Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
LOL
Opa...esquece essas dicas extremistas xD
tens um (focus) diesel, isso em 5000 kilometros o oleo fica logo preto, preto, preto escuro (no meu grande punto é igual).
Anda com isso e verifica o nível. Se ficar abaixo de 3/4's da vareta acrescenta. Se possível acrescenta com óleo igual ao que o teu carro usa!
20 mil kilometros não é muito tempo...a fiat faz 35 mil entre revisões!![]()
Deixa lá o jantar e aproveita o excelente carro que está tudo ok.[]
A côr do oleo estar preta ao fim de 5000Kms é normal.
A acrescentar oleos sinteticos tem de ser sempre igual ao que está no motor, porque de marca de oleo para marca muda os aditivos, se reparares todos os sinteticos escedem as especificações porque tem os seus aditivos, uns para melhorar uma qualidade, outros para melhorar outra.
Se houver duvidas mudar oleo e filtro, numa viatura nova basta ir a manual.
Nos automoveis actuais, eu por experiência para quem "puxa" muito pelas viaturas recomendo mudar o oleo a meio do que a marca diz. E isto foi conselho do Eng. da Ford depois de 2 Transit gripadas na garantia, a verdade é que passamos a fazer uma mudança de oleo intermedia, (as "oficiais" eram pagas pelo leasing) , e a verdade é que não houve mais nenhuma gripada em toda a frota, coincidências? Ou talvez não.
No meu adoptei fazer uma mudança de oleo e filtro aos 15.000kms e revisão normal no concessionario aos 30.000kms, dirão vocês que o oleo aguenta os 30.000Kms, eu sei, mas poupar o motor não é puxar pouco por ele, é ter uma manutenção cuidada, nunca faltar com nada para no dia a dia poder exigir, e a verdade é que em motores turbo diesel os oleos "sofrem" muito e vão perdendo propriedades.
O mais provável foi gastarem óleo (normal) mas nunca ninguém ter-se lembrado de verificar o nível entre mudas e como tal, andaram sem óleo (ou com muito pouco) até gripar. 15 em 15.000, o nível do óleo nunca desce do mínimo[]
Segundo o livro e instruções da VW, não precisa de ser da mesma marca. Tem de ser da mesma referência. E isso, no meu caso, significa ser um óleo 5W40, VW505.01 (e esta última parte é que faz toda a diferença e muitas vezes é descurada porque as pessoas pensam que o 5W40 é que interessa)