ceviche

Ainda n outro dia estava com uma conversa com o dono aqui do talho a proposito da mudança de mentalidades, e dizia ele que hoje em dia ja começa a ser habito a carne passar algum tempo em deep freeze e que em alguns países isso é mesmo norma e preferivel, um bocado como o que acontece com o peixe para sushi.
É norma nos EUA onde o prime aged beef normalmente por 20 a 30 dias é o mais caro nos steak houses. Aliás nas casas mais premium só se serve aged beef.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Beef_aging

Já agora ao ler o tópico esqueci-me que o objectivo era falar de ceviche e fiquei a pensar que era sobre carne a sério

Para voltar on topic, o melhor ceviche que comi foi mesmo na origem, no Peru, principalmente em Cusco.

Acredito, a carne na Irlanda (mais o leite, manteiga e queijo) eram de excelente qualidade.

Só não me recordo se havia essa distinção entre carne normal e Prime.

Acredito, a carne na Irlanda (mais o leite, manteiga e queijo) eram de excelente qualidade.

Sirloin, striploin, flat iron, rib eye, filet, etc., é tudo maturado. As outras partes menos "nobres" acho que nao.

Estás a falar da BSE? Se for esse o caso existem inúmeras medidas que foram criadas para controlar possíveis aparecimentos do problema. Na Irlanda, por exemplo: https://www.fsai.ie/faq/bse.html

As medidas consistem em tentar separar os orgãos que são potencialmente portadores de prião e em eliminar produtos animais das rações, minimizando o risco...

Depois tens os melhores exemplos de controlo de qualidade (como pelos vistos a Irlanda) e depois tens os outros.

Além do mais e voltando ao peixe....também há a possibilidade de transportatem priões.

EDIT: Depois a capacidade de "infecção" dos priões, a dificil detecção e a extrema (ou impossível) dificuldade de os eliminar deixam-me mais receoso do que uma salmonela.

Última edição:

Desde que não adicionem chumbo ao leite e corantes á carne.
Era pratica comum, fazer isso até principios do sec.xx, por aquelas ilhas.

Já agora ao ler o tópico esqueci-me que o objectivo era falar de ceviche e fiquei a pensar que era sobre carne a sério

Para voltar on topic, o melhor ceviche que comi foi mesmo na origem, no Peru, principalmente em Cusco.

Havia um restaurante peruano perto da casa dos bicos em Lisboa, comi la um bom ceviche ha uns anos. Nem quis o prato principal, o meu jantar foi ceviche

PAra quem tem dúvidas sobre o ser ou não "cozinhado", com e sem aspas, a palavra chave é a desnaturação das proteínas.

Os nossos bifes, a clara de ovo, o peixe, mudam de cor e de aspecto por acção do calor devido à desnaturação das proteínas. O mesmo pode acontecer por acção dos acidos. Por isso um bife se tiver o tempo suficiente em limão... "cozinha". O peixe fatiado é quase imediato.

Sobre os perigos do peixe... aí a minha preocupação pessoal vai para os parasitas e seus ovos. Isso sim pode ser complicado nesse universo do mar.

PAra quem tem dúvidas sobre o ser ou não "cozinhado", com e sem aspas, a palavra chave é a desnaturação das proteínas.

Os nossos bifes, a clara de ovo, o peixe, mudam de cor e de aspecto por acção do calor devido à desnaturação das proteínas. O mesmo pode acontecer por acção dos acidos. Por isso um bife se tiver o tempo suficiente em limão... "cozinha". O peixe fatiado é quase imediato.

Sobre os perigos do peixe... aí a minha preocupação pessoal vai para os parasitas e seus ovos. Isso sim pode ser complicado nesse universo do mar.

mas que queres dizer? cozinha so se for mesmo entre aspas muito gtandes. O processo de exposiçao de alimentos a acido ou calor é muito diferente, o sabor que dai sai é diferente e a resistencia de agentes patogenicos aos dois é tambem diferente.

mas que queres dizer? cozinha so se for mesmo entre aspas muito gtandes. O processo de exposiçao de alimentos a acido ou calor é muito diferente, o sabor que dai sai é diferente e a resistencia de agentes patogenicos aos dois é tambem diferente.

Não confundir os verbos "cozer" com "cozinhar".

O processo de desnaturação das proteínas ocorre de diversas formas, não tem de ser por calor. Daí que cozinhar pode ser entendido de diversas formas.

Quem tem prática de cozinhar sabe que muito tempo em limão cozinha qualquer proteína. Peixe e perú nota-se mais, por ter um tecido quase translúcido (assim como a clara de ovo) quando desnaturados tornam-se opacos e brancos. Seja por calor ou por ácido. Neste último demora mais dependendo da espessura, claro.

Falando de agentes patogénicos tens toda a razão. Não há como a temperatura. No entanto, e falando em peixe, teria mais medo dos parasitas que das questões microbianas. Mas isso sou eu, é uma opinião algo subjectiva. Isto falando de peixe frequissimo, claro.

Aconselho a procurar "desnaturação" no sr. google.

Não confundir os verbos "cozer" com "cozinhar".

O processo de desnaturação das proteínas ocorre de diversas formas, não tem de ser por calor. Daí que cozinhar pode ser entendido de diversas formas.

Quem tem prática de cozinhar sabe que muito tempo em limão cozinha qualquer proteína. Peixe e perú nota-se mais, por ter um tecido quase translúcido (assim como a clara de ovo) quando desnaturados tornam-se opacos e brancos. Seja por calor ou por ácido. Neste último demora mais dependendo da espessura, claro.

Falando de agentes patogénicos tens toda a razão. Não há como a temperatura. No entanto, e falando em peixe, teria mais medo dos parasitas que das questões microbianas. Mas isso sou eu, é uma opinião algo subjectiva. Isto falando de peixe frequissimo, claro.

Cozinhar e cozer são sinónimos na maior parte das vezes. As pessoas é que normalmente associam cozer apenas àquela forma específica de preparar alimentos em vapor / água, mas no fundo estas palavras significam o mesmo na maior parte dos contextos.

alem de que os parasitas penetram dentro no peixe onde o acido nao chega.

quanto ao resto isto tornou-se uma tipica discussao netiana , ao ler o teu post fiquei com a ideia que me estas a tentar contradizer repetindo as minhas palavras , mas agora como se fossem tuas e contra mim, de tal maneira que nao sei ke te responder, nao vou contradizer o que disse atras.

O mmeu ponto aqui é so que acido e temperatura nao cozinham a comida da mesma maneira, mas para isto nao é preciso ser muito inteligente, basta ter paladar e mais importante, nao lidam com agentes patogenicos e seus derivados da mesma maneira e isto é que acho importante chamar à atençao de quem estiver a ler.

vide priberam- cozinhar - preparar comida.

Última edição:
É por isso que a pasteurização é feita pela temperatura e não adicionando limão ao leite, por exemplo. Se bem que talvez com um pouco de vodka a coisa funcione...

quanto ao resto isto tornou-se uma tipica discussao netiana , ao ler o teu post fiquei com a ideia que me estas a tentar contradizer repetindo as minhas palavras , mas agora como se fossem tuas e contra mim, de tal maneira que nao sei ke te responder, nao vou contradizer o que disse atras.

[:D]

Não estou contra ninguém!

Concordo contigo na questão da segurança alimentar... não oferece segurança. Nem pelos micróbios nem pelos parasitas. Só acrescentei que no que toca a Sushi ou ceviche... tenho mais medo dos parasitas... mas isso sou eu. Porque parto do principio que o pessoal tem o bom senso de usar peixe fresco.

Agora cozinhar ou preparar comida é vago. Porque existem várias formas de tornar a comida comestível. Pode ser fermentar por exemplo. Mas para enriquecer a discussão, tentei introduzir a noção de desnaturação. Porque a transformação bioquímica que ocorre nas proteínas com o calor e com o ácido é a mesma. É a desnaturação que lhes provoca a tal transformação de cor e textura. E dei os tais exemplos que muita gente já presenciou.

passado ano e meio a moda do ceviche já se começa a notar

há realmente o problema dos parasitas (o mesmo se passa com o sushi) e o problema da frescura do peixe
no sushi é mais fácil notar a falta de frescura porque o tempero é quase nenhum, aquilo é peixe cru com um arroz acidulado e pouco mais
o ceviche usa sumo de lima verde e mais alguns temperos que podem ser bastante intensos e isso pode disfarçar a fala de frescura do peixe, por isso é preciso mais cuidado com o ceviche que com o sushi, apesar do sumo de lima poder matar alguns germens
porque pode haver a tentação de usar peixe menos fresco e isso ser mais dificil de detetar

passado ano e meio a moda do ceviche já se começa a notar

há realmente o problema dos parasitas (o mesmo se passa com o sushi) e o problema da frescura do peixe
no sushi é mais fácil notar a falta de frescura porque o tempero é quase nenhum, aquilo é peixe cru com um arroz acidulado e pouco mais
o ceviche usa sumo de lima verde e mais alguns temperos que podem ser bastante intensos e isso pode disfarçar a fala de frescura do peixe, por isso é preciso mais cuidado com o ceviche que com o sushi, apesar do sumo de lima poder matar alguns germens
porque pode haver a tentação de usar peixe menos fresco e isso ser mais dificil de detetar

É tão sensível e perigoso como uma série de alimentos contra os quais não te indignas. Sangue, mioleira e vísceras de animais usadas na gastronomia típica, queijos frescos, saladas mal lavadas, etc..

Passado um ano e meio continuas quadrado das ideias como atesta o teu post.

É tão sensível e perigoso como uma série de alimentos contra os quais não te indignas. Sangue, mioleira e vísceras de animais usadas na gastronomia típica, queijos frescos, saladas mal lavadas, etc..

Tudo isso não é previamente cozinhado a altas temperaturas antes de ser consumido, à excepção da salada, que só precisa ser bem lavada?

Tudo isso não é previamente cozinhado a altas temperaturas antes de ser consumido, à excepção da salada, que só precisa ser bem lavada?

Compras vísceras de animais frescas e sangue fresco em qualquer talho. Se fores a um mercado tradicional mata-te um galo ou frango (e até outros animais) na hora e se quiseres trazes o sangue ainda quentinho. Se posteriormente não manipulares e conservares nas condições adequadas também podes ter surpresas.

Relativamente ao queijo fresco tenho um familiar que foi já foi internado com um brucelose à custa de um queijo fresco comprado no supermercado. Esteve perto de bater a bota.

não sabia que me indignava por causa do ceviche, é sempre bom alguém avisar-nos [:D]
da próxima vez que comer ceviche vou fazer por ter um ar mais indignado, quiça até furibundo [:)]
sangue, mioleira e visceras não são comidos crus, evito saladas em restaurantes e queijo fresco também só compro algumas marcas, mas também evito

Voltar
Superior