Comprar o primeiro popó!

Swares

New member
Olá pessoal!

É o meu primeiro post no forum e queria pedir-vos a vossa ajuda.

Estou a pensar em comprar o meu primeiro carro e é uma tarefa algo complexa dado a vasta oferta do mercado e o meu pouco conhecimento de carros.

O que estou à procura é de um bom carro que não seja velho nem excessivamente caro, tendo por isso fixo o meu orçamento em 12500€ e tendo como requisitos:

1 - Diesel
2 - Não muito grande (não tenho grande experiência de condução pelo que comprar um carro um pouco maior deixa-me um pouco de pé atrás)
3 - 12.500€ Máximo
4 - Estéticamente agradável por dentro e fora (muito subjectivo mas todos queremos um carro bonito não é?)

Eu tinha chegado a ver alguns carros e cheguei ao peugeot 308 que rapidamente abandonei ao ver o ford focus e o lancia delta, no entanto as críticas das revistas rapidamente me deixaram apreensivo quanto ao delta (bad handling) e por serem carros de 4,5 metros.

Gosto do ford fiesta dos modelos que costumo ver que são mais recentes (a partir de 2007) e redondos, no entanto gostaria de saber se me poderiam aconselhar melhor, dado que não tenho grande experiência.

Muito obrigado e um abraço!

O Delta é um carro muito grande, tem o formato meio-hatch meio-carrinha, portanto se queres um carro pequeno descarta-o.
Há excelentes opções por 12.000 €, já vi Megane III e Volvo C30 por esses preços (o mercado de usados é terrível para quem vende).
Para mim era o Focus II, Opel Astra H GTC, este ultimo de preferência com o 1.9 CDTi de 150 CV. [:cool:]

Última edição:
Olá Fahrenheit. Obrigado pela sugestão! Porquê o Focus II? :) Apenas por curiosidade para perceber as sugestões. O Opel Astra e o Renault Megane são carros que estatísticamente têm dado muitos problema pelo que um amigo meu me disse por isso tinha-os descartado.

Abraço

Última edição:
Olá Fahrenheit. Obrigado pela sugestão! Porquê o Focus II? :) Apenas por curiosidade para perceber as sugestões.

Abraço

O motor está com provas dadas, é o mesmo do Citroën C4, Peugeot 308, Volvo C30, etc...
O Espaço é muito bom, assim como o equipamento.
Olha para este:
Ford Focus 1.6 TDCI TITANIUN X, € 11.750, Gondomar - Standvirtual
Só peca pelos quilómetros, se arranjares um com menos quilómetros, o que será fácil, tens um excelente carro nessa gama de preços [:cool:]

Com esses 12500€ num segmento C a diesel vais ter muitas opções desde 2008. Se baixares para o segmento B, então terás soluções ainda mais recentes, como esses fiestas que falas, que são bons carros, e com um bom motor.

Também gosto do Focus e Astra, e devem rondar os mesmos preços. Não sei quem te falou de Astras, nem a que motores se referem, mas o 1.7 é bastante fiável, especialmente os de 101cv.

Eu dos Fiestas estava a ver o 1.6 TDCI com 90 / 95 cv que me pareciam porreirinhos com um design giro e não são grandes. Uma pergunta de leigo, os carros a 1.6 com 90 e tal cavalos para cima, não são mais adequados para carros mais pesados tipo o focus? Se fosse 1.4 com 90 cv ou menos teria algum problema?

O Volvo c30 nem conhecia até pq associava a máquina a carros caros e não o andava a ver sequer.

Obrigado

O Fiesta como é mais leve que o Focus anda mais com o mesmo motor, neste caso o 1.6 TDCi de 90 ou 95 CV. [:cool:]
No Fiesta tens é a opção 1.4 TDCi, serve perfeitamente.
A diferença para o Focus estará em algum equipamento, A/C Bizona (por exemplo) e em espaço.
O Fiesta é realmente mais pequeno e mais facil de conduzir, e pessoalmente, acho-o mais bonito que o Focus II.

Não sei se vais aceitar a minha opinião mas por esse valor quase que compras um Dacia novo.
Carros com bons motores, fiáveis, manutenção barata e económicos.

Ficavas assim com um carro para uns bons anos e praticamente novo.

Hum o MiTo é mto porreiro em termos estéticos mas sempre me disseram que os Alfa Romeo costumavam dar mtos problemas até há uns anos, também é um bocadinho mais caro e só há com 3 portas não é? É uma opção fiável ao nível do Fiesta ou apenas fogo de vista? Obrigado

Eu por experiência recomendo o Focus, 90/109cv na versão Titanium. O motor anda QB, consumos bons, manutenção a preços aceitáveis e acima de tudo muito fiável.
Fora o Focus, um mito, apesar ser segmento abaixo e claramente mais desconfortável a manutenção será um pouco mais cara.
Astras e afins só recomendo de 125cv para cima.

Olá pikota não tinha reparado, foi enquanto estava a escrever um reply. É a marca branca da renault não é? Não tenho feedback acerca desses carros mas irei espreitar. Obrigado. Felyzardo podes-me explicar pq o mito é desconfortável? Abraço

Olá pikota não tinha reparado, foi enquanto estava a escrever um reply. É a marca branca da renault não é? Não tenho feedback acerca desses carros mas irei espreitar. Obrigado. Felyzardo podes-me explicar pq o mito é desconfortável? Abraço

É do grupo Renault.
Os motores são da Renault e mesmo os componentes.
Se fores aos diários de bordo, podes dar uma vista de olhos num Dácia que está neste momento a ser usado como Taxi.
São bons carros e muito fiáveis.
A diferença é que ficas com um carro novo por um valor baixo.

O Mito só desconfortavel se tiver jantes grandes. Mas isso tanto é o Mito como outros.

O Focus com jante 17 não é nenhum "tapete voador", apesar de por exemplo o C4 ou o 308 serem (quanto a mim) piores, pela rigidez da suspensão traseira.

O proprio fiesta sofre desse mal, com as jantes 16 tem um perfil de pneu muito baixo.

Quanto aos dacias, para mim têm um defeito que é a segurança, mas isso cada um é que sabe.

Também ia ver os Meganes.

Já agora vê os bravo: Fiat Bravo 1.6 M/JET , € 10.750, Vila Nova De Gaia - Standvirtual
Fiat Bravo 1.4 16V DYNAMIC S , € 7.850, CAMPO VALONGO - Standvirtual este é a gasolina mas a diferença de preço é grande, só para reflexão.

Então só para recapitular pelas sugestões e reviews que li.

Parece-me que há aqui sugestões de variados segmentos.

O Ford Fiesta no B que parece estar no topo do seu segmento. O que compete com o Fiesta no topo do B?
No segmento C o Focus onde é líder com o mais caro VW Golf (carros maiores, familiares e melhor equipados)

Os Fiat Bravo, Meganes pertencem ao C, correcto? E são piores opções que o focus e golf.
O Mito compete em algo intermédio certo? Contra os Audi A1 e Mini e perde para ambos que tb são mais caros.

Estou lá perto? :)

Eu se tivesse o dinheiro que tu tens (por opção e por gosto pessoal e sabendo que estava a comprar algo ainda que ligeiramente inferior) ia para os Dacia semi-novos...
Mas sem duvida que esse focus que te recomendaram é um excelente carro [;)]

Então só para recapitular pelas sugestões e reviews que li.

Parece-me que há aqui sugestões de variados segmentos.

O Ford Fiesta no B que parece estar no topo do seu segmento. O que compete com o Fiesta no topo do B?
No segmento C o Focus onde é líder com o mais caro VW Golf (carros maiores, familiares e melhor equipados)

Os Fiat Bravo, Meganes pertencem ao C, correcto? E são piores opções que o focus e golf.
O Mito compete em algo intermédio certo? Contra os Audi A1 e Mini e perde para ambos que tb são mais caros.

Estou lá perto? :)
O fiesta partilha o topo com o Clio (o antigo ainda é muito válido), 208(ex-207 que também é bom) e o Polo por exemplo, embora existam outras opções, o Punto por exemplo é confortavel e tem um bom preço. O Swift também é um bom carro.

Sim o Bravo, megane etc pertence ao segmento C. O Focus e o Golf são dos melhores, o Bravo é muito interessante pelo motor porreiro e preço.

O megane também é bom, confortavel e bem equipado.

Sim o Mito é um segmento B, mas compete com o Ds3, Mini, A1 etc. Claro que também pode competir com o Fiesta se assim quiseres.

O perder é relativo, tal como dizes existe o factor preço e não me parece que o Mini seja melhor do que o Mito em coisas que vás "usar" muito.

No fundo convém procurar aquele que for o melhor negocio, pois nenhum dos carros aqui falado é mau ou muito inferior (dentro dos seus segmentos).

Um amigo meu disse-me que aqui na Autohoje havia um sítio qualquer onde podia ver o comprimento dos carros. Podem-me dizer onde é? Queria ver já agora qual é a diferença de tamanho do focus para o fiesta.

Obrigado

Voltar
Superior