Casas de madeira

Na região de Esmoriz/Cortegaça há algumas e de diferentes modelos...das mais simples ás mais elaboradas.
Há uns dois anos em conversa com um amigo que tem uma casa em madeira .....das grandes....disse-me que o preço era idêntico a uma «casa tradicional»; uma das vantagens era o tempo de construção.

Então, só a diferença de preço em mão de obra na construçãó é muita!

Se por exemplo, a 3000 euros/mês de mão de obra, uma casa demorar 1 ano fica em 36000 euros, se demorar 3 meses fica 9000 euros, significativo não?

Um projecto custa 3000/4000 euros por exemplo, esse custo existe numa casa de madeira?

Uma casa anda por volta de 600-900€ por m2, eu tenho visto KIT's de casas de madeira a 100€ por m2 (mais montagem, instalações electricas, sanitárias, móveis etc), mesmo assim duvido que chegue aos 600€ por m2.

Tenho algumas duvidas que ainda não consegui esclarecer:
Impostos: dizem-me que numa casa de madeira são menores, visto que não são considerados imóveis
Crédito: antes não havia, mas agora ouvi dizer que já há??
Energia: nos países mais frios a madeira retem melhor o calor interior, há diferenças consideráveis de poupança energética face a uma casa tradicional.

Só para finalizar, vi uma casa jeitosa, grande, que ficou por 50000€ pronta a habitar, nunca uma casa de tijolo custaria menos de 100000€

Pessoalmente, e apesar de nunca ter posto os pés em nenhuma e de pouco saber sobre elas, acho piada às casas de madeira pela sua modularidade, rapidez de construção e custo (aparentemente) inferior.

Se tivesse um terreno e optasse por construir uma vivenda iria com certeza ponderar esta opção.

Pois, é mais ou menos o que penso, também nunca estive numa, terreno tb não é problema, a questão é mesmo saber se iria ou não gostar de viver numa,( a ideia de ser tudo madeira e tudo da mesma cor não em agrada muito) e depois são as questões de segurança, se realmente me sentiria segura ou não...

Puxar o tópico pra cima.

Ora bem a questão é a seguinte.
Pretendo casa para fim de semana/férias. Terreno num há problema

Andei a ver sites de casas de madeira e gostei do aspecto de algumas.
Não pretendo uma coisa muito grande. A ideia é mesmo ter uma cozinha/sala enorme pra meter uma mesa bem grande onde caiba a malta toda pra fazer as patuscadas. 2 ou 3 quartos que não precisam ser muito grandes.
A ideia é mesmo uma casa onde se meta uma piscina à frente, uma churrasqueira ao lado e onde se possa dormir depois de tar bem bebido.
Também servirá para os garotos levarem pra lá as namoradas/namorados e desampararem-me a loja.

Não me apetece andar com chatices de empreiteiros e o caraças. Bem vi amigos meus a desesperarem com prazos e casas mal feitas e acabadas. Ter de andar sempre atrás do construtor não é para mim. Esperar 2 ou 3 anos para a coisa estar feita também não

Para o sitio que é, não me preocupam particularmente tornados, ciclones, furacões e cheias. Incêndios também não.

Então, a tecnologia de tratamentos da madeira, sua construção e tal vale a pena ou não? Suponho que em 6 anos (inicio deste tópico) a coisa tenha evoluído bastante em termos de materiais e técnicas.

Alguma opinião?

Última edição:
Puxar o tópico pra cima.

Ora bem a questão é a seguinte.
Pretendo casa para fim de semana/férias. Terreno num há problema

Andei a ver sites de casas de madeira e gostei do aspecto de algumas.
Não pretendo uma coisa muito grande. A ideia é mesmo ter uma cozinha/sala enorme pra meter uma mesa bem grande onde caiba a malta toda pra fazer as patuscadas. 2 ou 3 quartos que não precisam ser muito grandes.
A ideia é mesmo uma casa onde se meta uma piscina à frente, uma churrasqueira ao lado e onde se possa dormir depois de tar bem bebido.
Também servirá para os garotos levarem pra lá as namoradas/namorados e desampararem-me a loja.

Não me apetece andar com chatices de empreiteiros e o caraças. Bem vi amigos meus a desesperarem com prazos e casas mal feitas e acabadas. Ter de andar sempre atrás do construtor não é para mim. Esperar 2 ou 3 anos para a coisa estar feita também não

Para o sitio que é, não me preocupam particularmente tornados, ciclones, furacões e cheias. Incêndios também não.

Então, a tecnologia de tratamentos da madeira, sua construção e tal vale a pena ou não? Suponho que em 6 anos (inicio deste tópico) a coisa tenha evoluído bastante em termos de materiais e técnicas.

Alguma opinião?

Ehpá, adorei os motivos que apontaste, especialmente a parte dos putos levarem as caras-metades :p

O pouco que sei é que conheço algumas casas de madeira ali na zona dos meus pais, em Cascais (Abuxarda e Amoreira) e, para além de terem muito bom aspecto, mantêm-no há 8 ou 9 anos. E são habitações permanentes. Para o que pretendes, então, acho uma excelente ideia. Só não sei nada dos preços actuais.

o que ele quer é algo tipo como se vê nos filmes americanos, cabanas no meio do monte, mas sem monte e com uma piscina ao lado. gostaria de recolher mais infos aqui no tópico.

como disseram, em esmoriz há pelo menos 1 casa de madeira grande, quando vou lá por vezes passo pela propriedade a ver se já foi abaixo ou ardeu, [:D] mas confesso que não me importava mesmo nada de ter uma. há também algumas na avenida principal, já com mais de 30 anos. o meu pai andou a ver uma nova nessa altura mas depois decidiu construir uma casa a sério.

o que ele quer é algo tipo como se vê nos filmes americanos, cabanas no meio do monte, mas sem monte e com uma piscina ao lado. gostaria de recolher mais infos aqui no tópico.

como disseram, em esmoriz há pelo menos 1 casa de madeira grande, quando vou lá por vezes passo pela propriedade a ver se já foi abaixo ou ardeu, [:D] mas confesso que não me importava mesmo nada de ter uma. há também algumas na avenida principal, já com mais de 30 anos. o meu pai andou a ver uma nova nessa altura mas depois decidiu construir uma casa a sério.

As que eu conheço são ao gosto do freguês : umas notam-se bem que são de madeira, outras nem te apercebes. Mas a construção é idêntica

Olha que até é no meio do monte; é ali prós lados da Lousã.

Mas pelo que já andei a pesquisar até há diversas formas de se construir sem ser alvenaria. Madeira, em módulos, LSF. Tudo pre fabricado, mudam é os materiais

Última edição:
Ora aqui está um tópico interessante.

As casas de madeira também me despertam a atenção. Pela estética, isolamento térmico obtido e preço inferior ao de uma casa tradicional de betão.

Só tenho uma dúvida e se houver alguém que possa responder, agradecia: dos vários sites de casas de madeira existentes, geralmente referem todos eles que há necessidade periodicamente efetuar um tratamento exterior. Sabem que pintura é esta? Em quanto fica?

Sobre a questão da solidez e o que penso sobre isso. Estas casas são mais seguras do que as de cimento em caso de um terramoto. COmo o "esqueleto" é mais flexivel, permite resistir a mais esforços e dissipa muito melhor as forças que são exercidas sobre ela.

Ora aqui está um tópico interessante.

As casas de madeira também me despertam a atenção. Pela estética, isolamento térmico obtido e preço inferior ao de uma casa tradicional de betão.

Só tenho uma dúvida e se houver alguém que possa responder, agradecia: dos vários sites de casas de madeira existentes, geralmente referem todos eles que há necessidade periodicamente efetuar um tratamento exterior. Sabem que pintura é esta? Em quanto fica?

Sobre a questão da solidez e o que penso sobre isso. Estas casas são mais seguras do que as de cimento em caso de um terramoto. COmo o "esqueleto" é mais flexivel, permite resistir a mais esforços e dissipa muito melhor as forças que são exercidas sobre ela.

Pelo que tenho andado a ler, o preço das casa não ficará assim tão abaixo das casas em alvenaria, mas claro, tudo depende dos acabamentos, tipos de madeira e isolamentos que se escolhem. Agora a estética, e a envolvente paisagística quando é o caso, o isolamento térmico, o tempo de construção, o conforto e a experência de habitar num casa desse tipo serão vantagens em relação às casas "normais".

O tratamento periódico, será uma demão de um tipo de verniz e um produto anti-fogo. Parece que não será tão caro quanto isso. A mão de obra já não sei, mas se a casa for rasteira, o dono que meta a mão na massa.
A ver bem, uma casa de alvenaria ao fim de um tempo também precisa de ser pintada, mas claro é mais para os 15 anos

jmf

Por acaso vi uma reportagem sobre isso ontem na TV. Mas já conhecia a empresa por ser aqui de Coimbra.
Apesar de o conceito ser muito interessante, para o local que pretendo implementar, a estética é algo agressiva.

Ninguem costuma ver o programa da sic mulher "reconstrução total"?

Neste programa ainda não vi nenhuma casa a ser construida sem ser em madeia e no final ficam com um aspeto fantastico!!!! Nem parecem de madeira, agora lá está se vem um tornado vão ter que ir buscar a casa á povoa de varzim mas que devem ficar muito mais baratas lá isso deve...

Nos EUA e outros paises (nórdicos), a madeira é um elemento bastante comum pelo que a construção de madeira está bastante generalizada, sendo igualmente mais barata.

E nesse programa, (Total Make over) há casas fantásticas.

Scutar @ não vejo o da SIC Mulher mas via o do People & Arts e por vezes aparece no Mega Construções no Discovery Channel. Creio que estás enganado quanto à resistência delas no que toca a ventos ciclónicos, tornados, cheias.

Lá tenho de desenterrar o tópico...
Então desde o ultimo post até agora houve alguém a comprar/ fazer casa de madeira? E quando falo em casa de madeira é mesmo de madeira e não modular.
É algo que me interessa para um futuro próximo, tratar de meter os meus trapinhos sob o meu próprio telhado. Tenho andado a pesquisar e gostei do que vi de casas de madeira, porjectos já "chave na mão" com preços muito tentadores em relação ás casas comuns.
Andei a analisar preços a nivel de "T's" e m2, sem falar em acabamentos a diferença é bem grande, claro que também depende das zonas mas no geral vê-se preços bem inferiores.
Pela curta pesquisa que fiz e passando a publicidade encontrei esta empresa Novo Habitat - Casas de Madeira e gostei bastante do que apresenta. Um T2 chave na mão a 47k já com IVA incluído o que acham?

Voltar
Superior