Chipar PS2 é ilegal?!?

Tenho a Ps2 desde 2003, sempre a comprar jogos na mula e a usar swap... Funciona até agora...

Já joguei milhares de horas, GTA San Andreas, God of war 1 e2, Resident Evil 4, Manhunt2...[:)]

Eu estava a referir-me a parte do: "acho que para correr jogos dos EUA n precisas de chip, mas sim de um cabo especial..."

Podes comprar o Swap Magic.

O Swap Magic não é "crime" porque foi feito para correr backups e os backups são legais.

Alterar uma PS2 não é "crime" porque a PS2 é tua e tu podes fazer o que bem entender dela (no âmbito do direito de propriedade).

é como o tuning o carro é teu podes fazer o que bem entender? :confused:

Acho que chipar é ilegal sim, da mesma maneira que é desbloquear telemóveis.

Em Portugal é ilegal prestar o serviço de desbloqueio de telemóveis que não sejam os "oficiais".

No entanto não é ilegal teres ou possuires um telemóvel desbloqueado por um processo paralelo!

Mas são situações diferentes.

Os chips para consolas hoje em dia são vendidos com firmware que continua a não permitir jogar backups (em Itália e RU).
Mas nada lhes impede de ir ao emule ou outro local qq e programar esse mesmos chips com outro firmware que resolva essa questão.

No meu ponto de vista chipar a PS2 não é ilegal, é ilegal sim, é aproveitar essa situação de ter uma PS2 chipada para correr jogos pirateados.

Isso é a mesma coisa que alterares um computador, televisão, qualquer aparelho electrónico, foi comprada por ti legalmente, logo podes fazer o que quiseres com a PS2, perdes é a garantia obviamente.

Recorrendo à analogia da partilha de ficheiro P2P, não é ilegal, é sim ilegal, se o usares para pirataria, com a PS2 é a mesma coisa.

Muito simplesmente, e rapidamente que tenho pouco tempo, é perfeitamente legal instalar um chip na PS2, desde que esse chip não tenha em memória absolutamente nenhum pedaço de código sob copyright. Alguns "fabricantes" até escolhem vender chips "vazios" e o comprador que se amanhe para encontrar o firmware mais adequado.

Onde se torna ilegal é no que o chip faz, ou seja, se altera o firmware da consola e/ou ultrapassa protecções, está na prática a modificar um pedaço de código protegido por copyright, isso já em si é ilegal, e pode ficar ainda mais ilegal se se correr jogos piratas, mas isso são outros 500 e existe a possibilidade de correr bastante coisa legal, não precisamos de ir por aí (para já).

Instalar um chip é ilegal? Não, estamos apenas a ligar um pedaço de hardware, ao mesmo nível de umas luzinhas de neon. Mas a partir do momento em que esse pedaço de hardware modifica aquilo que não tem direito para modificar, torna-se ilegal.

Os meus 2 cêntimos:

1) comprei a PS2 à coisa de 2 anos

2) não quis chipar para não perder a garantia, comprei as magic keys e o swap cd numa loja aberta ao público num grande centro comercial, eles fizeram a instalação e eu paguei, não tem nada de ilegal. Aliás está bem anunciado na montra "Queres jogar com os teus backups?".

3) para jogar alguns jogos em formatos diferentes comprei um cabo especial por uns 10€.

Ok, eu sei, não é o mais prático, mas é o mais barato e o mais seguro!

Moral da história, a PS já com muitas horas (principalmente PES, WRC, God of War, entre outros) está como nova. Nunca tive problemas nem com laser nem com swap magic. Também não corri o risco de perder a garantia.

Se tiveres um tipo de confiança que te faça isso, força que não é ilegal. Se ele te fritar a máquina, olha, investes uns trocos e compras a PS3 [;)]

Última edição:
Esta conversa faz-me lembrar há uns tempos atrás quando havia quem considerava o emule um software ilegal!

O emule é legal.... o que fazem com ele é que pode não ser...

Com a PS2 passa-se +- o mesmo.... "chipá-la" diz respeito apenas ao dono da mesma e não tem NADA de ilegal!

Os próprios chips permitem fazer muitas coisas completamente LEGAIS que vão muito além do que normalmente se associa a este tipo de produtos:

-Ver filmes divx, avi, mpg, wmv, etc etc etc
-Ter um multimedia center em linux muito avançado.
-Ouvir rádio on-line onde existe a possibilidade de escolher uma estação entre milhares!
-Gravar os seus jogos legítimos para o disco rigido sem ter sempre que andar com os dvd atrás.
- Ver o estado do tempo
-Ler emails
-navegar na net
-etc etc etc

Dizer que chipar uma xbox ou ps2 é ilegal é o mesmo que dizer que fazer overcklock a um processador é ilegal porque isso vai contra as especificações do construtor! :sh) [:D]

Mas já pensaste nos carros k são apreendidos por não estarem de acordo com as características originais do carro. Desde alterações estéticas até a nível de electrónica, ou motor, ou acessórios para um melhor desempenho..
Em k se baseia a bófia para confiscar os carros??

Mas já pensaste nos carros k são apreendidos por não estarem de acordo com as características originais do carro. Desde alterações estéticas até a nível de electrónica, ou motor, ou acessórios para um melhor desempenho..
Em k se baseia a bófia para confiscar os carros??

Isto é a lógica da batata... Os automóveis para circularem em via pública têm que obeceder a um certo e determinado número de regras, existe um código da estrada!

Eu posso ter uma Xbox, abrir a mesma, instalar watercooling e insonorizar a consola com Dynamat, ninguém tem nada a ver com isso, até lhe posso mudar o processador ou os discos. É o mesmo que eu comprar um carro e na minha garagem fazer umas entradas de ar com um machado, amolgar o carro todo ao pontapé e depois levar o mesmo de reboque a uma concentração, se não circula na via pública ninguém tem nada a ver com isso [;)]

Acho que chipar é ilegal sim, da mesma maneira que é desbloquear telemóveis.

É ilegal desbloquar telemóveis quando assinas um contrato de fidelização com a operadora que te vendeu. De resto, se estiveres disposto a pagar uma determinada quantia (uma espécie de cláusula de rescisão) a própria operadora te desbloqueia o telemóvel.

Quanto a chipar a PS2, na altura em que botei o "chispe" na minha a informação que encontrei foi a seguinte: é legal têr o chip na ps2 para que se possa correr backups, ver filmes em div x,, etc. Ou seja, chipar é legal, o uso é que dás ao chip é que pode não ser. Da mesma maneira, ter internet é legal. O que é proibido é usá-la para fins ilegais.

O hardware é nosso e pagámos por ele. Até podemos transformar a PS2 numa Kalashnikov desde que tenhamos licença de uso e porte de arma e não andemos aí pela rua a matar ninguém [:D]

O hardware é nosso e pagámos por ele. Até podemos transformar a PS2 numa Kalashnikov desde que tenhamos licença de uso e porte de arma e não andemos aí pela rua a matar ninguém [:D]

não é verdade, no contrato dos produtos apple diz que não podes usar os produtos e software apple para construir mísseis, armas quimicas, biológicas ou nucleares [:)]

Voltar
Superior