Combustíveis "premium" compensam?

Bom eu não digo que por vezes não exagere ou etc ( [:D] ) mas quando vou mudando, espero que seja para melhor.

As marcas sim, dizem isso tudo, que aumenta potencia, diminui consumo, etc.

Eu só notei, como te disse da minha experiencia, em fumos negros, e o motor ligeiramente mais solto. Mas eu sei que há outros factores que também podem contribuir para isto. Só que nos fumos negros as marcas anunciam reduções na ordem dos 70 %. Se é verdade ou nao , não sei, mas os fumos notaram-se. Mas lá está, Ás vezes até uma boa tirada de AE serve para reduzir os fumos, já que limpa mais um motor que anda sempre em cidade.

Quanto ao desenvolver melhor em baixas, a mim pareceu-me, mas, não digo que não seja psicologico ou um conjunto de outros factores já que aqui tenho que admitir que há dias em que o carro parece que anda mais....pressão do ar, temperatura, humidade, e tudo o que sabemos.

Quem te viu e quem te vê. [;)]

Dou-te os meus sinceros parabéns. Saber admitir que estávamos errados é muito nobre.

Subscrevo na íntegra o comentário.

Então notas que com 98 oct anda um pouco mais. Era isto que eu te dizia no gasóleo aditivado, e noto isso em baixas, especialmente em 6ª. Acho que faz sentido, é uma mudança fraca, e na minha ecoflex, diria fraquissima em baixas (já nem a coloco abaixo dos 120, não faz sentido).

Mas não queiras comparar o ciclo otto com o ciclo diesel.

O que noto com 98 é que é menos preguiçoso a cortar rotação. De resto tudo na mesma.

Com um motor de ciclo diesel notar diferenças é MUITO mais complicado.

Claro, mas se o carro levasse low cost diziam já que o problema era do combustível. Era aí que queria chegar.

E eu aposto com 99% de certeza que aquele carro nunca levou nem 1 litro de low cost.

Pois mas quem diria isso devia ter cuidado.

Mas tambem te digo que a unica coisa que me fazia optar pelo diesel premium era o facto de deitar menos fumo, que já de si era pouco. Automaticamente pensava que quanto menos fumo, menor sujidade da EGR e afins. Não sei se estes 2 estão directamente ligados.

Mas se se fizesse um teste em que se comprovasse que ao fim de 200 mil KM, quer com low cost, normal ou premium a sujidade fosse exactamente a mesma, independentemente da petrolifera, então aí eu dizia " fonix, aditivos mágicos que reduzem o fumo mas só servem para gastar dinheiro já que a sujidade que é o que realmente interessa, está na mesma " [:D]

Mas também, mesmo não estando na mesma, a diferença não deve ser grande coisa [:D]

As vantagens que traz, segundo as petroliferas, é uma maior limpeza, por exemplo aos 150 mil KM tens uma EGR com 70 % de sujidade em gasoil low cost, 68 % em gasoil normal e 60 % em gasoil premium ( numeros fictícios , só para dar uma ideia )

Depois, lá para o 200 ou 300 mil, um motor com premium pode estar mais limpinho, admitindo que andam os 2 muito em cidade, um com premium outro com normal.

Quer dizer, em termos de avarias, as coisas mantêm-se, mas talvez em limpeza geral não, embora isso não prejudique necessariamente.

Assim de repente, é o mesmo que teres um amortecedor que custa 300 euros e ao fim de 70 mil km tem uma eficácia de 95%, ou teres um amortecedor que ao fim dos mesmos 70 mil KM tem uma eficácia de 90 %, mas em vez de custar 300 euros, custa 200 euros.

Dado que na prática não há qualquer problema, optavas pelo de 200 euros ne? Exemplo estranho mas dá para entender a teoria.

Se o objectivo é que o gasoil premium evite avarias, reduza consumo ou aumente potencia, não faz sentido optar por ele.

Se o objectivo é não se importar com o preço extra mas ter o motor um pouco mais protegido, então força.

Agora, o que seria preciso era um tesde 100 ou 200 mil KM para comprovar realmente as sujidades com os diversos gasoils.

É nisto que eu acredito e me baseio para colocar o aditivado. Se aumenta a potência ou não, é-me igual ao litro.....se reduz consumos, ou não (pelas minhas medições caseiras o máximo que consegui foram 2 décimas e qualquer pessoa pode questioná-las, como é óbvio)....se tem melhores baixas? A mim parece-me claramente, até porque não o forte do 1.7 CDTI....se deita menos fumo? Não sei, tenho FAP, mas este regenera mais espaçadamente. Enfim, já o disse, 60 ou um 70 € por ano, é um preço que estou disposto a pagar por esta "suposta" vantagem.

E, antecipando o Maraki, as minhas manutenções são mais exigentes que o livro de manutenção. É o que meu mecânico, é um picuinhas e perfeccionista (além de conhecedor), e até já me sugeriu trocar de óleo e filtro cada 6 meses (cerca de 12/13 mil Kms), eu é que me estou a cortar um pouco, porque acho desnecessário. Um óleo long-life, que inicialmente fazia 50 mil Kms em 2 anos, eu faço cerca de metade destes valores, pelo que não vejo problema aí. A juntar a isso, sou cuidadoso a conduzir, faço 60/70% de estrada, trato bem o carro, portanto. Mas quando esses 6 meses chegarem, vou lá para ele ver o óleo, e se me aconselhar a trocar, assim o farei. Sou bem mandado.

Mudar cabeças do motor por andar muitos km a fundo e desligar o motor sem deixar arrefecer o turbo?

Não estou a perceber a ligação desses comportamentos com a cabeça do motor.

Não foi exactamente isso que disse... o andar demasiado tempo a fundo pode causar esse problema, agora eu não estava a linkar os 2 comportamentos, apenas a listar exemplos de coisas que não se devem fazer. O não deixar arrefecer o turbo causa outros problemas... De qq forma não sou mecânico... simplesmente era a explicação que os mecânicos usavam, que o andar demasiado tempo a fundo naqueles motores causava problemas na junta da cabeça... acredito que com uma refrigeração deficiente ajudasse, mas era tão comum que já não sei...

Pois mas quem diria isso devia ter cuidado.

Mas tambem te digo que a unica coisa que me fazia optar pelo diesel premium era o facto de deitar menos fumo, que já de si era pouco. Automaticamente pensava que quanto menos fumo, menor sujidade da EGR e afins. Não sei se estes 2 estão directamente ligados.

Mas se se fizesse um teste em que se comprovasse que ao fim de 200 mil KM, quer com low cost, normal ou premium a sujidade fosse exactamente a mesma, independentemente da petrolifera, então aí eu dizia " fonix, aditivos mágicos que reduzem o fumo mas só servem para gastar dinheiro já que a sujidade que é o que realmente interessa, está na mesma " [:D]

Mas também, mesmo não estando na mesma, a diferença não deve ser grande coisa [:D]

A EGR tem a ver com os gases de escape, porém o seu incorrecto funcionamento (normalmente devido à acumulação de carvão) não se traduz automaticamente na libertação de mais fumarada.

O que acontece é que a passagem dos gases (resultantes da combustão) para o motor (para serem queimados) vai ser deficiente o que vai originar perdas de potência e até soluços.

Claro, mas se o carro levasse low cost diziam já que o problema era do combustível. Era aí que queria chegar.

E eu aposto com 99% de certeza que aquele carro nunca levou nem 1 litro de low cost.

Acho que já se desmistificou essa questão há algum tempo. Ainda deve haver quem defenda essa ideia, mas eu acho errada, muito sinceramente.

Mas não queiras comparar o ciclo otto com o ciclo diesel.

O que noto com 98 é que é menos preguiçoso a cortar rotação. De resto tudo na mesma.

Com um motor de ciclo diesel notar diferenças é MUITO mais complicado.

Claro que são diferentes, mas noto o que te disse e no resto da condução, mais nada. Já sei que me vais dizer que é placebo, mas não me parece. Esta e o som a frio são as mais evidentes alterações (não te esqueças que tenho quase um trator a diesel[:D]).

Aliás, um dos videos que tem passado por este fórum, acho que era de um C5 com cerca de 150 cv, foi medido mais 6cv. Vale do que vale.

Não foi exactamente isso que disse... o andar demasiado tempo a fundo pode causar esse problema, agora eu não estava a linkar os 2 comportamentos, apenas a listar exemplos de coisas que não se devem fazer. O não deixar arrefecer o turbo causa outros problemas... De qq forma não sou mecânico... simplesmente era a explicação que os mecânicos usavam, que o andar demasiado tempo a fundo naqueles motores causava problemas na junta da cabeça... acredito que com uma refrigeração deficiente ajudasse, mas era tão comum que já não sei...

Os motores TDI tem um sistema de refrigeração que é dos melhores que andam por aí. Basta ver que mesmo em carros reprogramados não é necessário mexer na refrigeração, visto ser já um sistema bastante eficiente.

O andar muitos km a fundo pode causar consumo de óleo sim, mas não devido à cabeça do motor. Ao andar muitos km a fundo geram-se pressões e temperaturas enormes dentro do bloco, aumentando as folgas dos seus componentes e depois os componentes sujeitos a grandes pressões e temperaturas como os segmentos (e depois mais grave os cilindros a ficarem ovalizados) podem dar de si.

Bom, da minha parte posso concluir que há de facto motores em que podem existir algumas melhorias, embora sempre ligeiras e ao que consta, sem compensar financeiramente. Eu digo podem porque o rigor científico não existe, mas existe experiência de cada um, que pode ou não ser válida.

Claro que são diferentes, mas noto o que te disse e no resto da condução, mais nada. Já sei que me vais dizer que é placebo, mas não me parece. Esta e o som a frio são as mais evidentes alterações (não te esqueças que tenho quase um trator a diesel[:D]).

Aliás, um dos videos que tem passado por este fórum, acho que era de um C5 com cerca de 150 cv, foi medido mais 6cv. Vale do que vale.

Tenho um TDI em casa (os famosos motores com cavalos escondidos [:D] ) e quase que aposto que se o abastecesse com low cost e o levasse a um banco de potência ia na mesma declarar mais cavalos.

Quanto ao barulho a frio. Normalmente ouve-se mais é o matraquear das touches que até o óleo aquecer e as encher completamente se fazem ouvir mais.

Mas isso nada tem a ver com o gasóleo, tem é a ver com o óleo.

Eu não sou mecânico de profissão mas os meus fins de semana são passados sempre a competir, desmontar/montar motores, etc e isso dá-me alguma bagagem sobre algumas questões.

Acho que as pessoas antes de opinarem deviam ver um motor aberto e ver como ele funciona.

Tenho um TDI em casa (os famosos motores com cavalos escondidos [:D] ) e quase que aposto que se o abastecesse com low cost e o levasse a um banco de potência ia na mesma declarar mais cavalos.

Quanto ao barulho a frio. Normalmente ouve-se mais é o matraquear das touches que até o óleo aquecer e as encher completamente se fazem ouvir mais.

Mas isso nada tem a ver com o gasóleo, tem é a ver com o óleo.

Eu não sou mecânico de profissão mas os meus fins de semana são passados sempre a competir, desmontar/montar motores, etc e isso dá-me alguma bagagem sobre algumas questões.

Acho que as pessoas antes de opinarem deviam ver um motor aberto e ver como ele funciona.

A questão é simplesmente o que sentimos. Se noto menos ruido a frio com gasóleo aditivado, é em comparação nas mesmas condições, com o gasóleo normal. O meu carro "dorme" na garagem num -3, a temperatura durante o ano todo, nem sei se varia 2º lá em baixo, por isso as condições são iguais.

Pela tua experiência, não achas possivel que um combustivel com as caracteristicas dos premiuns (aditivos, maior indice de cetano) possam trazer algumas, ainda que ligeiras, melhorias em baixas rpms e maior suavidade (ou menos ruido) a frio?

A questão é simplesmente o que sentimos. Se noto menos ruido a frio com gasóleo aditivado, é em comparação nas mesmas condições, com o gasóleo normal. O meu carro "dorme" na garagem num -3, a temperatura durante o ano todo, nem sei se varia 2º lá em baixo, por isso as condições são iguais.

Pela tua experiência, não achas possivel que um combustivel com as caracteristicas dos premiuns (aditivos, maior indice de cetano) possam trazer algumas, ainda que ligeiras, melhorias em baixas rpms e maior suavidade (ou menos ruido) a frio?

Mudar de óleo (normalmente para um mais grosso) que suavize um pouco o matraquear a frio já vi alguns casos.

Agora só mudando o gasóleo nunca reparei.

Mas o matraquear de um diesel a frio lá está, varia em função de uma série de factores. O estado das velas (se aqueceram bem o gasóleo ou não antes de entrar na câmara de combustão), o estado dos injectores, a bomba injectora, ausência de ar no circuito, estado do óleo, estado das touches, estado das válvulas e vedantes das válvulas, temperatura exterior, tempo que o motor esteve parado, a posição em que a árvore de cams parou.

Enfim, um conjunto de factores que podem influenciar o matraquear. Só o gasóleo influenciar ou suavizar "sozinho" o matraquear penso que será o efeito placebo a toldar os sentidos para determinada realidade que na verdade se manifestaria igualmente na ausência daquele gasóleo.

Mudar de óleo (normalmente para um mais grosso) que suavize um pouco o matraquear a frio já vi alguns casos.

Agora só mudando o gasóleo nunca reparei.

Mas o matraquear de um diesel a frio lá está, varia em função de uma série de factores. O estado das velas (se aqueceram bem o gasóleo ou não antes de entrar na câmara de combustão), o estado dos injectores, a bomba injectora, ausência de ar no circuito, estado do óleo, estado das touches, estado das válvulas e vedantes das válvulas, temperatura exterior, tempo que o motor esteve parado, a posição em que a árvore de cams parou.

Enfim, um conjunto de factores que podem influenciar o matraquear. Só o gasóleo influenciar ou suavizar "sozinho" o matraquear penso que será o efeito placebo a toldar os sentidos para determinada realidade que na verdade se manifestaria igualmente na ausência daquele gasóleo.

Este gajo está sempre a aparecer....

Não digam nada a ninguém, mas acho que o EscapeLivre vai abastecer o Jumbo na próxima semana[:blush:]

[:D][:D]

Por acaso com o C1 nunca meti em low cost. Um dos meus maiores defeitos é não ter paciência para esperar, e a bomba do jumbo está sempre cheia...[:D]

Mas um dia hei-de meter, apesar de eu ao fim de semana meter gota com 12 cent de desconto na repsol [:p]

Meus senhores a conversa está interessante, mas a almofada já chama por mim [kiss] Fiquem bem. Amanhã continuo

Última edição:
Voltar
Superior