[Lançamento] Dacia Jogger

Vi este video ontem e a ideia que tenho da Dacia mantem-se, qualidade de acabamentos bem fraca, em linha com o preço dos carros.

Qual é o termo de comparação?

Se admitimos que o nível de qualidade está em linha com o preço, já não podemos considerar assim tão mau, uma vez que é um produto honesto e reflete o custo para o comprador.

Vi este video ontem e a ideia que tenho da Dacia mantem-se, qualidade de acabamentos bem fraca, em linha com o preço dos carros.

Sobre a Dacia só acho mesmo estranho que os srs do mundo automóvel não se tenham lembrado antes do conceito.

Tanto que nasce endereçada aos países emergentes e acaba por tornar se um sucesso em países como a Alemanha.

Carros simples e honestos, win win para quem constrói e quem compra.

Muitas vezes são apelidados de inseguros. O segundo carro cá de casa é uma Megane de 07, na altura 5 estrelas em termos de Crash test. Gostava mesmo de saber qual é mais seguro segundo os parâmetros actuais. Aposto num Dacia.

No caso particular do Jogger, acho que mais uma vez acertaram em cheio. Vai ser um sucesso. Reservo o facto de não ter visto nenhum ainda, estou bastante curioso.

Já que referes isso, a aposta na Dacia à época, foi de um só homem e os que o ladeavam achavam até que ele estava maluco.

Certo é que a seu tempo, se provou que foi uma aposta ganha.

Ainda há uns tempos num canal francês, deu reportagem e isso foi abordado e instrevistaram até o mesmo.

Sobre a Dacia só acho mesmo estranho que os srs do mundo automóvel não se tenham lembrado antes do conceito.

Tanto que nasce endereçada aos países emergentes e acaba por tornar se um sucesso em países como a Alemanha.

Carros simples e honestos, win win para quem constrói e quem compra.

Muitas vezes são apelidados de inseguros. O segundo carro cá de casa é uma Megane de 07, na altura 5 estrelas em termos de Crash test. Gostava mesmo de saber qual é mais seguro segundo os parâmetros actuais. Aposto num Dacia.

No caso particular do Jogger, acho que mais uma vez acertaram em cheio. Vai ser um sucesso. Reservo o facto de não ter visto nenhum ainda, estou bastante curioso.

Todos os construtores vendem carros low cost nos chamados mercados emergentes, o que é estranho é a Renault ter sido a única que se lembrou de vender esses carros na Europa.

A Fiat podia também vender aqui o Cronos ou o Toro e a VW podia vender o Gol mas não o fazem.

A Skoda começou como low cost mas depois aburguesou-se.

Os plásticos podem ser duros tipo Tupperware como os do Lodgy mas são resistentes.

Para quem compra um carro destes isso é o mais importante, fiabilidade e durabilidade em detrimento de pormenores premium ou pseudo luxuosos.

Já que referes isso, a aposta na Dacia à época, foi de um só homem e os que o ladeavam achavam até que ele estava maluco.

Certo é que a seu tempo, se provou que foi uma aposta ganha.

Ainda há uns tempos num canal francês, deu reportagem e isso foi abordado e instrevistaram até o mesmo.

Acho que toda a gente que vive num mundo específico acaba por se afastar um pouco da realidade. Como se vivessem em bolhas.

Se ouvissem pessoas que não percebem nada do assunto a falar de carros, talvez compreendessem que o mercado ainda podia ter algumas coisas diferentes.

A grande preocupação das marcas é competir umas com as outras e não deixar nenhum produto no mercado sem concorrência. Já a preocupação em colocar algo realmente novo, isso têm todos muito medo de falhar.

Estive num stand a ver o carro e a 3ª fila desilude, não pelo espaço para os passageiros (que é bastante aceitável), mas pelo sistema de rebatimento desses bancos.

Os bancos da terceira fila não têm nenhum sistema para ficarem escondidos no fundo da mala e ficar plana.

Ficam apenas dobrados e a ocupar espaço na bagageira [s)]

Ao menos dão para retirar. Mas nem toda a gente tem uma garagem ou arrecadação para os guardar.

2021-Dacia-Jogger-Extreme-7.jpg

Última edição:
Num produto low cost não podes esperar soluções premium...

Num Dacia a expetativa nunca deve ser alta.

Olha o Spring, eleito a melhor compra na Europa em 2022...e é tudo menos perfeito.

Todos os construtores vendem carros low cost nos chamados mercados emergentes, o que é estranho é a Renault ter sido a única que se lembrou de vender esses carros na Europa.

A Fiat podia também vender aqui o Cronos ou o Toro e a VW podia vender o Gol mas não o fazem.

A Skoda começou como low cost mas depois aburguesou-se.

Para mim a Skoda, depois de entrar no grupo VW deixou de ser low-cost logo com a primeira geração de produtos baseados nas plataformas do grupo.

O Felicia (baseado no Favorit) tinha uma filosofia low-cost, os sucessores Fabia e principalmente o Octavia eram um bom "value for money" nas versões de entrada.

Quanto a este Jogger, fizeram a escolha acertada no formato da carroçaria, ao abandonar o estilo monovolume do Lodgy por um formato de carrinha SUVizada.

Acaba por ser um regresso ao primeiro carro de sete lugares (Logan MCV da primeira geração), mas agora em bonito.

Qual é o termo de comparação?

Se admitimos que o nível de qualidade está em linha com o preço, já não podemos considerar assim tão mau, uma vez que é um produto honesto e reflete o custo para o comprador.

Como se sabe, a Dacia não tem competidor ao nível de preço, talvez por isso as pessoas aceitem a falta de qualidade da marca, por não haver um concorrente.

Estive num stand a ver o carro e a 3ª fila desilude, não pelo espaço para os passageiros (que é bastante aceitável), mas pelo sistema de rebatimento desses bancos.

Os bancos da terceira fila não têm nenhum sistema para ficarem escondidos no fundo da mala e ficar plana.

Ficam apenas dobrados e a ocupar espaço na bagageira [s)]

Ao menos dão para retirar. Mas nem toda a gente tem uma garagem ou arrecadação para os guardar.

Já minha ex 308 SW era assim. dá mais trabalho andar a por e a tirar, mas na verdade isso só me acontecia quando ia de férias com apenas 4 pessoas e não precisava dos bancos a 3 fila. De resto andavam sempre lá, ou abertos ou fechados.

Como se sabe, a Dacia não tem competidor ao nível de preço, talvez por isso as pessoas aceitem a falta de qualidade da marca, por não haver um concorrente.

Não consigo hoje em dia relativizar a Dacia à expressão falta de qualidade.

Hoje em dia os produtos Dacia têm qualidade bastante aceitável. Quando fiz o teste drive num duster de 2019, senti-me muito bem no carro.

Para mim a Dacia tem dispensa é alguns aspetos que dão um toque mais requintado aos carros.

O Duster p.e. eu e a minha mulher gostamos até ela olhar para a cava das rodas e ver que as mesmas não tinha revestimento. Só se via chapa com soldas [:D]

Se formos comparar este modelo ao "primo" G. Scenic que também tive a oportunidade de andar 1 dia, não vejo grandes diferenças de qualidade. Ok há diferenças mas nunca na visa essas diferenças valem os 10k € de valor de compra. Na minha opinião diria que a G. Scenic valeria mais uns 2500 a 3000€ no máximo.

É o pessoal que procura soluções de mobilidade a combustão em que o efeito premium não é valorizado e conseguem um veiculo novo mais barato que um premium com 10 anos de uso...

Quando falas de falta de qualidade é por experiência própria com um produto recente da marca ou pelo que lês aqui e ali?

É o pessoal que procura soluções de mobilidade a combustão em que o efeito premium não é valorizado e conseguem um veiculo novo mais barato que um premium com 10 anos de uso...

Quando falas de falta de qualidade é por experiência própria com um produto recente da marca ou pelo que lês aqui e ali?

Falo do que senti quando nos ultimos anos tive a oportunidade de andar com Logan MCV, Duster da 1ª e desta nova geração e o novo Sandero.

Se formos comparar este modelo ao "primo" G. Scenic que também tive a oportunidade de andar 1 dia, não vejo grandes diferenças de qualidade. Ok há diferenças mas nunca na visa essas diferenças valem os 10k € de valor de compra. Na minha opinião diria que a G. Scenic valeria mais uns 2500 a 3000€ no máximo.

A diferença de preço é excessiva? Talvez.

Mas nunca poderia ser esses 3k que falas.

Por muito que à primeira vista a qualidade não pareça tão diferente, após uma viagem de 600kms vais estar em melhor "estado" na Scenic que no Jogger.

Os bancos são de melhor qualidade, o ruído de motor/aerodinâmico é menor, os controlos estarão posicionados no sítio mais adequado na Scenic.

As pequenas coisas práticas como a consola deslizante ou o rebatimento automático dos bancos da Scenic são pormenores que normalmente quem tem depois não quer prescindir... E pagam-se.

No Jogger depois da viagem ainda tens de carregar os bancos, na Scenic carregas num botão e vais embora.

A isto soma-se a parte mecânica, a Scenic terá sempre uma reserva de potência maior que a do Jogger em caso de necessidade.

Com isto não estou a querer dizer que o Jogger é um mau produto, ou a Scenic um excelente produto. Apenas que a diferença é notória e tem de se reflectir no preço.

A diferença de preço é excessiva? Talvez.

Mas nunca poderia ser esses 3k que falas.

Por muito que à primeira vista a qualidade não pareça tão diferente, após uma viagem de 600kms vais estar em melhor "estado" na Scenic que no Jogger.

Os bancos são de melhor qualidade, o ruído de motor/aerodinâmico é menor, os controlos estarão posicionados no sítio mais adequado na Scenic.

As pequenas coisas práticas como a consola deslizante ou o rebatimento automático dos bancos da Scenic são pormenores que normalmente quem tem depois não quer prescindir... E pagam-se.

No Jogger depois da viagem ainda tens de carregar os bancos, na Scenic carregas num botão e vais embora.

A isto soma-se a parte mecânica, a Scenic terá sempre uma reserva de potência maior que a do Jogger em caso de necessidade.

Com isto não estou a querer dizer que o Jogger é um mau produto, ou a Scenic um excelente produto. Apenas que a diferença é notória e tem de se reflectir no preço.
Claro que tem que se refletir no preço, mas e é apenas a minha opinião, nunca na diferença de preço que existe entre elas.
Até porque temos que ser práticos na análise?

Quantas viagens por ano de 800kms seguidos vais fazer?

Quantas vezes por ano vais precisar da mala toda?

Atenção eu não estou a dizer que eu não optaria pela G. Scenic mesmo achando a diferença de preços absurda.

No entanto tenho a plena que mais que a qualidade do produto paga-se a marca em si.

Voltar
Superior