Combustíveis "premium" compensam?

Se não há evidências para nenhum dos lados, opto pelo lado económico.

Não gosto de gastar dinheiro apenas baseado na "fé"...

Eu expliquei no post acima que essa "fé" é baseada em alguma coisa, mas sim, é uma "fé" ou "fezada". E estarás logicamente no teu direito de optar pelo combustivel mais económico. Não há mal nisso, estamo num país livre.

De facto se a Repsol colocar uma bomba low-cost, com os descontos que tenho (e se puderem ser aplicados nesta bomba), consigo obter esse combustivel abaixo do 1.30/L (dependo do preço em bomba). Vou experimentar, seguramente. Se gostar, poderei passar a colocar este, alternando com os outros.

Pois... não há nada que comprove nem descomprove isso estás certo... Embora haja imensos relatos de testes mais ou menos bem conduzidos que levam a crer que não existem efeitos. Mesmo este da DECO embora seja fraquinho e as notícias queiram mais facilmente apontar fraude do que o que realmente está escrito no teste (que não me parece que seja isso, ou então a DECO ainda é mais incompetente do que parece), uma coisa parece estar a começar a ser certa, os efeitos em termos de consumo são negligenciáveis. Em termos de longevidade ninguém me convence com um teste de 12.000 kms, mas não é que acredite que não existam, senão isso seria mesmo muito mais grave, acredito é que não compensam.

Concordo contigo. Mas que testes é que te referes? Por "aqui" nunca passou um de médio/longo prazo.

Eu expliquei no post acima que essa "fé" é baseada em alguma coisa, mas sim, é uma "fé" ou "fezada". E estarás logicamente no teu direito de optar pelo combustivel mais económico. Não há mal nisso, estamo num país livre.

De facto se a Repsol colocar uma bomba low-cost, com os descontos que tenho (e se puderem ser aplicados nesta bomba), consigo obter esse combustivel abaixo do 1.30/L (dependo do preço em bomba). Vou experimentar, seguramente. Se gostar, poderei passar a colocar este, alternando com os outros.

Segundo o que penso foi aprovado no Orçamento de Estado, se não foi alterado, todas as bombas terão que passar a ter 1 mangueira low cost por cada "x" (e este "x" penso que sejam 5) mangueiras normais ou premium. Por isso vai deixar de existir o conceito de bomba low cost, vão passar a ter todas mangueiras mais baratas (podem é arranjar um estratagema para as reduzir ao mínimo, mas vai haver).

Concordo contigo. Mas que testes é que te referes? Por "aqui" nunca passou um de médio/longo prazo.

Estava a referir-me aqueles testes do 5th gear e mais não sei o quê que para aí andam... De longa duração acho que não há, de facto... por isso é que disse que parece que no consumo (e apenas aqui) os resultados são negligenciáveis, no resto não há matéria para aferir (e não são os 12.000 da deco).

Entretanto pesquisei um bocado e encontrei 2 exemplos que gosto... um defende os premium e o outro não, isto é nos USA, tirem as vossas próprias conclusões.

http://www.roadandtrack.com/auto-news/tech/premium-fuel-futures

http://www.cartalk.com/content/premium-vs-regular-1

Última edição:
Só espero que em cada posto de abastecimento, continue a haver pelo menos um conjunto de mangueiras sem low cost. É que não suporto estar nem que seja 5 min a espera para abastecer a mais barata.

Só espero que em cada posto de abastecimento, continue a haver pelo menos um conjunto de mangueiras sem low cost. É que não suporto estar nem que seja 5 min a espera para abastecer a mais barata.

Por essas e por outras é que temos os hipermercados abertos aos domingos, feriados e assim...

Sempre podes ficar em casa, e telefonas a eles se te podem ir abastecer o carro a casa. Uma boa ideia para abrir um negócio não???

Por essas e por outras é que temos os hipermercados abertos aos domingos, feriados e assim...

Sempre podes ficar em casa, e telefonas a eles se te podem ir abastecer o carro a casa. Uma boa ideia para abrir um negócio não???

Explica lá porque eu não percebi muito bem.....

Na situação que eu disse, de estar tudo na fila para uma mangueira low cost e eu estar com uma bomba livre, mas sem mangueira low cost e a pagar mais, qual é mesmo o problema ?

Basicamente é como não ir ao Jumbo porque a bomba está cheia, mas ir à BP, que é mais cara mas está quase vazia....

Mais alguma informação sobre os "aditivos" que acho relevante:

http://www.apetro.pt/documentos/aditivacao_combustiveis.pdf

Destaco o conteudo da página 9, 10 e 11.

Explica quais os supostos aditivos que são adicionados e a forma como é feito (com imagens)

Bom artigo. Bem explicado e para mim faz sentido.

Realço o ponto 4.2

O aditivo melhorador do Índice de cetano é um composto que auto -inflama a umatemperatura inferior à do gasóleo, actuando como catalisador da combustão e tornando-a maissuave e completa e, melhora a combustão, reduz o ruído, reduz a vibração, reduz o fumo,reduz as emissões poluentes e melhora o arranque a frio.

Isto é dos factores que noto no meu carro com Diesel Premium e que já referi por aqui assim como vários membros que concordam com o mesmo. Em relação ao fumo o meu carro como tem FAP não noto fumo nenhum e as emissões poluentes não tenho de forma de medir por isso não sei.

ACEM, mas se notas regeneração do FAP mais espaçadas, então é indicador indirecto que "fuma" menos e polui menos.
Sim deve indicar isso mas como não tenho forma de medir estes aspectos em concreto é que disse que não podia medir [;)] enquanto que o ruído, vibração e melhor comportamento a frio isso noto a diferença.

Bom artigo. Bem explicado e para mim faz sentido.

Realço o ponto 4.2

Isto é dos factores que noto no meu carro com Diesel Premium e que já referi por aqui assim como vários membros que concordam com o mesmo. Em relação ao fumo o meu carro como tem FAP não noto fumo nenhum e as emissões poluentes não tenho de forma de medir por isso não sei.

:) Posso deixar uma bombinha ?

O que diriam sobre o facto de que todos os combustíveis à venda em Portugal hoje são aditivados ?

E já agora, uma pérola. Já experimentaram usar o link para o ficheiro da APETRO, mas retirando o nome do ficheiro (terminando em "documentos") ?
Coisinha de amador....

O que diriam sobre o facto de que todos os combustíveis à venda em Portugal hoje são aditivados ?

E já agora, uma pérola. Já experimentaram usar o link para o ficheiro da APETRO, mas retirando o nome do ficheiro (terminando em "documentos") ?
Coisinha de amador....

Por mim podem deixar as bombas todas que quiserem...

Se todos os combustíveis à venda em Portugal levam aditivos ainda bem!

Estava a referir-me aqueles testes do 5th gear e mais não sei o quê que para aí andam... De longa duração acho que não há, de facto... por isso é que disse que parece que no consumo (e apenas aqui) os resultados são negligenciáveis, no resto não há matéria para aferir (e não são os 12.000 da deco).

Entretanto pesquisei um bocado e encontrei 2 exemplos que gosto... um defende os premium e o outro não, isto é nos USA, tirem as vossas próprias conclusões.

Premium Gasoline

Premium vs. Regular | Car Talk

Estes testes são de gasolina, que além de não abastecer com premium, não poderei extrapolar para o gasóleo.

Coisinha de amador....

Vou falar por mim, já sabia disto há algum tempo, mas não sei quanto. Talvez desde que comecei a frequentar o fórum, ou até antes.

Estes testes são de gasolina, que além de não abastecer com premium, não poderei extrapolar para o gasóleo.

Os objectivos e os métodos são os mesmos, os resultados são também. Aliás isso está patente no documento da apetro, a maioria dos objectivos e métodos é semelhante.
Estes testes/artigos/sejam lá o que for têm como base o facto de se pagar mais xx por um produto premium. Chegando à conclusão de que "compensa/não compensa", o mesmo princípio se aplica ao gasóleo para os mesmos objectivos, ou seja gasóleo rodoviário normal vs premium. Repara, o objectivo do combustível é o mesmo, os clientes são os mesmos, é como comprar gelatina de morango ou ananás. Achas que se num caso (gasolina) não compensar (se for essa a conclusão), no mesmo produto dessa marca mas de "sabor" diferente já compensará ? Não acredito. Acredito mais que se definam objectivos de combate à formação de resíduos e de queima limpa e de distribuição eficiente de fuel e se pesquisem as soluções que permitam atingir esses objectivos, se analisem custos e se ponha (ou não) à venda. Isto tanto vale para a gasolina como para o gasóleo... afinal só muda o sabor da gelatina :)

Voltar
Superior