Dacia Duster

O problema de brand-lovers é mesmo este... critico a abordagem na concepção de produto por parte de um construtor, e é entendido como um ataque aos que o compram.
Tou-me pouco borrifando para quem compra o quê. Não invalida que o produto possa ser estupido ou mal concebido.
E cada caso é um caso. Realidade nacional, aquela q

Nao sendo um brand-lover aprecio o valor de um Dacia ainda que nao tenha nenhum... mas o facto é que somos sempre tao bons a tentar copiar os outros valorizando "o material que vem de fora" que nao consigo deixar de perceber a aversao visceral que alguns sentem pela Dacia :confused:

Tudo o que os alemaes e franceses fazem é de seguir e louvar, mas aparentemente so nos maus exemplos :sh)

Quanto a concepçao do produto ou falta de qualidade do mesmo, veremos daqui a 10 anos como estao os Dusters e como estao os BMW e outros Mercedes carregados de electronica e onde a reparaçao dos componentes ultrapassara o valor do veiculo... [;)]

Mas entao que dizer do enorme sucesso da Dacia com Logans, Sanderos e Dusters em paises como a Alemanha ou em França ?

Sao todos doidos? :confused:

Sao irracionais? :confused:

Sao pobres? :confused:

Nos em Portugal é que somos espertos em nao cair na armadilha que segundo alguns representa a Dacia ? :confused:

Nope.

Lá fora a diferença do duster para a concorrência é muito maior. O exercício que deixei aí em cima da c5 lá fora não se aplica. Lá essa carrinha nessas condições custa muito mais que um dacia novo. Um duster lá custa 13mil € enquanto o preço dessa carrinha é parecido. Percentualmente que é como se medem as coisas temos uma diferença na ordem dos 40% a favor do duster. Ah pois. Talvez lá fora compense andar a comprar dacias, cá não.

O duster mesmo vindo a preço canhão leva uma machadada de impostos em portugal que dilui a diferença entre o preço dos carros dacia para os outros.

Portanto o argumento do sucesso fora de portugal não pode ser considerado válido, como razão para a compra dele em portugal.

A questão da propensão a avarias devido a tecnologia também não me parece muito científica. O senso comum assim o indica, mas se pegarmos na questão dos vidros eléctricos p.e. também é comum encontrarmos carros antigos com manípulos estragados ou partidos, vidros desencalhados com a mesma probabilidade de encontrarmos carros com elevadores avariados ou botões com mau contacto. E parece-me muito francamente que a falta de qualidade dos interiores do duster em caso de encontrar um dono mais brutinho vai trazer mais dissabores do que vantagens, o pessoal vai começar a ficar com peças na mão. Claro que quem tiver cuidado e é sempre o recomendável é possível que dure tanto como os outros.

Epah eu tenho um carro com suposta tecnologia moderna e nunca me avariou nada, tenho um pajero II já antigo (93) e já acusa o cansaço da idade e a manutenção que faço num e noutro resume-se praticamente ao mesmo. Pastilhas, a cada 3 mudas discos novos, turbo, embraiagens, óleo, lâmpadas etc. Não me parece muito sinceramente que seja pelo gps ou computador de bordo ou sensores de chuva e luz que irão reduzir drasticamente a manutenção do duster. Claro que se quiser andar a actualizar o mapa de gps todos os anos isso acarreta um custo extra em algumas marcas mas que não deixa de ser facultativo.

Mas todos temos as nossas experiências e é com base nelas que formamos a nossa opinião. Mas tenho o direito de pôr em causa argumentos que me parecem falaciosos que são frequentemente apresentados aqui neste tópico maioritariamente por clientes dacia.

Nope.

Lá fora a diferença do duster para a concorrência é muito maior. O exercício que deixei aí em cima da c5 lá fora não se aplica. Lá essa carrinha nessas condições custa muito mais que um dacia novo. Um duster lá custa 13mil € enquanto o preço dessa carrinha é parecido. Percentualmente que é como se medem as coisas temos uma diferença na ordem dos 40% a favor do duster. Ah pois. Talvez lá fora compense andar a comprar dacias, cá não.

O duster mesmo vindo a preço canhão leva uma machadada de impostos em portugal que dilui a diferença entre o preço dos carros dacia para os outros.

Portanto o argumento do sucesso fora de portugal não pode ser considerado válido, como razão para a compra dele em portugal.

A questão da propensão a avarias devido a tecnologia também não me parece muito científica. O senso comum assim o indica, mas se pegarmos na questão dos vidros eléctricos p.e. também é comum encontrarmos carros antigos com manípulos estragados ou partidos, vidros desencalhados com a mesma probabilidade de encontrarmos carros com elevadores avariados ou botões com mau contacto. E parece-me muito francamente que a falta de qualidade dos interiores do duster em caso de encontrar um dono mais brutinho vai trazer mais dissabores do que vantagens, o pessoal vai começar a ficar com peças na mão. Claro que quem tiver cuidado e é sempre o recomendável é possível que dure tanto como os outros.

Daqui a uns anos veremos...

Epah eu tenho um carro com suposta tecnologia moderna e nunca me avariou nada, tenho um pajero II já antigo (93) e já acusa o cansaço da idade e a manutenção que faço num e noutro resume-se praticamente ao mesmo. Pastilhas, a cada 3 mudas discos novos, turbo, embraiagens, óleo, lâmpadas etc. Não me parece muito sinceramente que seja pelo gps ou computador de bordo ou sensores de chuva e luz que irão reduzir drasticamente a manutenção do duster. Claro que se quiser andar a actualizar o mapa de gps todos os anos isso acarreta um custo extra em algumas marcas mas que não deixa de ser facultativo.

Mas todos temos as nossas experiências e é com base nelas que formamos a nossa opinião. Mas tenho o direito de pôr em causa argumentos que me parecem falaciosos que são frequentemente apresentados aqui neste tópico maioritariamente por clientes dacia.

O facto é que a marca Dacia faz comichao a muita gente... nem imagino quando chegar ca o Tata Nano! [:)]

Na minha opinião, quando para ser low-cost se corta em aspectos como a segurança activa e passiva, qualquer modelo que se encaixa nesta filosofia, do menos por menos, (menor custo de aquesiçao, menor equipamento e qualidade) deixa de ter qualquer interesse.

Ha ainda outros pormenores, tais como o accionamento dos limpa vidros independente do esguicho e a falta de uma indicaçao exterior. Será que se o esguicho funcionasse como nos carros normais e o Duster tivesse um termometro que indicasse a temperatura exterior, levaria a Dacia para um patamar de preços fora do Universo Low cost?

Gostaria de fazer uma pergunta aos proprietarios de Dusters; existe nos Dusters ou é um extra indicador da temperatura exterior ou qualquer indicador de que abaixo de determinada temperatura pode haver gelo na estrada?

So um exemplo:

No Volvo C70 o indicador da possivel existencia de gelo e uma luz que acende no painel de instrumentos enquanto que nos Opel essa indicaçao esta associada ao indicador da temperatura exterior.

Um dos problemas do Duster e terem cortado no sitio errado, que foi na segurança logo aos olhos dos compradores este deveria ser um modelo a evitar, mas a moda, a incapacidade de traduzir para a realidade as estrelas do Euroncap e a falta de conhecimento de acidentologia, quer laboratorial e real, leva a que a questao da segurança seja completamente ignorada.

Sabiam que um pequeno toque citadino pode provocar graves lesoes na coluna?

Nesta situaçao o good obtido no crash test traseiro pelo Skoda Yeti pode ter grande influencia para que um pequeno toque citadino seja apenas uma grande dor de cabeça burocratica e não uma grave questão medica.

Uma outra questao, o baixo preço cortando nos equipamentos e segurança, afastou muitos potenciais clientes, e que mesmo na publicidade que fazm do Duster o enfoque vai sempre para o preço e a mania pelo low cost e de vender e espantar o mercado com base apenas no low cost e nada mais penalizou a Dacia.
Uma situação proxima foi o que aconteceu com o Seat Exeo; sempre que era feita uma reportagem sobre o carro, la vinha a historia de que era baseado num A4 da geraçao anterior/ era um A4 da geraçao anterior, que embora fosse derivado de um modelo antigo, nao fazia com que o Seat fosse antiquado, insistindo no reduzido espaço interior devido ao facto de o carro em que se baseia/do qual e um rebadge possuir reduzidas dimensoes.

Dois exemplos de como aproveitar os resto de coleccao nao compensam.

Dacia Duster

Dacia Duster | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating
http://www.euroncap.com/results/skoda/yeti/368.aspx
http://www.euroncap.com/results/nissan/juke/2011/423.aspx

Seat Exeo

http://www.euroncap.com/results/seat/exeo/2010/393.aspx
http://www.euroncap.com/results/opel/insignia/2009/352.aspx
http://www.euroncap.com/results/peugeot/508/2011/433.aspx
http://www.euroncap.com/tests/renault_laguna_2007/309.aspx
http://www.euroncap.com/tests/nissan_qashqai_2007/290.aspx

Test dell'alce: cappottamenti vari senza ESP (Moose Test)
http://www.youtube.com/watch?v=mCsPwN42_F4

http://www.automotorblog.com/euro-ncap-give-a-three-star-rating-for-duster/
It’s true that Dacia Duster is a very affordable car, it’s also a good looking vehicle but unfortunately the Romanian model is not doing that good when it comes to safety

Se a 65 km/h a carroçaria do Duster fica no limite da energia que consegue dissipar/aguentar, certamente que esta entraria em colapso se testado a 80 km/h contra a mesma barreira deformavel como foi o laguna III pela ADAC
Há casos em que a filosofia e "safety at any cost", mas neste caso é mais "cheap at any cost" infelizmente.

Dacia-Duster-Euro-NCAP-tests-2.jpg

Última edição:
O facto é que a marca Dacia faz comichao a muita gente... nem imagino quando chegar ca o Tata Nano! [:)]

Gostem ou não de admitir o conceito do tata nano europeu (completamente diferente da versão original) acaba por ser um conceito de mobilidade mais inteligente e racional. Eu também não gosto de smart's mas dou o braço a torcer quanto às inegáveis vantagens deste. Já dos dacia, as vantagens não são tão nítidas.

E por fim, escrevi um post elaborado e fundamentado e tudo o que se te aprouve a comentar foi apenas uma frase solta e a questão da comichão. Esperava mais para uma troca de ideias esclarecedora.

Malvados Dusters com 3 estrelas, só se deviam vender carros com 5 estrelas ou mais, mesmo que depois se metam pneus chineses ou se circule nas mesmas estradas onde circulam os famosos Aixan sem carta ou bicletas à noite sem luzes, no resto da Europa os Dusters devem ter mais estrelas ou as pessoas são mais ignorantes que nós ou então é 2º carro para pequenas voltas. Já agora o meu Duster tem os extras todos incluindo o ESP e Airbags laterais logo deve ter mais meia estrela [:D]. A pensar desta forma ninguem andava de mota
Até posso concordar com algumas coisas que li como por exemplo a travagem poderia ser melhor (embora não seja um carro para grandes velocidades até devido ao ruído) para mim está ao nivel de um Corsa, mas não custava muito meter 4 discos, poderia ter um termometro sim, a chapeleira é uma aberração OK e ter um melhor isolamento acustico, de resto e como nada é perfeito pelo valor em novo para mim está uma boa aposta, se vai realmente ser racional vamos a ver com os anos e os testemunhos dos seus felizes donos.

Nope.

Concordo com tudo o q dizes, excepto na parte assinalada.

Atenção q na Alemanha um c5 1.6 Hdi de 2008 (3 anos) é regra geral mais ou menos o mesmo preço do q um Duster novo 1.5 dci 110 cv 4x2 (q custa entre 15.790 e 16.890). E bem puxado, se calhar até um 2.0 hdi. Se assim não o fosse nem valia a pena a malta importar carros. [;)]

Em relação ao q disseste (e outros users) acerca do Duster já o tinha dito há umas 50 páginas atrás, mas na altura fui achincalhado (principalmente pelos Renault lovers, q curiosamente já nem vêm a este tópico), inclusive q eu "estava deslocado da realidade" ao dizer q o Duster era um carro da moda com uma segurança deficiente e q pelo facto de se pagar uma pipa de impostos e um conceito (SUV) nem sequer era um negócio atraente do ponto de vista qualidade/preço. Se andares umas 50 páginas atrás está lá tudo. [;)]

Aliás, desde q o CEO da Dacia disse (quando o Duster estava prestes a sair) q esperavam q o carro tivesse 2 estrelas no Euro N Cap, e q quem quisesse 5 estrelas q comprasse um Renault pareceu-me óbvio q este não poderia ser um modelo para levar a sério como 1º carro. Obviamente q aqui disseram q não, q isso q ele tinha dito q era um erro de tradução ou uma frase deslocada do contexto.

,-

Na minha opinião, quando para ser low-cost se corta em aspectos como a segurança activa e passiva, qualquer modelo que se encaixa nesta filosofia, do menos por menos, (menor custo de aquesiçao, menor equipamento e qualidade) deixa de ter qualquer interesse.

Ha ainda outros pormenores, tais como o accionamento dos limpa vidros independente do esguicho e a falta de uma indicaçao exterior. Será que se o esguicho funcionasse como nos carros normais e o Duster tivesse um termometro que indicasse a temperatura exterior, levaria a Dacia para um patamar de preços fora do Universo Low cost?

Gostaria de fazer uma pergunta aos proprietarios de Dusters; existe nos Dusters ou é um extra indicador da temperatura exterior ou qualquer indicador de que abaixo de determinada temperatura pode haver gelo na estrada?

So um exemplo:

No Volvo C70 o indicador da possivel existencia de gelo e uma luz que acende no painel de instrumentos enquanto que nos Opel essa indicaçao esta associada ao indicador da temperatura exterior.

Um dos problemas do Duster e terem cortado no sitio errado, que foi na segurança logo aos olhos dos compradores este deveria ser um modelo a evitar, mas a moda, a incapacidade de traduzir para a realidade as estrelas do Euroncap e a falta de conhecimento de acidentologia, quer laboratorial e real, leva a que a questao da segurança seja completamente ignorada.

Sabiam que um pequeno toque citadino pode provocar graves lesoes na coluna?

Nesta situaçao o good obtido no crash test traseiro pelo Skoda Yeti pode ter grande influencia para que um pequeno toque citadino seja apenas uma grande dor de cabeça burocratica e não uma grave questão medica.

Uma outra questao, o baixo preço cortando nos equipamentos e segurança, afastou muitos potenciais clientes, e que mesmo na publicidade que fazm do Duster o enfoque vai sempre para o preço e a mania pelo low cost e de vender e espantar o mercado com base apenas no low cost e nada mais penalizou a Dacia.
Uma situação proxima foi o que aconteceu com o Seat Exeo; sempre que era feita uma reportagem sobre o carro, la vinha a historia de que era baseado num A4 da geraçao anterior/ era um A4 da geraçao anterior, que embora fosse derivado de um modelo antigo, nao fazia com que o Seat fosse antiquado, insistindo no reduzido espaço interior devido ao facto de o carro em que se baseia/do qual e um rebadge possuir reduzidas dimensoes.

Dois exemplos de como aproveitar os resto de coleccao nao compensam.
...

Não acho q a análise q fazes do Exeo ao juntá-lo ao Duster seja justa, principalmente porque o Exeo é muitíssimo mais avançado em tudo do q o Duster, independentemente de ser um rebadge ou não. E pelo q me lembro o grande fail no teste deu-se pelo facto do airbags de joelhos não ter disparado na altura da colisão, mas posso estar a fazer confusão.

Tens por exemplo um carro como o Jaguar XF q não é nenhum rebadge e apanhou com 4 estrelas (tendo inclusive um pole test inferior ao Duster) e um Classe C q tem um pole test completamente miserável, bem pior do q o Duster.

Agora o q me faz confusão é como é q o Classe C tem um pole test "quase ao nível dum carro chinês" e leva com 5 estrelas. Não acho q seja muito coerente.

Nope.

Lá fora a diferença do duster para a concorrência é muito maior. ...

Alemanha:
Dacia Duster 1.5DCi 110cv = 16.890€
Nissan Qashqai 1.5 Dci 110cv = 21.540€
Diferença = 4.650€
Portugal:
Dacia Duster 1.5DCi 110cv = 20.650€
Nissan Qashqai 1.5 Dci 110cv = 25.400€
Diferença = 4.750€

Isto para níveis de equipamento semelhantes nos dois países...

Eu penso que o pessoal continua a fazer comparações sem sentido. Como se pode comparar um Duster com um C5?

São carros diferentes e não comparáveis em termos de preços. Se querem comparar um Duster têm que o fazer com outro SUV.

Claro que com o preço do Duster (22 000) compro um POLO 1.6 105cv, mas o conceito de carro não é o mesmo, logo não é directamente comparável, a não ser em casos pessoais, em que se têm dúvidas sobre outros modelos que se gostem.

Fiz a simulação na dacia.pt e um sandero diesel minimamente equipado fica por 15 mil mais despesas, ou seja perto de 16 mil. Por esse preço compra-se isto:

VW Polo 1.2 TDI trendline, 15.000 EUR, Caldas Da Rainha - Standvirtual

Renault Clio NOVO dCI 75 FAP desde 15100E, 15.100 EUR, Barcelos - Standvirtual

Ford Fiesta 1.4 TDCI 68HP TREND, 15.250 EUR, Guimaraes - Standvirtual

Citroën C3 1.4HDI 70 HP AIRDREAM SEDUCTIO, 15.300 EUR, Almada - Standvirtual

Suzuki SX4 1.5 Ddis Outdoor Line, 15.490 EUR, Rio Tinto - Areosa - Standvirtual

Opel Corsa Enjoy 1.3 CDTI, 15.490 EUR, Malveira - Standvirtual

Peugeot 308 1.6HDi, 15.500 EUR, Caldas Da Rainha - Standvirtual

Alfa Romeo Mito 1.3 JTD DISTINCTIVE, 15.800 EUR, BRAGA - Standvirtual

Em relação ao Duster um duster diesel com bom equipamento fica por 20500 mais despesas 21 e qualquer coisa portanto. Por esse preço já se encontra disto

Nissan Qashqai DCI, 22.000 EUR, Sintra - Standvirtual

Nissan Qashqai ACENTA, 19.980 EUR, MEM MARTINS - Standvirtual

Seat Altea FREETRACK 1.6 TDI GPS, 21.900 EUR, AMADORA - Standvirtual

VW Golf Plus 1.9 TDI DPF CROSSGOLF, 21.900 EUR, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

Nissan Juke 1.5 DCI (110 CV) Acenta, 21.700 EUR, PRT - MTS - BRG - Standvirtual

Ford C-Max Trend, 20.000 EUR, Lisboa - Standvirtual

Citroën C4 Picasso 1.6HDI confort, 22.000 EUR, FARO - Standvirtual

Suzuki SX4 1.6 DDIS GLA OUTDOOR LINE, 14.500 EUR, Neiva - Standvirtual [este é mesmo low cost]

É por isto que eu acho que a Dacia não é a escolha mais racional. Eu acho que o sucesso da marca se deve a uma moda low cost que cataloga os compradores como inteligentes e descomplexados e pela linha feliz dos seus produtos, principalmente do Duster. Globalmente enquanto produtos deixam muito a desejar em relação à concorrência. Claro que os exemplos acima são carros usados mas são tão recentes que, comparados daqui a um ano com um dacia comprado novo agora, estarão num patamar claramente acima.

• Clio Break 1.5 dCi 90 Confort = €18.900
  • Duster 4x2 1.5 dCi 90 Confort = €19.549
E estamos a falar de um produto incomparavelmente superior ao Duster em segurança, acabamentos ou mesmo equipamento.

Mais vale assumir que se vai pagar +/- o mesmo, pelo look SUV.

Quem falava em compra racional? [:D]

Qashqai 1.5dCi 110cv ECO 4x2 Visia - 25.800,00
Clio III 1.5 dCi 105cv ECO2 GTs 3 22.649,99

Para que pagar mais pelo look SUV

Quem falava em compra racional?

Porque comparar carros de segmentos diferentes? Isso fica ao gosto de cada um, mas para analisar friamente temos que analisar dentro do mesmo grupo.

Secalhar devia ser algo assim:

Duster 4x2 1.5 dCi 110cv Confort Cuir - 20.649,99
Qashqai 1.5dCi 110cv ECO 4x2 Visia - 25.800,00
3008 Premium 1.6 HDi 112 CVM6 - 27.412,87
Sportage 1.7 CRDi 115 cv 4x2 LX - 25.990,00

Se os outros são melhores? De certo que sim. Se o Duster é lowcost neste segmento? De certo que sim.

Última edição:
Gostem ou não de admitir o conceito do tata nano europeu (completamente diferente da versão original) acaba por ser um conceito de mobilidade mais inteligente e racional. Eu também não gosto de smart's mas dou o braço a torcer quanto às inegáveis vantagens deste. Já dos dacia, as vantagens não são tão nítidas.

E por fim, escrevi um post elaborado e fundamentado e tudo o que se te aprouve a comentar foi apenas uma frase solta e a questão da comichão. Esperava mais para uma troca de ideias esclarecedora.

As vantagens podem nao ser tao nitidas com a Dacia, mas as pessoas que os adquirem nao podem ser olhadas com desdem por terem optado por essa marca.

Relativamente aquilo que tu disseste:"A questão da propensão a avarias devido a tecnologia também não me parece muito científica"

Vou te responder muito simplesmente que a Dacia se baseia no conceito de integrar o minimo de opçoes, logo se outras marcas (BMW,Mercedes,Audi,Renault...) integram um sem fim de opçoes algumas das quais puramente comerciais, posso garantir-te que as probabilidades destes ultimos veiculos avariarem é bem superior aos Dacias [;)]

• Clio Break 1.5 dCi 90 Confort = €18.900
  • Duster 4x2 1.5 dCi 90 Confort = €19.549
E estamos a falar de um produto incomparavelmente superior ao Duster em segurança, acabamentos ou mesmo equipamento.

Mais vale assumir que se vai pagar +/- o mesmo, pelo look SUV.

Quem falava em compra racional? [:D]

Sao carros do mesmo segmento ? :sh)

Fiz a simulação na dacia.pt e um sandero diesel minimamente equipado fica por 15 mil mais despesas, ou seja perto de 16 mil. Por esse preço compra-se isto:

VW Polo 1.2 TDI trendline, 15.000 EUR, Caldas Da Rainha - Standvirtual

Renault Clio NOVO dCI 75 FAP desde 15100E, 15.100 EUR, Barcelos - Standvirtual

Ford Fiesta 1.4 TDCI 68HP TREND, 15.250 EUR, Guimaraes - Standvirtual

Citroën C3 1.4HDI 70 HP AIRDREAM SEDUCTIO, 15.300 EUR, Almada - Standvirtual

Suzuki SX4 1.5 Ddis Outdoor Line, 15.490 EUR, Rio Tinto - Areosa - Standvirtual

Opel Corsa Enjoy 1.3 CDTI, 15.490 EUR, Malveira - Standvirtual

Peugeot 308 1.6HDi, 15.500 EUR, Caldas Da Rainha - Standvirtual

Alfa Romeo Mito 1.3 JTD DISTINCTIVE, 15.800 EUR, BRAGA - Standvirtual

Em relação ao Duster um duster diesel com bom equipamento fica por 20500 mais despesas 21 e qualquer coisa portanto. Por esse preço já se encontra disto

Nissan Qashqai DCI, 22.000 EUR, Sintra - Standvirtual

Nissan Qashqai ACENTA, 19.980 EUR, MEM MARTINS - Standvirtual

Seat Altea FREETRACK 1.6 TDI GPS, 21.900 EUR, AMADORA - Standvirtual

VW Golf Plus 1.9 TDI DPF CROSSGOLF, 21.900 EUR, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

Nissan Juke 1.5 DCI (110 CV) Acenta, 21.700 EUR, PRT - MTS - BRG - Standvirtual

Ford C-Max Trend, 20.000 EUR, Lisboa - Standvirtual

Citroën C4 Picasso 1.6HDI confort, 22.000 EUR, FARO - Standvirtual

Suzuki SX4 1.6 DDIS GLA OUTDOOR LINE, 14.500 EUR, Neiva - Standvirtual [este é mesmo low cost]

É por isto que eu acho que a Dacia não é a escolha mais racional. Eu acho que o sucesso da marca se deve a uma moda low cost que cataloga os compradores como inteligentes e descomplexados e pela linha feliz dos seus produtos, principalmente do Duster. Globalmente enquanto produtos deixam muito a desejar em relação à concorrência. Claro que os exemplos acima são carros usados mas são tão recentes que, comparados daqui a um ano com um dacia comprado novo agora, estarão num patamar claramente acima.

Se calhar existem pessoas que preferem comprar um carro novo em vez de comprar um usado [;)]

As vantagens podem nao ser tao nitidas com a Dacia, mas as pessoas que os adquirem nao podem ser olhadas com desdem por terem optado por essa marca.

Relativamente aquilo que tu disseste:"A questão da propensão a avarias devido a tecnologia também não me parece muito científica"

Vou te responder muito simplesmente que a Dacia se baseia no conceito de integrar o minimo de opçoes, logo se outras marcas (BMW,Mercedes,Audi,Renault...) integram um sem fim de opçoes algumas das quais puramente comerciais, posso garantir-te que as probabilidades destes ultimos veiculos avariarem é bem superior aos Dacias [;)]

Ai é? Então apresenta lá dados em condições em como um polo normal avaria mais que um dacia. É que a tua garantia não serve para nada, e felizmente. Mal estavamos nós se andássemos a confiar nas 'garantias' uns dos outros [:D]

Desdém? Cada um olha para quem quiser, como entender. Não estou aqui a faltar ao respeito a ninguém. Mas nem é disso que se trata pelo menos comigo. Apenas estou a tentar desmistificar as consecutivas inverdades que passam aqui pelo tópico.

Aliás, até acho que alguém que compre um duster novo é alguém com dinheiro, pelo menos 20 e tal mil € deve ter. Hoje em dia e para mim, nas actuais condições de trabalho do país e média de ordenados é alguém acima da média conseguir comprar este carro. E alguém que não se deve preocupar muito com dinheiro também já que compra um carro (suv) por luxo, gosto pessoal chamem-lhe o que quiserem e não racionalmente.

Se calhar existem pessoas que preferem comprar um carro novo em vez de comprar um usado [;)]

Pois, em teoria são usados, mas olha bem para eles: São praticamente novos e daqui a 5 anos continuarão a ser melhor que um Dacia comprado novo agora. E nessa altura serão os dois usados. Agora eu sei que há quem compre um carro novo apenas por ser novo o que não significa que seja mais inteligente fazê-lo.

Atenção que eu não estou a falar de carros velhos como pessoal que dá 25 mil euros por um audi ou um BMW de 2004/5 e se orgulha todo porque é um BM mesmo tendo 200 mil e cheio de despesas com seguros, manutenção, e consumos elevados. Perante essas escolhas também eu acho mais racional comprar um Dacia ou um Kia novo por exemplo.

Ai é? Então apresenta lá dados em condições em como um polo normal avaria mais que um dacia. É que a tua garantia não serve para nada, e felizmente. Mal estavamos nós se andássemos a confiar nas 'garantias' uns dos outros [:D]

Desdém? Cada um olha para quem quiser, como entender. Não estou aqui a faltar ao respeito a ninguém. Mas nem é disso que se trata pelo menos comigo. Apenas estou a tentar desmistificar as consecutivas inverdades que passam aqui pelo tópico.

Aliás, até acho que alguém que compre um duster novo é alguém com dinheiro, pelo menos 20 e tal mil € deve ter. Hoje em dia e para mim, nas actuais condições de trabalho do país e média de ordenados é alguém acima da média conseguir comprar este carro. E alguém que não se deve preocupar muito com dinheiro também já que compra um carro (suv) por luxo, gosto pessoal chamem-lhe o que quiserem e não racionalmente.

Muito simples: um Duster com 4 vidros electricos, direcçao assistida, fecho centralizado e ABS tem muito menos probabilidades de avarias nesses equipamentos do que por exemplo um modelo de veiculo equipado com 4 vidros electricos, direcçao assistida, fecho centralizado, ABS, ESP, TCS, ASR,sensor de luzes, sensor de chuva, sensor de parqueamento, sensor anti-colisao, xenon, bi-xenon, farois direccionais, GPS integrado, suspensao pneumatica regulavel e afins... [;)]

Nao preciso de te apresentar nada, basta abrires um livro de probabilidades e estatistica :sh)

Voltar
Superior