construir uma arca !!

offpring

Banido
boas !! ontem fui ao leroy merlin e ikea, para comprar uma arca para por na garagem para guardar ferramentas e coisas, quando estou a ver uma arca e vejo o preço [s)] então pensei, epah !! isto é só madeira e dobradiças , esta coisa é tão simples que ate uma pessoa com sindrome de down pode construir, não é preciso tirar um curso para fazer esta " caixa" então decidi fazer eu mesmo, embora nunca na vida tenha feito algo similar, a minha ideia é esta: simples mas funcional, 1,60m de cumprimento, 60cm de altura, e tampa com dobradiças , compro a madeira a medida, a tampa e 3 dobradiça, e no meio da arca uma tabua de madeira para dar mais solides, agora para unir todas as peças de madeira utilizo pregos com cola ?? ou era melhor por parafusos autoroscantes ? talvez tambem umas " cunhas " por dentro para ajudar a unir as tabuas ? aceito sugestões / ideias.
obrigado.

Qual mesmo o problema?

PICT0269-600med.jpg

british_grenade_box_1.jpg

boas !! ontem fui ao leroy merlin e ikea, para comprar uma arca para por na garagem para guardar ferramentas e coisas, quando estou a ver uma arca e vejo o preço [s)] então pensei, epah !! isto é só madeira e dobradiças , esta coisa é tão simples que ate uma pessoa com sindrome de down pode construir, não é preciso tirar um curso para fazer esta " caixa" então decidi fazer eu mesmo, embora nunca na vida tenha feito algo similar, a minha ideia é esta: simples mas funcional, 1,60m de cumprimento, 60cm de altura, e tampa com dobradiças , compro a madeira a medida, a tampa e 3 dobradiça, e no meio da arca uma tabua de madeira para dar mais solides, agora para unir todas as peças de madeira utilizo pregos com cola ?? ou era melhor por parafusos autoroscantes ? talvez tambem umas " cunhas " por dentro para ajudar a unir as tabuas ? aceito sugestões / ideias.
obrigado.

É assim tão simples e ainda vens aqui colocar perguntas?

Antes de mais, aconselho-o a, para além de parafusos ou pregos, usar cola, permite uma maior estabilidade quando a madeira começar a "trabalhar", o resto é uma questão de jeito.

no material nem gasto 20 euros, e fico com uma coisa que fiz eu mesmo.
uma pergunta para unir as tábuas, primeiro mergulho cada prego em cola, e depois é que começo a martelar ?
queria fazer mais ou menos isto:
11378202_1.jpg

obrigado.

Está tudo dito.

uma pergunta para unir as tábuas, primeiro mergulho cada prego em cola, e depois é que começo a martelar ?
11378202_1.jpg

Podes simplesmente pôr a cola directamente na madeira unir e depois acrescentar os pregos. Mergulhar em cola já é muito á frente.
Não sei o teu nivel de mestria mas basta mandares cortar com as medidas e depois montar tudo
O que vais ter mais trabalho é se quiseres lixar e envernizar a madeira.

Em material, especialmente se fores comprar em lojas estilo a que foste, gastas bem mais do que 20 euros, mas eu próprio sou apologista de meter as "mãos à obra".

Em minha opinião, e se é para guardar ferramentas, convinha reforçares os cantos caso contrário acabará por empenar.

algo do genero
06eb61b839a0cefee4967c67ccb099dc.jpg

1303841360_1.jpg

3991320215_b5a735f2d0_m.jpg

cantoneira-reta-penn-elcom-c1180z_1_350.jpg

Eu por norma utilizo cola branca para madeira, e ferragens (sejam pregos ou parafusos - pessoalmente prefiro parafusos), e dependendo da utilização e dimensões, reforço ou não.

Cumprimentos

Fácil e rápido.

Placas de MDF ou contraplacado.

Mdf_Melamined_Mdf.jpg

contraplacado+comum.jpg

pregos.jpg

E para fazer os cantos uns perfis de madeira em formato triangular. Colocas os reforços em toda a altura da caixa e em alguns troços no comprimento.

Depois é só pregar tudo.. esqueça colas e tudo. Com essa dimensão de arca põe reforços nas junções das placas.

mas esse tipo de madeira ( Placas de MDF ou contraplacado ) tem suficiente robustez para a construção da arca , para a utilidade que avir ter ( guardar ferramentas, objetos,etc ) ?

mas esse tipo de madeira ( Placas de MDF ou contraplacado ) tem suficiente robustez para a construção da arca , para a utilidade que avir ter ( guardar ferramentas, objetos,etc ) ?

Eu tenho uma arca que 1 metro de comprimento por 70x70 feita com contraplacado e é super resistente.

O contraplacado e MDF são bem resistentes. Não sei se a nível de preços é mais caro ou barato que a Madeira.

Voltar
Superior