Compra Smart Fortwo

épa mas o carro não pode ter só coisas más.
quem me pode dizer os prós e os contras do fortwo?

semttulocx.jpg

[br:)]

épa mas o carro não pode ter só coisas más.
quem me pode dizer os prós e os contras do fortwo?

Eu carro que se compra porque se gosta, não é propriamente um bom carro na minha opinião.

Mas eu digo o que acho positivo no que conheçoe:
- é giro;
- é prático (dentro das limitações obvias);
- anda bem e gasta a condizer, gasolina;
- o comportamento é engraçado;
- a caixa auto no modelo que conheço não funciona mal, tendo porém as suas manias;
- aparentemente é seguro;

Esta semana que passou andei com 2 smarts F2.

Um passion gasolina com 71 cv. (De dezembro de 2011) e um pulse com 54cv cdi (do mês passado, o que eles chamam de novo smart).
O que conclui é que a caixa é pessima, leeeeeeenta. Mesmo com patilhas falta-lhe um conversor de binário.
No entanto no diesel a condução torna-se mais confortável se não andarmos a puxar pois como tem mais força em baixas não se nota tanto a lentidão da caixa. Ambos travam pessimamente e têm um pedal super rijo com pouca ou nenhuma sensibilidade. Fui informadl que é mesmo assim. Ainda assim o travão do cdi era mais leve que o mhd.
Em relação ao conforto fui informado que do passion para o pulse só muda o pneu, ligeiramente com menor perfil no pulse por ser "desportivo". Não sei se isso corresponde à verdade ou ao facto de ser o novo facelift mas aposto que a taragem da suspensão é diferente pois o pulse cdi era muito mais, mas muito mais rijo que o passion.
Meti 100kms em cada um e gostei bastante da experiência, é um conceito engraçado. Era gajo para comprar um passion de 2010 cdi com patilhas no volante.

Sent from my WT19i using Tapatalk 2

Mas tu estás mesmo à espera de ter opiniões válidas neste forum? 90% dos users nunca tiveram um smart apenas tem uma vontade enorme de dizer mal.
existem pessoas que falam mal só porque é moda.
eu já fiz uns kms em dois a diesel, mas o tempo que os conduzi não me deixou obter uma opinião sobre o carrito, apesar de ter gostado mais de andar no cdi com repro lol
só gostava de saber quais são as versões que quais os extras que cada versão tem.
não estou a pensar em comprar novo nem semi-novo, mas com orçamento limitado, quanto mais recente melhor, mas os que estão dentro do meu orçamento são entre o ano 2000 a 2003

Prós:
- é pequeno, portanto cabe em todo o lado.

Contras:
- como é que eu digo isto... hmm ...é rijo, é duro, é desconfortável, faz doer os braços, e as costas ...não sei se me expliquei bem;
- é um carro económico, no entanto, para o carro que é, julgo que deveria ser ainda mais;
- é caro para o carro que é;
- o comportamento é fraco, sendo que é muito fácil atingir os limites do carro;
- a caixa de velocidades é fraquinha;
- os materiais dos interiores são fraquinhos.

Sobre as versões, o mais fácil é verificares no site. Adianto-te já que a ordem crescente das versões é pure-pulse-passion, sendo que podes começar por ter um F2 sem um simples porta-luvas, como ter um smart com GPS e tecto panorâmico.

O meu pai tem um de 2011, versão passion mhd de 71cv, portanto estou a falar com base no F2 de segunda geração que saiu em 2007. Conduzi um cdi de primeira geração e o carro e a caixa era ainda pior. [:D]

O Smart F2 só serve como segundo carro, e apenas para voltinhas pequenas, de preferência, apenas em cidade.

Quem acha que estou a falar mal só por falar, que compre um, mas não digam que eu não avisei. [:D]

No teu caso mmao, eu procurava outro carro.

Mesmo para circular exclusivamente num ambiente urbano, achei o smart muito desconfortável e duro como diz o Digcb. A grande vantagem é caber em qualquer buraco.

Prós:

Contras:
- como é que eu digo isto... hmm ...é rijo, é duro, é desconfortável, faz doer os braços, e as costas ...não sei se me expliquei bem;
- é um carro económico, no entanto, para o carro que é, julgo que deveria ser ainda mais;

Sobre as versões, o mais fácil é verificares no site. Adianto-te já que a ordem crescente das versões é pure-pulse-passion, sendo que podes começar por ter um F2 sem um simples porta-luvas, como ter um smart com GPS e tecto panorâmico.

O meu pai tem um de 2011, versão passion mhd de 71cv, portanto estou a falar com base no F2 de segunda geração que saiu em 2007. Conduzi um cdi de primeira geração e o carro e a caixa era ainda pior. [:D]

O Smart F2 só serve como segundo carro, e apenas para voltinhas pequenas, de preferência, apenas em cidade.

Quem acha que estou a falar mal só por falar, que compre um, mas não digam que eu não avisei. [:D]

No teu caso mmao, eu procurava outro carro.
obrigado pelo esclarecimento.
caso venha a comprar, vai servir basicamente para fazer cerca de 20km diários, dividindo esses kms por circuito misto.
apenas ando a ver opiniões sobre carros sobretudo citadinos.
andei a ver o aud A2 tdi, mas ainda andam em preços proibitivo para mim.
a ideia era trocar o meu suzuki jimny com alguma preparação TT por um jimny full extras TT, mas depois de muito ponderar a troca de jipe optei por tentar trocar um carro com ac para substituir o velhinho golf III comercial da minha esposa, porque o valor que ia dar para trocar de jipe é o mesmo que pretendo dar para trocar o golf
para teres uma ideia, este é o meu jipinho, esta foto é do inicio do ano
DSCF3200.jpg

mas agora está com molas e amortecedores procom +7cm, snorkel safari para jimny e cubos manuais AVM, e para mim é o quanto basta para fazer uns passeios

Ando regularmente num, mas a diesel (já com alguns anos e com mais de 200.000) e vou opinar a impressão global que tenho (já andei num a gasosa, mas foi apenas uma voltinha).

O espaço interior é interessante, mas as cavas das rodas são muito intrusivas pelo que é necessário puxar o banco mais para trás;
Quase tudo é extra: o ac, os manómetros destacados (relógio e conta rpm), as jantes e por aí adiante;
A caixa é algo lenta em modo automático, mas bastante suave e explora bem o motor (falta-lhe uma função kick-down);
O ruído motor é omnipresente, mesmo com o motor quente. Pelo que sei o gasosa é bem melhor neste aspeto;
Sofre bastante com ruídos aerodinamicos e é muito sensível ao vento lateral;
Em termos de consumos, andam entre os 4 (nas calmas e mais em estrada aberta) e os 5 (mais cidade ou mais depressa);
O conforto não é nenhum primor em viagens mais longas pois sentem-se muito as irregularidades do terreno e os bancos são apenas suficientes em termos de apoio;
Por outro lado, como já foi dito, está sobrevalorizado no mercado de usados (há imensos à venda, a maioria importados) e o carro continua a ter imensos seguidores. Pessoalmente, preferia comprar algo um pouco maior e menos caros, tipo toyota iq de que gosto bastante (não é económico e a caixa não é famosa) ou mesmo algo mais convencional tipo o C1, Aygo, twingo...

Costumo andar com um da 1ª geração e um da 2ª também. Ambos a gasolina e no da 2ª geração é o de 84cv. A caixa do da 1ª geração é a pior coisa do carro, muito lenta e muito brusca a meter velocidades, coisa que foi muito melhorada na 2ª geração. Costumo andar mais com o 2º e gosto muito do carro, mas em cidade, porque em AE o carro torna-se bastante instável, sente-se muito o vento e tem muitos ruídos aerodinâmicos. Ao contrário do que já foi aqui dito, não acho o carro muito desconfortável e acho que tem um bom comportamento. Em relação aos consumos, não é assim tão poupado, mas também é difícil andar devagar nele. Obviamente o carro tem muitas limitações, mas a mim dá-me gosto em conduzi-lo. Este motor responde sempre muito bem a qualquer rotação.

Prós:

Contras:

.

Disto isto , quem dá 8000 euros ou mais por uma coisa assim ??? É que isto pagas o carro e o restante é de oferta para a smart porque o carro nunca na vida vale isto !

Disto isto , quem dá 8000 euros ou mais por uma coisa assim ??? É que isto pagas o carro e o restante é de oferta para a smart porque o carro nunca na vida vale isto !

São opiniões. Concordo que não seja barato para o que oferece, mas também não é o "cancro" que muitos pintam.

Alguém me sabe dizer qual é a diferença na caixa de velocidades da versão pulse para a versão passion?

Pelo que reparei, a versão pulse traz de série o volante de 3 raios com patilhas no volante e a versão passion traz apenas o volane de 2 raios sem patilhas.
Visto que a versão passion é a topo de gama isto não faz muito sentido...

Se alguém me pudesse esclarecer este aspecto agradecia.

Abraço!

Voltar
Superior