De quem é a Culpa?

SilverArrow

Moderador
Num caso destes de quem é a culpa?

drawing2modelim1.jpg

É certo que o vermelho tem um sinal de perca de prioridade, mas o azul ao mudar de direcção tb perde essa prioridade!

É uma situação que me acontece 2 vezes por dia e nunca sei quem é que tem ou não de deixar passar. E em caso de embate não sei quem será considerado o culpado.

Eu tb passo por essa situação quase todos os dias e já ouve quem viesse da direita (perde prioridade) e me buzina-se todo lixado, mas enfim..o que é que acontece neste caso quem vem da esquerda e vai entrar tem prioridade já par não falar que não tem visibilidade nenhuma, existem grandes chances de apanhar o tal ponto morto e acontecer o que esta ai representado.

Eu por norma vindo da esquerda e tendo prioridade tento sempre ver se vem alguem largado e deixo passar, mas também por norma quem vem da direita tb vem de mais devagar.

Vermelho.

O azul ao mudar de faixa perde prioridade a quem transita na faixa, mas o que tem aproximação de estrada com prioridade perde a prioridade a TODOS os que circulam. Sobrepõe-se, porque é uma perda de prioridade maior (se é que se pode classificar assim) que a outra.
Às vezes não é muito justo por causa de manobras mais agressivas do que muda de faixa, mas é assim.

Mas a culpa, culpa, é do mordomo. Sempre! [:p]

Acho que a culpa é do azul, pois o vermelho apesar de ter o sinal de perda de prioridade entrou na via e ultrapassou o sinal antes do azul estar em condições de mudar de faixa.

O sinal de perda de prioridade tem efeito quando as viaturas estão em igualdade de circunstâncias e aí um tem de ceder a prioridade a outro.

Para o vermelho ter de ceder a passagem ao azul independentemente da distância a que este se encontra teria de lá estar um sinal de stop.

No entanto depois de bater é difícil de esclarecer quem estava primeiro, de modo que o melhor é evitar.

citação:Originalmente colocada por LM

O sinal de perda de prioridade tem efeito quando as viaturas estão em igualdade de circunstâncias e aí um tem de ceder a prioridade a outro.
Então quem circula numa AE está em igualdade de circunstâncias a quem vai entrar numa? É porque para entrares numa AE tens um aproximação de estrada com prioridade ;)

A culpa é do vermelho! Deduzo que seja uma via onde se pratica velocidades elevadas (AE) ora quem circula nessas vias tem prioridade inclusivé sobre veículos que circulam em missão urgente de socorro. O veículo vermelho deve de ceder passagem a todos os veículos que circulam na via principal.

Não é bem a mesma coisa o carro vermelho não muda de via, quem muda é o azul e o vermelho para ceder passagem o azul tem de lá estar, não é vir por detrás a uma velocidade superior e meter-se à força à frente do outro.

Num autoestrada a faixa de entrada não tem prioridade, há a faixa de aceleração e o o carro que entra não tem qualquer prioridade sobre os que estão a circular, mas também não há carros a mudarem para a faixa de aceleração.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Mas o vermelho não muda de faixa e teoricamente não chega a entrar nas faixas "rápidas" fica-se pela faixa de acesso.
Mas o AECP é para a via em si, não é só para quem entra na outra. É para quem entra na outra e para quem segue em frente. O sinal sobrepõe-se à regra da mudança de faixa, tal como um STOP se sobrepõe à prioridade à direita. Há escalões de prioridades.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Mas o vermelho não muda de faixa e teoricamente não chega a entrar nas faixas "rápidas" fica-se pela faixa de acesso.

Este forum está demais... agora ha a mania de quem leva uma pancada por trás é que tem culpa... agora querem provar também que o sinal de aproximação de estrada com prioridade nao conta... :D:D:D

Penso que o azul é que tem a culpa.
O vermelho tem de abrandar para a cedencia de passagem mas não é obrigado a parar e o azul poderá estar no angulo morto do retrovisor.
O azul, que, por sua vez apesar de ter prioridade, tambem terá de abrandar para reunir condições na mudança de via, e fazer sinal da sua intenção de mudança de faixa.
Isto é a minha opinião.

Atenção a uma coisa: o que muda de faixa, tem de se certificar que a manobra que vai efectuar é segura de realizar. Isto é semelhante ao caso da batidela por trás, em que o outro não pode/deve reduzir a velocidade subitamente.
Mas, e este é o mas que conta nas decisões, a maior responsabilidade é do que não deixa a distância de segurança no outro caso, tal como neste a maior responsabilidade é de quem tem o sinal de perda de prioridade.

A culpa é do vermelho! O sinal sobrepõem-se à regra geral.;)

Artigo 7.º
Hierarquia entre prescrições

1– As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.

2– A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:

1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via;

2.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;

3.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;

4.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.

3– As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito.

É certo que o sinal de perda de prioridade se sobrepõe à perda por mudança de faixa, mas neste caso em particular, quando o vermelho entra na zona onde não tem prioridade o azul ainda não está em condições de mudar de faixa. O azul consegue recuperar o espaço pois deve estar a circular a uma velocidade maior.

Um exemplo de situações semelhantee e com a agravante que a faixa é muito curta é a saída para Frielas na A8 e para a Ramada no IC22.

Mesmo que o vermelho não mude de faixa continua a ser responsavel pelo sinistro devido à imposição imposta pelo sinal de cedência de passagem!

O meu maior acidente foi num Citroën AX que me emprestaram e um veículo saíndo de uma estrada com STOP cortou-me a passagem e eu não tendo possibilidade de evitar o choque bati na lateral traseira (porta e roda de trás direita). Naturalmente eu não me dei como culpado porque circulava na via com prioridade e o outro condutor também se achou no direito de não se dar como responsável porque afirmava que eu tinha batido na traseira e que ele já se encontrava na faixa de rodagem.

Conclusão, mesmo que eu literalmente lhe tivesse dado uma "traseirada" o condutor que saiu da estrada com sinal de STOP continuava a ser responsavel pelo acidente!

O vermelho tem o sinal que lhe indica precisamente perda de prioridade.

Aliás o sinal - presumo eu - deve ter sido lá colocado para permitir que os outros veiculos - azul - realizem a manobra descrita.

No entanto não sei se o caso fosse com seguradoras se eles não iriam refugiar-se nesse de que " um tem sinal mas o outro tambem perde a prioridade " para alegar uns 50%/50% de culpas.

Eu se fosse o azul entraria sempre com muita cautela apesar do sinal.

Eu estou em crer que dificilmente o que tem o sinal de cedencia de passagem, não tenha alguma responsabilidade, agora tudo depende de alguns factores, como distancia percorrida, pois se o azul for bater 100m à frente não me parece que o vermelho ainda tenha que ceder passagem...

Agora em principio o vermelho será responsavel. (a mim acontece quando saio de pina manique, para aquela ligação ao norte sul, nesse caso sou o azul e garanto-te que não entro sem saber que tenho espaço...)

citação:Originalmente colocada por Torres

Vermelho.

O azul ao mudar de faixa perde prioridade a quem transita na faixa, mas o que tem aproximação de estrada com prioridade perde a prioridade a TODOS os que circulam. Sobrepõe-se, porque é uma perda de prioridade maior (se é que se pode classificar assim) que a outra.
Às vezes não é muito justo por causa de manobras mais agressivas do que muda de faixa, mas é assim.

Mas a culpa, culpa, é do mordomo. Sempre! [:p]

Ok.. Tirando a parte do mordomo [:p], é mesmo isso. Eu passo por uma situação igual muitas vezes e é sempre assim que funciona.

Voltar
Superior