Correia de Distribuição

paulomiguel68

New member
Boas a Todos

É a estreia neste forum pelo que vai aqui a primeira dúvida em relação ao meu carro.
Tenho uma Citroen Xsara break de 1998 que atingiu os 120.000 Km, que seguno o livro do carro chegou a altura de mudar a (s) correia (as) de distribuição. Consultei o mecânico que me disse que era necessário também mudar os tensores. Acham que é mesmo necessário? Se não optasse pela mudança agora dos tensores qual poderia ser o risco que correria?
Obrigado a todos vós.
Cps
Paulo

Não sou muito conhecedor na matéria, mas se o mecanico aconselhou talvez seja melhor.

No caso de nao trocares a correia, ela pode partir, e teres um rombo enorme para levar motor novo.

Normalmente é sempre aconselhavel mudar os tensores, pois mais tarde podem dar problemas, e so trocando de novo a correia é que podes mexer nos mesmos.

Mesmo a bomba de agua convem ser vista, já que mudas a correia.

O meu mecanico nestes casos, tambem é logo o que me diz, tenho que mudar correias e tensores.

Mas aguarda por mais respostas e pela malta mais conhecedora da parte mecanica.

Cumps

Bem-vindo. [;)]

Normalmente muda-se o kit de distribuição, que para além da correia inclui os tensores (fixo e variável).

No caso do Twin Spark da Alfa Romeo é muito importante mudar-se os tensores aquando da correia, isto porque muitas vezes o que cede são precisamente os tensores que faz com que a correia salte cá para fora.

Penso que isto se aplica aos outros carros ou pelo menos à maioria.

Se fosse eu mudava.

Cumpts

de facto é melhor sempre perguntarem........

ao mudares a correia é uma estupidez pura não mudares os tensores....estamos a falar de 30 ou 50€ no máximo de diferença, e em termos práticos se não mudas os tensores mas mudas a correia, o que poderá acontecer é que em vez da correia se partir, podes gripar um tensor e o mesmo salta.....e depois...bem, se calhar mais valia nem teres mudado nada, já que o motor fica lixado á mesma [:D]

ao mudares a correia é uma estupidez pura não mudares os tensores....estamos a falar de 30 ou 50€ no máximo de diferença, e em termos práticos se não mudas os tensores mas mudas a correia, o que poderá acontecer é que em vez da correia se partir, podes gripar um tensor e o mesmo salta.....e depois...bem, se calhar mais valia nem teres mudado nada, já que o motor fica lixado á mesma [:D]

É isso mesmo.
Depois de tanta "lavoura" não faz sentido não levar os tensores.

As boas práticas aconselham...

As boas práticas aconselham...

E já agora, visto trabalhar tudo no mesmo sistema, a bomba de água também é de bom tom substituir quando da mudança da correia de distribuição.

Assim e como mandam as boas regras de manutenção; mudança de correia e "associados": tensores e bomba de água.

E já agora, visto trabalhar tudo no mesmo sistema, a bomba de água também é de bom tom substituir quando da mudança da correia de distribuição.

Assim e como mandam as boas regras de manutenção; mudança de correia e "associados": tensores e bomba de água.

regra geral sim.....todavia ás vezes não é preciso mudar a bomba de água, caso do meu volvo (b200ft) que tem a bomba de água "fora", posso mudá-la sem interferir no sistema e vice versa

Mea culpa...

Mea culpa...

Exacto esqueci-me de referir quando fazem parte do mesmo sistema, pus todos no mesmo saco, mea culpa[;)]

A tua Xsara é uma 1.4i ?

O meu pai tem um Xsara 1.4i de 1998 e por acaso a correia de distribuição foi mudada há menos de 1 mês. É muito importante mudar o tensor quando se muda a correia. No Xsara do meu pai foi colocada uma correia da Gates e um tensor da GMK (Acho que é esta a marca do tensor, segundo me disseram é a marca que equipa os carros japoneses, mitsubishi, toyota, etc).

Para este motor é aconselhável mudar o kit de distribuição a cada 60.000kms. O do meu pai só tem 40.000kms mas como já tem 10 anos resolvemos mudá-la.

Foi mudada por um mecânico conhecido que faz uns trabalhos em casa ao fim de semana. Eu comprei a correia e o tensor pa ele mudar, mas quando ele desmontou aquilo, verificou que a Bomba da Água já começa a dar sinais de precisar de substituição. Mas como era sábado à tarde e não tinha onde a comprar, ficou assim. Ainda não pinga. Agora tem que se estar atento para dar conta se ela começar a pingar.

A questão da bomba de água é relativa.. eu tenho um Seat Ibiza comprado com 130.000kms, ao qual mudei a correia aos 200.000kms, está com 261.000kms e nunca levou uma bomba de água na minha mão.
Já o Xsara do meu pai com 40.000kms já precisa.. mas acho que isso já é um problema dos Citroen/Peugeot. Conheço alguns carros destas marcas que tiveram que levar bomba de água cedo!

Quanto a preços, a mudança no carro do meu pai ficou em 55€.. foram 25€ pela correia + tensor e 30€ pela mão-de-obra do mecânico.

A tua Xsara é uma 1.4i ?

O meu pai tem um Xsara 1.4i de 1998 e por acaso a correia de distribuição foi mudada há menos de 1 mês. É muito importante mudar o tensor quando se muda a correia. No Xsara do meu pai foi colocada uma correia da Gates e um tensor da GMK (Acho que é esta a marca do tensor, segundo me disseram é a marca que equipa os carros japoneses, mitsubishi, toyota, etc).

Para este motor é aconselhável mudar o kit de distribuição a cada 60.000kms. O do meu pai só tem 40.000kms mas como já tem 10 anos resolvemos mudá-la.

Foi mudada por um mecânico conhecido que faz uns trabalhos em casa ao fim de semana. Eu comprei a correia e o tensor pa ele mudar, mas quando ele desmontou aquilo, verificou que a Bomba da Água já começa a dar sinais de precisar de substituição. Mas como era sábado à tarde e não tinha onde a comprar, ficou assim. Ainda não pinga. Agora tem que se estar atento para dar conta se ela começar a pingar.

A questão da bomba de água é relativa.. eu tenho um Seat Ibiza comprado com 130.000kms, ao qual mudei a correia aos 200.000kms, está com 261.000kms e nunca levou uma bomba de água na minha mão.
Já o Xsara do meu pai com 40.000kms já precisa.. mas acho que isso já é um problema dos Citroen/Peugeot. Conheço alguns carros destas marcas que tiveram que levar bomba de água cedo!

Quanto a preços, a mudança no carro do meu pai ficou em 55€.. foram 25€ pela correia + tensor e 30€ pela mão-de-obra do mecânico.

o quÊ? a bomba de água do ibiza durou 260.000km ????deves tar a brincar [:D] ou então vai já mudá-la na terça feira

podes não mudar o tensor...mas corres o risco de ter de o mudar antes da proxima correia...e ao preço que está a mão de obra..quanto à bomba de àgua se não tiver folgas ou fugas....

o quÊ? a bomba de água do ibiza durou 260.000km ????deves tar a brincar [:D] ou então vai já mudá-la na terça feira

Eu não disse que nunca levou uma bomba de água em 261.000kms. Eu disse que nunca foi mudada a bomba de água desde que o carro está na minha mão. Comprei-o com 130.000kms.

O carro tem 131.000kms na minha mão sem nunca ter mudado a bomba de água. Antes de vir para a minha mão já poderia ter sido mudada.

Eu não disse que nunca levou uma bomba de água em 261.000kms. Eu disse que nunca foi mudada a bomba de água desde que o carro está na minha mão. Comprei-o com 130.000kms.

O carro tem 131.000kms na minha mão sem nunca ter mudado a bomba de água. Antes de vir para a minha mão já poderia ter sido mudada.

tens razão [;)]

130.000km já é mais "normal" !

A tua Xsara é uma 1.4i ?

Só 55€ pela correia + tensor + mecâncio? Não estarás enganado? O meu mecâncio diz só os tensores (diz que são 2) são cerca de 50€ cada.
É pena de seres tão longe pois ia ao teu mecânico.
Se houberem alguém que faça este serviço e que seja dentro de lisboa e arredores, digam. Que eu levo o material e o mecâncio faz o resto.

Só 55€ pela correia + tensor + mecâncio? Não estarás enganado? O meu mecâncio diz só os tensores (diz que são 2) são cerca de 50€ cada.
É pena de seres tão longe pois ia ao teu mecânico.
Se houberem alguém que faça este serviço e que seja dentro de lisboa e arredores, digam. Que eu levo o material e o mecâncio faz o resto.

Não estou enganado. Os preços foram mesmo esses. O material também ficou muito barato porque eu o consigo a preços de revenda. A mão-de obra do mecânico também fica muito em conta. 55€ tudo. E se tivesse metido a bomba de água tinha-me ficado em + 30€ no máximo.

A tua Xsara é uma 1.4i ?

Não estou enganado. Os preços foram mesmo esses. O material também ficou muito barato porque eu o consigo a preços de revenda. A mão-de obra do mecânico também fica muito em conta. 55€ tudo. E se tivesse metido a bomba de água tinha-me ficado em + 30€ no máximo.

[:D][:D]

eu tenho que te dizer que das duas uma,....

ou tu não sabes o que é a distribuição de um carro ou então estás redondamente enganado!

em 1º lugar dificilmente uma correia de distribuição de um carro + os tensores ou tensor ficam apenas em 55€ , todavia é possivel se comprarmos material do mais rasca ou então se comprarmos a preço de revenda (que vem sempre com os tais 50% de desconto) mas o user paulomiguel não pode se fiar nesses preços a não ser que conheça alguém que trabalhe numa casa de peças, caso contrário tira a margem a todos os intervenientes no processo de venda e montagem.

os kits de distribuição de marcas normalissimas andam entre os 75 e os mais de 200€ PVP dependendo de quantas correias, de quantos tensores, rolamentos etc e obviamente da qualidade.

em 2º lugar nunca na vida a mudança da distribuição seja lá de que carro for é coisa para 55€ [:D][:D] 200e ainda vá que não vá....num Fiat Uno Fire talvez [:)]

Não acredito que num xsara 1.4 a mudança da distribuição com material seja menos que 300€/350€ (preço para amigos)!

As mudanças das distribuições dos carros a preços normais de oficina costumam andar nos 400/600€

tu imaginas? ou sequer fazes ideia do que é mudar uma distribuiçãO? para afirmares que 30€ de MO fazem o trabalho?

Eu acho que o user figon está a falar da mudança da correia do alternador .

Ah e não vale depois vir para aqui dizer que afinal foi um amigo do pai que fez um hiper mega favor e por isso é que foram 55€ [:D][:D] nem vale a pena dizer que falta um 0 á frente!

Última edição:
Pergunta para os users:

Quando mudam (mandam mudar) a correia de distribuição optam por material marca branca ou compram na marca?

Já agora o meu carro é um Suzuki Liana 1.4 DDiS usa motor PSA se o kit de distribuição (correia, tensores, bomba de água) for mais barato na Citroen / Peugeot é de compar ou poderá haver diferenças como acontece no filtro de gasoleo?

Mudam quando recomendada pelo fabricante (no meu caso penso 120 000 KM) ou uma revisão antes pelo sim pelo não?

Última edição:
Voltar
Superior