Chave Dinamométrica!!!

Eu acho que psicológicamente não consigo conduzir com as porcas das rodas com tão pouco aperto... [:D][;)]

A mim também me metia impressão e mete sempre um bocado depois de eu as apertar pois parece que até sinto as rodas a abanar. Claro que é tudo psicológico pois elas ainda estão lá no sitio e bem apertadas pois no outro dia tive que as tirar. [:D]

Abraço.

Cá estão as fotos:

A chave:
Chave 1.JPG

Zona de regulação da tensão pretendida:
Chave 4.JPG

Zona de aperto final depois de regular a tensão:
Chave 5.JPG

Aqui a chave completa pronta a utilizar:
Chave 3.JPG

Aqui a diferênça de tamanho entre as chaves, uma normal (maior) e a mais pequena (dinamométrica), talvez por a chave normal ser de alongar que dá a sensação que seja muito mais fácil retirar as porcas depois do aperto... :)
Chave 2.JPG

tens razão. queria dizer apertar. ainda por cima achei engraçado usares a chave dinamométrica com o aperto recomendado e depois dares um aperto extra.

tens razão. queria dizer apertar. ainda por cima achei engraçado usares a chave dinamométrica com o aperto recomendado e depois dares um aperto extra.

É a tal coisa, fica tão... mas tão fácil de retirar as porcas que me mete um bocado de impressão [:D] , mesmo assim regulei-me pela tensão correcta mais um ligeiro aperto, de qualquer das maneiras fica sempre fácil de retirar as porcas, ao contrário dos apertos dados pelas oficinas (que é até partir). [;)]

Ps: já agora, na altura comprei a chave no Lidl, mas só aparecem lá de vez em quando, é raro encontrar chaves destas por aí à venda.

Cá estão as fotos:

39278324sb1.jpg

51503940ue2.jpg

26831419cl2.jpg

17791705hv0.jpg

37197198yc3.jpg

Acho que são igualzinhas, até o autocolante é. Eu dei 35eur na Norauto mas sem o estojo e tu?

Abraço.

É mesmo igual à minha :), dei 24,99 euros pela chave com estojo, no estojo traz mais duas peças de engate para a chave e o papel das instruções. Ainda é uma diferênça de 10 euros, já vi que tive sorte em comprar a este preço. [;)]

As rodas NÃO SÃO para apertar com força..... 95% das pessoas continua a fazer asneira.

Uma chave dinamométrica é útil para muita coisa (cabeças de motor, etc..), agora para apertar rodas de um carro de estrada.... é dinheiro deitado fora.

não se esqueçam de pôr a chave a zeros quando acabarem de apertar as rodas.
agora não me apetece, mas um dia destes meto aqui foto da minha. nunca a usei para apertar rodas, nas minhas mãos só foi usada uma vez para apertar a cabeça do motor quando me aventurei a trocar uma junta da culassa.

[:)] Realmente... :sh)
Ainda hei-de ver um tópico teu: "Não consegui tirar as porcas das rodas e tive de chamar o reboque" [:D][:D][:D]

"Realmente" o quê ?

Já me passaram algumas centenas de porcas pela minhas mãozinhas e até hoje nenhuma lá ficou.

MAS: "Não digas desta água não beberei".

Agora apertar porcas de rodas com chave dinamométrica.......

é preciosismo desnecessário....Depois (como o Diamonplus disse) "tem que dar o aperto extra"...
Digamos que é a diferença entre "sentir o aperto" e deixar que "outros" o sintam por nós.

As porcas e parafusos das rodas apertam-se de uma única maneira: À MÃO. Bem aconchegadinha....sabes o que é? Já sei que não sabes, pois usas a chave dinamométrica.....

PS: Também não é com chave de ar comprimido, como muitos usam.

"Realmente" o quê ?

Já me passaram algumas centenas de porcas pela minhas mãozinhas e até hoje nenhuma lá ficou.

MAS: "Não digas desta água não beberei".

Agora apertar porcas de rodas com chave dinamométrica.......

é preciosismo desnecessário....Depois (como o Diamonplus disse) "tem que dar o aperto extra"...
Digamos que é a diferença entre "sentir o aperto" e deixar que "outros" o sintam por nós.

As porcas e parafusos das rodas apertam-se de uma única maneira: À MÃO. Bem aconchegadinha....sabes o que é? Já sei que não sabes, pois usas a chave dinamométrica.....

PS: Também não é com chave de ar comprimido, como muitos usam.

Claro que sei... o máximo que der... [:D][:D][:D]

E se te deixasses de tretas ?

As porcas das rodas apertam-se à mão. O máximo que der.
E pronto! Nada mais.

Agora em relação à chave dinamométrica: Mesmo que eu nunca mais a utilizasse saberia com mais pormenor a força necessária que é precido dar nas porcas, coisa que antes eu nem fazia a mínima ideia, sabia lá eu se estava a apertar com muita ou pouca força...
Além disto tudo caso tenha um furo já sei que não vou ter dificuldades na mudança do pneu.
Resumindo isto tudo, só vejo pontos positivos na utilização deste tipo de chave. Mas cada um sabe de si...

Voltar
Superior