O que acham dos downloads de musica? das cópias de cd's que se fazem através da internet e depois vendidos em feiras?
Eu como colecionador de musica digo: A cópia mata a musica.
Para mim é original, sempre original!
Gosto de apreciar as capas, ler o interior do cd ou do disco em vinil...
Sim e não !
Por um lado, de facto há coisas que só quem viveu é que pode entender.
Mesmo no tempo do CD, eu recordo-me do que era ir comprar um disco novo.
Era uma ocasião especial !
Percorrer os discos alfabéticamente existentes na discoteca para escolher onde ia gastar os meus euros, e por isso mesmo, tentando escolher com cuidado.
Depois de comprado, e durante os muitos anos que não tive cd no carro, era a impaciência de chegar a casa para ouvir a última compra.
Esse mesmo disco era depois explorado em muitas audições repetidas, onde acabava por descobrir mais umas quantas músicas boas, para além da que me tinha levado a escolher aquele disco.
Eu efectivamente tomava conhecimento com o trabalho total do artista.
Hoje é agradável pensar que tenho milhares de albuns em formato digital disponivel no pc ao alcance de um click, entre as últimas novidades e as coisas mais raras que já se fizeram na música.
No entanto, a facilidade com que se acede à música por vezes nem deixa que as pessoas oiçam com atenção um album e o tentem entender.
É mais do estilo, se agradar agradou, se não agradar fica lá para um canto do disco rígido.
Por outro lado, as editoras nacionais vendem uma quantidade ridícula de discos, e se há uns anos era rentável apostar em muitas bandas por ano, hoje existem grandes editoras a apostar em 3/4 bandas por ano.
As outras ficam por conhecer, e tentam que alguém os oiça por entre os largos milhares de músicos sem editoras que existem (basta ver o myspace). Estão ao alcance de todos, mas a internet por si só é grande demais, e anunciar aí uma banda desconhecida é como fazer sobressair uma agulha no palheiro.
As editoras e músicos têm de ter uma nova abordagem a toda esta questão e uma coisa parece-me garantida, e isso é que nunca mais o mundo musical vai ser igual.
E mesmo que um cd original, com capa e novidade custasse 3 euros na loja, os downloads ilegais iam continuar em força.
Tudo é caro quando comparado com custo zero, e as gerações mais novas até já nem querem saber do cd para nada. Eles querem é a música no leitor de mp3 e/ou no pc.