Comprar casa

Acho estranho.... os bancos têm de se salvaguardar....
Fiz agora uma pesquisa rápida no google, e em todos os sites de bancos que vi referem sempre 80% do valor da avaliação.
Uns referem que emprestam 80% do valor da avaliação desde que não ultrapasse o valor da aquisição.

Comprar casa neste momento? Muito cuidadinho... tens quem seja teu fiador?

Comprar casa agora é exactamente a mesma coisa que comprar casa há 20 anos. O problema é que há 20 anos se havia dinheiro ou não era pouco relevante. O dinheiro caía do céu, comprava-se e depois era o que Deus quisesse. Agora não é bem assim. Os bancos não emprestam a qualquer um e ou se tem uma boa estabilidade financeira ou não se consegue comprar nada de jeito.
Havendo dinheiro e sabendo muito bem o que se está a comprar, poucas foram as alturas em que comprar casa pudesse ser tão bom investimento como agora. Aliás, agora até já é tarde, o momento ideal foi há 1-2 anos.

Pelo que sondei nas casas vizinhas (moradias geminadas) , os valores das avaliações são superiores ao valor que o dono pretende vender. Já fiz presencialmente simulações em diferentes bancos e todas apontam para uma avaliação de 135 mil, mas como o valor da compra será 110, só emprestam 80% desses 110 mil.

Se assim for e se se concretizar, teremos que nos desenrascar e ir fazendo as remodelações aos poucos. O que também não é nada de outro mundo.

Ao contrário de algumas opinioes, a haver condições para tal, agora é uma optima altura para comprar casa. Claro que existem aqui vários fatores, que variam de pessoa para pessoa. Estabilidade de cada um, oportunidade, preço/oportunidade, entre outros.
Se aumentares o valor da casa em 20%, a consequencia disso será pagares IMT sobre o valor da escritura por um lado, e o vendedor, ser mais tributado em mais valias, pois inflacionou o valor.
A melhor opçao, parece-me, seria fazeres um credito paralelo para obras por exemplo, de modo a dar cobertura a essa diferença.(claro, desde que a avaliaçao do banco dê cobertura).

Por ultimo, pela análise do que dizes, e não tens pelo menos, parte do dinheiro, parece-me que começas mal. Mas isso é apenas a minha opinião..

Comprar casa agora é exactamente a mesma coisa que comprar casa há 20 anos. O problema é que há 20 anos se havia dinheiro ou não era pouco relevante. O dinheiro caía do céu, comprava-se e depois era o que Deus quisesse. Agora não é bem assim. Os bancos não emprestam a qualquer um e ou se tem uma boa estabilidade financeira ou não se consegue comprar nada de jeito.
Havendo dinheiro e sabendo muito bem o que se está a comprar, poucas foram as alturas em que comprar casa pudesse ser tão bom investimento como agora. Aliás, agora até já é tarde, o momento ideal foi há 1-2 anos.
Eu por acaso comprei casa à meio ano e tb tive sorte porque era casa do banco logo mais barata do que custava antes[;)]

(...) todas apontam para uma avaliação de 135 mil, mas como o valor da compra será 110, só emprestam 80% desses 110 mil. (...)

por exemplo, no site da CGD, dizem:
"O montante mínimo do empréstimo concedido é de 5.000 euros e o máximo é de 80% do valor da avaliação da habitação desde que não ultrapasse o valor da compra, construção ou das obras."

Ou seja, 80% da avaliação são 108mil. Como é um valor abaixo do valor da venda, então eles emprestam 108 mil e não como dizes, 80% de 110mil (88mil).

Ao contrário de algumas opinioes, a haver condições para tal, agora é uma optima altura para comprar casa. Claro que existem aqui vários fatores, que variam de pessoa para pessoa. Estabilidade de cada um, oportunidade, preço/oportunidade, entre outros.
Se aumentares o valor da casa em 20%, a consequencia disso será pagares IMT sobre o valor da escritura por um lado, e o vendedor, ser mais tributado em mais valias, pois inflacionou o valor.
A melhor opçao, parece-me, seria fazeres um credito paralelo para obras por exemplo, de modo a dar cobertura a essa diferença.(claro, desde que a avaliaçao do banco dê cobertura).

Por ultimo, pela análise do que dizes, e não tens pelo menos, parte do dinheiro, parece-me que começas mal. Mas isso é apenas a minha opinião..

Certo, já entendi.

Não vejo porque é que começo mal. Terei dinheiro para pagar as despesas do processo e de mobilar parte da casa, para o resto, continuarei a trabalhar para tal.

Voltar
Superior