Cor do óleo.

Se houver alguém que não goste de um Focus 1.6 TDCI ou que ache o carro fraquinho, não me importo nada de trocar por um Ibiza fumarolas[:D]

Deixa lá o jantar e aproveita o excelente carro que está tudo ok.[;)]

LOL

Opa...esquece essas dicas extremistas xD

tens um (focus) diesel, isso em 5000 kilometros o oleo fica logo preto, preto, preto escuro (no meu grande punto é igual).

Anda com isso e verifica o nível. Se ficar abaixo de 3/4's da vareta acrescenta. Se possível acrescenta com óleo igual ao que o teu carro usa!

20 mil kilometros não é muito tempo...a fiat faz 35 mil entre revisões! :)

A côr do oleo estar preta ao fim de 5000Kms é normal.

A acrescentar oleos sinteticos tem de ser sempre igual ao que está no motor, porque de marca de oleo para marca muda os aditivos, se reparares todos os sinteticos escedem as especificações porque tem os seus aditivos, uns para melhorar uma qualidade, outros para melhorar outra.

Se houver duvidas mudar oleo e filtro, numa viatura nova basta ir a manual.

Nos automoveis actuais, eu por experiência para quem "puxa" muito pelas viaturas recomendo mudar o oleo a meio do que a marca diz. E isto foi conselho do Eng. da Ford depois de 2 Transit gripadas na garantia, a verdade é que passamos a fazer uma mudança de oleo intermedia, (as "oficiais" eram pagas pelo leasing) , e a verdade é que não houve mais nenhuma gripada em toda a frota, coincidências? Ou talvez não.

No meu adoptei fazer uma mudança de oleo e filtro aos 15.000kms e revisão normal no concessionario aos 30.000kms, dirão vocês que o oleo aguenta os 30.000Kms, eu sei, mas poupar o motor não é puxar pouco por ele, é ter uma manutenção cuidada, nunca faltar com nada para no dia a dia poder exigir, e a verdade é que em motores turbo diesel os oleos "sofrem" muito e vão perdendo propriedades.

[;)]É normal o oleo estar preto, num diesel fica assim num instante.
Aliás se mudasses agora o oleo e pusesses o motor a trabalhar 5 minutos ao ralenti e fosses ver o nivel na vareta, o oleo novo já estava preto![;)]

Antes de mais,o óleo que vem de fábrica é para ser mudado dentro do prazo estipulado,não por estar degradado,mas sim por já ter cumprido a sua função como lubrificante na fase de rodagem.O óleo a substituir já tem a graduação própria para o motor,e é esse que deve correr dentro dele.não substitui-lo seria a mesma coisa que continuar a alimentar um adolescente com comida para bébé só porque ainda existem muitos frascos na despensa.
Quanto a fazer as respectivas mudas aos 20,30,e mais mil Klm.é óptimo para os fabricantes e respectivas redes de assistência,porque assim não lhes vai faltar clientes e trabalho a médio prazo quando este for lá desembolsar em reparações mecânicas o que este pensa ter poupado em lubrificantes,(tenham dó)[8b]

A côr do oleo estar preta ao fim de 5000Kms é normal.

A acrescentar oleos sinteticos tem de ser sempre igual ao que está no motor, porque de marca de oleo para marca muda os aditivos, se reparares todos os sinteticos escedem as especificações porque tem os seus aditivos, uns para melhorar uma qualidade, outros para melhorar outra.

Se houver duvidas mudar oleo e filtro, numa viatura nova basta ir a manual.

Nos automoveis actuais, eu por experiência para quem "puxa" muito pelas viaturas recomendo mudar o oleo a meio do que a marca diz. E isto foi conselho do Eng. da Ford depois de 2 Transit gripadas na garantia, a verdade é que passamos a fazer uma mudança de oleo intermedia, (as "oficiais" eram pagas pelo leasing) , e a verdade é que não houve mais nenhuma gripada em toda a frota, coincidências? Ou talvez não.

No meu adoptei fazer uma mudança de oleo e filtro aos 15.000kms e revisão normal no concessionario aos 30.000kms, dirão vocês que o oleo aguenta os 30.000Kms, eu sei, mas poupar o motor não é puxar pouco por ele, é ter uma manutenção cuidada, nunca faltar com nada para no dia a dia poder exigir, e a verdade é que em motores turbo diesel os oleos "sofrem" muito e vão perdendo propriedades.

O mais provável foi gastarem óleo (normal) mas nunca ninguém ter-se lembrado de verificar o nível entre mudas e como tal, andaram sem óleo (ou com muito pouco) até gripar. 15 em 15.000, o nível do óleo nunca desce do mínimo[;)]

Segundo o livro e instruções da VW, não precisa de ser da mesma marca. Tem de ser da mesma referência. E isso, no meu caso, significa ser um óleo 5W40, VW505.01 (e esta última parte é que faz toda a diferença e muitas vezes é descurada porque as pessoas pensam que o 5W40 é que interessa)

O mais provável foi gastarem óleo (normal) mas nunca ninguém ter-se lembrado de verificar o nível entre mudas e como tal, andaram sem óleo (ou com muito pouco) até gripar. 15 em 15.000, o nível do óleo nunca desce do mínimo[;)]

Segundo o livro e instruções da VW, não precisa de ser da mesma marca. Tem de ser da mesma referência. E isso, no meu caso, significa ser um óleo 5W40, VW505.01 (e esta última parte é que faz toda a diferença e muitas vezes é descurada porque as pessoas pensam que o 5W40 é que interessa)

Não conheço a norma da VW: VW505.01, mas todos os oleos sinteticos cumprem com normas internacionais e excedem esses requisitos, em qualquer viatura se pode mudar de marca de oleo, não é aconselhável misturá-los, mesmo tendo a mesma viscosidade e cumprindo com as mesmas normas, porque a diferença está naquela protecção extra que um oleo ofereçe, ou no poder detergente que um tem e outro não, os aditivos é que "brigam" e fazem pequenas reacções, normalmente não é muito importante, mas as marcas de oleo não costumam se preocupar com a mistura da sua marca com outras.

Conta - Peso - Medida

Conta - Peso - Medida

Em relação á cor do oleo não se trata de um indicador de problema se ele ficar preto rápidamente ; é normal isso acontecer visto que o oleo têm efeito "detergente" lavando o motor e " arrancando " as cinzas e carvão depositados no interior do motor.

Sempre tive carros a gasoleo e sempre tive possibilidade, efectuava lavagem do motor com oleo de lavagem próprio para o efeito.

Deixava-o actuar durante + ou - 100KMs e tirava-o fora .

Como era um oleo extremamente fino tinha de ter atenção á temperatura do motor para não fazer estragos . O oleo saia mais grosso e cheio de contaminantes de uma cor preto ,mas preto.

Troca o filtro, limpa o bujão magnético e oleo novo para o motor ( uso sempre sintético) .

Passados 100 ,120 KMs vou ver o oleo e surpresa : todo preto . [:D]

Considerando haver no mercado oleos sintéticos de marca própria dos hipermercados a 19.90€ cada 5 litros e promoções pontuais da Shell e da Galp também a 19.90€ cada 5 litros ,não se justifica deixar andar e fazer as mudas de oleo aos 20.000KMs ou 30.000KMs como certas marcas recomendam.

A primeira muda do oleo deveria ser logo nos primeiros 2000KMs e daí em diante com intervalos curtos consoante o tipo de oleo.

Espero ter ajudado. [;)]

Voltar
Superior