Comprar casa

marcoaraujo

New member
Acham que esta é uma boa altura para comprar casa? Ou acham que vão baixar substancialmente nos próximos tempos?

Vendo uma casa (nova) à venda, qual o valor ideal a oferecer em relação ao preço pedido? 95%? 90%?

O preço das casas são bem negociaveis por empreendimentos ou apenas os particulares é que dão bons descontos?

Qual a vossa opinião?

Os preços são quase sempre negociáveis, principalmente se disseres que achas caro, seja a particular ou a imobiliária. Aproveita-te principalmente se vires que a casa já está à venda há uns largos meses, a minha estava à venda por 80 mil e acabei por comprar por 75, a diferença já deu para pagar a escritura e um par de móveis.

Eu acho uma boa altura. Tendo dinheiro, é a melhor altura para negociar preços. Há muitos construtores e particulares que estão aflitos para vender.

Acham que esta é uma boa altura para comprar casa? Ou acham que vão baixar substancialmente nos próximos tempos?

Vendo uma casa (nova) à venda, qual o valor ideal a oferecer em relação ao preço pedido? 95%? 90%?

O preço das casas são bem negociaveis por empreendimentos ou apenas os particulares é que dão bons descontos?

Qual a vossa opinião?

regateia...pode ser que apanhes um construtor atolado em dividas até ao pescoço que prefira vender para pagar as despesas que não vender e ainda se afundar mais.[;)]

Como tudo na vida, depende.

Há localizações perfeitamente imunes à crise, há outras que continuam a valorizar brutalmente, outras que estão minimamente estáveis após ligeira queda, e outras cujos preços baixaram significativamente.

Deve-se comprar uma casa sempre que se necessite da mesma... portanto, se realmente precisas de casa, a altura é agora, caso contrário aguenta mais um pouco, pois o mercado está a corrigir.

Em relação a preços, está a acontecer um ajustamento, principalmente, nas casas usadas... as casas novas e em boas zonas mantêm os preços, porque o problema actual é arranjar crédito bancário para casas de alto risco.

Teria muito cuidado em analisar bem a zona, no sentido de que não esteja saturada... mais vale pagar um pouco mais por uma casa localizada num bom local, do que ir para o barato e depois não conseguir vendê-la no futuro...

Como diz o povo, quando o burro está em baixo é que se dá a varada, ou seja se tens algum guito de lado para dar uma entrada tens sempre algum poder negocial e como já disseram há casas que estão há meses á venda e o que não falta é pessoal aflito, sei que não podemos ser assim mas a coisa tá má, se vires alguma que gostes mesmo e que esteja no mercado á algum tempo mostra o interesse por ela e o desinteresse pelo preço isso resulta (ainda a semana passada tive uma situação dessas com um fornecedor lá na empresa e de uma factura que dava para pagar um apartamento cujo pagamento era a 60 dias ele começou por oferever 1.5% de desconto a PP e tava no limite e deixamos sofrer mais um pouco e tivemos 3.5)

Bons negocios

Qd há sangue na rua é altura de comprar propriedades, já dizia o Barão de Rotschild!!!
No entanto o sangue q há na rua, em Portugal, não é ainda no mercado imobiliário, este irá sofrer daqui a algum tempo.
Vejo pela zona do Porto, onde já há uma efectiva descida nos preços mas ainda se pedem barbaridades e onde se continua cada vez mais a construir, com casas devolutas...qd a oferta é demais...e vai ficar muita gente a arder!

Venho desenterrar este tópico. Tenho duas questões de duas situações diferentes, e precisava de uma ajudinha de quem for entendido nesta matéria.

Situação 1, quero comprar casa:

Já escolhi o banco para o empréstimo e neste momento estou só à espera da validação do IRS para entregar a papelada ao banco. No entanto agora os bancos só dão 80% do valor da escritura, ora, como eu não tenho os 20%, será possível escriturar por um valor mais alto?

Que condicionantes isso pode trazer ao vendedor? E ao comprador?

Situação 2, estou a ajudar na papelada da compra de um terreno com moradia:

- Trata-se de um terreno em que 1/3 deste é reserva agrícola, mas não é usado para fins de cultura. O terreno tem também uma moradia com licenciamento. Neste caso, Ainda assim é necessário notificar os vizinhos sobre o direito de preferência? Ou isto só se aplica a terrenos sem quaisquer construções?

Obrigada desde já!

Venho desenterrar este tópico. Tenho duas questões de duas situações diferentes, e precisava de uma ajudinha de quem for entendido nesta matéria.

Situação 1, quero comprar casa:

Já escolhi o banco para o empréstimo e neste momento estou só à espera da validação do IRS para entregar a papelada ao banco. No entanto agora os bancos só dão 80% do valor da escritura, ora, como eu não tenho os 20%, será possível escriturar por um valor mais alto?

Que condicionantes isso pode trazer ao vendedor? E ao comprador?

Situação 2, estou a ajudar na papelada da compra de um terreno com moradia:

- Trata-se de um terreno em que 1/3 deste é reserva agrícola, mas não é usado para fins de cultura. O terreno tem também uma moradia com licenciamento. Neste caso, Ainda assim é necessário notificar os vizinhos sobre o direito de preferência? Ou isto só se aplica a terrenos sem quaisquer construções?

Obrigada desde já!

A primeira situação estará dependente da avaliação do banco.

Isto é, não é chegar à escritura e dizeres o valor que te apetece. Isso era dantes, quando era prática comum o empréstimo também dar para a mobília e para trocar de carro.

Até porque escriturar por um valor mais alto implica que tu pagues mais impostos (IMT e Selo) e o vendedor, eventualmente, também.

Relativamente à segunda situação, não serei a pessoa mais indicada para responder.

Sem certezas, tenho ideia que o direito de preferência aplica-se pelo facto do terreno ser rústico / urbano e não em função do plano director da área em questão.

A primeira situação estará dependente da avaliação do banco.

Isto é, não é chegar à escritura e dizeres o valor que te apetece. Isso era dantes, quando era prática comum o empréstimo também dar para a mobília e para trocar de carro.

Até porque escriturar por um valor mais alto implica que tu pagues mais impostos (IMT e Selo) e o vendedor, eventualmente, também.

Relativamente à segunda situação, não serei a pessoa mais indicada para responder.

Sem certezas, tenho ideia que o direito de preferência aplica-se pelo facto do terreno ser rústico / urbano e não em função do plano director da área em questão.

Muito obrigada, não seria para escriturar pelo valor que me apetece-se, teria uma lógica. Seria 20% mais do valor da venda, para que os 80% fossem realmente o valor.

Falando em valores, trata-se de uma venda de 110 mil, sendo que se der os 20% de entrada fico sem margem para fazer umas reparações que serão necessárias. Dantes o valor da avaliação tinha mais penso do que agora, penso eu. A avaliação deverá rondar os 130 mil.

Muito obrigada, não seria para escriturar pelo valor que me apetece-se, teria uma lógica. Seria 20% mais do valor da venda, para que os 80% fossem realmente o valor.

Falando em valores, trata-se de uma venda de 110 mil, sendo que se der os 20% de entrada fico sem margem para fazer umas reparações que serão necessárias. Dantes o valor da avaliação tinha mais penso do que agora, penso eu. A avaliação deverá rondar os 130 mil.

E achas que arranjas um vendedor que vá na conversa? E depois quem paga o IRS/IRC dos 20% a mais?

Comprar casa neste momento? Muito cuidadinho... tens quem seja teu fiador?

Sim quero comprar casa e estou a tentar que seja em breve. Tenho os meus pais como fiadores, tenho emprego, eles também têm um bom IRS. O que ajudará.

Pois não sei se o vendedor iria na conversa, possivelmente não. Obrigada pelas respostas.

Voltar
Superior