Bem, não sei bem o que pensar.
Situando o motor na sua época, ele concorreria assim de repente com:
- 1.4 PSA 75cv (que era um motor muito fraquinho a diversos níveis, e extremamente antiquado)
- 1.4 Opel 82cv (Acho que ainda não era o 16v de 90 ou era ?

)
- 1.4 Rover 103cv (mais potente, mas com o problema das juntas)
- 1.4 Honda 90cv
Não me recordo dos outros concorrentes agora.
Desta lista, o mais potente era o rover, mas em fiabilidade já se sabe. O Honda era fiavel e mais potente, mas a potência só aparecia muito tarde, o que em conjunto com a caixa longa o fazia ser pouco enérgico em condução normal.
Eu cheguei a conduzir esse carro e conheço algumas pessoas que os tiveram. De facto, uma delas teve de limpar o corpo da injecção porque se engasgava, mas também é verdade que outro amigo meu num primera 1.6 teve de o fazer 2 vezes. Ou seja, não me parece muito grave.
Em termos de resposta, e do que me lembro de conduzir, não era um foguete (como nenhum carro com 75cv era), mas tinha uma curva de resposta que o tornava pouco maçador em cidade e estrada.
Consumos em AE desconheço, embora eles tivessem a fama de gastar muito.
Em resumo, sendo eu um bocado adepto da Honda (e até tendo um civic já na altura em que experimentei o Golf 1.4), não me pareceu que fosse assim tão vergonhoso.
Pelo menos não foi essa a ideia com que fiquei.
O motor 1.4 que mais me desiludiu até hoje (mas de muito longe) foi o 1.4 do primeiro Focus.