Citroen ami

Isto és tu a falar de carros. Acho que é apenas natural tirar a ilaçao do que tu achas de todos os outros utilizadores da vida publica que nao conseguem atingir os 90km/h.
Mas tiraste mal... Como tens a negrito, estamos a falar de CARROS. São máquinas que já se fazem há muitos anos, com 1001 sistemas de segurança e super simples de conduzir, que facilmente se consegue fazer um exemplar como o AMI que consiga circular até aos 90kph, mais agradável para quem o conduz e para quem conduz em volta dele.
Um ami que desse 90 até era o carro que me servia para eu ir para o trabalho, era mel!

Não falei de bicicletas, nem de tratores nem similares... Esses sim, estão limitados pela sua filosofia, e obviamente precisam também de circular na estrada e faz parte. Agora um carro? Estamos em 2021, um carro não precisa de andar tão devagar para ser seguro.

Eu também ando de bicicleta comprei uma izalco 8.9 há 2 anos e só não ando mais porque não tenho tempo e porque sou um coninhas com o frio.

Última edição:
Estou a sugerir que o Citroen AMI tivesse a performance deste nosso conhecido. Era melhor para tudo e todos, a não ser que tenham 16 ou 17 anos. Não percebo qual é o drama. Um Twizzy anda desembaraçadamente em qualquer tipo de transito urbano ou extra-urbano.

Qual é a velocidade teórica de um AMI deslimitado? Dá 80-90kph como dão as scooters 50cc?

renault-twizy.png

O AMI vejo-o como um veiculo muito limitado, se em novo tem uma autonomia de 75 kms com mais algum tempo tende a baixar, fazer uma deslocação maior de 25/30kms e depois voltar já pode ser uma aventura aliado que a uma velocidade próximo do limite máximo compromete a autonomia.

Mesmo não criticando a velocidade será um veiculo para nunca sair longe aldeia ou cidade. Por exemplo para uns pais que gostam de rédia curta nos filho pode ser um bom presente, mas envenenado [:D].

Para alguem ir ao café e ao pão pode ser o ideal.

Eu percebo a tentação de ter um Ami sem limitador, mas a dinâmica deste "carro" não é nenhuma referência.

No teste do Fifth Gear quase que o capotavam (3min45s) [:)][:)].

O AMI vejo-o como um veiculo muito limitado, se em novo tem uma autonomia de 75 kms com mais algum tempo tende a baixar, fazer uma deslocação maior de 25/30kms e depois voltar já pode ser uma aventura aliado que a uma velocidade próximo do limite máximo compromete a autonomia.

Mesmo não criticando a velocidade será um veiculo para nunca sair longe aldeia ou cidade. Por exemplo para uns pais que gostam de rédia curta nos filho pode ser um bom presente, mas envenenado [:D].

Para alguem ir ao café e ao pão pode ser o ideal.

Eu acho que os 75km de autonomia dão asas a andarem bem fora da cidade como andam os papa-reformas. Se andasse tão depressa como o Twizzy, podia alargar muito mais o leque de clientes e promover locomoção eficiente e barata para mais pessoas.

Eu faço 32km (16+16) todos os dias para ir pro trabalho, ia fácil de AMI com um bocado mais de velocidade máxima

Eu percebo a tentação de ter um Ami sem limitador, mas a dinâmica deste "carro" não é nenhuma referência.

No teste do Fifth Gear quase que o capotavam (3min45s) [:)][:)].

Estou mesmo a ver os putos a chegar a escola em duas rodas propositadamente como fazem os gajos das Moto4 [:)]

Isso com uma suspensão mais rija um pouco ia ao sitio, até parece ser bem divertido :)

Mas tiraste mal... Como tens a negrito, estamos a falar de CARROS. São máquinas que já se fazem há muitos anos, com 1001 sistemas de segurança e super simples de conduzir, que facilmente se consegue fazer um exemplar como o AMI que consiga circular até aos 90kph, mais agradável para quem o conduz e para quem conduz em volta dele.
Um ami que desse 90 até era o carro que me servia para eu ir para o trabalho, era mel!

Não falei de bicicletas, nem de tratores nem similares... Esses sim, estão limitados pela sua filosofia, e obviamente precisam também de circular na estrada e faz parte. Agora um carro? Estamos em 2021, um carro não precisa de andar tão devagar para ser seguro.

Eu também ando de bicicleta comprei uma izalco 8.9 há 2 anos e só não ando mais porque não tenho tempo e porque sou um coninhas com o frio.

Assim já percebo melhor a tua posição, peço desculpa por ter generalizado a tua opinião para outros meios de transporte.
Concordo contigo em relação ao facto de ser muito melhor se o AMI se consegui-se deslocar a 90kph e sem dúvida nenhuma iria ser uma muito melhor experiência para quem o conduz. No entanto, parece-me que, isso iria contra o objetivo principal da Citroen com este carro, que é "seduzir" malta que por uma ou outra razão nao tem carta.
Em relação ao embaraço, acaba por ser ela por ela quando comparado com um tractor ou até bicicleta (devido ao espaço que é necessário dar ao ultrapassar).
Tens de arranjar um sitio para andares de bicicleta com alguma inclinação, o frio passa logo mal comeces a pedalar [:D]

https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Fiat/484/Fiat-Uno-45.html

Fiat uno tem 140kph de velocidade máxima, acompanha perfeitamente uma Classe S que circula entre o 15º e o 85º percentil

2 problemas:

Primeiro. Continuam a bater na tecla da cidade como se o carro tivesse uma barreira que o impede de sair do centro da cidade... Nunca deve ter encontrado um papa reformas numa nacional...

Segundo. A vossa vida não é o modelo de vida do ser humano, lá por não se aplicar no vosso caso particular, não quer dizer que não se aplique a outros. Anda aqui a Braga para a conhecida "rodovia" onde tens limites de velocidade de 70 e 90kph. É uma estrada mais pequena estilo VCI onde estão autorizados todo tipo de veículos e onde se circula regularmente a velocidades mais elevadas quando não é hora de ponta. 45kph é demasiado lento para circular na rodovia, é literalmente o veículo mais lento da estrada, é um embraço... Mas pode, por isso eles vão andar lá, e a experiência de condução dos outros utentes vai piorar, do que se o condutor do AMI pudesse circular mais depressa.
Após tantos posts, ainda não percebeste o que é viver em sociedade e respeitar o próximo...

E cá acho, que não queres perceber...

Nem vale a pena continuar o diálogo, lamento.

Existem os reis da estrada e existem os nabos da estrada.

Se calhar essas perguntas de despistar reis da estrada devia ser para despistar pessoas que não têm a mínima noção que um carro andar a 45kph legalmente numa estrada com limite de 90 é perigoso e altamente ineficiente.
O limite máximo não impede um mínimo. Sendo que o mínimo é o que não cause embaraço ao trânsito.
A 35, ou mesmo os 40km/h permitidos por lei para este tipo de veículos não me parece escandaloso. E eu sou dos que faz as rotundas a 30 ou 40km/h para não ter que andar a curvar à Fitipaldi...
Mas também conheço malta que diz:
Só quando conduzires assim (a 140km/h numa EN) é que conduzes bem. Ou: Os piscas é só nos cruzamentos importantes... Ou ainda: As rotundas é sempre por dentro... E a melhor:
Se vais fazer como aprendeste na escola, vais apanhar um estoiro. O que se aprende na escola vale zero.
qualquer carro que não dá 90kph pelo menos, nem devia poder circular na via publica, é com constante embaraço ao fluxo de transito.
Por isso é que estão proibidos de circular em AE e Vias Reservadas a Automóveis e Motociclos. Porque não atingem 60km/h por patamar de construção.
Nem tenho palavras para descrever tamanho "aborto" [:vm)][:vm)]

Este tipo de "carros" e mata-velhos deviam ser proibidos de andar na estrada, especialmente com gente sem seguro e sem carta. [:vm)]
Então tem que se alterar o CE. Porque, até ver, para este tipo de veículos é obrigatória a Carta de condução da categoria B1 ou a B (que é mais abrangente). No estrangeiro até pode não ser preciso carta. Cá em Portugal é preciso, mas mesmo assim, até em automóveis em que se exige a categoria B, há muitos sem carta a conduzir...

Última edição:
Acho que muita gente ainda não entendeu que o Ami é um quadriciclo.
Logo para estar dentro da lei, a velocidade máxima não pode ultrapassar os 45km/h.

Se por azar tiver ficado sem o meu carro, e me quiser deslocar de A a B de bicicleta/scooter/papa-reformas passando por uma nacional, nao posso? Fico em casa? As deslocações entre localidades ficam proibidas a toda a gente menos quem tem carro, é isso? Só porque te provoca um embaraço de 2 minutos a caminho do trabalho?
Eu já atrapalhei um ciclista de andar a assapar numa EN.
Ao sair de uma rotunda, o homem encostou-se à traseira do carro e, obviamente, comecei a panicar porque tenho pouca experiência. Eu, para não o ver voar por cima do para-brisas, tentei não fazer travagens bruscas e, além disso, não ir a 30 ou 40km/h.
A pessoa que ia ao meu lado, sempre aos berros, para eu assapar, apesar de ser o primeiro a dizer que não posso andar a assapar na estrada com geada. Além disso, o gozo do: Chiça, até uma bicicleta te acompanha, que vergonha...

Mas há maneira de desbloquear aquele limite de 45 KMs?

Deve haver, mas nas descidas, coloca-se em ponto morto e a gravidade faz o resto: cheguei a ver um pouco mais de 60 km/h, mas outros que o conduziram disseram-me que dá para chegar aos 80. [:D]
Dito isto, é bom que o Ami só esteja limitado a 45 km/h.
Se é para dar mais, o chassis tem de levar uma volta para saber lidar com essas velocidades… criminosas.

Após tantos posts, ainda não percebeste o que é viver em sociedade e respeitar o próximo...

E cá acho, que não queres perceber...

Nem vale a pena continuar o diálogo, lamento.

Falou o dono da verdade.... Eu estou a defender a mobilidade mais "seamless" para toda a gente, vocês são apologistas do "eu quero, posso e faço, e os outros que se adaptem"... Mas eu é que não sei viver em sociedade... :sh)

Olha, o retardado da Razão Automóvel é outro, passo a citar, "Rei da Estrada" como eu, está a dizer que o AMI pode embaraçar o transito... (10:30). E durante grande parte das gravações de condução, dá para ver a ser ultrapassado por carros que vão bem mais rápido.

Última edição:
E um carro que dê 300km/h também não pode "embaraçar o trânsito"?

Um que dá 300 só embraraça por opção do condutor, um carro que só dá 45kmh consegue pode embaraçar por defeito mesmo que o dono não queira, basta estar numa estrada onde os carros tendencialmente andam a mais de 45... Está bem explicito no vídeo, em ambiente urbano com carros a passar a pelo menos uns 20kmh de diferença....

É mesmo preciso fazer este tipo de observações? Vamos chegar a este nível de pedantismo? [8b]

Voltar
Superior