Correia ou Corrente?

Tens razão num ponto, ao juntar "Renault" e "avarias" na mesma frase..

Há que admitir no entanto que a VAG não é uma vaca sagrada e por vezes lança motores (ainda se fossem só motores) que não são os melhores, nem em termos de pura fiabilidade como em termos de rendimentos (prestações e consumos). Um dos piores e mais problemáticos carros que já tive o desprazer de passar uns tempos foi o 1422cc TDI e o único 1.2 3 cilindros que conheci já foi vendido.. Não foram bons momentos segundo o dono, mas curiosamente não acontece o mesmo com o actual carro, um G Punto 1.2 60cv

Afinal, porque não são os motores vag fiáveis? Será porque os tais da renault e da opel nunca tem avarias?

Fácil, a renault e opel já há muito mais tempo que aposta no mercado de utilitários (motores 1.2) e sempre estiveram no topo desse segmento, a VW aposta noutro segmento e maioritariamente com motores diesel, aliás, os motores a gasolina da VW nunca foram nada de especial, o 1.4 de 75 cv é dos piores motores a gasolina que eu já vi.

Última edição:
Porque dizes isso ?

Gastador, performances vergonhosas e problemático a nivel de fiabilidade, já ouvi queixas de mais do que uma pessoa que o motor não desenvolvia e engasgava-se todo, foram á VW e nunca conseguiram solucionar o problema como deve de ser, enfim, não foi um motor bem nascido. Quanto aos consumos em autoestrada facilmente fazes médias de 9/10 litros a andar a 140km/h.

Porque dizes isso ?

Também fiquei como tu.
O 1.4 de 75 cv podia ser mau num segmento C, mas já vi uma Fabia a fazer 140 mil sem problemas. Depois, teve foi a chatisse com a EGR.

Mas mesmo os 1.4 75 cv da PSA não eram grande espingarda nos segmento C e bebiam bem combustível. Tive em casa um ZX com esse motor, consumia bem e andava mal.

Gastador, performances vergonhosas e problemático a nivel de fiabilidade, já ouvi queixas de mais do que uma pessoa que o motor não desenvolvia e engasgava-se todo, foram á VW e nunca conseguiram solucionar o problema como deve de ser, enfim, não foi um motor bem nascido. Quanto aos consumos em autoestrada facilmente fazes médias de 9/10 litros a andar a 140km/h.

Bem, não sei bem o que pensar.

Situando o motor na sua época, ele concorreria assim de repente com:

- 1.4 PSA 75cv (que era um motor muito fraquinho a diversos níveis, e extremamente antiquado)

- 1.4 Opel 82cv (Acho que ainda não era o 16v de 90 ou era ?:confused:)

- 1.4 Rover 103cv (mais potente, mas com o problema das juntas)

- 1.4 Honda 90cv

Não me recordo dos outros concorrentes agora.

Desta lista, o mais potente era o rover, mas em fiabilidade já se sabe. O Honda era fiavel e mais potente, mas a potência só aparecia muito tarde, o que em conjunto com a caixa longa o fazia ser pouco enérgico em condução normal.

Eu cheguei a conduzir esse carro e conheço algumas pessoas que os tiveram. De facto, uma delas teve de limpar o corpo da injecção porque se engasgava, mas também é verdade que outro amigo meu num primera 1.6 teve de o fazer 2 vezes. Ou seja, não me parece muito grave.

Em termos de resposta, e do que me lembro de conduzir, não era um foguete (como nenhum carro com 75cv era), mas tinha uma curva de resposta que o tornava pouco maçador em cidade e estrada.

Consumos em AE desconheço, embora eles tivessem a fama de gastar muito.

Em resumo, sendo eu um bocado adepto da Honda (e até tendo um civic já na altura em que experimentei o Golf 1.4), não me pareceu que fosse assim tão vergonhoso.

Pelo menos não foi essa a ideia com que fiquei.

O motor 1.4 que mais me desiludiu até hoje (mas de muito longe) foi o 1.4 do primeiro Focus.

Bem, não sei bem o que pensar.

Situando o motor na sua época, ele concorreria assim de repente com:

- 1.4 PSA 75cv (que era um motor muito fraquinho a diversos níveis, e extremamente antiquado)

- 1.4 Opel 82cv (Acho que ainda não era o 16v de 90 ou era ?:confused:)

- 1.4 Rover 103cv (mais potente, mas com o problema das juntas)

- 1.4 Honda 90cv

Não me recordo dos outros concorrentes agora.

Desta lista, o mais potente era o rover, mas em fiabilidade já se sabe. O Honda era fiavel e mais potente, mas a potência só aparecia muito tarde, o que em conjunto com a caixa longa o fazia ser pouco enérgico em condução normal.

Eu cheguei a conduzir esse carro e conheço algumas pessoas que os tiveram. De facto, uma delas teve de limpar o corpo da injecção porque se engasgava, mas também é verdade que outro amigo meu num primera 1.6 teve de o fazer 2 vezes. Ou seja, não me parece muito grave.

Em termos de resposta, e do que me lembro de conduzir, não era um foguete (como nenhum carro com 75cv era), mas tinha uma curva de resposta que o tornava pouco maçador em cidade e estrada.

Consumos em AE desconheço, embora eles tivessem a fama de gastar muito.

Em resumo, sendo eu um bocado adepto da Honda (e até tendo um civic já na altura em que experimentei o Golf 1.4), não me pareceu que fosse assim tão vergonhoso.

Pelo menos não foi essa a ideia com que fiquei.

O motor 1.4 que mais me desiludiu até hoje (mas de muito longe) foi o 1.4 do primeiro Focus.

O 1.4 opel era de 90cv ou de 82cv até ao astra F (1998), a partir dai foi sempre de 90cv.
Falta-te o 1.4 e 1.3 da toyota, os 1.2 da fiat, os 1.3 hyundai, o 1.4 nissan, 1.4 renault, etc. O 1.4 da nissan em fiabilidade foi imbativel com consumos e prestações bastante razoáveis mas eu só referi esse motor da VW porque queria apenas mostrar o meu ponto de vista, que a VW não aposta em motores gasolina, o 1.6 já era bem melhor apesar de lhe faltar alguma performance, todos sabemos que a VW aposta muitissimo mais em motores diesel.

o motor 1.2 da VW tem corrente, segundo o plano de manutenção não diz lá quando mudar portanto suponho que não necessita de ser trocada.

Eu tenho um VW Polo 1.2 e não concordo com certas coisas aqui ditas, mas pelo o que vejo este motor está muito mal cotado neste fórum.
Para mim é um motor normal como todos os outros, não se destaca nem pelo melhor nem pelo pior.

o motor 1.2 da VW tem corrente, segundo o plano de manutenção não diz lá quando mudar portanto suponho que não necessita de ser trocada.

Eu tenho um VW Polo 1.2 e não concordo com certas coisas aqui ditas, mas pelo o que vejo este motor está muito mal cotado neste fórum.
Para mim é um motor normal como todos os outros, não se destaca nem pelo melhor nem pelo pior.

A ideia que por aqui se passa é que este é dos raros que têm mil e um problemas e que avariam e tudo o mais, os outros são um poço de coisas boas e fiabilidade.

O que se passa aqui, a nu e cru, é que ninguém gosta de lêr uma crítica a algo que têm e defendem o que compraram após uma escolha difícil que é sempre a compra de um carro. Eu tenho 4 carros diesel em casa e nenhum a gasolina mas já conduzi e conheço muita gente com esses motores otto de baixa cilindrada (difícil era não conhecer) por isso estou a dar a minha opinião como vejo as coisas da maneira mais parcial possivel e sinceramente acho o 1.2 da VW um motor pouco desenvolvido em relação à concorrência, infelizmente a VW desde que lançou os TDI's que não liga tanto aos motores a gasolina de baixa cilindrada.

Edit: Parece que não sou só eu a não gostar do 1.2, basta lêr o diário de bordo http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/120-vw-polo-1-2-se-o-arrependimento-matasse-24.html

Última edição:
O que se passa aqui, a nu e cru, é que ninguém gosta de lêr uma crítica a algo que têm e defendem o que compraram após uma escolha difícil que é sempre a compra de um carro. Eu tenho 4 carros diesel em casa e nenhum a gasolina mas já conduzi e conheço muita gente com esses motores otto de baixa cilindrada (difícil era não conhecer) por isso estou a dar a minha opinião como vejo as coisas da maneira mais parcial possivel e sinceramente acho o 1.2 da VW um motor pouco desenvolvido em relação à concorrência, infelizmente a VW desde que lançou os TDI's que não liga tanto aos motores a gasolina de baixa cilindrada.

Edit: Parece que não sou só eu a não gostar do 1.2, basta lêr o diário de bordo http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/120-vw-polo-1-2-se-o-arrependimento-matasse-24.html

Podem ter problemas crónicos como perfomances e consumos agora estar a dizer literalmente que só dão problema e que são 0 em relação a fiabilidade também acho demais. Até porque, todos avariam e todos dão problemas seja a marca qual for. Enfim embora tudo o que se diga a verdade é que continuam a vender milhares de carros com este motor...
Não esquecer que aí nesse tópico se fala essencialmente dos problemas do motor antigo (de 65 cv).

Tás a brincar ou a falar a sério?!:confused:

É que está bem à vista...:confused:

PS agora é que percebi o "teu português" (acho) queres saber a que kilometragem é trocada!?

deves ter uma visao raio-X, pois a corrente está dentro do motor.

facilmente ao olhar para este motor até mesmo o maior leigo ve que visivelmente nao ha correia nenhuma que ligue a cambota á cabeça do motor.

Podem ter problemas crónicos como perfomances e consumos agora estar a dizer literalmente que só dão problema e que são 0 em relação a fiabilidade também acho demais. Até porque, todos avariam e todos dão problemas seja a marca qual for. Enfim embora tudo o que se diga a verdade é que continuam a vender milhares de carros com este motor...
Não esquecer que aí nesse tópico se fala essencialmente dos problemas do motor antigo (de 65 cv).

Sim eu sei que é sempre dificil de aceitar mas a verdade é que os 1.4 de 75cv deram muitas chatices e o 1.2 apesar de não ser tão mau em termos de fiabilidade a verdade é que há alternativas muito melhores, é verdade que todos avariam mas se fosse um fiat ou outra marca menos "elitista" já tinham crucificado esse motor. Se vamos na linha do "todos avariam" quer dizer que são todos iguais em termos de fiabilidade e todos sabemos que isso não é assim.

Voltar
Superior