Consultoria: Sim ou Não?

PedroS

New member
Viva,

tenho um amigo (que segue este forum, mas ainda não consegue postar) que teve recentemente uma oferta de emprego numa das maiores empresas de consultoria (uma das do lote McMKinsey, BCG e Roland Berger).
Ele não é recem-licenciado (tem um doutoramento) e tem emprego. Está bem onde está, mas a nível económico a oferta é muito melhor que a actual situação e as perspectivas de carreira também.
Gostava que o ajudassem a decidir-se. Do que conhecem da actividade de consultoria (de preferência de quem trabalha/trabalhou na área) o que recomenda?

Obrigado.
Abraço.

Com uma pesquisa rápida surgiu-me este tópico:http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=41014&highlight=trabalhar+consultoria

Podes ver aqui algumas opiniões, se é que já não viste.

Eu vi esse tópico. Mas não responde à minha pergunta em concreto. Fala de consultoria no geral (eu aqui falo de uma de 3 empresas) e mais para recém licenciados (não é o caso).
O que eu vos pergunto é se acham que ele deve trocar a carreira actual pela de consultor numa destas empresas. É um boa opção de carreira?
E gostava de ouvir algumas experiências na 1ª pessoa se fosse possível [;)] sei que há por aí alguns consultores.... [:cool:]

Para mudar para melhor, muda-se sempre... Ainda para mais se for a ganhar mais! [:D]
Agora ele é que tem de analisar bem os prós e contras... E saber se mudar de emprego trás mais vantagens ou desvantagens. [;)]

E qual o emprego actual?

Se "a nível económico a oferta é muito melhor que a actual situação e as perspectivas de carreira também" parece-me ser de trocar, mas não conheço os dados todos...

Por aquilo que vi quando trabalhei em consultoria, quanto maior o cargo maior terá que ser a dedicação.
Se um recem licenciado trabalha 12 horas por dia, esse teu amigo trabalhará as mesmas ou mais horas ainda.
Agora não sei qual o emprego actual desse teu amigo, mas ele que analise bem todos os factores, inclusive o factor familiar

Como consultor (ver debaixo do nick), devo dizer que é um emprego miserável e não se ganha literalmente nada...

Agora a sério, tenho 2 amigos formados no ano passado na FEP e um foi para a Deloitte, outro para a PricewaterhouseCoopers, ambos logo a seguir ao final do curso e até agora pelo que sei estão-se a dar muito bem. É puxado e por enquanto não ganham nada de impressionar, mas as perspectivas de progressão são muito boas e já têm algumas regalias interessantes... um deles ainda há 2 ou 3 semanas teve a trabalhar ao sol de Cabo Verde [:cool:]

Mas pessoalmente não é nada que me atraia.

E qual o emprego actual?

Se "a nível económico a oferta é muito melhor que a actual situação e as perspectivas de carreira também" parece-me ser de trocar, mas não conheço os dados todos...

Em alternativa à consultoria ele vai seguir a carreira académica (universitária).
A posição seria de Consultor e parece-me que nas empresas de que falo (RB, BCG, McKinsey) não se ganha assim tão pouco...

Última edição:
Em alternativa à consultoria ele vai seguir a carreira académica (universitária).
A posição seria de Consultor e parece-me que nas empresas de que falo (BCG McKinsey) não se ganha assim tão pouco...

Isto num plano pessoal, eu não trocava uma consultora pela vida académica, se por um lado na vida académica há mais tempo para outras coisas (nomeadamente vertente familiar), por outro a carreira numa consultora permite outros objectivos. A nível salarial e de regalias, penso que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Mas claro dinheiro não é tudo, se a parte financeira está sanada, e se não quer abdicar do seu tempo familiar em detrimento do dinheiro e de perspectiva de crescimento profissional, isso já é uma opção que terá de ponderar.
(Isto tudo é uma opinião pessoal e sem conhecimento de causa, fundamenta-se apenas pelo que eu tenho lido aqui)

oferta de emprego numa das maiores empresas de consultoria (uma das do lote McMKinsey, BCG e Roland Berger).

a nível económico a oferta é muito melhor que a actual situação e as perspectivas de carreira também.

Nestas tuas duas frases está a resposta! Óbviamente que deve aceitar.

Voltar
Superior