Como é que digo isto em inglês?

Ilyushin

Banido
Como é que eu traduzo (com rigor) esta frase:

"Se ele tivesse conseguido ficar imune às doenças infecciosas, teria uma probabilidade muito maior de se manter vivo."

Será algo do género:

"If he had managed to stay immune to infectious diseases, he would have had a much higher probability of staying alive" ???

Isto soa-me um bocado mal, principalmente a parte do "would have had" [:D][:D][:D]
Como não sou nenhum master em inglês, achei que alguém daqui podia dar uma ajuda :)

Obrigado.

Tens duas versões:

"If he had managed to stay immune to infectious diseases, he would have had a much higher probability of staying alive"

"If he managed to stay immune to infectious diseases, he would have a much higher probability of staying alive"

Depende se estás a falar do passado, ou do passado do passado!

Quem sou para argumentar inglês técnico, mas acho que a tradução que fazes literalmente é
"Se ele tivesse conseguido ficar imune às doenças infecciosas, teria tido uma probabilidade muito maior de se manter vivo."

Pelo que se fosse eu suprimia o 'Had'

Já agora se tiveres que a pronunciar muito cuidado com os H's!

Fica algo deste género:

"If Re Rad managed to stay immune to infectious diseases, Re would Rave Rad a much higher probability of staying alive"

Quem sou para argumentar inglês técnico, mas acho que a tradução que fazes literalmente é
"Se ele tivesse conseguido ficar imune às doenças infecciosas, teria tido uma probabilidade muito maior de se manter vivo."

Pelo que se fosse eu suprimia o 'Had'

Já agora se tiveres que a pronunciar muito cuidado com os H's!

Fica algo deste género:

"If Re Rad managed to stay immune to infectious diseases, Re would Rave Rad a much higher probability of staying alive"

Esa foi bem porquinha...

"Se ele tivesse conseguido ficar imune às doenças infecciosas, teria uma probabilidade muito maior de se manter vivo."

If he'd managed to remain unaffected by contagious diseases, he would have had a much greater chance of staying alive.

If he'd managed to remain unaffected by contagious diseases, he would have had a much greater chance of staying alive.

não sou um expert, mas há aí algumas coisas que não concordo e que coloquei a negrito

imunne e unaffected são coisas diferentes. até porque ser imune e não ser afectado são coisas distintas.

o mesmo para contagious e infectious. contagiosas e infecciosas não são exactamente a mesma coisa.

"woud have had" numa tradução literal daria algo como teria tido, e não é isso que está na frase original. de acordo com a frase original deveria ficar "would have".

não sei se me vou explicar de forma correcta mas:

eu usaria a forma "would have had" em que um doente já teria morrido (usando assim o "passado do passado" como foi referido aí atrás")

se por exemplo me quisesse referir a um doente que apesar de já infectado, e por isso com menos probabilidades de sobreviver, ainda está vivo usaria a forma simples "would have".

não sou um expert, mas há aí algumas coisas que não concordo e que coloquei a negrito

imunne e unaffected são coisas diferentes. até porque ser imune e não ser afectado são coisas distintas.

o mesmo para contagious e infectious. contagiosas e infecciosas não são exactamente a mesma coisa.

"woud have had" numa tradução literal daria algo como teria tido, e não é isso que está na frase original. de acordo com a frase original deveria ficar "would have".

não sei se me vou explicar de forma correcta mas:

eu usaria a forma "would have had" em que um doente já teria morrido (usando assim o "passado do passado" como foi referido aí atrás")

se por exemplo me quisesse referir a um doente que apesar de já infectado, e por isso com menos probabilidades de sobreviver, ainda está vivo usaria a forma simples "would have".

Não usei a palavra "immune" porque é muito técnica e formal, unaffected é um sinónimo que cai melhor quando se diz e se ouve.

O "contagious" fui eu que me enganei, é só trocar por "infectious".

"would have had" está correcto, está no passado, a pessoa já "morreu", teria tido fica bem.

Não usei a palavra "immune" porque é muito técnica e formal, unaffected é um sinónimo que cai melhor quando se diz e se ouve.

O "contagious" fui eu que me enganei, é só trocar por "infectious".

"would have had" está correcto, está no passado, a pessoa já "morreu", teria tido fica bem.

"would have had" está correcto se a pessoa já tiver morrido , se for uma pessoa que ainda não morreu, apesar de já estar infectada e ter por isso menos possibilidades de se safar, considero mais apropriado o uso apenas de "would have".

e acho que olhando apenas para a frase colocada não nos é possível perceber se a acção já terminou ou pelo contrário ainda está a decorrer.

foi isso que tentei explicar, pelos visto sem sucesso.

"would have had" está correcto se a pessoa já tiver morrido , se for uma pessoa que ainda não morreu, apesar de já estar infectada e ter por isso menos possibilidades de se safar, considero mais apropriado o uso apenas de "would have".

e acho que olhando apenas para a frase colocada não nos é possível perceber se a acção já terminou ou pelo contrário ainda está a decorrer.

foi isso que tentei explicar, pelos visto sem sucesso.

Tiveste sucesso, eu é que tou sem sucesso nenhum porque li na diagonal [;)]

Acho que a questão é mesmo a necessidade do rigor, caso contrário algo assim:

"Had he managed to stay immune to infectious diseases, he would have had a bigger chance to survive"

Tens duas versões:

"If he had managed to stay immune to infectious diseases, he would have had a much higher probability of staying alive"

"If he managed to stay immune to infectious diseases, he would have a much higher probability of staying alive"

Depende se estás a falar do passado, ou do passado do passado!

x2, só trocaria "a much higher" por "greater" - parece-me fazer mais sentido assim.

Lá está.

Falo inglês técnico ( Socrates powa) todos os dias e esse é o género de frase que nunca uso...

Talvez me sairia algo assim:

If he became to stay imune against infections deseases, he would had higer chances to stay alive. -> soa-me bem e natural não sei pq

"Probability" não é muito usual em inglês nesse tipo de observação...

Mas eu não sou exemplo pa ng,[:D]

Não tinha visto o teu post antes do meu mas "chances" parece-me se mais inglês corrente tb.

mas se de facto aquela frase tiver um objectivo cientifico/técnico devem usar-se termos mais "formais".

de qualquer forma acho que já esta claro que dependendo da situação, do objectivo, e do fim a que a frase se destina há várias variantes correctas.

Voltar
Superior