Chauffage avariada...

paulo56

New member
Boa noite,a sofagem do meu carro,(citroen AX) deixou de dar á bocado,o que poderá ser?Será cara a reparação?É que foi-me avariar numa altura critica,pois neste tempo(frio) dá muito jeito,ai se não dá.Se alguem me poder ajudar agradecia.Obrigado

citação:Originalmente colocada por paulo56

Boa noite,a sofagem do meu carro,(citroen AX) deixou de dar á bocado,o que poderá ser?Será cara a reparação?É que foi-me avariar numa altura critica,pois neste tempo(frio) dá muito jeito,ai se não dá.Se alguem me poder ajudar agradecia.Obrigado

Vamos começar pelo mais simples: fusível?!

Há mais algum componente eléctrico que não funcione?

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Fusiveis não deve ser,ainda não fui ver,mas acho k não deve ser,até porque antes de deixar de dar,ele só me dava a velocidade 3,e fazia barulho,mas agora nem uma dá...não sei o que poderá ser

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Fusiveis não deve ser,ainda não fui ver,mas acho k não deve ser,até porque antes de deixar de dar,ele só me dava a velocidade 3,e fazia barulho,mas agora nem uma dá...não sei o que poderá ser

Então isso parece-me que foi à vida...

Pode ser só o interruptor de comando das velocidade do ar que esta estragado, ou como já me aconteceu um fio que saiu a solda em ultimo caso é o motor mas se não quiseres gastar muito não deve ser difícil arranjar um bom estado numa sucata.

Então quer dizer que pode ser o motor da chauffage que tenha ido á vida!Sim,talvez seja possivel arranjar um na sucata.Já agora,quem poderá arranjar ?Tem de ser um electrecista?Ou o mecânico sabe arranjar?Obrigado

Sim não é difícil normalmente fica por baixo do porta luvas do lado do pendura, ou em alguns carros que já vi fica por dentro das entradas do capot junto aos motores dos limpa para brisas(Isso já é mais difícil), se for debaixo do porta luvas mudas isso na boa, mas como só dava uma velocidade, pode ser do interruptor, nesse caso se não sabes desmontar talvez não seja mal uma ida ao electricista.

O caso do motor electrico deixar de funcionar pode nao significar que esteja avariado, as vezes e apenas o induzido que esta sujo de carvao.

A parte do induzido que se suja e aquela que tem o circulo, pois esta em permanentemente em contacto com dois carvoes que lhe fazer chegar a corrente electrica e quando fica sujo, a sujidade nao permite que a corrente chegue a bobine e o motor nao funciona, uma pequena limpeza com lixa de agua resolve o problema.

induzido5hr8.jpg

1º - Verificar a existencia de sujidade junto da ventoinha.

O AX não tem motor da chaufagem, apenas o motor da ventoinha que aspira ar para dentro.

Para verificar, basta abrir o capot e soltar a tampa da entrada de ar, que se encontra situada junto ao pára-brisas, do lado do pendura.

2º - com o carro completamente desligado e após a verificação da existência ou não de sujidade na zona de entrada de ar, verificar se a ventolinha roda livremente, isto é, se ela pode rodar sobre o seu eixo de rotação. Lubrificar caso seja necessário.

3º - para verificar se se trata do botão de comando da ventoinha, fazer o seguinte:

- Retirar os botões que comandam a repartição de ar e da temperatura.

- Retirar o botão de comando da velocidade da ventoinha. Por detrás deste botão, existe um parafuso que permite soltar o pequeno plástico que tem os desenhos da temperatura e repartição de ar.

Ao retirar os botões, fazer uma força firme e com cuidado, sobretudo para o botão da velocidade da ventoinha, os outros são bem mais fáceis.

4º - Se fôr necessário aceder ao motor da ventoinha (para o substituir), há que desmanchar parte do tablier. Dessa forma deverás desapertar 6 parafusos do porta-luvas, 3 que estão na base da tampa e outros 3 que estão no topo, por trás da tampa do porta-luvas (são os que se vêem quando se abre o porta-luvas). Desta forma ficarás com o porta-luvas na mão e poderás aceder fácil e livremente ao motor. Verificar se tens chaves para os parafusos, antes de tudo.

A montar, fazer tudo inversamente e com cuidado e zelo.

E acho que é tudo, qualquer coisinha, apita!

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

1º - Verificar a existencia de sujidade junto da ventoinha.

O AX não tem motor da chaufagem, apenas o motor da ventoinha que aspira ar para dentro.

Para verificar, basta abrir o capot e soltar a tampa da entrada de ar, que se encontra situada junto ao pára-brisas, do lado do pendura.

2º - com o carro completamente desligado e após a verificação da existência ou não de sujidade na zona de entrada de ar, verificar se a ventolinha roda livremente, isto é, se ela pode rodar sobre o seu eixo de rotação. Lubrificar caso seja necessário.

3º - para verificar se se trata do botão de comando da ventoinha, fazer o seguinte:

- Retirar os botões que comandam a repartição de ar e da temperatura.

- Retirar o botão de comando da velocidade da ventoinha. Por detrás deste botão, existe um parafuso que permite soltar o pequeno plástico que tem os desenhos da temperatura e repartição de ar.

Ao retirar os botões, fazer uma força firme e com cuidado, sobretudo para o botão da velocidade da ventoinha, os outros são bem mais fáceis.

4º - Se fôr necessário aceder ao motor da ventoinha (para o substituir), há que desmanchar parte do tablier. Dessa forma deverás desapertar 6 parafusos do porta-luvas, 3 que estão na base da tampa e outros 3 que estão no topo, por trás da tampa do porta-luvas (são os que se vêem quando se abre o porta-luvas). Desta forma ficarás com o porta-luvas na mão e poderás aceder fácil e livremente ao motor. Verificar se tens chaves para os parafusos, antes de tudo.

A montar, fazer tudo inversamente e com cuidado e zelo.

E acho que é tudo, qualquer coisinha, apita!

Obrigado,bela explicação,vou tentar seguir estes passos e tentar ver se consigo resolver o problema sem ter de ir ao mecânico,depois desta aula,axo que me sinto capaz de o fazer:)
Obrigado mais uma vez

Ah,acabei de detetar mais uma coisa,é que o desenbaciador de trás não funciona,logo a chouffagem também não,mas se o desembaceador de trás funcionar,a chouffagem também funciona,que me dizem sobre isto?já deve ser sistema electrico não axam?Se alguém me poder ajudar agradecia...

Mexer num AX é muito fácil. É um carro básico e sem (muitos) truques...

Mas 1º, vê mesmo as soluções mais simples... ;) ;) ;)

Ah,acabei de detetar mais uma coisa,é que o desenbaciador de trás não funciona,logo a chouffagem também não,mas se o desembaceador de trás funcionar,a chouffagem também funciona,que me dizem sobre isto?já deve ser sistema electrico não axam?Se alguém me poder ajudar agradecia...
Epá...

Isso é que é muito estranho...

Muito sinceramente não estou a ver qual a relação entre esses dois elementos...

Mexer num AX é muito fácil. É um carro básico e sem (muitos) truques...

Mas 1º, vê mesmo as soluções mais simples... ;) ;) ;)

Se tu dizes eu acredito:),eu vou seguir os passos que me fizeste,e depois logo vejo ;) .
Já agora não sei se já leste o texto anterior,é k se o desembaciador de trás não funcionar,a chouffagem não funciona,mas se o desembaciador de trás funcionar,a chouffagem também funciona,será que o problema será do interruptor do desembaciador de trás que faz contacto com o da chouffagem?
Obrigado

Epá...

Isso é que é muito estranho...

Muito sinceramente não estou a ver qual a relação entre esses dois elementos...

Também pode ser o botão da chouffagem que não deixe funcionar o desembaciador de trás,eu vou verificar o 3º passo que me indicaste,pode ser...
Mais uma vez obrigado...

Acabei de detetar uma coisa,é que quando o desenbaciador de trás não funciona,a chouffagem também não,mas se o desembaceador de trás funcionar,a chouffagem também funciona,que me dizem sobre isto?Deve ser sistema electrico não axam?Se alguém me poder ajudar agradecia...

Voltar
Superior