Curso de Engenharia Informática

Bem malta vou ressuscitar o tópico.. Sou licenciado em Economia pré Bolonha a trabalhar na área financeira. Gostava de estudar algo diferente. Cada vez mais sinto a importância de ajudar a desenvolver os sistemas com que trabalho e cada vez mais temos pessoal de IT a trabalhar perto de nós. Gostava de poder no futuro seguir um caminho de Gestão de Projectos e Implementação nomeadamente de novos sistemas. Ou seja não precisava de saber Eng Informática pura e dura gostava de poder traduzir das necessidades das pessoas que usam os sistemas para linguagem de IT para poderem por isto em pratica o melhor possível. Assim sendo gostava de tirar Eng Informática. Se posse possível via e-Learning era perfeito.
Entretanto vi esta "dupla licenciatura" em Informática de Gestão + Engenharia Informática
https://www.europeia.pt/oferta-form.../informatica-de-gestao-engenharia-informatica ao estilo das "double majors" nos estados unidos. Potenciam se as cadeiras comuns de maneira a que no final se tenha uma licenciatura em 2 cursos. O problema é que esta além de privada € também é preciso ir às aulas.
Alguém tem conhecimento de algo do género "online"? Sei que a universidade aberta tem um curso mas é só Informática e não Eng Informática. Obrigado

Não te metas nisso...
A menos que estejas disposto a pagar forte e feio.

É do Estado (pública), e as propinas são as mais baixas que existem em PT:
Guia Informativo - Universidade Aberta

Outras vantagens:
1- pagas apenas as cadeiras às quais te inscreves (porque serás trabalhador-
-estudante), que é 81€ por cadeira semestral.
2- se não quiseres fazer o curso todo, ou se quiseres fazer um curso mais
outras cadeiras de outros cursos, podes fazer a modalidade de unidades
curriculares isoladas (embora cada UC fique um pouco mais cara).
3- É apenas online, não tem aulas nenhumas, apenas os exames são
presenciais, e podem ser feitos em qualquer ponto do país e estrangeiro
(centros regionais da universidade, ou embaixadas e consulados).

a europeia é a nova reencarnação do isla, que sempre me pareceu muito muito vão de escada. O coordenador desse curso, o gabriel pestana, é professor (assistente?) no IST, mas longe de ser brilhante. Licenciaturas duplas fazem-me sempre lembrar as promoções do leve 2 pague 1, que mais reforça a minha ideia de vão de escada dessa instituição.

por outro lado, tu não queres tirar eng informatica. Tu queres tirar gestao de sistemas informaticos/empresariais que é algo completamente diferente. Nesse âmbito há várias boas ofertas, por exemplo:

1) Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais - parceria entre a Aberta e o IST, por isso o curso é bom e pode ser feito totalmente online. Tem um professor bom do IST a tratar disto - miguel mira da silva.
Guia Informativo - Universidade Aberta ;

2) POSI - Pos-Graduacao em Sistemas de Informação, Engenharia Empresarial - esta pos-graduacao é gerida pelo mítico Prof Tribolet do IST, tem um corpo docente bastante bom, mas é carote, até porque já é 3º ciclo;
https://sites.google.com/site/posie3site/home ;

3) o Mestrado em Eng Informatica no IST tem uma área de especialização em Sistemas de Informação Empresariais - embora não ache o mestrado em si indicado para ti (uma vez que tem partes de eng informatica que nao precisas para o que queres), dá uma vista de olhos nas cadeiras de Sistemas de Informação Empresariais, uma vez que são essas que quererás encontrar no curso que escolheres
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/meic-a/plano-curricular
;

a europeia é a nova reencarnação do isla, que sempre me pareceu muito muito vão de escada. O coordenador desse curso, o gabriel pestana, é professor (assistente?) no IST, mas longe de ser brilhante. Licenciaturas duplas fazem-me sempre lembrar as promoções do leve 2 pague 1, que mais reforça a minha ideia de vão de escada dessa instituição.

por outro lado, tu não queres tirar eng informatica. Tu queres tirar gestao de sistemas informaticos/empresariais que é algo completamente diferente. Nesse âmbito há várias boas ofertas, por exemplo:
(...)

Não deves ter lido o post com atenção...

O propósito é saber comunicar com o pessoal de informática, não é saber informática
a fundo. E deve ser barato e 100% online.

O único exemplo que dás 100% online é o da UAb, mas é caro (€€€), e duvido que lhe
providenciasse o que ele pretende (capacidade de comunicação).

É preferível fazer a licenciatura em informática da UAb, e inscrever-se em unidades
curriculares isoladas de outros cursos (até desse mestrado), caso tenha interesse.

Sinceramente, para essas necessidades que apontas, tirar um curso de Eng. Informática e’ muito denso e poderás ficar frustado rapidamente.
Queres mesmo aprender a implementar um sistema ou queres participar no desenho do sistema do ponto de vista de quem o utiliza?

Eu se fosse a ti, ia directo ao assunto e fazia formações/certificacoes em:

- User experience design

http://en.wikipedia.org/wiki/User_experience_design

Ha' uma boa conferencia em PT em Junho
https://www.ux-lx.com

- web design
- Gestão de projectos (Scrum, PMP, Prince2)

Sinceramente, para essas necessidades que apontas, tirar um curso de Eng. Informática e’ muito denso e poderás ficar frustado rapidamente.
Queres mesmo aprender a implementar um sistema ou queres participar no desenho do sistema do ponto de vista de quem o utiliza?

Eu se fosse a ti, ia directo ao assunto e fazia formações/certificacoes em:

- User experience design

User experience design - Wikipedia, the free encyclopedia

Ha' uma boa conferencia em PT em Junho
https://www.ux-lx.com

- web design
- Gestão de projectos (Scrum, PMP, Prince2)

Se a ideia é gerir:

Gostava de poder no futuro seguir um caminho de Gestão de Projectos e Implementação nomeadamente de novos sistemas.

As tuas sugestões ficam um pouco curtas... embora a tua última
(Gestão de projectos (Scrum, PMP, Prince2)) já se aproxime.

Quem não souber programar, vai ter uma visão limitada sobre os
problemas que afectam um projecto desse tipo, e não vai conseguir
compreender esses desafios para conseguir comunicar de forma
correcta, muito menos para fazer a gestão de um projecto.

Gerir projectos não é fácil, e se não se souber comunicar, mais
difícil será, se não mesmo impossível... além de que o pessoal de
informática é muito, mas mesmo muito, temperamental.

Meus senhores vocês são os maiores... Eu ressuscito um tópico e vocês ajudam logo.. Muito Obrigado!

A primeira sugestão do jimbo 1) Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais parece incrível.
Os 2135 euros é por ano ou pelos 2 anos já? Se fosse por 2 anos não era mau..

Eu gostava de me conseguir explicar aos IT em linguagem deles mas se conseguir mais do que isso é lucro. O que tenho medo é que não consiga acompanhar todas as cadeiras num curso de engenharia informática. Na faculdade tive 3 matemáticas, 2 estatísticas e 2 econometrias mas não sei se é arcaboiço suficiente para aguentar uma engenharia informática e se não vou perder me no meio daquela densidade toda..

Gostava de ter uma vantagem comparativa em relação aos meus colegas. Além de perceber os sistemas na óptica do utilizador queria também ter ter alguma capacidade critica. Sobretudo numa área que gosto e que tenho muito interesse.

Em vez de estar a fazer uma pós graduação em mercados financeiros ou um mestrado em finanças que basicamente é quase mais do mesmo, ou seja evoluir em linha recta, fazia algo mais abrangente.

FoxMulderX, eu fiz economia há cerca de 17 anos e entretanto por carolice ja estou a acabar o 2º ano de Eng. Informatica. Deram-me equivalencia ás matemáticas e a estatistica. Não é nada do outro mundo, desde que estudes e tenhas interesse. Posso-te dizer que fiz com boas notas as cadeiras de sistemas digitais (electronica) e que nunca tinha ouvido falar naquilo (VHDL, flip-flops, etc...).

Meus senhores vocês são os maiores... Eu ressuscito um tópico e vocês ajudam logo.. Muito Obrigado!

A primeira sugestão do jimbo 1) Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais parece incrível.
Os 2135 euros é por ano ou pelos 2 anos já? Se fosse por 2 anos não era mau..

(...)

1.
Aviso-te deste já, que para um trabalhador-estudante, é muito difícil fazer na
quantidade de anos do currículo. Portanto, leva isso em conta também.

2.
Quanto ao arcaboiço... o mestrado parece-me MAIS FÁCIL que a licenciatura
que eu indiquei. MUITO MAIS FÁCIL. O problema é que tenho dúvidas que lá
possas encontrar o que pretendes... SÉRIAS DÚVIDAS. Aquilo são 3 UCs
obrigatórias por semestre do primeiro ano, mais 1 opcional. As obrigatórias
são uma banhada (para o que pretendes). Ou seja, não te darão a capacidade
de comunicar (transmitir e compreender) na linguagem dos informáticos.

3.
Acredita no que te digo: o pessoal de informática é uma espécie muito lixada.

Sério? E se não é indiscrição estas a tirar onde?
A minha duvida é mesmo entre tirar uma segunda licenciatura agora em Eng Informática ou fazer um mestrado nalguma coisa relacionada com Informática como os exemplos que deram acima.
O mestrado é menos um ano e já faz "mistura" um bocado conceitos sendo algo mais abrangente penso eu.
Tirar Eng Informática serviria mais como "back up" ou como validação de que até tenho formação teórica na área.. Mas tenho receio que como foi dito acima seja muito denso e eu perca interesse.
FoxMulderX, eu fiz economia há cerca de 17 anos e entretanto por carolice ja estou a acabar o 2º ano de Eng. Informatica. Deram-me equivalencia ás matemáticas e a estatistica. Não é nada do outro mundo, desde que estudes e tenhas interesse. Posso-te dizer que fiz com boas notas as cadeiras de sistemas digitais (electronica) e que nunca tinha ouvido falar naquilo (VHDL, flip-flops, etc...).

Se a ideia é gerir:

As tuas sugestões ficam um pouco curtas... embora a tua última
(Gestão de projectos (Scrum, PMP, Prince2)) já se aproxime.

Quem não souber programar, vai ter uma visão limitada sobre os
problemas que afectam um projecto desse tipo, e não vai conseguir
compreender esses desafios para conseguir comunicar de forma
correcta, muito menos para fazer a gestão de um projecto.

Gerir projectos não é fácil, e se não se souber comunicar, mais
difícil será, se não mesmo impossível... além de que o pessoal de
informática é muito, mas mesmo muito, temperamental.

Nao discordo, mas continuo a dizer que um curso de Eng. Informática e' "too much" para o que user quer.
Pelo que percebi, ele não esta' satisfeito com os sistemas que utiliza. Não me parece que o problema seja como esta' implementado.

Aprender a programar? Nao e' no curso que se aprende. E se vais dar bitaites teoricos a malta que tem experiência no terreno, ainda pior.
E' óptimo um gestor de projectos técnicos ter a sensibilidade de perceber se uma estimativa de tempo faz sentido ou participar em discussões técnicas, mas isso so com alguns anos a "picar pedra". Um bom gestor delega a atribui responsabilidades.

Pessoal de informatica temperamental? Se são ruidosos ou não estão todos a remar para o mesmo sentido, a porta da rua é a serventia da casa.

Os cursos/certificacoes que indiquei sao perfeitamente feitas num ano. E sao bastante valorizadas no mercado.

Agora se o user quer gastar 4 anos num curso de uma area tao volátil como a Informática... Ha sempre coisas novas a aparecer em IT. Novas metodologias, frameworks, tecnologias etc.

Última edição:
Sério? E se não é indiscrição estas a tirar onde?
A minha duvida é mesmo entre tirar uma segunda licenciatura agora em Eng Informática ou fazer um mestrado nalguma coisa relacionada com Informática como os exemplos que deram acima.
O mestrado é menos um ano e já faz "mistura" um bocado conceitos sendo algo mais abrangente penso eu.
Tirar Eng Informática serviria mais como "back up" ou como validação de que até tenho formação teórica na área.. Mas tenho receio que como foi dito acima seja muito denso e eu perca interesse.

Faz o seguinte, vê os planos curriculares de ambos:

Licenciatura:

Mestrado:

E escolhe.

Tanto um, como outro, é útil. Nenhum substitui o outro.
O problema é o tipo de conteúdos que achas que deves ficar a saber.
Pelo que eu percebi, do que escreveste, pretendes:
Cada vez mais sinto a importância de ajudar a desenvolver os sistemas com que trabalho e cada vez mais temos pessoal de IT a trabalhar perto de nós. Gostava de poder no futuro seguir um caminho de Gestão de Projectos e Implementação nomeadamente de novos sistemas. Ou seja não precisava de saber Eng Informática pura e dura gostava de poder traduzir das necessidades das pessoas que usam os sistemas para linguagem de IT para poderem por isto em pratica o melhor possível.
E na minha opinião, acho o mestrado curto. Muito curto. Aquilo não
será suficiente para compreenderes os problemas do desenvolvimento
de aplicações.

Aliás, há uma UC no mestrado que, para além de ser "irrelevante" (teria
de fazer uma dissertação para explicar isto), será necessário conhecer
profundamente desenvolvimento de software para compreender o seu
propósito e utilidade:
E, muito sinceramente, tenho dúvidas que o pessoal das universidades
tenha alguma vez lá chegado. Ensinam UML sem a parte realmente
importante: PROCESSO. Ou seja, mais valia que não ensinassem nada.

Enfim...

Olha, é como digo:

1. UAb = 100% Online (excepto exames)
2. UAb = universidade pública
3. Olha para o programa curricular
4. Escolhe em conformidade com o que achares melhor

Nao discordo, mas continuo a dizer que um curso de Eng. Informática e' "too much" para o que user quer.

Pois... mas o mestrado é "too little"...
Ou seja, entre ter "too much" e ter "too little", prefiro "too much"... pelo menos
não será dinheiro deitado fora (pagar e ficar curto).

Pelo que percebi, ele não esta' satisfeito com os sistema que utiliza. Não me parece que o problema seja como esta' implementado.
Aprender a programar? Nao e' no curso que se aprende. E se vais dar bitaites teoricos a malta que tem experiência no terreno, ainda pior.

Claro que não se aprende (no sentido de aprender a sério), mas é importante para
que seja possível entender o que se está a pedir. É como na tropa. Estava como
oficial, mas durante a recruta fiz sentinela, lavei pratos, etc. para saber exactamente
o que se está a pedir aos soldados.

E essa dos bitaites só depende da pessoa ser humilde ou não. Não depende do que
sabe. Há quem nunca tenha sequer estudado rigorosamente nada de informática, e
não se coíba de dar bitaites. E também há os que sabem mais do que os gajos que
estão a programar e digam: "o objectivo é este, se tiverem uma sugestão de como
implementar, digam, e procurem fazer do modo que dê menos trabalho e tenha
menos impacto".

E' óptimo um gestor de projectos técnicos ter a sensibilidade de perceber se uma estimativa de tempo faz sentido ou participar em discussões técnicas, mas isso so com alguns anos a "picar pedra". Um bom gestor delega a atribui responsabilidades.
Pessoal de informatica temperamental? Se são ruidosos ou não estão todos a remar para o mesmo sentido, a porta da rua é a serventia da casa.

E mandas embora os melhores...
[:)]

Os mais "temperamentais" são precisamente os que sabem mais, e é por isso
mesmo que não estão dispostos a aturar tretas.

(...)
Os cursos/certificacoes que indiquei sao perfeitamente feitas num ano. E sao bastante valorizadas no mercado.

Acho que a valorização no mercado não é a preocupação aqui.
E não acredito que essa valorização seja assim tão alta quanto isso... hoje
em dia não é o que se diz ter, é o que se mostra fazer...

Agora se o user quer gastar 4 anos num curso de uma area tao volátil como a Informática... Ha sempre coisas novas a aparecer em IT. Novas metodologias, frameworks, tecnologias etc.

Volátil?!

Há pouco dizias que não se aprendia nada a sério... agora dizes que é volátil?
Não te percebo...

O que se aprende numa licenciatura (ou mesmo mestrado), QUALQUER QUE
SEJA O CURSO, são sempre e tão somente as BASES. Ora, as bases nunca
são voláteis.
Mesmo que os cursos venham a sofrer evoluções para incluir novas tecnologias,
não fazem os cursos anteriores obsoletos, porque tanto os novos como os
antigos, dão exactamente o mesmo: BASES.

Vou mandar a minha posta de pescada.

Do que eu percebi o FoxMulderX quer gerir projectos de informática e é com essa premissa que eu vou escrever tudo o resto.

A gestao mais micro dos projectos informáticos está cada vez mais delegada nas equipas de desenvolvimento, onde as metodologias ágeis de gestao de projectos sao rainhas e senhoras. A gestao macro dos projectos é feita pelos gestores de projectos e envolvem a gestao do dinheiro, do tempo e ambito do projecto, e sao a interface entre a equipa de projecto e a entidade que o encomendou. Nestes moldes, gerir um projecto informático nao é muito diferente de gerir um projecto de outra coisa qualquer, se se olhar para o PMBOK (PMBOK Guide & Standards | Project Management Institute) percebe-se rapidamente isso.

Vejamos entao o que é que ganhas em ter um curso de engenharia informática. Aprendes a programar, aprendes matemática e física e rudimentos de electrotecnia que nao servem para gestao de projectos. Agora, a programacao que aprenderes, provavelmente quando saíres da universidade nao te vai servir de nada (talvez só mesmo o SQL e mesmo isso já comeca a cair em desuso com as BDs NOSQL). Nao te interessa falar com engenheiros informáticos sobre ciclos fors, concorrencia, polimorfismo, injeccao de dependencias, callbacks e essas coisas.

O meu concelho é entao tirar um curso de gestao.

Esquece o UX e o web design, um gestor de projecto nao tem de saber nada disso e nao tem opiniao válida sobre isso.

Caso a intencao seja mesmo programar, a minha premissa está errada e tudo o que eu escrevi nao faz sentido.

Estás muito certo... se... a parte a vermelho não tivesse sido mencionada:

Se a ideia é gerir também a implementação, e não só o projecto, então
o curso de gestão não será suficiente. Mesmo para a parte da comunicação.

Eu vi isso e nao percebi o que é que ele entende por implementacao. É que se o interesse é a implementacao, daquela de meter as maos na massa, tem de aprender a programar e aí é o curso de eng. informática que faz sentido. Caso o interesse dele seja o de análise e levantamento de requisitos, gestao do projecto, e product ownership (usando a terminologia do Scrum), aí nao vejo o sentido de aprender a programar.

Vou mandar a minha posta de pescada.

Do que eu percebi o FoxMulderX quer gerir projectos de informática e é com essa premissa que eu vou escrever tudo o resto.

Nao foi isso que eu li no post dele, por isso mesmo falei no UX e webdesign, areas que são no normalmente são dadas a programadores mas que geralmente so' da' asneira [;)]

Última edição:
continuo a achar que para o que ele quer não tem de levar com análises matemáticas, álgebras, arquitectura de computadores (para que é que ele precisa de multiplexers??? [:D]), sistemas operativos (ele quer lá saber de forks e sockets...), física, inteligência artificial? Pelo amor de Deus....

e claro que o mestrado que indiquei é obviamente mais fácil! Mas ele também não quer algo tão difícil...

estive também a ver melhor as cadeiras do mestrado que indiquei e *talvez* falte realmente alguma coisa sobre gestão de projectos informáticos - tudo o relacionado com requisitos (elicitação, gestão, etc), noções de pmbok, metodologias ágeis. Também acho que seria útil para aquele tipo de mestrado uma cadeira de gestão de serviços - com frameworks tipo o ITIL - e outra de governação - com algo como o COBIT.

parece-me sinceramente que é algo à volta disto que ele anda à procura, e não toda a base de computer science que normalmente eng informatica tem.

e atenção que a minha área é engenharia de software e desenvolvimento de produto, por isso nem estou a aconselhar as áreas acima por razões pessoais.

Voltar
Superior