Dacia Duster

Digam o que disserem o Duster é um SUV bem mais barato que os concorrentes, agora se é low cost ou não tudo depende das necessidades de casa um, podendo se tornar numa escolha racional.

O que vou escrever não é para justificar a minha opção (nem tenho que o fazer), mas apenas para ilustrar o meu raciocínio:

Tinha menos de 25.000€ para comprar carro novo. Teria que ser a diesel e de preferência novo ou quase. Não seria um carro para correrias, mas antes para me levar de a para b com um mínimo de conforto, segurança e espaço interior. Se tivesse uma altura superior ao solo dava muito jeito. Além disso teria que ser retomada a minha megane break.

Fiz várias pesquisas e tendo presente as premissas do parágrafo anterior acabei por me virar para o Duster. Se fosse hoje que há mais oferta (caso do Yeti 1.6 tdi por esse preço um de um Sportage de serviço) talvez a decisão tivesse sido outra, mas naquela altura pareceu-me a melhor escolha e ainda baixei um bocado dos 25.000€. A outra hipótese era o kai-kai, mas como já há um em casa não faria sentido.

Para terminar, o Duster tem muitas qualidades (preço de aquisição, estética, espaço interior, suposta fiabilidade, motor), mas também tem muitos defeitos (materiais interiores, acabamentos, capacidade de travagem, futuro valor de revenda...). Cabe a cada um decidir se é o carro que lhe serve ou não!

20mil? ou 22mil que custou o duster?

Eu por 22mil €, se me quisesse armar em racional não tinha dúvidas que ia antes para isto: Citroën C5 TOURER 1.6 HDI VTR +, 22.000 EUR, Portela - Standvirtual

Muito mais racional do que um duster novo.

De longe. O interessante deste mercado é que com os veículos usados que há, comprar Dacia não é racional. O conceito Low cost é cada vez mais emotivo conquistando clientes que querem parecer racionais e humildes. Mas na prática e apesar dos custos um pouco mais baixos que os concorrentes [2000 a 4000] o Low cost é um carro muito pior em termos de segurança, conforto e desvalorização. Ou seja, o que é melhor, um Duster a 22 mil ou um yeti a 26? Tendo em conta a diferença de produtos, mais vale poupar mais um pouco e comprar o carro moderno. E no mercado de usados há veiculos por 22 mil ou menos com uns 50 mil Km que são melhores e mais completos que um Duster novo.

Dito isto, acho que a Dacia é uma boa marca e os carros têm linhas interessantes e souberam aproveitar bem a moda "low cost-descomplexado-back-to-basics".

É obvio que pelo preço de um duster novo se podem ir buscar grandes máquinas ao mercado dos usados.
A questão é depois o sustento e as avarias!

Os Dacias estão muito bem cotados no que respeita à fiabilidade e baixo custo de manutenção.
Ao contrario dos outros.
São opções tendo em conta a carteira de cada um.

É muito mais propenso a avarias por exemplo um A6 usado com mais de 150k km, do que um Duster 0km.

Claro que andar no A6 é outra coisa, mas depois se não há dinheiro para a manutenção e peças carissimas....

E acho que ninguem está a dizer que o Duster é melhor que o A6, simplesmente serve para os fins a que se destina.

Mas vocês fazem logo comparações assim um tanto ou quanto descabidas...
Vai-se buscar usados importados com 10 anos e quilometros a mais que os mágicos 100 000 anunciados... é claro que poderá trazer mais dores de cabeça a um potencial dono quando comparado com um carro novo.
Mas se procurarmos nos usados coisas com 2, 3 anos, ainda com quilometragens baixas, e que já levaram uma boa "talhada" no seu preço, acaba por ser dificil justificar carros com o logo da Dacia.

A estratégia de produto da Dacia está cheia de toques de miserabilidade conceptual e de produto.
O ingrediente low-cost não é algo contemplado na raiz do projecto e assumido por tudo o que implica o automóvel, desde a produção, à qualidade aparente e real, até À utilização.

Pegar no que já existe e torná-lo pior (sobretudo nos capitulos segurança e qualidade, que é onde os Dacia mais divergem) para apenas conseguir um custo de aquisição inferior, a meu ver, exemplifica perfeitamente o caminho a não seguir.
O low-cost poderia ser um caminho virtuoso, conseguindo um produto tão bom ou melhor que o que temos agora na generalidade do mercado, mas com custos gerais inferiores, seja na linha de produção, seja na aquisição e uso do mesmo. Só que isso obriga a um bocadinho de mais trabalho na fase de concepção e projectação que o que foi investido na execução dos modelos da Dacia.
Já referi várias vezes que existem actualmente soluções tecnológicas e industriais que permitem a criação de carros tão bons como os actuais ou até melhores, mas com a parcela custo a vários niveis reduzida.

Claro que existem questões de investimento, já que maior parte destas soluções não são compativeis com os sistemas produtivos actuais, neste caso, os usados pela Renault-Nissan, e, dado as estratégias de branding actuais, seria um pouco insólito ver um modelo da Dacia, de custo reduzido, qualitativamente igual ou superior aos modelos Renault e Nissan equivalentes, apesar de custarem muito mais.

Low-cost é uma oportunidade de ouro para a industria, mas o mote dado pela Renault apenas levou a que outros seguissem o mesmo caminho do facilitsmo e miserabilidade conceptual. Para já não tanto na Euroland, onde a Dacia segue orgulhosamente só, mas vemos (e víamos mesmo antes da invasão europeia da Dacia) a mesma estratégia aplicada de forma expressiva em alguns mercados asiáticos, africanos e sul-americanos pelos mais diversos construtores.

O pessoal quer comprar novo a baixo preço. A Dacia actual faz-me lembrar as marcas coreanas no inicio quando invadiram a europa há uns anos atrás com preços canhão. Se bem que os automóveis coreanos eram melhorzinhos diga-se de passagem...

Cá em casa comprou-se um Toyota Auris razoavelmente bem equipado (1.33 Exclusive + sensores de estacionamento atrás + alarme) por 20 mil €.

Não vejo qual é a magia da Dacia em oferecer carros "low-cost" praticamente ao o mesmo preço que carros de marcas genéricas.

Já agora o Duster é um sucesso de vendas no resto da Europa!

Qto ao resto cada um faz o que acha melhor para si.
Acho que isto é simples de entender!!!!LOLOL

Cá em casa comprou-se um Toyota Auris razoavelmente bem equipado (1.33 Exclusive + sensores de estacionamento atrás + alarme) por 20 mil €.

Não vejo qual é a magia da Dacia em oferecer carros "low-cost" praticamente ao o mesmo preço que carros de marcas genéricas.

Sim, muito bom, a gasolina, de que ano com qtos kms ?

Só o ser a gasolina já ficou mais caro que o Duster a gasolina novo LOL

Eu não tenho nem vou comprar um Dacia, mas não entendo qual o problema das pessoas comprarem um carro low cost com menos extra e menos custos de manutenção. Eu sei que em Portugal o pessoal gosta de comprar o "Mercedes" em segunda mão com X milhares de quilómetros e depois nem as manuten€ões lhe fazem (lá se vai a segurança). Dá um status que parece ser importante para certa gente, e depois faz-lhes comichão as pessoas comprarem carros novos pelo mesmos preços. Se as pessoas compram esses low-cost estarão concerteza cientes do porquê desse preço, pelo que os "mercedeiros" podem descansar em paz e deixar de pensar na segurança dos Srs. Dacias:)

Mas não vêm que a malta quer comprar um 3 estrelas com bancos em pele, acham que a dita pele os vai safar se tiverem um grande azar na estrada. É o que se chama, um Low Cost de Luxo.

Sim, muito bom, a gasolina, de que ano com qtos kms ?

Só o ser a gasolina já ficou mais caro que o Duster a gasolina novo LOL

Comprado em Outubro de 2010 novo. Tinha 12km (caraças que o stand é grande).

Faz médias entre os 5.5 - 7, caso conduza em AE ou em cidade.

Aqui na zona os passeios são baixinhos, portanto não se equacionou a compra de um SUV (sinónimo de carro económico, já agora).

E diariamente ando com um Dacia, até conheço bem a marca. É um Clio II, mas acho que vai dar tudo ao mesmo :)

Última edição:
Queria deixar a minha opinião sobre pontos colocados aqui e ali....

A garantia do duster é pequena e a dos outros é grande, mas a de um usado é menos ainda, mas quando chega a altura de accionar a garantia há mil e uma coisas que são evocadas para as marcas não cobrirem. Por um lado uns dão 5 anos de garantia, e depois dizem que não é total, e depois dizem que são peças de desgaste, etc....

Já leram a questão da garantia da pintura? então depois leiam bem o que diz lá e depois quero ver como confirmam que o carro foi lavado, com a devida periodicidade com os devidos cuidados, etc, etc

Por exemplo, no meu carro partiu-se o encaixe da pala solar, evocaram logo má utilização, mas o problema é claro, é defeito de montagem, mas não me compuseram a pala solar.... mesmo o carro estando nos 5 anos de garantia;

O meu carro tem um aranhão (é um aranhão e não um arranhão) enorme dentro da óptica de trás, gostaria de saber que vão dizer....

O aro da óptica do carro do meu pai, que é cromado apanhou ferrugem, foi um 31 e só depois de falar directamente com a salvador caetano lhe resolveram as coisas, depois de ter mais transtornos que o custo da óptica...

O duster é um carro básico. Fazendo uma comparação simples, um dacia custa, 17.000, um mitsubishi asx custa 24.000 (assim números redondos e embora um duster seja melhor no tt, etc e coisas que não se comparam, mas pronto).
Os 7.000 euros de diferença é o que se paga por ter uns interiores mais trabalhados, cruise control, vidros eléctricos a frente e atrás, stop & star, etc, etc Agora cada qual é que sabe se vale a pena gastar os 7.000.

Pois se forem todos como o meu pai que tem um carro com vidros eléctricos, sensores automáticos de luz (tem a luzes no não automático), escovas do para brisas automáticas (ele tem na posição manual), cruise control que ele não usa, a/c automático, que ele liga, mas engana-se no botão em vez de carregar no botão de A/C na consola central, carrega no botão da porta (que tem um símbolo de uma janela do carro), então o carro indicado é um dacia.

Agora se forem como eu, que gosto muito de tecnologia, então o ASX é melhor. MAs as avarias da tecnologia pagam-se bem... e o dacia não tem desses problemas.

Em relação a comprar novo ou usado, gasolina ou a diesel, não vamos discutir o sexo dos anjos.
Aos km que faço, eu prefiro gasolina, além de ser um carro menos ruidoso. Com a diferença no valor de compra entre o modelo gasolina e diesel, encho muitos depósitos no gasolina. Ao extremo ponho GPL, mais limpo, mais silencioso, etc, etc
Novo ou usado? independentemente do que se perde ao comprar novo, pelo menos temos 5 anos +/- descansados, o que nem sempre acontece com os usados. Alguns são bons mecânicos de garagem, eu não, por isso compro novo, nem que só consiga um dacia...

Última edição:
É claro que entre um Duster novo e um Mercedes com 9 anos, 150 mil Km ou Um audi fumarolas todo lixado eu preferiria o Dacia. Mas o problema é que o Dacia custa apenas um pouco menos que um concorrente directo e entre um Duster e um Yeti com 2 anos e 60 mil Km, o Skoda é o carro mais moderno e completo. A manutenção é um aspecto importante mas a diferença não justifica os 10 anos de atraso do produto Dacia.

Ah bom, então vamos tirar da equação a racionalidade e inserir o termo gosto pessoal.

Faz o que quiseres e bem entenderes, mas o gosto pessoal é algo que o nosso subconsciente considera racional... [:cool:]

Para ti pode ser uma C5 com 2 anos...

Para mim pode ser um Duster novo...

Para o Zé pode ser a famosa Audi A4 Tdi de 2001 importada mas com menos de 100000km...

Isto nao é matematica, nao existe A resposta certa nem A razao absoluta [;)]

Mas vocês fazem logo comparações assim um tanto ou quanto descabidas...
Vai-se buscar usados importados com 10 anos e quilometros a mais que os mágicos 100 000 anunciados... é claro que poderá trazer mais dores de cabeça a um potencial dono quando comparado com um carro novo.
Mas se procurarmos nos usados coisas com 2, 3 anos, ainda com quilometragens baixas, e que já levaram uma boa "talhada" no seu preço, acaba por ser dificil justificar carros com o logo da Dacia.

A estratégia de produto da Dacia está cheia de toques de miserabilidade conceptual e de produto.
O ingrediente low-cost não é algo contemplado na raiz do projecto e assumido por tudo o que implica o automóvel, desde a produção, à qualidade aparente e real, até À utilização.

Pegar no que já existe e torná-lo pior (sobretudo nos capitulos segurança e qualidade, que é onde os Dacia mais divergem) para apenas conseguir um custo de aquisição inferior, a meu ver, exemplifica perfeitamente o caminho a não seguir.
O low-cost poderia ser um caminho virtuoso, conseguindo um produto tão bom ou melhor que o que temos agora na generalidade do mercado, mas com custos gerais inferiores, seja na linha de produção, seja na aquisição e uso do mesmo. Só que isso obriga a um bocadinho de mais trabalho na fase de concepção e projectação que o que foi investido na execução dos modelos da Dacia.
Já referi várias vezes que existem actualmente soluções tecnológicas e industriais que permitem a criação de carros tão bons como os actuais ou até melhores, mas com a parcela custo a vários niveis reduzida.

Claro que existem questões de investimento, já que maior parte destas soluções não são compativeis com os sistemas produtivos actuais, neste caso, os usados pela Renault-Nissan, e, dado as estratégias de branding actuais, seria um pouco insólito ver um modelo da Dacia, de custo reduzido, qualitativamente igual ou superior aos modelos Renault e Nissan equivalentes, apesar de custarem muito mais.

Low-cost é uma oportunidade de ouro para a industria, mas o mote dado pela Renault apenas levou a que outros seguissem o mesmo caminho do facilitsmo e miserabilidade conceptual. Para já não tanto na Euroland, onde a Dacia segue orgulhosamente só, mas vemos (e víamos mesmo antes da invasão europeia da Dacia) a mesma estratégia aplicada de forma expressiva em alguns mercados asiáticos, africanos e sul-americanos pelos mais diversos construtores.

Mas entao que dizer do enorme sucesso da Dacia com Logans, Sanderos e Dusters em paises como a Alemanha ou em França ?

Sao todos doidos? :confused:

Sao irracionais? :confused:

Sao pobres? :confused:

Nos em Portugal é que somos espertos em nao cair na armadilha que segundo alguns representa a Dacia ? :confused:

Não são nada disso. Apenas têm tanto dinheiro que se podem dar ao luxo de comprar carros como esses para segundas viaturas para o dia a dia ou para a "campagne" ou para os filhos. Um Duster ou Sandero não são seguramente o primeiro carro dos alemães ou franceses. Além de que os preços dos Low Cost são realmente low nesses países

Mas entao que dizer do enorme sucesso da Dacia com Logans, Sanderos e Dusters em paises como a Alemanha ou em França ?

Sao todos doidos? :confused:

Sao irracionais? :confused:

Sao pobres? :confused:

Nos em Portugal é que somos espertos em nao cair na armadilha que segundo alguns representa a Dacia ? :confused:

O problema de brand-lovers é mesmo este... critico a abordagem na concepção de produto por parte de um construtor, e é entendido como um ataque aos que o compram.

Desde quando o sucesso comercial é sinónimo de um bom produto?

Última edição:
Voltar
Superior