Compra Smart Fortwo

Nunca percebi a azia que o pessoal tem em relação ao F2, sobretudo aos modelos mais actuais.

É pequeno o que facilita os estacionamentos, devido ao peso e ao motor turbinado é rápido em cidade e económico sobretudo os CDI e é dos carros mais fáceis de conduzir que há. Em certas configurações consegue ficar bem engraçado e o cabrio é porreiro no verão.

Se existem imenso pessoal, que não faz muitas viagens de carro e viaja maioritariamente sozinho porque não?

Mas enfim o pessoal adora dizer mal, e nisso não há nada a fazer.

Última edição:
Por tudo isto volto a repetir, o Smart é um carro com imensos defeitos, do qual alguns proprietários não tiram partido das vantagens, mas, para muitos outros, é uma ferramenta bastante útil no quotidiano citadino.

Lê melhor. 5 a 10km a viagem. Se for a 10 sítios diferentes num dia, são 100km e 10 estacionamentos. Se ele me gastar entre 3.5 e 4,5 significa que por poupo +/- 6 euros dia comparativamente aos restantes carros cá de casa, para percursos idênticos, uma vez que com nenhum faço menos de 7 l/100 em percursos curtos e puramente citadinos, já para não falar das formas de contornar os parquímetros ou parques subterrâneos.

Tudo bem , mas isso tambem faz um saxo 1.5 diesel e é um carro ! e custa menos !

Pela ordem de ideias se o smart bebe pouquissimo , comprava se um aixam que ainda fica muito muito mais barato ....

E falei nos TP porque ??

Ora se o objectivo do smart é cidade correcto ?

Faz sentido apenas nas grandes cidades devido á escassez de estacionamento ( um facto irrevelante pois vejo os a ocupar ligares onde cabe um corsa B ) ora nas grandes cidades tem boa rede de trasnportes publicos .

Por isso em vez de dar 8000 euros por uma coisa com falta de conforto , carissimo , preferia gastar 45 euros mensal pelo TP !

O smart pura e simplesmente vive devido ao facto de ser "moda"

Podem dizer os conceitos do smart , mas na realidade poucos a utilizam !

E isto é para nao começar a fotografar smarts a ocupar 2 lugares , no parque de um shopping a ocupar 2 lugares , ve-los a ocupar lugares onde cabem um segmento C etc

Pois vejo em muito maior quantidade deste genero de estacionamentos que um estacionamento relativo ao conceito em si ! Por isso a teoria de ser facil de estacionar em cidade ja fica um pouco descabida .

E agora até me ri pois eu há uns anos estava estacionado na berma e um smart saiu e bateu me na lateral [:D]

Nunca percebi a azia que o pessoal tem em relação ao F2, sobretudo aos modelos mais actuais.

É pequeno o que facilita os estacionamentos, devido ao peso e ao motor turbinado é rápido em cidade e económico sobretudo os CDI e é dos carros mais fáceis de conduzir que há. Em certas configurações consegue ficar bem engraçado e o cabrio é porreiro no verão.

Se existem imenso pessoal, que não faz muitas viagens de carro e viaja maioritariamente sozinho porque não?

Mas enfim o pessoal adora dizer mal, e nisso não há nada a fazer.

Já conduziste algum?

Quem realmente gostar de conduzir nunca pensará sequer num smart. Fácil de conduzir? Para quem sabe tanto pega num fácil como num difícil.

É um carro económico, com uma estética jovem, usado como "acessório" e nada mais.

Eu teria um Smart mais por curiosidade. Se eu tivesse dinheiro sobrando, comprava um, ficava uns 6 meses com ele e depois vendia.

Mas tu estás mesmo a comparar um saxo ( projecto de 1996 ) com um smart ( projecto de 2007 ) ?

É que tirando o facto do saxo levar 4 pessoas, não vejo nada em que seja melhor, bem pelo contrario.

O saxo é mais confortável.
Se for o 1.5D faz consumos muito bons comparando com o Smart F2 CDI.
Por acaso gosto imenso do pequeno Fortwo, especialmente o F2 de 71cv em verde alface com o contraste em cinza, tecto transparente (ou acrílico ou lá o que é)/cabrio e patilhas no volante para brincar de vez em qdo.
Mas até hoje, e mesmo por colegas que possuem um, não lhes vejo grandes vantagens em relação a um segmento A. Contra um Fiat 500 não têm vantagens nenhumas [:D]
É pena é serem tão caros, ter um F2 cabrio é uma coisa muito engraçada, especialmente agora no Verão.

A compra de um automovel não é para todas as pessoas uma coisa racional, alem disso nem toda a gente precisa de espaço, ou quer ter prazer na condução..

Se calhar faz tanto sentido alguém comprar um smart e ter uma bagageira que só da para levar um saco de comprar como um empresario comprar um classe S para andar sozinho no carro a maior parte do tempo.

O mercado oferece uma vasta amplitude de modelos resta cada um escolher o que mais lhe agrada quer seja pela estética, pela poupança, pelo prazer de condução etc. todas elas são validas dependendo de quem compra e se o carro é um sucesso de vendas..

O saxo é mais confortável.

Em termos de suspensão sim, mas o smart tem melhor insonorização e uns bancos muito melhores.

Se for o 1.5D faz consumos muito bons comparando com o Smart F2 CDI.

Verdade, mas não faz melhores.

Por acaso gosto imenso do pequeno Fortwo, especialmente o F2 de 71cv em verde alface com o contraste em cinza, tecto transparente (ou acrílico ou lá o que é)/cabrio e patilhas no volante para brincar de vez em qdo.
Mas até hoje, e mesmo por colegas que possuem um, não lhes vejo grandes vantagens em relação a um segmento A.
É pena é serem tão caros, ter um F2 cabrio é uma coisa muito engraçada, especialmente agora no Verão.

A versão cabrio tem o defeito de fazer muitos barulhos parasitas no sistema da capota.

Contra um Fiat 500 não têm vantagens nenhumas [:D]

Dados da Autohoje, sem extras 5000€ a menos para o smart. Mas para mim não são concorrentes, o smart apenas tem o toyota como concorrência.

Última edição:
Em termos de suspensão sim, mas o smart tem melhor insonorização e uns bancos muito melhores.

Verdade, mas não faz melhores.

A versão cabrio tem o defeito de fazer muitos barulhos parasitas no sistema da capota.

Dados da Autohoje, sem extras 5000€ a menos para o smart. Mas para mim não são concorrentes, o smart apenas tem o toyota como concorrência.

Correcto. Eu gosto muito do Smart. Mas estou perfeitamente ciente que é uma palhaçada o valor que pedem por ele tendo em conta as suas nenhumas vantagens reais. Aliás, ainda agora dei um salto ao standvirtual e compra-se um Ibiza semi novo com 105cv e alguns extras porreiros pelo valor de um F2. Ambos do ano passado.
Dentro do segmento dos citadinos penso que a minha escolha seria entre o F2, 500 e iQ. Curiosamente este último tem muita coisa de valor quando comparado com um Smart (Cx auto é muito melhor, a qualidade dos interiores, consumos baixíssimos e o rigor de montagem é muito melhor, mais extras). Nem sei porque é que é vendido pelo nome da Toyota pois quem já andou com um sabe que aquilo está mais ao nível de um Lexus [:p]

um smart so tem duas utilidades
1- para os caloiros da faculdade irem engatar as pitas do secundario
2- para os papás de cascais calarem a princesa quando tira a carta

mas ha que tirar o chapeu...conseguir atribuir status a um papa reformas tem que se lhe diga

Engraçado os estereótipos.

Para mim é carro de um profissional de saúde, que aproveita as suas características para o estacionar em qualquer recanto, nas selvas que são os parques de estacionamento dos hospitais deste país.

Aliás... acho que uma pita a ligar a um carro, mais facilmente o faz com um A3 / S1 / 3 coupe que com um Smart.

[;)]

Útil exactamente em quê? O que o destaca?
É que qualquer segmento B também é muito útil no quotidiano citadino...

Destaca o 1 metro a menos que tem para os principais concorrentes que muita diferença faz a quem aproveita qualquer recanto para estacionar.

Destaca o consumo se tivermos a falar do CDI.

E para mim estes são os argumentos que vendem o Smart.

Se para ti não chegam, ou lhes atribuis outro valor, respeito.

Tudo bem , mas isso tambem faz um saxo 1.5 diesel e é um carro ! e custa menos !

O teu ponto é perfeitamente válido, mas isso não me obriga a ver as coisas assim [;)]

Um Saxo pode ser e ter "mais tudo" para ti, mas para mim, como citadino, peca por ter mais 1 metro e cheirar aos 3, 4 ou 5 donos que já teve. E o mesmo é válido para muitos outros exemplos idênticos.

Pela ordem de ideias se o smart bebe pouquissimo , comprava se um aixam que ainda fica muito muito mais barato ....

Lá está, o argumento que apresentas é novamente coerente, mas, mais uma vez, para mim, não o seguiria pois faltam outros aspectos a teria em conta, como a segurança, possibilidade andar em vias rápidas, etc.

E falei nos TP porque ??

Ora se o objectivo do smart é cidade correcto ?

Faz sentido apenas nas grandes cidades devido á escassez de estacionamento ( um facto irrevelante pois vejo os a ocupar ligares onde cabe um corsa B ) ora nas grandes cidades tem boa rede de trasnportes publicos .

Por isso em vez de dar 8000 euros por uma coisa com falta de conforto , carissimo , preferia gastar 45 euros mensal pelo TP !

Eu preferia gastar os tais milhares de euros e potenciar o meu dia ao máximo sem estar refém de horários / contrariedades dos TPs.

Amigos à mesma ? [:D]

O smart pura e simplesmente vive devido ao facto de ser "moda"

Podem dizer os conceitos do smart , mas na realidade poucos a utilizam !

Discordo apenas dos poucos, mas isto são as percepções que cada um de nós tem.

E isto é para nao começar a fotografar smarts a ocupar 2 lugares , no parque de um shopping a ocupar 2 lugares , ve-los a ocupar lugares onde cabem um segmento C etc

Pois vejo em muito maior quantidade deste genero de estacionamentos que um estacionamento relativo ao conceito em si ! Por isso a teoria de ser facil de estacionar em cidade ja fica um pouco descabida .

No sítios onde eu trabalho devem existir pelo menos 3 dezenas de smarts. Se quiseres também lhes tiro fotos para veres que uns 25 estão a explorar o seu reduzido tamanho. Aliás, até parece que os lugares estão reservados, pois são espaços mortos onde não cabe mais nenhum carro.

E agora até me ri pois eu há uns anos estava estacionado na berma e um smart saiu e bateu me na lateral [:D]

A Azul

Eu teria um Smart mais por curiosidade. Se eu tivesse dinheiro sobrando, comprava um, ficava uns 6 meses com ele e depois vendia.

Mas aí, consoante o modelo, custa de 50'000 a 100'000 Reais, o mesmo que muitos sedans topos de gama.

É um capricho de gente rica, muito mais do que na Europa.

Até porque ter um Smart no Brasil, tendo em conta a forma como se conduz aí, é um suicídio. Ninguém o respeitaria como carro e ia sofrer tal e qual um moto-taxi.

eu já li este tópico todo e já vi que existem users que gostam do carro e outros que o odeiam, mas não se pode agradar a gregos e troianos.
eu estou a ponderar a compra de um fortwo usado, somente porque a minha esposa tem um golf III comercial de 1994 e gostava de arranjar um carro mais moderno, e com alguns extras, coisa que o golf só tem a direcção assistida.
na compra, o ac é obrigatório porque aqui no interior ribatejano, durante o verão os termómetros chegam com facilidade aos 40ºc
como tenho a astra com ac que é o meu carro do dia-a-dia e um jimny 1.3 16v preparado para tt também com ac, nos dias de muito calor não é viável andar a fazer cerca de 30 km com o jipe a gasolina a gastar cerca de 12l aos 100km/h
a compra do smart a gasolina ou diesel vai depender do preço, e dos valores de consumo, e o orçamento é limitado até aos 3500€
agora uma coisa que não encontrei ainda foi as várias versões e extras do fortwo

A minha namorada tem um f2 de 2009 a gasolina (gasta 6lts), e só posso dizer que é um carrinho engraçado de conduzir, com pormenores fora do comum, mas com um conforto intragável.

Será sempre um carro irracional na minha opinião, mas a vida é feita de pequenos prazeres, no entanto com o teu orçamento é complicado ... eu procuraria outra opção.

Eu gosto muito do Roadster mas não morro de amor, o F2 é-me indiferente.

O que não posso negar é a sua praticabilidade em cidade, os seus backets confortáveis, e a leveza do conjunto.

A minha namorada tem um f2 de 2009 a gasolina (gasta 6lts), e só posso dizer que é um carrinho engraçado de conduzir, com pormenores fora do comum, mas com um conforto intragável.

Será sempre um carro irracional na minha opinião, mas a vida é feita de pequenos prazeres, no entanto com o teu orçamento é complicado ... eu procuraria outra opção.

eu já pensei nisso até porque iria passar de um carro com zero problemas, para possivelmente um carro que problemas de motor, mas como tenho alguma facilidade em arranjar peças e mão-de-obra a muito bom preço, isso não me preocupa muito.
já ponderei carros franceses e italianos, mas como é para ela, estão fora de questão

Em relação ao conforto, comentário de uma familiar minha de 55 anos que andou comigo há pendura no f2 da minha namorada:

" Que bancos confortáveis, quando o carro está parado, a andar estraga tudo..." , e eu concordo, é muito desconfortável, cada buraco é um suplicio...

Voltar
Superior