[Antevisão] Citroën DS5

Acabei de passar por um DS5 branco na A5, é de facto uma carrinha que fica longe dos paralelepípedos habituais com exceção ao Avantime.

Um tipo de veiculo que por força do formato da carroçaria não costuma ser muito emocional nem transmite passion neste conseguem ir buscar isso.

No outro dia, dizia-me um gajo da Citro que o 2.0hdi híbrido a andar nas calmas faz 3l/100 na boa... Ele diz que ele pode andar muitas vezes só em eléctrico a baixas velocidades.
Fiquei a pensar... Nas mãos da minha mãe seria possível. Hehehehe
O carro está de mais.

Neste híbrido andar em cidade nas calmas é o local melhor para tirar vantagem do sistema porque é feito mesmo para baixar o consumo onde ele é maior nestes carros.

Acho brutal alguma revistas andarem a fazer condução tipo pista e em estrada aberta e depois queiram ver os benefícios (autocar) só mesmo no brainers! Dá-me ideia de estarem mais interessados em desdenhar do que tirar conclusões serias.

Para quem faz muita nacional ou AE o melhor é um diesel normal porque é mais leve e nessas condições consome o mesmo ou menos.

Por mim preferia um 1.6 THP 200 híbrido que o diesel porque o diferencial entre o híbrido e o não híbrido em cidade seria bem mais notório alem que não era preciso castrar binário no motor e o carro seria bem mais leve.
O H4 não usa o 2.0 HDi 163 como nas restantes versões, o motor é mais fraco em toda a faixa de rotação porque tem um corte significativo de binário/potencia.
Apenas atinge o mesmo binário em altas o que acaba por fazer produzir a mesma potencia máxima o que só serve para manter as acelerações equiparáveis em carga máxima e não as recuperações.

Não sei porque não metem a caixa automática de 6v, ou então uma de 9 velocidades da ZF como opção.

o H4 realmente por pouco mais que a versão de 160 vale bem a pena, 40cv a mais, sistema híbrido para quem faz trajetos curtos de 10 ou 20kms em cidade ou limites, consumos mais baixos um pedaço, funciona a parte híbrida até uma certa velocidade... muito bom. [:p]

Penso que não podemos olhar para essa potencia a mais como se fosse um 2.0 hdi de 200cv porque o motor elétrico nem sempre adiciona mas sim colmata a falha do diesel nas transições de caixa e como é mais pesado anula os ganhos em aceleração enquanto este faz trabalho.

É bom para cidade porque se soubermos usar o consumo pode baixar bastante em relação ao motor equivalente não híbrido. Outra vantagem é ter 4 rodas a puxar em situação de baixa aderência e pelo facto de se poder usar a inercia do motor para certos momentos da condução, poupando travões.

20% das encomendas do DS5 na Europa são HYbrid4.

No outro dia, dizia-me um gajo da Citro que o 2.0hdi híbrido a andar nas calmas faz 3l/100 na boa... Ele diz que ele pode andar muitas vezes só em eléctrico a baixas velocidades.
Fiquei a pensar... Nas mãos da minha mãe seria possível. Hehehehe
O carro está de mais.

Curiosamente, li as medições num comparativo numa revista da semana passada do 3008 Hybrid4 200cv com o X1 20d ED 163cv e equiparam-se em consumos e prestações...

Convém não olhar para essas conclusões de forma cega porque também andam por ai testes onde dizem que o normal 2.0 hdi 163cv consome o mesmo...cada um come o que quer.

Basta andar em cidade durante toda a semana para qualquer desses normais diesel gastarem bastante mais porque nunca conseguem andar sem gastar gasóleo ao contrario deste, mesmo que por pouco tempo.

Em estrada aberta este sistema não traz menor consumo assim como em qualquer híbrido.

Temos de ver é quanto consumiria um diesel 4x4 com 200cv num carro de 1700kg...ou seja caso o 3008 tivesse uma plataforma 4x4 com o 2.2 Hdi 204cv lá enfiado. Acho que esta solução é melhor e mais económica.

Última edição:
Convém não olhar para essas conclusões de forma cega porque também andam por ai testes onde dizem que o normal 2.0 hdi 163cv consome o mesmo...cada um come o que quer.

Basta andar em cidade durante toda a semana para qualquer desses normais diesel gastarem bastante mais porque nunca conseguem andar sem gastar gasóleo ao contrario deste, mesmo que por pouco tempo.

Em estrada aberta este sistema não traz menor consumo assim como em qualquer híbrido.

Temos de ver é quanto consumiria um diesel 4x4 com 200cv num carro de 1700kg...ou seja caso o 3008 tivesse uma plataforma 4x4 com o 2.2 Hdi 204cv lá enfiado. Acho que esta solução é melhor e mais económica.

Não disse o contrário. Escrevi que li medições reais, quero acreditar, num comparativo da semana passada.

A minha interpretação é que para andar em cidade 90% do tempo de utilização, 1º não compro um 3008 hybrid4 nem um X1, 2º em estrada aberta, esta onda hybrid vai cair por terra face aos mais evoluídos diesel e sistemas de poupança associados enquanto não acompanhar algo que é fundamental: redução de peso, atrito, etc...e....maior % de locomoção elétrica que tem subjacente a capacidade das baterias, claro. Em resumo, este 3008 não atrai.

O DS5 parece-me claramente uma estratégia de combate aos Alemães. Os Franceses já perceberam que é impossível combatê-los com as mesmas armas e viraram-se assim para um produto diferente. A Renault já o tentou com o Avantime, mas foi uma proposta demasiado "à frente do tempo", com os resultados conhecidos.

Mas este DS5 está bem menos radical e muito bem conseguido. É uma agradável surpresa e as vendas vão surpreender...

Este DS5 segue uma estratégia diferente dos DS3 e DS4. Estes últimos são mais caros em relação aos carros dos quais derivam e este DS5 fica ao preço do C5. O que é mais curioso se atendermos ao facto do DS5 diferir muito mais do C5 que o DS3 e DS4 do C3 e C4. Este carro pode ser um caso sério, por exemplo, para concorrer com os hatch premium. A Citro tem de apostar numa boa campanha de personalização para este DS, porque é o mais caro, logo atinge uma clientela mais exigente e séria que um DS3.

04742810.jpg

04742910.jpg

04743210.jpg

04743310.jpg

04743410.jpg

04743510.jpg

04743610.jpg

04743710.jpg

04743810.jpg

04743910.jpg

Não disse o contrário. Escrevi que li medições reais, quero acreditar, num comparativo da semana passada.

A minha interpretação é que para andar em cidade 90% do tempo de utilização, 1º não compro um 3008 hybrid4 nem um X1, 2º em estrada aberta, esta onda hybrid vai cair por terra face aos mais evoluídos diesel e sistemas de poupança associados enquanto não acompanhar algo que é fundamental: redução de peso, atrito, etc...e....maior % de locomoção elétrica que tem subjacente a capacidade das baterias, claro. Em resumo, este 3008 não atrai.

Mas sabes que isso não é o que acontece, se assim fosse não veríamos SUVs nas quantidades que vemos nem via gente andar em berlinas de 4,8~5 metros constantemente em cidade e seria um amontoado de utilitários e citadinos.

Essas criticas fariam sentido se o sistema H4 não tivesse os moldes que tem, se fosse usando a mesma origem de tração. Nenhuma híbrido serve para baixar consumo em estrada, os híbridos servem para baixar o consumo onde seja necessário por o veiculo em movimento muitas vezes e neste caso onde seja necessário maior capacidade de tração.

Esta foi uma forma inteligente de contornar o problema das plataformas serem apenas FWD, assim oferecem um sistema AWD que funciona quando faz realmente diferença e que não se traduz quando funciona em 4x4 em maior consumo.

Ou seja, assim como qualquer carro, comprar estas versões depende muito do tipo de utilização. Para andar muito em estrada os SUVs são maus, para andar muito em cidade a mesma coisa mas pelo menos este sistema ajuda numa das situações.
Por exemplo no caso da 508 H4 facilmente conseguem manter uma média mais baixa porque ganha em estrada mesmo que seja mais alta que a normal.

O híbrido ideal ainda não existe porque para isso teria de ter maior autonomia e mais potencia em modo elétrico. O entrave é mais onde arrumar tanta bateria.

Mas sabes que isso não é o que acontece, se assim fosse não veríamos SUVs nas quantidades que vemos nem via gente andar em berlinas de 4,8~5 metros constantemente em cidade e seria um amontoado de utilitários e citadinos.

Essas criticas fariam sentido se o sistema H4 não tivesse os moldes que tem, se fosse usando a mesma origem de tração. Nenhuma híbrido serve para baixar consumo em estrada, os híbridos servem para baixar o consumo onde seja necessário por o veiculo em movimento muitas vezes e neste caso onde seja necessário maior capacidade de tração.

Esta foi uma forma inteligente de contornar o problema das plataformas serem apenas FWD, assim oferecem um sistema AWD que funciona quando faz realmente diferença e que não se traduz quando funciona em 4x4 em maior consumo.

Ou seja, assim como qualquer carro, comprar estas versões depende muito do tipo de utilização. Para andar muito em estrada os SUVs são maus, para andar muito em cidade a mesma coisa mas pelo menos este sistema ajuda numa das situações.
Por exemplo no caso da 508 H4 facilmente conseguem manter uma média mais baixa porque ganha em estrada mesmo que seja mais alta que a normal.

O híbrido ideal ainda não existe porque para isso teria de ter maior autonomia e mais potencia em modo elétrico. O entrave é mais onde arrumar tanta bateria.

E achas que o cliente comum vai entrar nessas complacências? O Hybrid traz algumas vantagens claro que sim, nomeadamente este face ao mesmo 3008 com o 2.0 hdi 163cv mas...a troco de quantos milhares de €?

As contas são fáceis de fazer e todos as fazem hoje em dia. Daí que tenha dito que o sucesso deste motor não será mais do que galardoar a Peugeot por ter sido a 1ª a usar a tecnologia com o diesel. Ponto.

Voltar
Superior