Compra de carro com hipoteca

Manel57

New member
Boas

Fui ver um carro que estou interessado em comprar e ao verificar o DUA vi que este tem uma hipoteca a favor de uma instituição de crédito. Seguindo um conselho dado em diversos tópicos, resolvi aceder ao automóvel online e pedir uma certidão e realmente lá consta a tal hipoteca.
Perguntei ao vendedor o que tencionava fazer em relação a este assunto e ele respondeu que como não tem dinheiro para pagar a hipoteca, que eu ia com ele à financeira e depois de pagarmos a hipoteca, com o meu dinheiro :() que a financeira nos passava um documento para irmos ao registo de seguida.
Tenho as minhas dúvidas, pois estas coisas costumam demorar algum tempo. Porém o individuo diz que trabalha muito com esta financeira e que como conhece as pessoas eles dão-lhe logo o documento em causa.
Não estou muito convencido. O que é que poderá correr mal aqui?

Eu nao fazia esse negocio ...

Ele que peça dinheiro emprestado a algum amigo ... pague o que deve ... e quando tiver os documentos que certificam que já nao tem qualquer reserva de propriedade fazes o negocio com ele.

O que pode correr mal , é tu pagares a hipoteca dele ... e depois nunca mais o veres...

foge disso ...

Eu já pensei em tudo e mais alguma coisa, mas como até estou interessado no carro...
O individuo diz que me passa logo o papel para as mãos. Mas e se não for o doc certo e só der por isso quando chegar ao registo?
Até já telefonei para os registos online para ver se me elucidavam mas fiquei na mesma.

Uma pessoa as vezes tenta acreditar na boa fé dos outros mas uma coisa é certa, eles andem ai, e tou a falar claro dos burlões. O carro até pode ser um bom negócio e o vendedor até pode estar enrascado mas vais estar a correr um risco um bocado grande.

Não tenho grandes conhecimentos/alternativas mas o que eu fazia era o que o SPV disse, ele que limpe as dividas primeiro e tu depois que compres o carro.

Já pensei nisso e provavelmente é o que lhe vou propor, mas não deve ser fácil para ele. Estamos a falar de alguns milhares.
É claro que por ser uma quantia grande o risco para mim também é maior.
O melhor mesmo é não arriscar. Até porque no anuncio o vendedor não menciona nada disto e quando lhe pedi para me responder a algumas questões, desta em particular fez-se esquecido. Só quando insisti é que reconheceu que a carro estava hipotecado.

Eu confio em leis, ou algo escrito.
Isto parece me muito suspeito. Trabalha muito com a financeira? É um stand?
Eu não confio muito no "ah eles facilitam", acho que devias evitar de todo esta situação.

(...)
Porém o individuo diz que trabalha muito com esta financeira e que como conhece as pessoas eles dão-lhe logo o documento em causa.
(...)

É um particular. Diz que como agora tem carro da empresa não precisa do carro e decidiu vendê-lo.
Já pensei em contactar um profissional, não sei, talvez um Licitador ou assim, para tratar da compra, mas isso provavelmente vai ficar caro.

Não percebo qual o problema o meu primeiro carro foi vendido nestas condições, fui com o comprador á locadora e tratou-se tudo lá, eles dão um documento que o carro está pago e depois passas o carro para teu nome no irn.

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Ok. Foi para ouvir opiniões que abri o tópico.
Que tipo de documento era? É que a senhora do automóvel online disse que era o impresso único que a financeira tinha de assinar, mas eu no site vejo falar noutro documento:

================================================
Documentos para a extinção de registo de hipoteca (art. 28.º do RRA):
•Impresso modelo único (versão de preenchimento online);
•Documento comprovativo do facto a registar. Excepção: extinção de hipoteca ou reserva de propriedade se o requerente for o credor ou o reservador;
•Título de registo de propriedade ou DUA.
=================================================

Não percebo qual o problema o meu primeiro carro foi vendido nestas condições, fui com o comprador á locadora e tratou-se tudo lá, eles dão um documento que o carro está pago e depois passas o carro para teu nome no irn.

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Certamente se fosses o COMPRADOR já nao achavas assim tão seguro :)

e não é seguro? a meu ver é mais seguro comprar um carros nestas condições que comprares um já no nome do vendedor e ficares com fé que o vendedor não tenha o carro penhorado, não achas?
aqui tens a certeza que não existe qq divida e tens todos os documentos para ir tratar da alteração de titular.

Pois...perder o meu rico dinheirinho que me custou tanto a juntar. Até me dava uma coisa má. [s)]
Mas talvez haja uma maneira segura. É isso que estou a tentar apurar.
Sabem se os advogados fazem este tipo de trabalho?

Ok. Foi para ouvir opiniões que abri o tópico.
Que tipo de documento era? É que a senhora do automóvel online disse que era o impresso único que a financeira tinha de assinar, mas eu no site vejo falar noutro documento:

================================================
Documentos para a extinção de registo de hipoteca (art. 28.º do RRA):
•Impresso modelo único (versão de preenchimento online);
•Documento comprovativo do facto a registar. Excepção: extinção de hipoteca ou reserva de propriedade se o requerente for o credor ou o reservador;
•Título de registo de propriedade ou DUA.
=================================================

sinceramente não me recordo tudo do que estava no documento, sei que tinha lá escrito que o carro estava com o valor da hipoteca paga e tinha poderes para passar o carro para o nome de outro titular, algo parecido com isso.

A maneira segura é ele fazer-te a cedência do crédito, tu ficas com o usufruto do veículo! De seguida se quiseres líquidas o valor em dívida e tornas-te proprietário do veículo

A maneira segura é ele fazer-te a cedência do crédito, tu ficas com o usufruto do veículo! De seguida se quiseres líquidas o valor em dívida e tornas-te proprietário do veículo

Explica lá isso melhor sfv. Ficava com a dívida dele?

Uma coisa que me está a escapar, o carro tem uma reserva de propriedade?

Tem uma penhora?

Hipoteca é para bens imóveis!

Eu também achei estranho, mas é mesmo hipoteca. E sim é possível pois até consta do impresso de registo essa opção.

Última edição:
Voltar
Superior