Culpabilizar e condenar empresários?

apagdo

New member
Pois bem, no seguimento das inúmeras falências que têm surgido, quando é que neste país se começa a trazer os empresários/gestores ao banco dos réus.

Se um médico comete um erro que coloca em perigo um doente, é culpabilizado e é instaurado um processo por negligência (se é condenado ou não isso é outra história), se um engenheiro civil desenha uma ponte e esta cai, o engenheiro vai para o banco dos réus.

E os empresários?

Até quando irão despedir trabalhadores deixando-os numa situação económica de miséria, alegando que a economia e a conjuntura mundial estão nas lonas?? Até quando esta reles desculpa servirá de bode expiatório?

Até quando continuarão a fugir ao Fisco e a contratar trabalhadores precariamente não pagando Seg. Social???

Ou seja, para quando a REAL CULPABILIZAÇÃO dos gestores INCOMPETENTES que andaram nas famosas faculdades para afinal perceberem tanto de gestão como eu de tricot?

Acham vocês que esta gente deve ser culpabilizada?

De que modo?

vou levar nas orelhas, MAS, as empresas NÃO são instituições de caridade

há que separar gestões danosas de gestões estratégicas, apenas isso

Pois mas os gestores ja sao responsabilizados, o problema é que tem que haver uma atitude dolosa e isso não é nada facil de provar, não se esqueçam que dolo é diferente de negligencia...

citação:Originalmente colocada por pmct

HA que saudades de um topico destes

Pmct ao contrário do que possas pensar estou a ver este assunto pelo prisma da comparação com outras profissões.

Não generalizo. Apenas estou a abranger os que de facto levaram as suas empresas à ruína de forma pouco clara!;)

A lei existe, é só aplicá-la com mais frequência...

A insolvência e a gestão danosa só pecam por terem uma moldura penal muito curta ao mal que causam e de serem poucas vezes demandadas...

Muitos gestores incompetentes são culpabilizados por actos de gestão danosa.

Uma falência pode ser por gestão danosa, como poder ser TUDO menos por gestão danosa !

É preciso separar as coisas !

Agora, as pessoas têm que deixar de pensar que as empresas têm a obrigação de dar emprego a quem quer que seja !

Não estou de acordo, obviamente com aquelas jogadas tipo "vai de férias e qd voltas a fabrica esta desactivada" ! Isso é criminoso e acima de tudo desumano.

Mas, não tenhas duvidas que se tiver que despedir 50 pessoas para salvaguardar a empresa no futuro e evitar despedir 150, por exemplo, que o faço ! E faço, consciente de que estou a fazer o melhor para a minha empresa. Para salvaguardar o meu investimento e para salvaguardar a sustentabilidade da empresa !

Obviamente que o faria, utilizando todos os mecanismos legais e de protecção social existentes. Aliás, por isso mesmo é que as empresas pagam 23,75% do salário das pessoas à Segurança Social... para garantir a sua protecção social ! Ou seja, pagando as indemnizações devidas e garantindo o acesso ao fundo de desemprego, não estou a cometer crime nenhum e não estou a deixar ninguém na miséria !

Mas volto a dizer, as empresas precisam dos trabalhadores assim como estes precisam das empresas. É uma relação recíproca !
Mas as empresas NÃO têm a obrigação de dar emprego a ninguem !

Agora, obviamente que toda a gente que age com dolo e com má intenção tem que ser condenada. Mas já existem mecanismos legais que o prevêm! Ver, por exemplo o que aconteceu ao José Braga Gonçalves e ao Vale e Azevedo, para citar 2 casos conhecidos na praça !

citação:Originalmente colocada por hpventura

Muitos gestores incompetentes são culpabilizados por actos de gestão danosa.

Uma falência pode ser por gestão danosa, como poder ser TUDO menos por gestão danosa !

É preciso separar as coisas !

Agora, as pessoas têm que deixar de pensar que as empresas têm a obrigação de dar emprego a quem quer que seja !

Não estou de acordo, obviamente com aquelas jogadas tipo "vai de férias e qd voltas a fabrica esta desactivada" ! Isso é criminoso e acima de tudo desumano.

Mas, não tenhas duvidas que se tiver que despedir 50 pessoas para salvaguardar a empresa no futuro e evitar despedir 150, por exemplo, que o faço ! E faço, consciente de que estou a fazer o melhor para a minha empresa. Para salvaguardar o meu investimento e para salvaguardar a sustentabilidade da empresa !

Obviamente que o faria, utilizando todos os mecanismos legais e de protecção social existentes. Aliás, por isso mesmo é que as empresas pagam 23,75% do salário das pessoas à Segurança Social... para garantir a sua protecção social ! Ou seja, pagando as indemnizações devidas e garantindo o acesso ao fundo de desemprego, não estou a cometer crime nenhum e não estou a deixar ninguém na miséria !

Mas volto a dizer, as empresas precisam dos trabalhadores assim como estes precisam das empresas. É uma relação recíproca !
Mas as empresas NÃO têm a obrigação de dar emprego a ninguem !

Agora, obviamente que toda a gente que age com dolo e com má intenção tem que ser condenada. Mas já existem mecanismos legais que o prevêm! Ver, por exemplo o que aconteceu ao José Braga Gonçalves e ao Vale e Azevedo, para citar 2 casos conhecidos na praça !

Mas eu concordo plenamente contigo!

Volto a frisar que me refiro aos casos menos transparentes como esse que referiste das "férias e no regresso tá tudo fechado"!!;)

Então Bruno, nesse caso, estou claramente de acordo. Tem que haver investigação criminal, deduzida acusação e julgados os empresários !

Como disse, a lei já o prevê, se é convenientemente aplicada ou não deixo aos nossos amigos juristas !

citação:Originalmente colocada por hpventura

Então Bruno, nesse caso, estou claramente de acordo. Tem que haver investigação criminal, deduzida acusação e julgados os empresários !

Como disse, a lei já o prevê, se é convenientemente aplicada ou não deixo aos nossos amigos juristas !

É isto mesmo que pretendo saber através da vossa opinião!!;)

O hpventura já realçou alguns pontos importantes na vida de uma empresa...

E temos que ter consciência que a actividade empresarial excede em muito a acção do próprio empresário. Como tal, está regulamentado pela lei. Lei essa que vem sendo aprefeiçoada desde os primórdios da nossa civilização.

Agora é preciso não confundir gestão danosa com erros de gestão ou casos ditados pelo destino...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

O hpventura já realçou alguns pontos importantes na vida de uma empresa...

E temos que ter consciência que a actividade empresarial excede em muito a acção do próprio empresário. Como tal, está regulamentado pela lei. Lei essa que vem sendo aprefeiçoada desde os primórdios da nossa civilização.

Agora é preciso não confundir gestão danosa com erros de gestão ou casos ditados pelo destino...

Para mim aqui reside o grande problema !

A fronteira entre gestão danosa e erros de gestão é muito fina !

Por exemplo: Rejeito uma encomenda pq não me vai dar lucro, ou aceito-a para manter a empresa a trabalhar, mesmo sabendo que vou perder dinheiro? QQ destas decisões pode ser errada...mas ao mm tempo tb pode ser a certa? Por umlado, vender abaixo de preço de custo é ilegal, por outro se não aceitar uma encomenda q possa conduzir ao encerramento de uma fábrica, como é?

Outro: Mantenho a actual estratégia na esperança que a conjuntura melhore e que o mercado retome? Ou altero-a e corro o risco de o mercado nao a aceitar? Em caso de falha apontam-me o dedo e a culpa, quer numa ou quer noutra , ou porque "nada fiz", ou porque "inventei" !

Agora, onde entra a gestão danosa? Será só má gestão? Para ser gestão danosa uma decisão tem que ser deliberadamente a prejudicar a empresa !
Podem-me acusar disso? Conseguem prova-lo?

...por isso é tao dificil condenar um empresario por dolo e gestao danosa !

Se vender abaixo do preço de custo é ilegal, então muita gente estaria com problemas com a justiça... :D [8D]

... porque como bem sabes, a maioria não faz a mínima idéia do que custa produzir o que quer que seja.

Por uma questão muito simples. As empresas são muito mal geridas.

E esse é o drama nacional de momento. ;)

Concordo plenamente com hpventura.

As empresas existem para criar valor e quando não criam só tem que fechar, obviamente que vem os trabalhadores incrédulos dizer para a tvi que estavam fartos de trabalhos. Obviamente as excelências nem pensam que as encomendas podiam estar abaixo do preço de custo na esperança de um retoma económica.

Vamos nos por no lugar de “patrão”, montamos uma empresa temos 50 ou mais funcionários só que passando 15 anos o modelo de negocio não é viável ou pq a china entrou no mercado ou pq o produto que fabricamos tem concorrentes melhores.
Tendo nos “patrões” tentado de tudo para sermos mais competitivos e inovadores temos que despedir trabalhadores para fazer face a diminuição da produção e aos custos.

Agora pensem, acham que é fácil para um patrão despedir alguém que lida a anos?
Eu acho que não.

Acham que da gosto a um patrão fechar algo pq lutou anos? Eu acho que não

Agora obviamente que temos os chamados “Chicos esperto” que sabem mais que outros e que concorrem com pessoas honestas e no fundo quem se lixa é os honestos que pagam tudo direito e a horas e não entendem como Chico esperto tem os preços que tem o pior é que as finanças ou um fornecedor já para não falar nos trabalhadores sabem.

Quanto a Real culpabilização dos mesmos, é fácil. Montem micro empresas de 10 ou menos funcionários e so depende de vocês em vez de darem cabo das cabeças aos patrões. Nenhuma empresa gosta de ter um número elevado de funcionários preferem sempre dar a micro empresa serviços. Em vez de serem empregados de embalamento pq não montam uma micro empresa de embalamento e trabalham para o vosso antigo patrão e outros?. Pq da trabalho e a maior parte não esta para isso e não quer saber.

Além de se ganhar na maioria bem nem sempre a vida de patrão é tão boa como pintam, é preferível chegar a casa beber a jola e não pensar em mais nada como faz o comum do mortal.

Infelizmente em Portugal existe a filosofia de que os empresarios ou os ditos "patrões" são os culpados de tudo o que de mau se passa.
Em primeiro lugar, são eles que arriscam o que tem para iniciar um negocio e dar emprego a varias pessoas, sem saber como será o seu futuro. Nem toda a gente os tem no sitio para arriscar o pouco que tem sem garantias de retorno.
Depois, o patrão ao contrario do que dizem as más linguas, não tem horario, vive e dorme a pensar em como resolver os problemas e chegar ao fim do mês e arranjar dinheiro para pagar os salarios e as despezas.
Poderá ter as suas vantagens mas não é um mar de rosas como toda a gente gosta de pintar.

Pois, mas sempre que uma empresa abre falencia é culpa dos gestores, mas niguem se lembra que por muitas vezes os empregados não ajudam nada, e n venham com historias porque tenho casos desses na familia, fazer birras por tudo e por nada por exemplo... n darem a producção adequada ao modelo e tipo de trabalho que devia dar, há pessoas que pensam patrão entre as dez e sai as duas da tarde, mas eu n sou patrão é a minha mãe mas aquilo é como se fosse "meu" e dos meus irmãos, mas ja estou no emprego as 7 e saio de la quaze tds os dias as 7 ou 8 horas e por vezes meia noite, na empresa que é da minha mãe 90% n quer saber de ajudar, so quer é receber ao fim do mes, mas um dia que aquilo abra falencia a culpa é dos patrões, como sempre, mas tenho a certeza que há patrões que tambem so querem receber o deles fazer vida de ricos e têm dividas por tudo que é lado, n digo que não há, mas há patrões serios e nem sempre a culpa é deles...

citação:Originalmente colocada por ricardohdi

Pois, mas sempre que uma empresa abre falencia é culpa dos gestores, mas niguem se lembra que por muitas vezes os empregados não ajudam nada, e n venham com historias porque tenho casos desses na familia, fazer birras por tudo e por nada por exemplo... n darem a producção adequada ao modelo e tipo de trabalho que devia dar, há pessoas que pensam patrão entre as dez e sai as duas da tarde, mas eu n sou patrão é a minha mãe mas aquilo é como se fosse "meu" e dos meus irmãos, mas ja estou no emprego as 7 e saio de la quaze tds os dias as 7 ou 8 horas e por vezes meia noite, na empresa que é da minha mãe 90% n quer saber de ajudar, so quer é receber ao fim do mes, mas um dia que aquilo abra falencia a culpa é dos patrões, como sempre, mas tenho a certeza que há patrões que tambem so querem receber o deles fazer vida de ricos e têm dividas por tudo que é lado, n digo que não há, mas há patrões serios e nem sempre a culpa é deles...

Grande parte do pessoal só tem interesse em na hora de entrada, hora de saida e receber o dele ao fim do mês.
E quando é preciso um favor ficam logo de mau humor.[8][8]

As pessoas tem de entender que um empresario é alguem que arriscou e se empenhou para ter um negocio, para lhes dar emprego, lhes pagar o ordenado e se possivel tirar algum lucro. Assim todos ganham.

Mas não, o patrão é o chulo, o ladrão, o criminoso e aqueles que vivem á sua custa é que são os bons da fita.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

As pessoas tem de entender que um empresario é alguem que arriscou e se empenhou para ter um negocio, para lhes dar emprego, lhes pagar o ordenado e se possivel tirar algum lucro. Assim todos ganham.

Mas não, o patrão é o chulo, o ladrão, o criminoso e aqueles que vivem á sua custa é que são os bons da fita.

Infelizmente é o que penso, e é por muitas vezes a verdade[8)]

Voltar
Superior