Não sei se ainda é assim, mas uma coisa que reparei é que em Espanha as gorjetas são sempre moedas pretas, assim tipo 1,2, 5 cent. e não passava muito dai. Lembro-me de ter ido a um restaurante em Madrid e deixou-se uma moeda de 2€ de gorjeta. Nunca mais me esqueço, no fim os empregados todos a dizer obrigado, com grandes sorrisos e todos simpáticos, até parecia que a gorjeta tinha sido a maior que alguma vez receberem[

] (até é provavel, pois ao passar nas outras mesas reparava que as gorjetas eram 2 centimos e valores assim).
Mas em relação ás gorjetas, claro que é bom receber esse extra, mas tambem é verdade que as pessoas (que estão a servir) são pagas para fazer um serviço e que esse serviço já está incluido na conta. Acho que não é obrigação de ninguem dar gorjeta, ainda por cima quando dizem que deve ser 10% ...
É que mentalizou-se que é obrigatório dar gorjeta e fica mal não dar, até acho que se mentalizou que todos têm que deixar gorjeta independentemente do serviço prestado. Já fui mal servido e não se deixou gorjeta, claro que os funcionários ficaram todos a olhar, "incrédulos", e com cara de "olha aqueles que não deram gorjeta".