consumos altos

Segundo o que esta no site Ultimate specs, não tem bomba injectora. É um sistema chamado commom rail. Hoje vi se o termostato oscilava e ta tudo bem penso eu. Demora é bastante a atingir os 90ºC mas depois mantem-se por la.

Eu percebo muito pouco de sistemas de injecção, mas acho que tem uma bomba de alta pressão (mas é eléctrica). :(

Pelo menos a DS tem e por sinal não vale nada [:D]

Última edição:
Eu percebo muito pouco de sistemas de injecção, mas acho que tem uma bomba de alta pressão (mas é eléctrica). :(

Pelo menos a DS tem e por sinal não vale nada [:D]

Pois as tantas a minha tambem tem porque penso que o motor 1.9 DS é um JTD sem turbo. Mas se ligar a carrinha á maquina nao acusa esses problemas que causam os consumos elevados ?

Pois as tantas a minha tambem tem porque penso que o motor 1.9 DS é um JTD sem turbo. Mas se ligar a carrinha á maquina nao acusa esses problemas que causam os consumos elevados ?

Isso já não sei.

Com a minha, ela nunca pegava à primeira, só a 2ª ou a 3ª e com alguma insistência. as velas estava boas e o diagnóstico foi a bomba.

Quanto a consumos altos, não faço as contas porque ando pouco com ela. mas quando andava diariamente apercebia-me que não eram assim tão baixos, 7 e tal ou 8 (na altura a bomba já não andava boa).

Isso já não sei.

Com a minha, ela nunca pegava à primeira, só a 2ª ou a 3ª e com alguma insistência. as velas estava boas e o diagnóstico foi a bomba.

Quanto a consumos altos, não faço as contas porque ando pouco com ela. mas quando andava diariamente apercebia-me que não eram assim tão baixos, 7 e tal ou 8 (na altura a bomba já não andava boa).

pois os consumos que a minha anda a fazer são de 8 e tal ou mais. Tenho que ver se vou ao stand que ainda esta na garantia para eles ligarem a maquina para ver o que se passa.

Pega pega, os jtd têm uma taxa de compressão elevada, mesmo sem as velas e temperaturas baixas pegam bem. Pode muito bem ser o termostato, pois eles aumentam quase um litro nesses casos, eu ando com o meu Alfa Jtd assim e noto isso, se a temperatura anda sempre no meio, então ele está bom, agora se ao subir ela fica a meio,mas em chão ou descidas desce quase para o mínimo, o termostato já era. Não te assustes é com o preço...:sh)

O mau funcionamento do termostato faz aumentar o consumo porquê?

É por não deixar o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento?
[;)]

no forum que falei a pouco, diziam para a malta fazer a experiência de aquecer o carro ate a 90ºC e depois verificar se o ponteiro do termostato oscila. Amanha faço isso a confirmar. Para quanto fica essa brincadeira ? É que o meu carro ainda esta na garantia e segundo o stand só da garantia do motor e caixa, logo o termostato não fica abrangido dentro da garantia certo ?

cumpz

Bem, se tens garantia de motor e caixa, penso eu de que o termostato se possa englobar na parte "motor".[;)]

Pelo que parece é mesmo por isso. Pelo menus no FiatForum falam mesmo disso.
Não faço a mínima ideia como funciona a garantia. Mas pela lógica deve ser isso. Aí a uns tempos o sensor da cambota pifou e eles tomaram conta do caso. Agora o termostato nao sei. Mas se ligasse a carrinha a maquina e se o termostato estiver estragado acusa como problema ? Vou so deixar acabar o deposito e depois vou novamente ao stand. O gajo do stand disse para eu acabar o deposito e depois ir la falar com ele.

Atenção que garantia de "motor e caixa" não existe. É uma cláusula ilegal e que mesmo com a tua assinatura não se torna legal. Informa-te sobre isso e apresenta o teu pedido de reparação no stand.

O máximo que esses vigaristas podem fazer é descer a garantia para 1 ano, com as óbvias contrapartidas para o consumidor.

maven eu diria antes mais.

Já troquei o termostato no meu à sensivelmente um ano e ficou-me em qualquer coisa a rondar os 190€ + IVA.

Tenho ideia que andou na ordem desses valores (a não ser que esteja a trocar com o valor da MAF).

Mas amanhã vou ver se encontro factura e confirmo o valor. [;)]

De facto o valor que apresentei foi para a MAF (encontrei a factura da troca da MAF).

Agora quanto ao termostato, não encontrei a factura [8b], mas tenho o valor total apontado e pelo que vejo, o termostato deverá ter ficado nos valores que o maven referiu (desculpa maven por ter dito que deverias estar errado [;)])
.

Portanto para o mesmo, é apontar uns 75€ (+ coisa, - coisa)

Atenção que garantia de "motor e caixa" não existe. É uma cláusula ilegal e que mesmo com a tua assinatura não se torna legal. Informa-te sobre isso e apresenta o teu pedido de reparação no stand.

O máximo que esses vigaristas podem fazer é descer a garantia para 1 ano, com as óbvias contrapartidas para o consumidor.

Como o Pauliteiro refere, essa cláusula é nula. [;)]

Logo é como se não existisse.

Como já referido, basta teres o filtro do ar sujo para que influencie os consumos.

À quantos quilómetros foi mudado o filtro do ar?

Já agora, como fazes os cálculos para aferires a média?

Espero que seja por cada depósito cheio e aferir os quilómetros percorridos, fazendo um regra de três simples. [;)]

...exacto! Garantias de motor e caixa nao estao previstas na lei.
Os únicos items sobre os quais não recai a garantia é nos consumíveis: pneus, escovas limpa-vidros, óleos, etc.
A confirmar-se que a avaria provem do termostato, pede para te explicarem como é que este é considerado consumível[;)]...Aperta com eles!!

Boas!

O termostato avariado não acusa erro. O consumo aumenta ~1l e é fácil identificar, pois a temperatura do motor oscila e nestes dias ficaria sempre abaixo dos 70ºC.
Com o termostato a funcionar a temperatura sobe aos 88ºC e mantém-se estável, mesmo que demore para lá chegar.

Troquei o meu ano passado e custou-me ~120€ (1.9jtd 115cv). Leva uns 45min de mão de obra e líquido de refrigeração.

Notas alguma perda de potência ou é mesmo só o consumo?

Pois a garantia que tenho é de 12 meses ou 15.000 km de motor e caixa de velocidades. Como disse nuns posts acima ja tive um problema com um sensor e eles repararam e nao paguei nada. Mas podias explicar melhor isso ? Porque nao é legal ?

cumpz

Como já referido, basta teres o filtro do ar sujo para que influencie os consumos.

À quantos quilómetros foi mudado o filtro do ar?

Já agora, como fazes os cálculos para aferires a média?

Espero que seja por cada depósito cheio e aferir os quilómetros percorridos, fazendo um regra de três simples. [;)]

A maneira que eu faço é a regra de 3 simples.
Por ex:
30litros---500km
x ----100km

Eu recebi a carrinha com 160.000km e ja conta com 171.000km. Nao sei de quantos a quantos km tenho que mudar o filtro.
Mas de certeza que deve tar na altura de o trocar, pois vou bastante a pesca e pro monte o que deve acumular pó no filtro. Ontem a noite retirei o filtro e bati com ele numa parede e nao deitou pó nenhum. De notar que a entrada de ar da caixa do filtro ( que tem uma "rede" de plastico ) estava bastante negra. La limpei com um pano e voltei a montar o filtro.

Boas!

O termostato avariado não acusa erro. O consumo aumenta ~1l e é fácil identificar, pois a temperatura do motor oscila e nestes dias ficaria sempre abaixo dos 70ºC.
Com o termostato a funcionar a temperatura sobe aos 88ºC e mantém-se estável, mesmo que demore para lá chegar.

Troquei o meu ano passado e custou-me ~120€ (1.9jtd 115cv). Leva uns 45min de mão de obra e líquido de refrigeração.

Notas alguma perda de potência ou é mesmo só o consumo?

Entao nao devera ser o termostato. Realmente noto uma perda minima de potencia. Mas so noto na 2a mudança quando passo as 2000rpms. Sendo para mim este motor brusco nao noto aquela brutidade na 2a mudança.

Cumpz

Pois a garantia que tenho é de 12 meses ou 15.000 km de motor e caixa de velocidades. Como disse nuns posts acima ja tive um problema com um sensor e eles repararam e nao paguei nada. Mas podias explicar melhor isso ? Porque nao é legal ?

cumpz

Não é legal, porque essas clausulas são nulas.

Sendo nulas, as mesmas nunca podem produzir os efeitos pretendidos.

Não é legal, porque essas clausulas são nulas.

Sendo nulas, as mesmas nunca podem produzir os efeitos pretendidos.

Por outras palavras podemos dizer que é uma garantia de "amigo" certo ?[;)]

Já agora segundo a cor do meu filtro de ar julgo ser amarela. Mas com a sujidade esta muito áspero e com uma cor a amarelo torrado\castanho. Vou mesmo mudar o filtro. Pode ser que o mude ainda hoje.

Cumpz

A maneira que eu faço é a regra de 3 simples.
Por ex:
30litros---500km
x ----100km

Eu recebi a carrinha com 160.000km e ja conta com 171.000km. Nao sei de quantos a quantos km tenho que mudar o filtro.
Mas de certeza que deve tar na altura de o trocar, pois vou bastante a pesca e pro monte o que deve acumular pó no filtro. Ontem a noite retirei o filtro e bati com ele numa parede e nao deitou pó nenhum. De notar que a entrada de ar da caixa do filtro ( que tem uma "rede" de plastico ) estava bastante negra. La limpei com um pano e voltei a montar o filtro.

Questionei como fazias as contas, porque ainda outro dia aqui no fórum, vários user's faziam as contas a "olhometro", isto é quando o ponteiro chegava à reserva metiam 10 ou 20€, e quando chegasse novamente à, voltam a meter somente esse valor de combustivel e viam quantos litros tiham gasto para aqueles quilómetros.

Como é óbvio, a fazer assim dá margem para haver muito erro de cálculo.

Sinceramente o filtro deve ser mudado a cada mudança de óleo (que no teu caso, deverá ocorrer entre os 15 a 20 mil quilómetros).

Ainda para mais se andas em zonas com pó, mais depressa o filtro fica sujo.

No inicio de ter a carrinha tive que fazer assim porque o ponteiro do combustivel ta marado. Assim que chego a reserva o ponteira cola la embaixo. Deixei o gasoleo acabar e depois meti 10€. Deixei acabar outra vez e vi quantos km fiz. Deu-me para 162km. [;)]
Enquanto for estudante tenho que me contentar com o ponteiro na reserva.[:)]

Voltar
Superior