WildChild
Well-known member
Na região de Esmoriz/Cortegaça há algumas e de diferentes modelos...das mais simples ás mais elaboradas.
Há uns dois anos em conversa com um amigo que tem uma casa em madeira .....das grandes....disse-me que o preço era idêntico a uma «casa tradicional»; uma das vantagens era o tempo de construção.
Então, só a diferença de preço em mão de obra na construçãó é muita!
Se por exemplo, a 3000 euros/mês de mão de obra, uma casa demorar 1 ano fica em 36000 euros, se demorar 3 meses fica 9000 euros, significativo não?
Um projecto custa 3000/4000 euros por exemplo, esse custo existe numa casa de madeira?
Uma casa anda por volta de 600-900€ por m2, eu tenho visto KIT's de casas de madeira a 100€ por m2 (mais montagem, instalações electricas, sanitárias, móveis etc), mesmo assim duvido que chegue aos 600€ por m2.
Tenho algumas duvidas que ainda não consegui esclarecer:
Impostos: dizem-me que numa casa de madeira são menores, visto que não são considerados imóveis
Crédito: antes não havia, mas agora ouvi dizer que já há??
Energia: nos países mais frios a madeira retem melhor o calor interior, há diferenças consideráveis de poupança energética face a uma casa tradicional.
Só para finalizar, vi uma casa jeitosa, grande, que ficou por 50000€ pronta a habitar, nunca uma casa de tijolo custaria menos de 100000€