Já o aqui disse várias vezes, até podia fazer uma pesquisa pois já fiz posts extensos sobre o assunto!
Eu já fiz milhares de quilómetros de experiências com combustíveis premium, predominantemente gasóleo (mais de 20 mil quilometros sempre a abastecer premium) e o meu veridito é (desculpem ser a versão curta):
Premiums não são "placebo", mas não esperem resultados milagrosos ao fim de 3 depósitos, nem sequer 10!!
Aqueles que metem um ou 2 depósitos, não esperem nada, muito menos aqueles dos 20 euros...
Eu só consegui reduções significativas ao fim de alguns milhares de Km´s, mas que elas apareceram, apareceram e bem!! Os meus melhores consumos foram definitivamente nessa altura, com reduções na ordem de 1L/100 na media(eu faço medias anuais)!
O que se nota sim (e isto também se aplica primordialmente a a quem conhece muito bem o seu carro) é no arranque a frio (vulgo ruído ao relenti) ,em certos carros, o fumo e (vale o que vale, mas para mim é importante) na quantidade de espuma ao abastecer!
No meu caso, notei algumas diferenças (embora marginais) na resposta do motor, muito embora note mais diferença nos premium a gasolina nesse departamento!
Conclusão? Para quem tenha os €´s, queira um melhor produto para o seu carro(ruido, limpeza e consumos),melhor para o ambiente e faça primordialmente AE, aconselho (embora não seja um "milagre").
Tudo o resto, é basicamente irrelevante...