Comprar peças numa sucata.

Esta história do IVA não está muito clara...
Comprei a tampa do porta Luvas para o meu clio numa sucata.
Paguei o seguinte:
- peça - 20.33€
- IVA - 4.68€
- Total - 25.01€

Ou seja, a empresa ficou como depositária do IVA

Mas nova ou usada?

É que as sucatas também vendem peças novas.

Está certo? Então ele não devia pagar só 20.33€? E depois ia as finanças pagar 4.68€ correspondente ao iva?

A empresa ficou com o iva ficou... Foi tudo para o mesmo saco!

Não é isso. Eu é que estou habituado a trabalhar com IVA pago e IVA dedutível a nível da empresa. Mas a inversão do sujeito passivo não se aplica aos consumidores finais, logo pagam sim senhor IVA às sucatas.

Não é isso. Eu é que estou habituado a trabalhar com IVA pago e IVA dedutível a nível da empresa. Mas a inversão do sujeito passivo não se aplica aos consumidores finais, logo pagam sim senhor IVA às sucatas.

Mas assim só me tas a dar razão. Para onde vai afinal o IVA?

Mas assim só me tas a dar razão. Para onde vai afinal o IVA?

Dás a sucata se ela te passar factura/recibo. Se não houver nada então há fuga aos impostos.

Mas agora há um controlo bastante apertado pelo que a venda de peças sem factura é muito menor do que à uns anos atrás.

Atenção que me passou factura. Por isso o dito IVA passou para os cofres do estado.
Agora não estava a perceber onde residia o dito regime de excepção, na qual o consumidor final ficava como depositário do IVA,

Atenção que me passou factura. Por isso o dito IVA passou para os cofres do estado.
Agora não estava a perceber onde residia o dito regime de excepção, na qual o consumidor final ficava como depositário do IVA,

O regime aplica-se mas não quando o comprador é o consumidor final.

Aplica-se por exemplo a uma empresa que possa deduzir IVA, compra uma peça usada, e vai ter que entregar o valor do IVA ao estado para mais tarde o poder deduzir.

Dás a sucata se ela te passar factura/recibo. Se não houver nada então há fuga aos impostos.

Mas agora há um controlo bastante apertado pelo que a venda de peças sem factura é muito menor do que à uns anos atrás.

Eu acho que é precisamente o contrario. Cada vez há menos facturas!
A ultima coisa que comprei numa sucata foi uma chave de rodas para um 106. 5€... Quando perguntei pela factura ele fez-me aquele olhar de: Não te vou dar nenhuma factura ou com factura são 10€, se é que me faço entender.

A ultima coisa que comprei numa sucata foi uma chave de rodas para um 106. 5€... Quando perguntei pela factura ele fez-me aquele olhar de: Não te vou dar nenhuma factura ou com factura são 10€, se é que me faço entender.

Claro, entendo perfeitamente. Mas isso há em todas as profissões. Sem factura é X, com factura é Y.

Quem quer compra, quem não quer azar. Cabe ao Estado a tarefa de fiscalização e penalização.

Mas mesmo assim compactuaste com a fuga ao fisco.

Mas aí o tipo não podia pedir o dobro, vá lá que pedisse mais 2,5 euros quanto é a taxa iva sobre estes artigos %?
Eu pedia a factura e só pagava 7,5 euros no max pela chave com factura, se ele recusasse eu ameaçava com uma queixa.

Voltar
Superior