Dacia Duster

Pois, em teoria são usados, mas olha bem para eles: São praticamente novos e daqui a 5 anos continuarão a ser melhor que um Dacia comprado novo agora. E nessa altura serão os dois usados. Agora eu sei que há quem compre um carro novo apenas por ser novo o que não significa que seja mais inteligente fazê-lo.

Atenção que eu não estou a falar de carros velhos como pessoal que dá 25 mil euros por um audi ou um BMW de 2004/5 e se orgulha todo porque é um BM mesmo tendo 200 mil e cheio de despesas com seguros, manutenção, e consumos elevados. Perante essas escolhas também eu acho mais racional comprar um Dacia ou um Kia novo por exemplo.

Eu entendo e até concordo com o que dizes e provavlemente tambem nao negaria algumas dessas opçoes, mas entendo que para muitas pessoas, a Dacia seja o unico meio que tenham para poder aceder a um carro novo.

Muito simples: um Duster com 4 vidros electricos, direcçao assistida, fecho centralizado e ABS tem muito menos probabilidades de avarias nesses equipamentos do que por exemplo um modelo de veiculo equipado com 4 vidros electricos, direcçao assistida, fecho centralizado, ABS, ESP, TCS, ASR,sensor de luzes, sensor de chuva, sensor de parqueamento, sensor anti-colisao, xenon, bi-xenon, farois direccionais, GPS integrado, suspensao pneumatica regulavel e afins... [;)]

Nao preciso de te apresentar nada, basta abrires um livro de probabilidades e estatistica :sh)

A estatística já ficou para trás na escola tal como o tempo em que acreditava em discursos da treta sem qualquer base sólida por trás. Tu queres agora dar a ideia de que a tecnologia e tudo aquilo que muitos engenheiros, técnicos, projectistas fazem para levar esta indústria para a frente, horas e muito dinheiro em investimento é tudo mau porque pode avariar? Estás a querer dar a ideia de que quanto mais avançado for um carro pior é? Isso é ridículo, é pôr em causa uma enorme panóplia de gente séria e esforçada que se preocupa para que os carros sejam cada vez mais confortáveis, seguros, agradáveis e melhores. Mas não alguém se lembrou de dar 3 passos atrás, mandar umas chocolateiras com equipamento que tava pra lá guardado há 10 anos e ainda há gente que consegue ver nisto uma vantagem. Impressionante...

Isso fazia-me lembrar o discurso do antigo mecânico de esquina que 'dava uns toques' no r5 do meu avô. Como nunca percebeu grande coisa, e nunca teve capacidade para apreender mais, era o corvo lá do sítio a dizer mal de tudo quanto era novo...

Eu entendo e até concordo com o que dizes e provavlemente tambem nao negaria algumas dessas opçoes, mas entendo que para muitas pessoas, a Dacia seja o unico meio que tenham para poder aceder a um carro novo.

Pois claro que não.

Deve haver carros novos a começarem nos 8 ou 9 mil euros, e há uma enorme quantidade de carros à venda até aos 22mil €. Pode-se ter um carro novo por menos de metade de certeza absoluta.

A estatística já ficou para trás na escola tal como o tempo em que acreditava em discursos da treta sem qualquer base sólida por trás. Tu queres agora dar a ideia de que a tecnologia e tudo aquilo que muitos engenheiros, técnicos, projectistas fazem para levar esta indústria para a frente, horas e muito dinheiro em investimento é tudo mau porque pode avariar? Estás a querer dar a ideia de que quanto mais avançado for um carro pior é? Isso é ridículo, é pôr em causa uma enorme panóplia de gente séria e esforçada que se preocupa para que os carros sejam cada vez mais confortáveis, seguros, agradáveis e melhores. Mas não alguém se lembrou de dar 3 passos atrás, mandar umas chocolateiras com equipamento que tava pra lá guardado há 10 anos e ainda há gente que consegue ver nisto uma vantagem. Impressionante...

Isso fazia-me lembrar o discurso do antigo mecânico de esquina que 'dava uns toques' no r5 do meu avô. Como nunca percebeu grande coisa, e nunca teve capacidade para apreender mais, era o corvo lá do sítio a dizer mal de tudo quanto era novo...

Fazemos assim: tu ficas com a tua e eu fico com a minha [;)]

E o mais caricato no meio disto tudo é que eu nao tenho nenhum Dacia [:)]

Mas pelo discurso, aparentas querer ter..e com bancos em pele para ter menos aspecto low cost.

Cuidado que as aparencias iludem, nao te deixes levar pelas aparencias...

Nao me fazia confusao nenhuma andar num Dacia com ou sem bancos em pele...o olhar dos outros e aquilo que eles pensam nao me afecta em nada [;)]

Mas as respostats que tenho vindo a obter neste topico sao elucidativas quanto ao incomodo que aquela marca acaba par gerar :sh)

Bom se eu fosse Ceo da Renault/Dacia oferecia um Duster ao nosso amigo vindaloo só pela persistência e capacidade de argumentação [:D]
Em Julho do ano passado foi publicado um teste exaustivo ao Dacia Duster na revista 4x4 e que eu tive oportunidade de ler, nessa revista da especialidade teciam grandes elogios ao veiculo ao ponto de escrever " sensatez, sentido de oportunidade e racionalidade de soluções ...", e ao contrario da ideia que alguns querem dar nem tudo no Duster é ultrapassado o motor 110cv é um novo up grade do 105 que equipava na altura o Qashqai a caixa de velocidades é nova (TL8 6 velocidades), o sistema 4x4 provem do Nissan Murano, o Chasis bem como suspensão posterior provem da carrinha Logan e já agora pergunto eu e se foi escolhido por ter provas dadas de fiabilidade e não por estar a mais no armazém? mais de metade dos componentes do Duster são comuns a outros modelos (economia de custos) Dacia e Renault, sistema ABS + EBD + BAS da Bosch 8.1 (no ano passado era o mais recente da Bosch).
Já agora o Low Cost que tem amortecedor para abertura do capot possui OCS sistema de controlo do óleo tendo em conta a utilização dada ao veiculo, faz mudança filtro de ar aos 90.000kms, de gasoleo a cada 60.000kms, óleo aos 30.000kms (110cv) e pastilhas de travão com mais vida util que o normal (vale o que vale). garantia 3 anos ou 100.000kms continuo a achar uma boa aposta.

Muito simples: um Duster com 4 vidros electricos, direcçao assistida, fecho centralizado e ABS tem muito menos probabilidades de avarias nesses equipamentos do que por exemplo um modelo de veiculo equipado com 4 vidros electricos, direcçao assistida, fecho centralizado, ABS, ESP, TCS, ASR,sensor de luzes, sensor de chuva, sensor de parqueamento, sensor anti-colisao, xenon, bi-xenon, farois direccionais, GPS integrado, suspensao pneumatica regulavel e afins... [;)]

Nao preciso de te apresentar nada, basta abrires um livro de probabilidades e estatistica :sh)

Gostaria de acreditar nisso, mas já tive um Uno e um Fiesta, que apesarem de ainda terem menos equipamento com um Duster, tudo o que havia para avariar, bem, avariou[:D]

Quanto ao facto de ser considerado low-cost... confesso... nesta altura do campeonato nem para um low-cost 0km tenho guito. Fica acima das minhas possibilidades. Não seria muito inteligente e racional da minha parte comprar um carro que me obrigaria a endividar por largos anos. Low-cost... bahhhh

É por isto que eu acho que a Dacia não é a escolha mais racional. Eu acho que o sucesso da marca se deve a uma moda low cost que cataloga os compradores como inteligentes e descomplexados e pela linha feliz dos seus produtos, principalmente do Duster. Globalmente enquanto produtos deixam muito a desejar em relação à concorrência. Claro que os exemplos acima são carros usados mas são tão recentes que, comparados daqui a um ano com um dacia comprado novo agora, estarão num patamar claramente acima.

E estamos a falar de um produto incomparavelmente superior ao Duster em segurança, acabamentos ou mesmo equipamento.

Mais vale assumir que se vai pagar +/- o mesmo, pelo look SUV.

Quem falava em compra racional?

o look... Essa é que foi a grande vitória do Duster para convencer no mercado.
A tipologia certa (SUV da moda), um desenho dos mais bem conseguidos no ano que passou (neste tópico fiz a apreciação da coisa de modo mais extensivo), sem ter o look baratucho a anos 90 com tiques de europa de leste do Logan e Sandero.
O Duster não aparenta exteriormente ser uma coisa pobretanas como os outros modelos da Dacia. O seu look utilitário e despretensioso, volumes e superfícies bem definidos, proporções correctas, e apesar de um conjunto grupos ópticos/grelha menos conseguido, ainda assim, no global, tem um desenho mesmo muito bom.
Apela a um universo formal que estamos acostumados a ver nos verdadeiros todo-o-terreno e essa caracteristica continua a ser extremamente atractiva aos olhos do mercado.
Volumes robustos que dão a percepção de resistência e durabilidade e integridade estrutural. Claro que entre a percepção e a realidade vai um mundo de diferença.
Mas só pelo look da criatura, até a mim me convence.

Sao carros do mesmo segmento ? :sh)

Pior ainda.

O Clio que supostamente é do segmento abaixo, parece 2 segmentos acima do Duster [:D]

3.jpg

5.jpg

e ao contrario da ideia que alguns querem dar nem tudo no Duster é ultrapassado o motor 110cv é um novo up grade do 105 que equipava na altura o Qashqai a caixa de velocidades é nova (TL8 6 velocidades), o sistema 4x4 provem do Nissan Murano, o Chasis bem como suspensão posterior provem da carrinha Logan e já agora pergunto eu e se foi escolhido por ter provas dadas de fiabilidade e não por estar a mais no armazém? mais de metade dos componentes do Duster são comuns a outros modelos (economia de custos) Dacia e Renault, sistema ABS + EBD + BAS da Bosch 8.1 (no ano passado era o mais recente da Bosch).
Já agora o Low Cost que tem amortecedor para abertura do capot possui OCS sistema de controlo do óleo tendo em conta a utilização dada ao veiculo, faz mudança filtro de ar aos 90.000kms, de gasoleo a cada 60.000kms, óleo aos 30.000kms (110cv) e pastilhas de travão com mais vida util que o normal (vale o que vale). garantia 3 anos ou 100.000kms continuo a achar uma boa aposta.

É pá, tanta mariquice. Isso vai avariar! [;)]

Eu acho que o argumento da fiabilidade é exagerado. Se procurarem estudos sobre a fiabilidade dos carros verão que as diferenças entre as marcas são extremamente marginais e não me parece que essa seja uma razão suficiente para escolher Dacia em deterimento de Skoda, Citroen ou Suzuki.

Com tantos anti aqui pelo Duster e ele a ter o sucesso que tem tido na Europa, só posso chegar à concusão que o Duster é mesmo bom. Para os haters, se o carro vende é porque existe mercado e pessoas que apreciam, não sei a comichão que isso faz a alguns. Não gostam não comprem, quem gosta que compre, era o mais faltava vocês mandarem no dinheiro dos outros [:D]

Última edição:
Parece um todo terreno?? Vamos fazer o jogo do 'descobre o intruso'... qual é que destoa completamente?

Landrover%20Defender%20PD1670%207x16.jpg

Dacia-Duster_2011_08-620x434.jpg

10028234_1.jpg

mercedes_g_class.jpg

Até foste logo tocar num ponto em que o Duster é muito bom. No desempenho TT. Devido ao seu baixo peso e pouca distância entre eixos, além do sistema de Tracção da NISSAN, e uma caixa curta, mesmo sem redutoras o seu desempenho é elogiado, principalmente entre os novos SUV que esses sim são mais virados para subir passeios.

Sim sim...

Se percebesses alguma coisa de TT sabias que um carro leve tem as inegáveis vantagens, mas um carro fraquinho e plástico como o duster traz muito mais desvantagens acopladas. Sim, num testezito pode parecer bem numa fotografia, mas aptidões TT não tem.

Se percebesses nem que fosse mesmo um bocadinho de tt sabias que nenhum carro com o peso do duster e um motor 1500cc de cilindrada pode valer o que quer que seja. Até podia declarar 160 ou 200cv mas em TT there's no replacement for displacement, sobretudo quando vais a meio da subida e o ponteiro das rotações está a começar a querer vir para baixo em vez de subir.

Distância entre eixos, olha para as fotografias e vê a proporção entre altura e distância.

E depois sem redutoras e 110cv... é bom para estradões lol.

Deves estar a comparar com all roads só pode...

O Renault/Nissan/Dacia Duster é provavelmente o modelo mais polivalente do Mundo. É um modelo que pode ser vendido tanto num mercado rico como o Alemão ou Francês como num mercado da América Latina, e consegue simultaneamente ter bons preços em ambos nunca desiludindo em nenhum aspecto. É polivalente a nível comercial, a nível conceptual, a nível técnico. Os engenheiros que o projectaram utilizaram a seguinte premissa:

Vamos criar um produto, que consigar ser competitivo nos 4 cantos do Mundo, que não seja demasiadamente fraco para ter sucesso na Alemanha, como demasiado caro para ser um sucesso na Ásia/América Latina, sempre com um nível de fiabilidade e polivalência que consiga oferecer o que de melhor um TT, um SUV, ou uma SW conseguem oferecer com o preço mais baixo possível.

E conseguiram [:cool:]

Bom se eu fosse Ceo da Renault/Dacia oferecia um Duster ao nosso amigo vindaloo só pela persistência e capacidade de argumentação [:D]
Em Julho do ano passado foi publicado um teste exaustivo ao Dacia Duster na revista 4x4 e que eu tive oportunidade de ler, nessa revista da especialidade teciam grandes elogios ao veiculo ao ponto de escrever " sensatez, sentido de oportunidade e racionalidade de soluções ...", e ao contrario da ideia que alguns querem dar nem tudo no Duster é ultrapassado o motor 110cv é um novo up grade do 105 que equipava na altura o Qashqai a caixa de velocidades é nova (TL8 6 velocidades), o sistema 4x4 provem do Nissan Murano, o Chasis bem como suspensão posterior provem da carrinha Logan e já agora pergunto eu e se foi escolhido por ter provas dadas de fiabilidade e não por estar a mais no armazém? mais de metade dos componentes do Duster são comuns a outros modelos (economia de custos) Dacia e Renault, sistema ABS + EBD + BAS da Bosch 8.1 (no ano passado era o mais recente da Bosch).

Existe uma teoria para as pessoas que tentam denegrir algo sem uma razão lógica aparente. [:D] Deixa lá o vindaloo vir para aqui destilar ódio.

Voltar
Superior