Compra de MAZDA RX-8

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Quando é que vocês, caríssimos colegas de forum, aprendem que o motor rotativo Wankel do RX-8 tem a capacidade interna de cerca de 1300c.c, mas na prática gere uma força de 2600c.c.?[8)]
os motores com turbo nao é a mesma coisa?
o motor do STI prodrive tem 2000cc e 305 cv o que da 152.5 cv de potencia especifica enquanto o rx8 com 1300cc e 231 cv tem a potencia especifica de 177.69 cv
ora a diferença nao é assim tao grande...
a pergunta é, porque raio os motores com turbo nao pagam outra tabela de IA?? se o motor rotativo com pouco mais de potencia especifica paga os motores com turbo tambem deviam pagar um imposto diferentos dos atmosfericos

atenção que o imposto automovel tambem é feito com base nas emissoes poluentes dos motores, e neste caso o motor wankel é bem poluente.

quanto à motorização que o teu amigo tá a pensar importar, deve ser a de 250 cavalos certo?

é que em portugal so se vende a de 230...

citação:Originalmente colocada por pestanacupra

Boas..tenho um amigo que esta a pensar comprar um Mazda Rx-8...importado, vindo da Alemanha...k dizem??

Ele tem uma dúvida em relação ao I.A..como este carro tem cilindrada cerca de 1308 cc ....será este valor a ter em conta para calcular o I.A ??

Cumpts:)

Prepara-te para consumos de 13l/100km's em percursos combinados...

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Ninguem está, pelo menos eu não estou, a insistir que os rotores têm mais do que 645cc cada.

Não é necessário ir procurar na wikipedia para saber, até, porque há melhor, pois a wikipedia é feita um pouco por todos nós.

Estão todas as epecs do rx-8, e de outros modelos, em pdf na pagina da mazda.

Aquilo que voces tem que entender é que o motor Wenkel não é um otto, a relação potencia cm3 não é a mesma, e a relação poluição tambem não. Daí pagar o equivalente a um motor normal, tendo em conta esses criterios, não é chulisse, é apenas justiça para com as outras marcas.
E de uma maneira simplista, para perceber, como já disse acima, e até pus umas animaçõs para facilitar, um motor wenkel ao mesmo tempo que está a fazer o escape já está a fazer a admissão emquanto um otto não. Um otto faz um tempo de cada vez.

Não percebo a dificuldade.
Será assim tão dificil perceber?

Agora que me digam que no geral os impostos nos automoveis no nosso país são altos, aí é outra coisa.

Não é bem assim; por exemplo um motor otto de 4 cilindros "normalmente" faz os 4 tempos simultâneamente, só que cada "tempo" num cilindro diferente.
O que se pretende dizer é que se puder fazer uma analogia desta forma, no mesmo "cilindro" um motor Wankel faz escape e admissão simultâneamente.

Esse carro arranja-se cá por cerca de 22-25 mil EUR com 1 a 2 anos e menos de 15 mil quilómetros. Importado da rede Mazda europeia. E sim, é a versão mais potente.

citação:Originalmente colocada por Movyk

atenção que o imposto automovel tambem é feito com base nas emissoes poluentes dos motores, e neste caso o motor wankel é bem poluente.

quanto à motorização que o teu amigo tá a pensar importar, deve ser a de 250 cavalos certo?

é que em portugal so se vende a de 230...

Mas isso já vem da antiga legislação que ainda não tinha a componente ambiental.

e se não me engano na europa não existe outra versão do rx-8 mais potente, pode é ser declarado de forma diferente, alias se fores ver no catalogo do importado(MMportugal) a versão cá vendida é a high power, sendo que por exemplo nos EUA há outra versão sim, mas mais fraca com cerca de 190cv(e nalguns paises europeus tmb, suiça acho).

então o carro paga 1.6 mas paga como um 2.6 porcausa das emissões poluentes?

:(
é pena.

De qualquer forma o carro é optimo.
É potente.Tem isto:
naias2001-mazda-rx8-doors.jpg

É fixe de conduzir...

eu ia em frente...

o único senão é os consumos e o óleo gasto. Mas nada é perfeito e esse motor está longe de ser mau.

citação:Originalmente colocada por Andreh

então o carro paga 1.6 mas paga como um 2.6 porcausa das emissões poluentes?

:(
é pena.

De qualquer forma o carro é optimo.
É potente.Tem isto:
naias2001-mazda-rx8-doors.jpg

É fixe de conduzir...

eu ia em frente...

o único senão é os consumos e o óleo gasto. Mas nada é perfeito e esse motor está longe de ser mau.

Irra, não é por causa das emissões poluentes, pois isso já vem do tempo do rx-7 e nessa altura a componente ambiental ainda não contava para o IA.

Bela escolha, é dos carros q eu + aprecio, tem muita genica(nunca o experimentei mas foi isso q vi em alguns videos).
Agora, cuidado kom o pezinho.[:I]

Mas ainda há gente que pensa que um Wankel tem cilindrada? Estranho um carro sem cilindros ter cilindrada.......
Depois não são 645 nem 655 são 654cm3 de CAPACIDADE em cada rotor. Disse capacidade e não cilindrada. Logo dá 1308cm3 de capacidade.

citação:Originalmente colocada por cloterico

Mas ainda há gente que pensa que um Wankel tem cilindrada? Estranho um carro sem cilindros ter cilindrada.......
Depois não são 645 nem 655 são 654cm3 de CAPACIDADE em cada rotor. Disse capacidade e não cilindrada. Logo dá 1308cm3 de capacidade.

Ora aí está!! E como um Wankel faz um ciclo de potência por rotação contra um ciclo de potência por cada duas rotações num motor convencional, faz algum sentido dobrar a capacidade para ter uma equivalência à cilindrada.... algum... não muito.

Voltar
Superior