Chave Dinamométrica!!!

Diamondplus

Well-known member
Boas, alguém aqui costuma usar este tipo de chave para apertar as jantes? E onde compraram?
Já fui ver no continente (secção automóvel) e nada, talvez numa loja de venda de peças automóvel? Ou será que também vendem na zona das peças das oficinas da marca?
Outra dúvida, existem em várias medidas ou só uma medida universal, depois tenho de comprar o adaptador?

[;)]

Última edição:
Boas, alguém aqui costuma usar este tipo de chave para apertar as jantes? E onde compraram?
Já fui ver no continente (secção automóvel) e nada, talvez numa loja de venda de peças automóvel? Ou será que também vendem na zona das peças das oficinas da marca?
Outra dúvida, existem em várias medidas ou só uma medida universal, depois tenho de comprar o adaptador?

[;)]

qq casa de ferramentas compras isso..

Mais, tens lá para dois preços, uma de 35€ e outra de 40 e tal € já a roçar os 50€

Ou tentão no eBay consegue chaves de muita qualidade em que os leilões fecham nas 10/15 libras. ;)

Cumprimentos,

Existem de diversas medidas, a mais comum é com encavadouro de 1/2" (a peça quadrada de encaixe das chaves)

Depois tens para torques elevados (camião) 3/4"

Ou mais simples 3/8"

Já agora, com sorte isso aparece pontualmente no Lidl a bom preço, não é para uso intenso profissional mas desenrasca.

É da Powerfix, tem bom acabamento e qualidade mediana

[;)]

No mundo da ferramenta na Rua da Boavista (baixa de Lisboa), fica perto do stand da ford

desculpa a minha ignorância mas o carro n tem uma chave para apertar os ditos parafusos da roda ou pura simplesmente queres apertar o parafuso com o peso indicado no manual???

para esses parafusos sao precisos muitos quilos de força nos braços ou como é habitual, pé em cima da chave ate fazer tarehhhhhhhhhh....

desculpa a minha ignorância mas o carro n tem uma chave para apertar os ditos parafusos da roda ou pura simplesmente queres apertar o parafuso com o peso indicado no manual???

para esses parafusos sao precisos muitos quilos de força nos braços ou como é habitual, pé em cima da chave ate fazer tarehhhhhhhhhh....

É isso mesmo! Mas em relação à questão da força, o que se passa é que é exactamente ao contrário, eu não quero apertar demasiado os parafusos na jante, logo o ideal é usar a chave dinamométrica. Além disso uso uma chave que se alonga, o que neste caso é bastante melhor que uma chave convencional (cabo curto) para retirar os parafusos da jante. [;)]

É isso mesmo! Mas em relação à questão da força, o que se passa é que é exactamente ao contrário, eu não quero apertar demasiado os parafusos na jante, logo o ideal é usar a chave dinamométrica. Além disso uso uma chave que se alonga, o que neste caso é bastante melhor que uma chave convencional (cabo curto) para retirar os parafusos da jante. [;)]

Nas casa de pneus e nos concessionários, onde existem preocupações e qualidade de serviço, é normal apertarem as rodas com uma chave dinamometrica, usando somente a força de aperto recomendada.

Nalguma oficinas e casas de pneus usam só a chave pneumática com a força de aperto igual à de desaperto, e depois se tivermos um furro na estrada, aquilo não desaperta.

Essa chave extensivel é muito boa para andar no carro para desapertar, para apertar deve ser com a extensão curta ou com a chave de origem.

[;)]

As chaves dinamometricas devem ser calibradas.
E transportadas num estojo de protecção.

Calibradas anualmente (ou em menos tempo consoante o uso)
Se for para um uso profissional, ou em locais que a certificação seja essência.

Normalmente todas vêm com estojo.

Estes são os modelos mais comuns

Regula-se a força e aperta-se até que a chave faça o estalido indicando que atingiu a força regulada.
torque_wrenches_large.jpg

Depois há por comparador digital ou mecanico que permite visualizar a força de aperto.
D3%20Assy%20Top%20ed250f.jpg

Vou desenterrar este tópico... :)

Já comprei há algum tempo a chave dinamométrica e só recentemente a usei (um furo), mas reparei que apertando na força que está no livro de instruções do automóvel até dar o estalo (1,12 nm ou 112 nm, já não me lembro) aquilo depois fica tão fácil de retirar novamente as porcas das rodas, será normal??? Dei um aperto extra, mesmo assim longe do habitual que costumam dar na oficina... quase que é impossível retirar as porcas!

Ps: amanhã tiro uma foto da chave e do tipo de regulação.

Sim é normalissimo e é precisamente a ideia, apertar com força QB para não desapertar sozinho mas que também possibilite desapertamos sem muita pressão.

Eu comprei a da Norauto por 35eur e até ver tem me desenrascado muito bem.

Sim é normalissimo e é precisamente a ideia, apertar com força QB para não desapertar sozinho mas que também possibilite desapertamos sem muita pressão.

Eu comprei a da Norauto por 35eur e até ver tem me desenrascado muito bem.

Eu acho que psicológicamente não consigo conduzir com as porcas das rodas com tão pouco aperto... [:D][;)]

Voltar
Superior