Consumos e rotações?

citação:Originalmente colocada por Nafs

Teoricamente o consumo é mínimo quando o binário é máximo, mas por experiência própria só se aplica a carros atmosféricos.
Nos turbinados, quanto mais baixa a rotação melhor, evitando assim que o turbo entre em rotações mais altas e consequentemente aumente o caudal de ar a combustível injectado.
Não,
citação:Originalmente colocada por paulinhuu

O carro consome menos, na rotação de binário máximo.. (já nao sei onde vi isto) mas é mesmo :P Cumps Citro4EVER
não

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

É verdade k o carro consome menos em rotaçoes próximas do binário máximo. No caso de um motor a gasolina isso passa-se entre as 3000 e as 3500.

Já tentei conduzir a passar de mudança as 2000RPM e apenas reduzir para subir, mantendo a velocidade em torno dos 50/60, a média deu entre 6,7 a 7,5.

Já a conduzir em torno das 3000RPM, entre 4ª a 5ª velocidade, utilizando a 3ª para ultrapassagens ou para ganhar velocidade, tentando manter um ritmo entre os 70 e os 90, o consumo ficou pelos 6,5, e o carro anda mais solto.

Temos que ter em conta k em torno do regime de binário máximo o carro anda mais descansado, e qq aceleração mais ou menos brusca origina um desempenho superior com menor consumo, o que sucede em maioria das situaçoes de transito.

Cumps!
e não...

Ainda só vai na 2ª página e já ninguém lê o que se escreveu [8)]

Deixando a teoria de fora, tive a surpresa de verificar no meu chasso (1.9 dci) que rolando em ligeira subida, na mesma velocidade, gasta menos em 6.ª em esforço do que em 5.ª um pouco mais à vontade, o mesmo acontecendo entre a 4.ª e a 5.ª. Também pensava que levar um motor em rotação muito baixa aumentava o consumo, mas parece que é ao contrário...

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Deixando a teoria de fora, tive a surpresa de verificar no meu chasso (1.9 dci) que rolando em ligeira subida, na mesma velocidade, gasta menos em 6.ª em esforço do que em 5.ª um pouco mais à vontade, o mesmo acontecendo entre a 4.ª e a 5.ª. Também pensava que levar um motor em rotação muito baixa aumentava o consumo, mas parece que é ao contrário...
Conheces os gráficos do motor do carro?...

E depois é um diesel, o binário é muito mais linear a baixas rotações que um motor a gasolina (ainda para mais um 1.9), e não estou a ver nenhuma situação em que em 6ª vá em esforço e em 5ª não...

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por Nafs

Teoricamente o consumo é mínimo quando o binário é máximo, mas por experiência própria só se aplica a carros atmosféricos.
Nos turbinados, quanto mais baixa a rotação melhor, evitando assim que o turbo entre em rotações mais altas e consequentemente aumente o caudal de ar a combustível injectado.
Não,

O carro consome menos, na rotação de binário máximo.. (já nao sei onde vi isto) mas é mesmo :P Cumps Citro4EVER
não

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

É verdade k o carro consome menos em rotaçoes próximas do binário máximo. No caso de um motor a gasolina isso passa-se entre as 3000 e as 3500.

Já tentei conduzir a passar de mudança as 2000RPM e apenas reduzir para subir, mantendo a velocidade em torno dos 50/60, a média deu entre 6,7 a 7,5.

Já a conduzir em torno das 3000RPM, entre 4ª a 5ª velocidade, utilizando a 3ª para ultrapassagens ou para ganhar velocidade, tentando manter um ritmo entre os 70 e os 90, o consumo ficou pelos 6,5, e o carro anda mais solto.

Temos que ter em conta k em torno do regime de binário máximo o carro anda mais descansado, e qq aceleração mais ou menos brusca origina um desempenho superior com menor consumo, o que sucede em maioria das situaçoes de transito.

Cumps!
e não...

Ainda só vai na 2ª página e já ninguém lê o que se escreveu [8)]
e NÂO porquê ??? explica.te... kero ver isso

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

o meu carro tem 148 nm as 4200!logo para consumir menos tenho que andar a esse regime?
sim sim eu estou-t a perceber.. e também ja pensei nisso.. mas pelo menos em Diesel.. o melhor é ir em binario máximo.. em gasolina já é diferente... mas sim.. não é as 4200 que um carro é económico :D..

PS: o teu carro é Gasolina.. certo ?? :) Cumps Citro4EVER

o meu carro tem 148 nm as 4200!logo para consumir menos tenho que andar a esse regime?
sim sim eu estou-t a perceber.. e também ja pensei nisso.. mas pelo menos em Diesel.. o melhor é ir em binario máximo.. em gasolina já é diferente... mas sim.. não é as 4200 que um carro é económico :D..

PS: o teu carro é Gasolina.. certo ?? :) Cumps Citro4EVER
sim,é um 156 1.6!
Como funciona em gasolina?

Na primeira página do tópico [8)]

Até figurinhas lá tens...

ps: a maiúscula é a 1ª letra da frase e não todas da segunda, o acento em "não" não é o circunflexo, ali em "explica.te" há quem use hífens em vez de pontos e "kero" escreve-se assim: "quero".

Em relação à pontuação nem vou comentar, é tudo triplos com espaços sem sentido e no final nem vê-los.

ps: a maiúscula é a 1ª letra da frase e não todas da segunda, o acento em "não" não é o circunflexo, ali em "explica.te" há quem use hífens em vez de pontos e "kero" escreve-se assim: "quero".

Em relação à pontuação nem vou comentar, é tudo triplos com espaços sem sentido e no final nem vê-los.
no meu 1.6 a gasolina,qual é o melhor regime?

no meu 1.6 a gasolina,qual é o melhor regime?
Sei lá [8)]

Procura os gráficos para esse motor...

Mas quando os encontrares de pouco te vão servir, como já disseram, os consumos dependem sempre do esforço do motor/pressão no acelerador.

Faz como o Asterix respondeu no post dele, uma condução calma e equilibrada ;)

Desde que chegaste aqui , não fizeste outra coisa sem ser imbirrar com os outros users.. epah.. eu axo que não eskrevo assim tão mal.. afinal os erros que dou são "propositados" visto que são hábito de escrita de msn... Sr Professor !!!... epah.. cura.te .. : Desc : Cura-te !..

citação:12. Os títulos dos tópicos poderão ser moderados caso não sejam explícitos relativamente ao conteúdo. Todos os "posts" deverão ser escritos em Língua Portuguesa - aqui não se enviam SMS nem se escreve num qualquer "messenger".
Como não provavelmente também não sabes ler, chama aí os teus pais para te explicarem o que essa "coisa" aí em cima quer dizer.

Em carros recentes o consumo é proporcional ao carregador no acelerador.

Se andarem com ele sempre em cima e carregarem levemente é o consumo minimo.

O meu carro a gasolina (corsa 1.2) é:

Binario maximo se quiser fazer subidas sem perder velocidade e sem carregar mto no acelerador

Quinta a descer sempre. Mas se quiser ganhar velocidade rapidamente é o regime de potencia maxima (5600 rpm) e porquê? Porque ai tem-se os 75 cavalos ou seja a potencia maxima para o carro

Potencia maxima equivale ao ponto em que ele varia mais rapido de velocidade. As vezes nao e preciso isto (se o carro tiver 200 cavalos ou assim). Agora se quiser fazer 1 ultrapassagem preciso mm dos 75 se for p segurança.

Agora se for uma viagem sem ultrapassar e p consumos é quinta a descer, em plano e subidas a relacao de caixa que me permita manter a velocidade sem carregar mto no acelerador (perto do binario maximo)

Está interessante esta discussão. Eu vou só deixar o "feeling" do meu, que "bate certo" com algumas coisas auqi faladas, pois não sei explicar as razões nem responder à pergunta em conctreto...

Trata-se do Opel Astra 1.7 CDTI, que tem o binário máximo de 220nm às 2300 rpm. Em terreno plano e mantendo uma velocidade estabilizada, a situação onde consigo os consumos mais baixos (lidos no CB) é efectivamente cerca de 500 rpms abaixo do binário máximo, conforme já foi falado acima. No binário máximo gasta mais.

A curva do binário sobre a pique até às 1750, depois "mais lentamente" até às 2300 e depois desce devagarinho até às 4400. Pelo, o ponto onde o carro gasta menos é quando mantenho a velocidade tipo 80 em 5ª ou 6ª com 1700/1900 rpms.

Isto em plano, em subidas tento não esforçar o motor e não o deixar andar abaixo das 2000rpms, mas aí não tenho sensibilidade para comparar os consumos...

Depende do carro..

No meu antigo uno para gastar pouco tinha que andar quase sempre em rotações elevadas, no meu meu corsa actual passa-se excatamente o contrario..

o principal factor que afecta os consumos é o binário! os consumos mais comedidos, são feitos com as relações de caixa mais altas, mas em rotações perto (de preferencia por valores inferiores) do binário máximo!

ou seja, um carro a diesel (por exemplo) que tenha o binário máximo ás 2500rpm, convén sempre ajustar a relação de caixa k nos permita andar +/- entre as 1000/1500 (conforme descida ou subida) e as 2500...

o mais importante é perceber, k um carro faz menos esforço kd tem mais binario disponivel...
ás vezes ir em 5ª ás 900/1000rpm, gasta mais do k ir em 4ª ás 2000... tudo depende do esforço k o carro esta a fazer! (nas subidas tem k s esticar mais o carro pa ele n morrer... e pa s gastar menos, nas descidas, pode-s por as mudanças todos ás 1000rpm (+/- consoante o carro, claro...) k ele nem chia...

cumps ;)
e bons consumos :P

citação:Originalmente colocada por ruibastos

Está interessante esta discussão. Eu vou só deixar o "feeling" do meu, que "bate certo" com algumas coisas auqi faladas, pois não sei explicar as razões nem responder à pergunta em conctreto...

Trata-se do Opel Astra 1.7 CDTI, que tem o binário máximo de 220nm às 2300 rpm. Em terreno plano e mantendo uma velocidade estabilizada, a situação onde consigo os consumos mais baixos (lidos no CB) é efectivamente cerca de 500 rpms abaixo do binário máximo, conforme já foi falado acima. No binário máximo gasta mais.

A curva do binário sobre a pique até às 1750, depois "mais lentamente" até às 2300 e depois desce devagarinho até às 4400. Pelo, o ponto onde o carro gasta menos é quando mantenho a velocidade tipo 80 em 5ª ou 6ª com 1700/1900 rpms.

Isto em plano, em subidas tento não esforçar o motor e não o deixar andar abaixo das 2000rpms, mas aí não tenho sensibilidade para comparar os consumos...

Apenas um preciosismo...:)
São 240Nm às 2300rpm.;)

Voltar
Superior