Curso de Engenharia Informática

ricardo81

New member
Boa tarde a todos, estou com um pequeno dilema e gostaria de ouvir algumas opiniões. Tenho 34 anos e já há uns anitos que ando com a ideia de fazer engenharia informática, mas devido a alguma falta de tempo ( € [:D] ) só me foi possível avançar agora. A minha dúvida é se no final do curso e tendo eu já 37 anos ( isto se terminar o curso em 3 anos ) terei alguma hipótese no mercado de trabalho, pois penso que um "velho" recém-licenciado não terá grandes hipóteses quando concorre com malta na casa dos 20... Gosto muito desta área, embora nunca tenha investido em nenhum tipo de curso, acham que devo seguir em frente? Obrigado pela ajuda [;)]

Acho que vais sempre a tempo, força [;)]

Engenharia Informática tem uma altissima taxa de empregabilidade, a minha escola era cerca de 99% [:D], isto mal saias do curso ou mesmo antes.

Penso que dentro desses vá 90%, acho que há espaço para uma pessoa de 37/38 anos, deve ser ligeiramente mais dificil, mas se fores bom no que fazes não vais ter problemas.

Aconselho-te a prepares antes de ires para o curso, se possível revê a matemática A do secundário.

Última edição:

Engenharia Informática tem uma altissima taxa de empregabilidade, a minha escola era cerca de 99% [:D], isto mal saias do curso ou mesmo antes.

Penso que dentro desses vá 90%, acho que há espaço para uma pessoa de 37/38 anos, deve ser ligeiramente mais dificil, mas se fores bom no que fazes não vais ter problemas.

Aconselho-te a prepares antes de ires para o curso, se possível revê a matemática A do secundário.

Também é essa a ideia que tenho, a informática é o futuro e é uma área que me agrada muito, obrigado pela dica relativamente à matemática, tenho noções do secundário mas tenho de fazer um refresh [;)]

A matemática é muito muito importante, é quase a diferença de fazer ou não o curso. Muitos deixam a matemáticas/física até ao fim porque têm deficiências na matemática do secundário.

Um dos casos sou eu, tinha matemática B e levei com aquela matemática de universidade de chapão que até me assustei. A matemática A não tem nada haver com a B, e para a universidade é necessário ter a A. [:D]

Não sei porque é que fazem cursos tecnoclogicos/profissionais de informática com matémática B, depois se queres seguir é complicado.

Última edição:
Zane90

Pois a matemática A é muito complexa, mas com esforço tudo se faz, em relação ao ensino há muita coisa que não se percebe, como por exemplo o caso da matemática que referiste, mas quem "manda" nisto não consegue ver estas situações ilógicas[8b]

Última edição:
Obrigado pelo força [kiss]
De nada.

Já sabes que, sendo um curso de Engenharia, vais ter que ultrapassar algumas disciplinas bem complexas (e a nossa capacidade de aprendizagem aos 35 não é a mesma que aos 20), mas nunca desistas, com atitude, perseverança e muito trabalho, tudo se consegue.

Conheço várias pessoas dessa idade a tirar Eng. Informática e todas elas estão a conseguir avançar no curso.

sem te querer desmotivar precisas mesmo de tirar numa universidade de topo e com notas acima da média.

porquê? porque vais estar sempre em desvantagem em relação aos putos de 23 anos que vão ter a mesma formação que tu, mas vêm fresquinhos, sem vícios de trabalho, sem famílias para sustentaram, cheios de pica, etc.

por isso a única maneira de tentares equilibrar isso um bocado é teres um curso numa boa faculdade e notas altas.

e o q acontece se tirares o curso por exemplo no ISCTE com uma média normal, não arranjas emprego? não, é provável arranjares na mesma, uma vez que a procura é muita, mas vais arranjar aqueles empregos que os outros não querem, empresas mais manhosas, 600/700 limpos por mes, etc. isso pode ser bom ou mau consoante o que fazes hoje em dia e quanto ganhas.

atenção tambem que "gostar de computadores" não equivale a gostar de eng informatica, conheço mta gente que foi por aí, tentou e desistiu passado uns meses. o curso é bastante trabalhoso, exigente e tens de atinar com programar. há quem nunca consiga ter a linha de raciocinio necessaria para programar. e fazer o curso à noite e trabalhar durante o dia é puxado.

por isso o meu conselho é: vai em frente, mas tem em atenção que vais precisar de muita força de vontade e preserverança porque não vai ser fácil. agora também tens de meter na cabeça que desde que te esforces e te empenhes nada é impossível. boa sorte

Tendo em conta que tenho um aluno com 65 anos (Eng. Informática) e lá se safa, não me parece que pelo facto de teres 34 anos seja impeditivo de alguma coisa [;)]

Se queres mesmo aprender, se tens vontade, tempo disponível e se ajudar a progredir no trabalho, então força!

sem te querer desmotivar precisas mesmo de tirar numa universidade de topo e com notas acima da média.

porquê? porque vais estar sempre em desvantagem em relação aos putos de 23 anos que vão ter a mesma formação que tu, mas vêm fresquinhos, sem vícios de trabalho, sem famílias para sustentaram, cheios de pica, etc.

por isso a única maneira de tentares equilibrar isso um bocado é teres um curso numa boa faculdade e notas altas.

e o q acontece se tirares o curso por exemplo no ISCTE com uma média normal, não arranjas emprego? não, é provável arranjares na mesma, uma vez que a procura é muita, mas vais arranjar aqueles empregos que os outros não querem, empresas mais manhosas, 600/700 limpos por mes, etc. isso pode ser bom ou mau consoante o que fazes hoje em dia e quanto ganhas.

atenção tambem que "gostar de computadores" não equivale a gostar de eng informatica, conheço mta gente que foi por aí, tentou e desistiu passado uns meses. o curso é bastante trabalhoso, exigente e tens de atinar com programar. há quem nunca consiga ter a linha de raciocinio necessaria para programar. e fazer o curso à noite e trabalhar durante o dia é puxado.

por isso o meu conselho é: vai em frente, mas tem em atenção que vais precisar de muita força de vontade e preserverança porque não vai ser fácil. agora também tens de meter na cabeça que desde que te esforces e te empenhes nada é impossível. boa sorte

Tenho noção que não vai ser fácil, mas sem esforço nada se consegue, sou do mais teimoso que existe e sei que enquanto não terminar o curso não vou descansar [;)] obrigado pelos conselhos

Tendo em conta que tenho um aluno com 65 anos (Eng. Informática) e lá se safa, não me parece que pelo facto de teres 34 anos seja impeditivo de alguma coisa [;)]

Se queres mesmo aprender, se tens vontade, tempo disponível e se ajudar a progredir no trabalho, então força!

O que me preocupa mais é a taxa de empregabilidade para licenciados mais "velhos", mas no final do curso logo verei [kiss]
Já agora que faculdade é que aconselhas?

Já agora ( esqueci-me de perguntar ) qual é a tua faculdade?

Há uns meses contratei um com 50 anos, pelo que 37 é bem mais que possível.
Duvido é que faças em 3 anos, a menos que tenhas muito tempo disponível para
estudar.

De qualquer modo há um problema: é necessário ser muito bom.
Ao contrário do que se possa pensar, o mercado está saturado de mão-de-obra
incompetente, e carenciado de mão-de-obra competente.

A informática está cada vez mais complexa e exigente. Já não é qualquer um que
resolve, ao contrário do que acontecia há umas décadas.

A minha 1º opção foi o IST mas não leccionam em horário nocturno [s)] assim sobram ISEL e Iscte da pesquisa que fiz...

Universidade Aberta
É online, pelo que geres o teu próprio horário, e é mais barato que nas
outras (trabalhadores-estudantes só pagam as cadeiras nas quais se inscrevem).

Já agora ( esqueci-me de perguntar ) qual é a tua faculdade?

Nao é faculdade, é um politecnico, o IPLeiria-ESTG, sempre me disseram que é dos melhores do país, por exemplo tive professores que fizerem os proprios livros das cadeiras e que outras faculdade devem adoptar de certeza.

Eu estou no caso do jimbo referiu, adoro computadores e a parte tecnica (assintencia, reparaçao etc), decidi depois do secundario ir sem pensar para a engenharia, só que desmotivei por diversas razoes e acabei por desistir. A razoes principais foram a matematica e como o jimbo referiu, nao tinha o minimo raciocinio logico e coerente para a programaçao... insisti 3 anos e acho devia ter parado no 1º, nem meio curso fiz, foi uma vergonha.

Deveria ter optado por outra via que nao engenharia informatica, mas ligado a informatica ou me ambientar.num curso CET antes de dar o salto..

Mas tu com 34 anos ja tens outro pensamento e outras forças que só se ganha a trabalhar.

Última edição:
Voltar
Superior