ceviche

Compras vísceras de animais frescas e sangue fresco em qualquer talho. Se fores a um mercado tradicional mata-te um galo ou frango (e até outros animais) na hora e se quiseres trazes o sangue ainda quentinho. Se posteriormente não manipulares e conservares nas condições adequadas também podes ter surpresas.

Relativamente ao queijo fresco tenho um familiar que foi já foi internado com um brucelose à custa de um queijo fresco comprado no supermercado. Esteve perto de bater a bota.

Eu compro tudo fresco de origem animal no talho. Não percebi o que isso tem de especial, se for tudo devidamente refrigerado e cozinhado a alta temperatura. :confused:

Isso terá sido seguramente por falha na pasteurização.

Estatisticamente deve ser mais provável apanhar uma intoxicação alimentar numa escola, do que parasitas num ceviche/sushi, doenças em queijos frescos ou patogénicos em vísceras, tudo combinado...

Não percebo a discussão sinceramente, eu como o que gosto e me apetece, se for a pensar "o que pode correr mal aqui" tadinho de mim.
Temos restaurantes até bem asseados e regulamentados, mesmo comparando com a Europa. (sim há excepções não preciso de lembrete)
Mas os casos concretos de haver problemas com este tipo de comida, são esporádicos e raros para terem qualquer tipo de expressão ou razão de preocupação genuína.

#oquenãomataengorda

não sabia que me indignava por causa do ceviche, é sempre bom alguém avisar-nos [:D]
da próxima vez que comer ceviche vou fazer por ter um ar mais indignado, quiça até furibundo [:)]
sangue, mioleira e visceras não são comidos crus, evito saladas em restaurantes e queijo fresco também só compro algumas marcas, mas também evito

Pois não, mas a confeção também pode esconder muitas falhas de conservação. Não faz mal comer alimentos deteriorados desde que cozinhados? :confused:

Eu compro tudo fresco de origem animal no talho. Não percebi o que isso tem de especial, se for tudo devidamente refrigerado e cozinhado a alta temperatura. :confused:

Isso terá sido seguramente por falha na pasteurização.

O devidamente faz toda a diferença. Todos ou quase todos os alimentos são potencialmente perigosos se não forem devidamente manipulados, conservados e confeccionados.

Fazer alerta apenas ao com o sushi e o ceviche é que é descabido.

O devidamente faz toda a diferença. Todos ou quase todos os alimentos são potencialmente perigosos se não forem devidamente manipulados, conservados e confeccionados.

Porque têm riscos acrescidos que outro tipo de consumo tenta eliminar.

No caso dos parasitas do peixe, qual é o método mais eficaz de os eliminar? Comendo sushi?

Dito dessa forma parece que o risco é uma coisa absolutamente maniqueísta, que ou há ou não há.

Como é natural, há vários graus de perigosidade. Comer peixe cru comporta ou risco muito maior do que comer carne cozida a 100 graus na panela, por muito cuidado que se tenha na manipulação do peixe, até uma criança percebe isso.

E eu que pensava que isto já tinha passado de moda...

Já agora, existe algum lugar que sirva ceviches fora dos locais por onde os turistas andam?

No caso dos parasitas do peixe, qual é o método mais eficaz de os eliminar? Comendo sushi?

Esses riscos acrescidos teóricos são acompanhados por estatísticas que o comprovem?

Há um risco acrescido ao comer frango/porco se não for bem cozinhado
Há um risco acrescido ao comer vaca mal passada

Nós sabemos dessas possibilidades, mas é motivo de alarme?

Esses riscos acrescidos teóricos são acompanhados por estatísticas que o comprovem?

Há um risco acrescido ao comer frango/porco se não for bem cozinhado
Há um risco acrescido ao comer vaca mal passada

Nós sabemos dessas possibilidades, mas é motivo de alarme?

É motivo de aviso. Na última jantarada num restaurante mandei 3 pratos para trás por terem carne ainda rosada, ou seja, mal cozinhada.

Face aos riscos que sabes que existem, tens duas opções, ou corres os riscos ou tentas eliminá-los.

Com sushi e ceviche não estás a fazer tudo para eliminar os riscos e estás a assumi-los, o "alarme" é esse, que estás a assumir riscos, porque muito boa gente pensa que nem sequer existem riscos.

No caso do sushi parte dos peixes usados são previamente congelados e os que se usam frescos estão em diferentes categorias de "perigo". O maior risco que existe no peixe fresco está relacionado com a deterioração das vísceras, e não com toxinas.

Quanto a toxinas do peixe a mais comum é a Histamina, que pode estar presente nos peixes "azuis", e nem a cozedura elimina. No sushi existe forma de pré-tratar estes peixes para diminuir o risco da Histamina.

Há ainda um peixe muito usado nos restaurantes de sushi mais baratos, que é o peixe manteiga, que esse sim é comprovadamente muito perigoso, e mesmo proibido em alguns países. Já expliquei este assunto há uns meses valentes no tópico do sushi.

É motivo de aviso. Na última jantarada num restaurante mandei 3 pratos para trás por terem carne ainda rosada, ou seja, mal cozinhada.

Vaca? Se sim é suposto.
Em casa cozinho porco com termómetro e pode estar um pouco rosado mas perfeitamente cozinhado.

Face aos riscos que sabes que existem, tens duas opções, ou corres os riscos ou tentas eliminá-los.

Com sushi e ceviche não estás a fazer tudo para eliminar os riscos e estás a assumi-los, o "alarme" é esse, que estás a assumir riscos, porque muito boa gente pensa que nem sequer existem riscos.

Se tudo na cozinha se limitasse a "eliminar riscos" adeus gastronomia...

Eu estou consciente dos riscos, e corro-os, pois acho que é um risco pequeno, e o retorno é grande para mim que gosto de carne mal passada e de peixe cru e de intestinos de suínos fumados cheios de condimentos e carne [:D]

E não acho que haja assim "tanta boa gente" ignorante neste aspecto.

Comias apenas couves biológicas e bem cozinhadas. [:D]

Muita gente esquece-se que quer um peixe, quer uma vaca, um porco, uma galinha, uma codorniz, etc., são seres vivos que tal qual como nós estão sujeitos a uma panóplia de doenças que podem ser contraídas das mais variadas formas. Não existem dois peixes iguais, não existem duas vacas iguais, não existem dois porcos iguais, etc..

Quem é que é capaz de olhar para um peixe, para uma vaca, ou para um porco e ver que o animal está doente? :confused:

Vaca? Se sim é suposto.
Em casa cozinho porco com termómetro e pode estar um pouco rosado mas perfeitamente cozinhado.

Eu estou consciente dos riscos, e corro-os, pois acho que é um risco pequeno, e o retorno é grande para mim que gosto de carne mal passada e de peixe cru e de intestinos de suínos fumados cheios de condimentos e carne [:D]

E não acho que haja assim "tanta boa gente" ignorante neste aspecto.

Nenhum sangue ou rosado numa qualquer carne é suposto aparecer quando pedes uma qualquer carne muito bem passada.

Nenhum sangue ou rosado numa qualquer carne é suposto aparecer quando pedes uma qualquer carne muito bem passada.

Nem numa carne mal passada aparece sangue, o líquido avermelhado não é sangue.

Também não é suposto pedir nenhuma carne "muito bem passada" isso é pior que qualquer parasita [:p]

Não sei como conseguem comer bifes de vaca (muito) bem passados. Para mim é quase crime. Carne de porco ou de frango sim, sempre bem passada e de preferência já tostadinha por fora.

Voltar
Superior