Como ligar dois pc's a net

Já disseram tudo, e com efeito podem ser 2 PC's com sistemas operativos diferentes. O que passa dum lado para o outro são IP's e pacotes, e isso é indiferente, pois o TCP/IP trata de tudo de forma transparente.

Portanto, resumindo: o PC que tem acesso à net tem que ter 1 ligação para o modem e outra para o 2º PC (quer o modem ligue por USB ou por cabo de rede RJ45). O 2º só tem que ter uma ligação, e acaba por ser como se o 1º PC fosse o modem do 2º.

Este esquema tem um inconveniente: para o 2º PC ter net, o 1º tem que estar ligado, forçosamente. Com o router evita-se isso.

O pc que recebe a internet (PC1) tem de ter 2 placas de rede ( isto se o modem ligar por cabo de rede ao PC1)

Depois precisas de um cabo de rede Rj45 Crossover que vai ligar da 2ª placa de rede do PC1 á placa de rede do PC2 .

Depois é criar a ligação de rede no PC1 , activar a partilha de internet ( opcionalmente de ficheiros e impressoras) .

Ou seja precisas de +1 placa de rede e um cabo crossover .

Podes usar o Wizard do windows para criar a ligação entre os 2 PC's , ele cria uma disquete com a configuração , se nao souberes fazer á mão.

Inconveniente é que para o PC2 aceder á net , o PC1 tem de estar ligado , pois ira funcionar como servidor.

So uma coisa como se cria essa disquete?

Eu fui a loja ver se tinha o cabo mas tava fechada vejo se axho aki por casa o cabo. lool xD

So uma coisa como se cria essa disquete?

Eu fui a loja ver se tinha o cabo mas tava fechada vejo se axho aki por casa o cabo. lool xD

No assistente de criação de rede do windows ... quando acabas a configuração do PC1 , ele pergunta se deseja criar uma disquete para configurar os outros postos ... ele cria uma disquete com um executavel que só teras de correr no pc2 ...

Basicamente já foi tudo dito [:D]

Podes sempre partilhar a tua ligação entre quaisquer 2 computadores, tenham eles o sistema operativo que tiverem e seja qual for o tipo de ligação ao modem.

No meu caso, aqui por casa há um router que trata de distribuir a ligação por todos os pc's (como são cerca de 6 ou 7 não dava jeito ligar tudo por cabo)

Como só são 2 que queres ligar fazes isso bem com um cabo cruzado rj45 (atenção que nem todos os cabos dão, tem mesmo de ser cruzado!)

Aconselho-te a não fazeres essa disquete de partilha porque é uma complicação... se estás entre dois WinXP (cenário mais provável) define à mão os IP's , Gateway e DNS das ligações e partilha a ligação da net no PC que a tenha.

Boa sorte![kiss]

Já tá tudo dito, mas não sei se referiram que o cabo de rede para ligar um PC ao outro TEM que ser CROSSOVER (cruzado)!
Como também já referiram o PC principal tem que estar sempre ligado para se ter net no outro PC uma vez que o sinal passa através do 1º![;)]

E eu continuo a não conseguir.
No portatil tenho 3 ligações: Ligação de area local, 1394 - ligação e 3G preferencial connection
No outro so tenho a ligação de área local.
A 3G preferencial connection esta a definir automaticamente o ip (penso eu). Esta ligada, partilhada e com firewall. As outras 2 estão ligadas mas não estão partilhadas.
Tenho acesso aos ficheiros mas a net continua a dar so no portatil...

Alguém consegue ajudar?

Basicamente já foi tudo dito [:D]
Aconselho-te a não fazeres essa disquete de partilha porque é uma complicação... se estás entre dois WinXP (cenário mais provável) define à mão os IP's , Gateway e DNS das ligações e partilha a ligação da net no PC que a tenha.
Boa sorte![kiss]

preciso da tua ajuda,,
tenho um pc e um portatil,, fiz a porra da disquete de partilha e nada...

podes meter ai passo a passo como se faz..

Brigada

E eu continuo a não conseguir.
No portatil tenho 3 ligações: Ligação de area local, 1394 - ligação e 3G preferencial connection
No outro so tenho a ligação de área local.
A 3G preferencial connection esta a definir automaticamente o ip (penso eu). Esta ligada, partilhada e com firewall. As outras 2 estão ligadas mas não estão partilhadas.
Tenho acesso aos ficheiros mas a net continua a dar so no portatil...

Alguém consegue ajudar?

Antes de mais, convém explicar uma coisa: a tua ligação 3G está a definir um IP, ou seja, uma identificação que caracteriza o teu PC nessa rede (na Internet). No entanto, para ligares a outro PC tens que ter outra placa que, por sua vez, vai ter um outro IP que vai identificar o teu PC na outra rede (a rede entre esse PC e o 2º).

Ou seja, tens que ter "2 redes" no PC principal: uma que engloba o PC e a Net (através de uma placa de rede onde ligas o modem, ou então por USB, se for o caso), e outra que engloba os dois PC's (através da outra placa de rede).

Em todo o caso, tens aí assistentes (ou "wizzards") no Windows que te ajudam a fazer essas ligações.

Bom, o melhor é mesmo procurares um tutorial mais completo mas vou tentar clarificar o processo.

1º - Tens de ter uma ligação à net bem configurada, quer ligues o modem por usb, placa de rede, pcmcia, etc

2º - Tens de ter uma placa de rede disponível em cada um dos PCs que queres ligar, ou em alternativa optar por uma ligação wireless, isto se ambos os PCs tiverem adaptadores placas wireless. Vamos pela alternativa mais palpável... [:D]

3º - Com um cabo rj45 crossover (ou cruzado, designação PT) que irás utilizar para ligar os dois PCs fazendo uso das respectivas placas de rede.

4º - Agora tens de configurar as duas ligações, respectivas às placa de rede, de modo a que os PCs saibam como comunicar. No PC que está ligado à net, segue as instruções da microsoft [;)] -> http://support.microsoft.com/kb/306126

No outro PC que não está ligado à net:
http://support.microsoft.com/kb/306126- Vais as propriedades de ligação e seleccionas a linha que diz TCP/IP da lista que lá aparece, carregas em propriedades.
- aparece uma janela com muitos sítios para meter números e aqui defines;
IP Address:192.168.0.2
Subnet Mask: 255.255.255.0 (isto o windows até costuma meter automaticamente)
Default Gateway: 192.168.0.1
Preferred DNS Server: mais uma vez, 192.168.0.1
Alternate DNS Server: não metas nada

- Carregas OK nas janelas até fechares tudo

5º - Neste momento já deves ter uma rede entre os dois PCs. Para verificares isso vai ao Star Menu -> Run... escreve lá cmd e na janela que aparece escreve o seguinte: ping 192.168.0.1 (no PC não ligado à net) e ping 192.168.0.2 (no outro). O output deve ser conclusivo.

6º - Agora verifica se tens também net tentando aceder a alguma página através do computador que não está ligado directamente.

Espero que tenha sido útil :o
Qualquer dúvida ...

Não é muito complicado, admito é que a explicação não tenha ficado muito clara... :\

Quanto à impressora, não, não vai ficar partilhada de imediato. Mas se tiveres isso tudo a funcionar em rede,depois adicionar a impressora é trivial.

Voltar
Superior