Compra de carro com hipoteca

Estás a passar-te????

O que é que isto tem a ver com moralismos? Ou com aceitar as opiniões dos outros?

Isto é só meter milhares de € nas mãos de quem não se conhece e arriscar a sorte. O resto é "conversa". Não interessa para nada se o carro é penhorado, não interessa tu teres vendido um carro assim, não interessa se se confia na pessoa porque parece estar de bem. Agora, se é normal acreditarmos assim numa pessoa que não conhecemos de lado nenhum, e se isto é "moralismo", vou ali e já venho.

estás a dar o dinheiro á financeira e não a uma pessoa que não conheces, quando vais comprar uma casa a quem tenha crédito fazes rigorasamente o mesmo.

Apenas te estamos a avisar de que pode ser burla, ou simplesmente pagares o que não é suposto seres tu a pagar.

Ou estamos a falar de um veiculo com produção limitada a certas unidades? É que se não for, há imenso carro á venda.

Está lá escrito hipoteca. Eu já confirmei junto do automóvel online que é mesmo uma hipoteca.
Eu estou é a tentar perceber o que é que realmente tenho que apresentar no registo, ou seja o que é que a financeira tem que me fornecer, para não ser enganado.
É que já me disseram que os documentos têm que ser reconhecidos por um notário e que por isso demoram algum tempo a serem entregues. Ora como o vendedor me diz que os arranja na altura, eu estou desconfiado.

então esquece o que eu disse porque esse caso é diferente do meu, o meu era o simples ald em que o carro estava no nome da locadora e não hipoteca, o procedimento poderá ser o mesmo ou não....

Apenas te estamos a avisar de que pode ser burla, ou simplesmente pagares o que não é suposto seres tu a pagar.

Ou estamos a falar de um veiculo com produção limitada a certas unidades? É que se não for, há imenso carro á venda.

É um carro normal e eu agradeço todas as opiniões.
O que eu estou a tentar apurar é que documentos é que tenho que trazer da financeira para não haver problemas. É que já liguei para o serviço de informações do registo automóvel mas ainda fiquei com mais dúvidas, pois a senhora que me atendeu disse que a financeira assinava no documento de registo. Aquele que o vendedor e comprador preenchem. Ao que parece não é assim.
Enfim, o melhor é pedir ao vendedor para encontrar outra solução. Pelo menos durmo descansado.

Última edição:
Está lá escrito hipoteca. Eu já confirmei junto do automóvel online que é mesmo uma hipoteca.
Eu estou é a tentar perceber o que é que realmente tenho que apresentar no registo, ou seja o que é que a financeira tem que me fornecer, para não ser enganado.
É que já me disseram que os documentos têm que ser reconhecidos por um notário e que por isso demoram algum tempo a serem entregues. Ora como o vendedor me diz que os arranja na altura, eu estou desconfiado.

Pois olha isso é um pormenor bastante importante, se é hipoteca tem que estar registada e para levantar o registo de uma hipoteca não é assim tão "rápido" como ele diz, se bem que hoje em dia já se fazem cancelamentos de hipoteca online.
O Requerimento de Registo Automóvel (DUA) não tem que ser reconhecido, agora a Declaração da Financeira, que para todos os efeitos é também titular na propriedade desse veículo e sendo uma empresa obriga a assinaturas de várias pessoas, aí deverá ter que ser reconhecido, creio eu.

Manel, na minha opinião há qualquer coisa que não bate certo ou pelo menos parece-me que o sr. não te está a dizer mesmo tudo, essa da Hipoteca...dá-me a sensação que o vendedor está com algum problema sério de dívida, quer vender o carro depressa e só vê facilidades, onde a maioria de nós vê várias coisas que podem não correr bem...

Se estás realmente interessado no carro, vai ao IRN e á Financeira, informa-te como deve ser...(NÃO POR TELEFONE e NÃO ACREDITES SÓ NO QUE ELE TE DIZ)

Última edição:
tirado de outro forum algo semelhante ao teu caso

Tenho um caso parecido, depois de o proprietário ter efetuado o pagamento o banco a pedido passa um modelo de Requerimento de Registo Automóvel, assinalando o visto em "Extinção de registo - Reserva", este documento anexo à declaração de venda, é sinal que o veículo está pago

Exemplo documento http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir...=1217232046.45

PS: Só com este documento é que podes transferir o carro para teu nome, se no DUA estiver com reserva de propriedade.

o nome é diferente mas o cheiro é igual, ou seja agora dão o nome de hipoteca a um carro com reserva de propriedade :)

estás a dar o dinheiro á financeira e não a uma pessoa que não conheces, quando vais comprar uma casa a quem tenha crédito fazes rigorasamente o mesmo.
Estou lixado contigo[:D]

Então tu pagas uma dívida de uma hipoteca a uma pessoa que não conheces, e achas que isto não é dar dinheiro a essa pessoa?

Quando vou comprar uma casa a quem tenha crédito? A minha casa foi comprada ao construtor e não a uma pessoa que a tinha hipotecada. Mas mesmo, neste caso, o banco intervém e na hora a casa fica em teu nome, ou melhor, a hipoteca. Não há hipótese de erro. Aqui há um conjunto de passos a dar e em nenhuma altura o carro fica em nome do comprador na hora, nem tão pouco é salvaguardado.

O melhor que podia fazer, no caso de insistir com isto, é tentar assumir a posição contratual do actual dono, e pagar-lhe a diferença (se existe). De resto, eu não me metia.

Vou tentar informar-me melhor, mas é diferente do caso de uma casa. No caso da casa é tratado logo tudo na altura (é feita a escritura) com a presença de um notário e a casa passa logo para o nome do comprador.
Neste caso eu dou o dinheiro à financeira mas o que acontece é que o carro fica na mesma em nome do individuo e ainda por cima fica com a divida paga.
Tenho que ter aqui mais alguma garantia senão algo pode correr mal. É nesse aspeto que preciso de ideias. Que fazer para garantir que o individuo depois de ter a dívida paga não faz alguma "maldade"????

É mesmo isto. Se não fosse a data diria que é o mesmo carro/vendedor. [:D]
É pena não ter havido feedback de como acabou a coisa.

"No Banco certamente que eles explicam como deve proceder.
O caso é simples, liquidando a hipoteca, e pagando o carro, tem que trazer de lá o respectivo destrate e ao mesmo tempo a declaração de venda assinada pelo vendedor....para poder fazer o registo e expurgar a hipoteca, ah e não se esqueça de trazer o carro!!! simples"

Já sei que tenho que trazer o destrate seja lá o que isso for. [:D]
Isto foi em 2010. Será que já existia o documento que se usa agora para fazer o registo?

Seja como for estou mais esclarecido. Obrigado a todos pelas dicas.

Última edição:
Uma sugestão, porque não assumes tu a hipoteca? Deves ter de pagar qq coisa mas a entidade locadora passa a cobrar-te o montante em dívida a ti e tu ficas com o carro. É melhor do que ir pagar a hipoteca ao tipo, depois pedir transferência no registo, etc.

Quer um conselho? Perca uma manhá ou uma tarde e dirija-se pessoalmente a uma agência dessa financeira. Explique o caso (vá prevenido com anotação da matrícula do carro em causa) e com certeza sairá de lá esclarecido. Tem é que se dar ao trabalho e não estar à espera que um forum lhe responda a isso. Se o valor que lhe estão a pedir pelo carro for idêntico ou inferior ao valor da dívida, não haverá problemas. Se for superior, então desista porque deu para perceber que o vendedor não terá dinheiro para liquidar o restante. Se decidir avançar para o negócio, dirijam-se os dois ao balcão da credora, liquide a dívida (peça o recibo em seu nome), peça ao vendedor para assinar logo um modelo de venda (a vender, claro) e que assine uma autorização para que o resto da documentação seja enviada para sua morada. Quando receber a extinção em casa, junte isso a declaração de venda e vá então registar o carro em seu nome. Acredito que até nem haja má fé por parte do vendedor, apenas acho que está a tratar disso com muito facilitismo. Duvido seriamente que saia de lá no mesmo dia com a extinção de reserva/hipoteca. Por norma isso costuma ser mais demorado a emitir, mas não é impossível. Volto a repetir: 1º vá informar-se pessoalmente. Não esteja à espera que os outros o façam por si.

Última edição:
Caro jorgui
Obrigado pelo seu conselho. O assunto já está esclarecido e ao que parece é simples e indolor.
Depois darei feedback para o caso de aparecer mais alguém com este problema.

Última edição:
Voltar
Superior