Conduçao Defensiva

fsonecas

New member
Boa noite.
Nao sei se este topico tem lugar aqui, mas ja agora queria expor uma opiniao/questao.
Sou Bombeiro voluntario ha 9 anos e condutor de veiculos prioritarios ha 4. Para estar legal fui obrigado a tirar um averbamento pra conduzir os ditos veiculos. Esse averbamento é puramente burocrático, ou seja, nao me deu qualquer formaçao ou conhecimento. Ouvindo tantas vezes que os condutores de ambulancias ( tanto de bombeiros como inem ) tem formaçao adequada resolvi, por minha iniciativa, contactar a prevençao rodoviaria. Foi-me dito que tem um custo ainda que so consoante orçamento e levando um grupo. Nao sei se e caro se nao.
A minha opiniao é que é vergonhoso. Eu tenho de pagar para poder servir bem os outros gratuitamente???? Onde posso ser criticado se me despistar em serviço urgente????
A minha pergunta é se fui bem informado ou se fui bater a porta errada?
Decerto que há mais bombeiros no forum ou ate entendidos ou simplesmente interessados por esta tematica, digam de vossa justiça...

Realmente é vergonhoso...porque não se vê em mais lado nenhum senão em Portugal os Bombeiros a fazer rifas e outro tipo de contribuições para poderem subsistir.Alem do mais os bombeiros existem para bem de todo o país.Será que o governo não vê isto?...

Pois....
O problema e que é uma area onde ainda se investe pouco na formaçao. Ou entao simplesmente deveria avançar a profissionalizaçao. O que me preocupa é que cada vez mais se tenta denegrir a imagem dos bombeiros sem que se preocupe se estao formados, equipados, e se realmente tem culpa, como foi recentemente a polemica de favaios em que nao estando isentos de culpas, os bombeiros foram os menos responsaveis. Mas ok.... é o pais que temos.

O que é importante neste país é arranjar dinheiro, como ontem disse o Belmiro de Azevedo, é o desporto favorito dos nossos (des)Governos.

Agora dar condições para ajudar/salvar pessoas isso é secundário.

Não se admite que haja (como foi feito no passado) dinheiro para comprar helicopetros para passar multas (não resultou) mas para salvar pessoas não há dinheiro.

afinal acho q nao ha mais bombeiros.
:)

Por acaso até há, eu por exemplo tambem sou Bombeiro voluntário e concordo plenamente contigo fsonecas, embora ñ conduza viaturas prioritárias. Agora eu sou da opiniao de que para poder servir bem os outros gratuitamente não deviamos de pagar do nosso proprio bolso. Embora isso na realidade ñ aconteça mts dos bombeiros em portugal e a verdade seja dita para obter alguma formaçao tem de a pagar para depoix servir o proximo gratuitamente. Aliás esta Formacao de conduçao defensiva deveria ser basica para os bombeiros motoristas tal e qual como o TAT e SD para todos os bombeiros.
Sem mais a opinar é muito mas muito vergonhoso para o país.

Sem mais assunto,

obrigado

Estou muito surpreendido! Sempre pensei que os condutores de ambulâncias e dos bombeiros tivessem uma formação específica para a condução desses veículos de emergência, mas pelos vistos... [8b]

Por um lado começo a entender algumas tropelias que vejo nesses veículos e por outro tenho mesmo que lamentar a república das bananas onde vivemos!

Estou muito surpreendido! Sempre pensei que os condutores de ambulâncias e dos bombeiros tivessem uma formação específica para a condução desses veículos de emergência, mas pelos vistos... [8b]

Por um lado começo a entender algumas tropelias que vejo nesses veículos e por outro tenho mesmo que lamentar a república das bananas onde vivemos!

Nao, 0 formaçao em conduçao.... Mas atenção, nao querendo errar nem chatear ninguem, penso que o inem tem essa formação, ou seja, estamos perante uma discriminação para com os bombeiros.... Mas corrijam se tiver enganado...
Agora.... quanto as tropelias...... vai do civismo das pessoas.
Se eu no meu carro nao respeito ninguem, com um veiculo prioritario em que os outros ate se desviam...... Percebes? ha quem pense assim.
Eu acho que nao devo por ninguem em risco para salvar outra. Mas claro, a minha conduçao nao e igual pra uma perna partida como para uma paregem Cardio-respiratoria.
Agora agradecia muito esse curso, mas honestamente, nao acho justo paga-lo.

Última edição:
Por acaso até há, eu por exemplo tambem sou Bombeiro voluntário e concordo plenamente contigo fsonecas, embora ñ conduza viaturas prioritárias. Agora eu sou da opiniao de que para poder servir bem os outros gratuitamente não deviamos de pagar do nosso proprio bolso. Embora isso na realidade ñ aconteça mts dos bombeiros em portugal e a verdade seja dita para obter alguma formaçao tem de a pagar para depoix servir o proximo gratuitamente. Aliás esta Formacao de conduçao defensiva deveria ser basica para os bombeiros motoristas tal e qual como o TAT e SD para todos os bombeiros.
Sem mais a opinar é muito mas muito vergonhoso para o país.

Sem mais assunto,

obrigado

Concordo plenamente contigo.
E como sabes a escola ate forma formadores de Conduçao todo terreno...
Ou seja no mato é importante saber "andar". Na estrada em urgencia.... nao e importante....

Concordo com tudo o que disséste.

Mais uma vez se conclui que só se arranja dinheiro quando é para eles encherem os bolsos...

offtopic: os bombeiros não têm salário?

( porque estão a dizer que fazem serviço gratuito, baralharam-me, sempre pensei que os bombeiros fossem remunerados... )

Mais uma vez se conclui que só se arranja dinheiro quando é para eles encherem os bolsos...

Aí é que está e o que está a dar dinheiro são as forças políciais...porque senão não havia tanto investimento:
"O Governo entregou esta quarta-feira à GNR 117 automóveis e 22 motos no valor total de 5,2 milhões de euros. Até 2012, o Executivo espera renovar a frota das forças policiais, num investimento estimado em 62,5 milhões de euros."

E para os bombeiros ? Eles salvam vidas....

Só agora vi o tópico:

Os cursos de formação em condução defensiva são efectivamente pagos. Ponto final. E posso dizer-te q não são nada baratos nos centros de formação q conheço no Norte, ficando-te, em grupo por não menos de 500E:sh) . Por esse preço já se metem umas jantes fixolas, como é q alguem há-de querer investir em melhorar o seu desempenho na condução? (estou a ser irónico...)

Infelizmente não há organismos publicos a fazerem essa formação e, inexplicavelmente, os bombeiros não conseguem subsidios p fazerem formação aos tripulantes/condutores. Sei q as companhias de transporte de doentes privadas conseguem formar alguns dos seus elementos e pagam-lhes o curso mas eles teem q assinar um contrato em q permanecem obrigatoriamente 3 anos na companhia, ou devolvem o dinheiro. Nos bombeiros, como compreenderás, não é assim tão facil, pelo regime de voluntariado em q grande parte dos mesmos está...

No Inem, a situação é distinta: os condutores de veiculo medico e ambulancia teem efectivamente essa formação mas apos passarem uma se´rie de exames e avaliações em mtas outras areas programaticas e qd, efectivamente, vão ser contratados. No meu tempo, felizmente, ainda eram os cursos dados pela PSP: cursos extremamente exigentes e intensivos e c grande taxa de reprovações. Acabaram... e agora, pagando a empresas dedicadas à formação, à partida não há problema...

Que é injusto...é!
Só um exemplo, sem qq intuito publicitario (procura em "tecnicas avançadas em condução emergencia")
http://www.crm.pt/curso.php?id=2

P.S. Depois disso, fiz à minha conta um curso de condução desportiva...c o dinheiro tinha dado p meter navegação no meu carro!

Última edição:

offtopic: os bombeiros não têm salário?

( porque estão a dizer que fazem serviço gratuito, baralharam-me, sempre pensei que os bombeiros fossem remunerados... )

Entao funciona assim :
Uma associaçao presta serviço com voluntários e empregados. Na generalidade de noite e fins-de-semana e com serviço de voluntariado ( 0 euros ), e durante o dia de semana existem empregados com um ordenado fixo ( na ordem dos 500 euros, variando, e muito, de associaçao para associaçao) visto os voluntarios terem o seu emprego...
Mas, claro, ha corpos de bombeiros que tem mais posses e tem sempre empregados a trabalhar e sao complementadas com voluntarios. Os unicos bombeiros que nao tem voluntarios sao os sapadores ( penso que os municipais sao mistos... ), que sao todos assalariados e ganham bons ordenados ( dentro da media nacional... claro ( na ordem de 700 e tal euros qnd se entra ate para ai uns 2000 para postos mais altos )).
De resto o que podes ter ouvido sao os antigos GPI's, actuais ECIN, que sao as pessoas que passam o verao no corpo de bombeiros a ganhar 40 euros por 24 horas ( 1,66 euros por hora ), para assegurar equipas para incendios florestais o verao todo, enquanto normalmente a restante familia e amigos vai para a praia curtir ( tinha de ser..... :) ).
Penso que me expliquei bem.
Agora...... atençao.... Acho que nenhum voluntario de queixa do ordenado ( da falta dele....) queixo-me (queixamos-nos... ) da falta de cursos, condiçoes de trabalho, quarteis onde chove nos quartos, carros que nao pegam, pessoas que nao colaboram, etc etc....
Ou seja, nao me importo de nao receber, ja o sabia quando entrei, e adoro ser bombeiro hoje como a 9 anos qnd entrei, mas, acho que nao ha necessidade de andarmos com carros antigos sem segurança, sem equipamento de protecçao individual, e ate sem formaçao....

Aí é que está e o que está a dar dinheiro são as forças políciais...porque senão não havia tanto investimento:
"O Governo entregou esta quarta-feira à GNR 117 automóveis e 22 motos no valor total de 5,2 milhões de euros. Até 2012, o Executivo espera renovar a frota das forças policiais, num investimento estimado em 62,5 milhões de euros."

E para os bombeiros ? Eles salvam vidas....

Nao considero que equipar as forças policiais seja dinheiro mal gasto....
Acho ate que muita gente nao sabe a realidade de muitos quarteis de gnr e psp por esse pais fora..... Agora, acho pior gastar milhoes em carros para ministros quando eu tenho um citroen e tb vou a todo o lado..... ou em estadios em duplicado porque dois clubes fazem birra pra dividir um estadio.... etc etc etc.....
Ou seja ha dinheiro mal gasto neste pais. Mas nao com as forças policiais.

Manucas....
Acredita que nao me importava de pagar o curso se tivesse oportunidade. Mas e complicado. E entao arranjar um grupo.....
Deixo uma pergunta... O INEM com os fundos e meios que tem nao podia ter um formador nessa area e formar tambem os corpos de bombeiros ( visto ser o inem o responsavel maximo da emergencia medica..... ), assim como ja faz com os DAE e como devia fazer com os TAS ( cof cof ;) )????

Manucas....
Acredita que nao me importava de pagar o curso se tivesse oportunidade. Mas e complicado. E entao arranjar um grupo.....
Deixo uma pergunta... O INEM com os fundos e meios que tem nao podia ter um formador nessa area e formar tambem os corpos de bombeiros ( visto ser o inem o responsavel maximo da emergencia medica..... ), assim como ja faz com os DAE e como devia fazer com os TAS ( cof cof ;) )????

Não me parece q seja viável nos próximos tempos. Bem sabes q inem e bombeiros tem gestão diferente e a associação nacional de bombeiros é mt corporativista, sempre c receio de ser prejudicada, q lhes retirem funções...já se fez formação em DAE p bombeiros, como deves saber, e até c sucesso e mto interesse por parte dos bombeiros. O problema são/foram as chefias, sempre desconfiadas e a exercerem algum entrave...

Eu acho que o grande desafio para o pais sera criar a tao falada Rede Nacional de Ambulancias, articulando inem e bombeiros sem criar desigualdades, dando oportunidades iguais de formaçao, e oferecendo os meios necessarios para a prestaçao de socorro. Mas talvez so la pra 2060....

Eu acho que o grande desafio para o pais sera criar a tao falada Rede Nacional de Ambulancias, articulando inem e bombeiros sem criar desigualdades, dando oportunidades iguais de formaçao, e oferecendo os meios necessarios para a prestaçao de socorro. Mas talvez so la pra 2060....

Concordo contigo...o problema, como sempre, vai ser agradar a gregos e troianos...mas acho q se vai conseguir implementar esa rede antes de 2060...talvez em 2010.[:p]
Abraço

Voltar
Superior