Comprar peças numa sucata.

Zar

Well-known member
Boas.

Surgiu-me uma dúvida: ao comprar uma peça numa sucata, como é que uma pessoa se pode certificar que esta está a funcionar correctamente?

No meu caso particular, tenho a bomba de água do limpa pára-brias do Yaris avariada, e estava a pensar procurar uma substituta numa sucata. Sendo um equipamento eléctrico, se eu chegar a uma sucata e fôr desmontá-la dum carro, como é que eu me certifico que está a funcionar? Presumivelmente a maioria dos carros nas sucatas já deverão ter a bateria descarregada (ou já terá mesmo sido removida), não? :confused:

Se calhar esta dúvida é um bocado parva, mas realmente não estou a ver como fazer.:sh)

Obrigado pela ajuda!

Normalmente não sabes, ficas a saber depois quando a montares.

E tambem normalmente se não funcionar eles trocam por outra, se houver ou então devolvem o graveto.

Nas sucatas mais "evoluidas" são eles que fazem a desmontagem das peças e não os clientes.

Uma das sucatas aqui de Coimbra marca o material com tinta para troca, caso seja necessário. Passa factura e dá garantia de um ano.

A desmontagem dos componentes é feita pelos funcionários, e geralmente testam antes (basta ligar a 12V).

Se for uma sucata "mais antiga" pelo menos tem de testar à tua frente ou aceitar troca/devolução.

Uma das sucatas aqui de Coimbra marca o material com tinta para troca, caso seja necessário. Passa factura e dá garantia de um ano.

A desmontagem dos componentes é feita pelos funcionários, e geralmente testam antes (basta ligar a 12V).

Se for uma sucata "mais antiga" pelo menos tem de testar à tua frente ou aceitar troca/devolução.
Costumo frequentar varias na zona norte e é exactamente isto :)

Recentemente comprei numa sucata um motor do esguicho do limpa para-brisas para o meu Avensis e ficou mais barato cerca de 70% em relação a novo.
Como a peça ainda estava no carro e tinham de a retirar disseram-me para lá ir no dia seguinte para a buscar. Fiquei com factura para troca em 15 dias no caso de não funcionar.

Isso é no Norte!!!! Aqui no sul não há concorrência e os preços são exorbitantes!!!! Uma vez fui a um sucateiro a Santa Susana (Redondo) procurar um esticador para o travão e só vendiam o eixo trazeiro completo!!!!
Recentemente comprei numa sucata um motor do esguicho do limpa para-brisas para o meu Avensis e ficou mais barato cerca de 70% em relação a novo.
Como a peça ainda estava no carro e tinham de a retirar disseram-me para lá ir no dia seguinte para a buscar. Fiquei com factura para troca em 15 dias no caso de não funcionar.

Nunca há garantia da peça funcionar. Mas a maioria dos sucateiros marca a peça com tinta (amarela normalmente) e troca caso não funcione. Contudo há sempre aqueles que têm a mania que são finos e em vez de devolverem o dinheiro passam vales para comprar outras peças. Mas se insistires eles devolvem o dinheiro.

Pois.....!!!! e depois temos os casos de gajos que vão ao sucateiro comprar péças que lhes ficam ao mesmo preço ao mais caras do que vendidas novas na concorrência.[:)]

Obrigado a todos pelas respostas.:)
Então, das duas uma: ou eles testam a peça antes de vender, ou então tenho de sair de lá com a garantia que trocam ou devolvem o dinheiro caso não funcione.

Já agora, podem recomendar alguma sucata na zona de Lisboa?
Obrigado!

Os motores dos esguichos podem ganhar ferrugem que se resolve com uma lixa e paciência para desmontar peça a peça. Ou então um novo de 5~10€

há dias fui a uma casa pedir umas peças pro meu carro, não é fácil de encontrar, mas havia lá um modelo semelhante do qual perguntei se me vendia os amortecedores da frente, o homem deu-me o preço: 100€, disse-lhe: por esse dinheiro meto novo. -ai, mas estes são de origem[8b], -deixe lá, fica sem efeito. olhe o pisca do guarda-lamas também dá no meu, se me fizer isso barato até o levava já. o preço: 5€. -olhe deixe lá, isso custa ele novo. - ai, deve ser só o plástico de fora. -não, custa 5€ completo. deixe lá.

Os motores dos esguichos podem ganhar ferrugem que se resolve com uma lixa e paciência para desmontar peça a peça.

Obrigado pela dica.
Por acaso o motor velho não tem nenhum sinal de ferrugem. Estive a pesquisar um pouco nos forúns da marca e parece que o que costuma aontecer com estes motores é a electrónica queimar.

Ou então um novo de 5~10€

Pois... se eles custassem 5-10€ novos era muito bom. Na Toyota estão a pedir 140€!! :sh)

Obrigado pela dica.
Por acaso o motor velho não tem nenhum sinal de ferrugem. Estive a pesquisar um pouco nos forúns da marca e parece que o que costuma aontecer com estes motores é a electrónica queimar.

Pois... se eles custassem 5-10€ novos era muito bom. Na Toyota estão a pedir 140€!! :sh)

Toyota quê? Supra?

O dele é um Yaris e no meu caso um Avensis.

A peça em questão (Motor Esguicho) custa 112,56 euros + IVA com 20%desconto

Se quiseres também te dou o código da peça:
8533005031

Se as arranjas a 5 -10 euros, tive azar de não abrir tópico idêntico há dois meses , assim evitava ter comprado um usado na sucata por 45 Euros.

O dele é um Yaris e no meu caso um Avensis.

A peça em questão (Motor Esguicho) custa 112,56 euros + IVA com 20%desconto

Se quiseres também te dou o código da peça:
8533005031

Se as arranjas a 5 -10 euros, tive azar de não abrir tópico idêntico há dois meses , assim evitava ter comprado um usado na sucata por 45 Euros.

Deixa lá.. já aconteceu ir à marca comprar uma manete que não encontrei em dezenas de lojas.. e passada uma semana está na Oscaro.es a metade ou menos [8b].

Boa noite, desenterrar um topico acerca de peças de sucata para pedir ajuda.

Comprei uma tampa do motor 1.5 dci na sucata e a mesma vinha escrita com a tinta amarela que estava ok e a referencia da mesma etc, eu queria tirar isso porque ocupa metade da tampa de cima mas não sei como remover essa tinta.

Já tentei com alcool e limpa travões mas nem se quer saie e como é plastico tenho medo que usando algo mais abrasivo ainda faça pior.7

A tampa que me refiro é a igual a imagem em anexo
tampa motor.jpg

Última edição:
Tens várias hipoteses...

1. acetona, cuidado para não danificar o plástico
2. sonasol verde (funciona muito bem em tinta acrilica)
3. Forza limpa fornos (metes dentro de um saco plastico a peça e forza la para dentro e depois fechas bem.
4. oleo de travões, mergulhas e peça em oleo de travões e depois limpas bem.

tecnicas aprendidas no modelismo!!!

saudações

Pela minha experiência em sucatas raramente vale a pena comprar lá alguma coisa. Só mesmo quando não há outra opção.
Por norma o sucateiro diz o 1º preço que lhe vem à cabeça (normalmente aproxima-se muito do preço da peça nova ou mais), são tipos violentos e há sempre um cão pronto a atacar.
Como já alguém aqui disse, tudo o que cabe no bolso é de borla.

Voltar
Superior