que o vermelho ainda tenha que ceder passagem...

Agora em principio o vermelho será responsavel. (a mim acontece quando saio de pina manique, para aquela ligação ao norte sul, nesse caso sou o azul e garanto-te que não entro sem saber que tenho espaço...)

O problema disto tudo é de quem projecta a estrada... continuam a praticar os mesmos erros nas suas construções umas atrás das outras. Não faz sentido nenhum juntar uma pista de aceleração com uma de desceleração. E mais uma vez nesta miséria de país não podemos pedir responsabilidades ao Estado!

Quem circula na via onde se pratica velocidades elevadas só reduz a velocidade dos 100/120 km/h para os 40/60 km/h depois de fazer a mudança de direcção.

Naturalmente que está a entrar terá que acelerar para atingir uma velocidade relativamente alta para entrar na via com o mínimo de condições de segurança.

O vermelho à partida será responsável pelo acidente. Relembro que o sinal de cedência de passagem "obriga" quando necessário parar!

citação:Originalmente colocada por Grappler

Um colega meu do emprego sofreu de uma situação precisamente igual a essa. Neste caso ele ia no carro vermelho. Toda a gente aqui no escritorio dava uma opinião diferente de quem seria a culpa, até chegar o veredicto passado uns largos meses: as seguradoras entraram em acordo e ficou 50%/50% [xx(]

Ridiculo não? [8)]

Não foi nada que eu não pensasse !!!
citação:
No entanto não sei se o caso fosse com seguradoras se eles não iriam refugiar-se nesse de que " um tem sinal mas o outro tambem perde a prioridade " para alegar uns 50%/50% de culpas.

Realmemte é triste. [8]

Já começo a topar as máfias seguradoras...

citação:Originalmente colocada por Grappler

Ridiculo não? [8)]

Depende do acidente, mas não será assim tão ridiculo...
Ambos concorrem para a produção do sinsitro, um por não ceder passagem (eventualmente), o outro por não tomar as devidas precauções ao mudar de fila (eventualmente)

A partilha das responsabilidades em casos destes é a forma mais fácil das seguradoras resolverem o problema. Mas o que é certo é que o veículo vermelho continua a ser responsavel por causa do sinal de cedência de passagem!

Pois, pelos visto estamos a chegar á mesma conclusão. O vermelho tem de facto culpa.

Como é uma questão complicada e que gera muita confusão no dia a dia é que coloquei aqui a ver o que vocês achavam.

Pois, pelos visto estamos a chegar á mesma conclusão. O vermelho tem de facto culpa.

Como é uma questão complicada e que gera muita confusão no dia a dia é que coloquei aqui a ver o que vocês achavam.

Se eu fosse o condutor do veículo azul, mesmo com prioridade teria reduzido a velocidade de forma ao veículo vermelho avançar evitando deste modo o embate! Mesmo com a razão do nosso lado resolver um acidente causa imensos transtornos, é tempo que se perde com a participação, peritagens, veículos de substituição, oficinas, etc.

citação:Originalmente colocada por CJSR

Se eu fosse o condutor do veículo azul, mesmo com prioridade teria reduzido a velocidade de forma ao veículo vermelho avançar evitando deste modo o embate! Mesmo com a razão do nosso lado resolver um acidente causa imensos transtornos, é tempo que se perde com a participação, peritagens, veículos de substituição, oficinas, etc.

Nem mais...

Não, o vermelho perde mesmo a prioridade, o sinal que lá está fá-lo perder a prioridade sobre todos os restantes veiculos que venham de onde vem o azul.

Agora é assim, uma perda de prioridade não significa entrar á papo-seco, e ai quem entra deve ter em conta as distâncias e o facto de ao entrar não ter o direito de por em risco quem circula na outra faixa.

drawing2modelim1.jpg

É certo que o vermelho tem um sinal de perca de prioridade, mas o azul ao mudar de direcção tb perde essa prioridade!

É uma situação que me acontece 2 vezes por dia e nunca sei quem é que tem ou não de deixar passar. E em caso de embate não sei quem será considerado o culpado.

Indubitavelmente a culpa é do veiculo que está a entrar para esta via. Até porque tem sinalização nesse sentido.

Isso é uma "maniazinha" muito frequente nas nossas estradas. Enfim... [8][8][8]

Voltar
Superior