Casas de madeira

Este tipo de construção rapida pode ser interessante para construções provisórias mas o problema é que custa o mesmo de uma habitação para a vida toda.

Gastar dinheiro numa casa é um grande investimento demasiado grande e para ser o mais duradoiro possivel.

Sobre materiais convem ser os mais resistentes...e a madeira não o é...senão os predios seriam feitos em madeira;)

Pois mas não estamos a falar de predios ,mas sim de vivendas[;)]
Quanto a durar a vida toda ,quase todas as qualidades de madeira existentes ,se forem devidamente tratadas duram bem mais que qualquer um de nós[;)] (e sim sei do que falo ,pois é a minha área)
Quanto a madeira não ser resistente,posso-te fazer uma parede de tijolo e outra de certas madeiras,e depois vais para la com uma marreta bater ,e vais ver qual cai primeiro[:D]

Uma questão que muita gente põe é o problema de mau tempo principalmente o vento.

alfasilvas as casas de madeira resistem bem ao vento ou resistem menos que as casas de alvenaria?

Essa história da resistência das madeiras é puro mito, fruto de uma fraca cultura portuguesa a nível de construção utilizando madeiras. Basta falar em vigas de lamelado colado (glulam) e ver a resistência que têm. Muitas das vezes têm um comportamento melhor que o metal.

Essa história da resistência das madeiras é puro mito, fruto de uma fraca cultura portuguesa a nível de construção utilizando madeiras. Basta falar em vigas de lamelado colado (glulam) e ver a resistência que têm. Muitas das vezes têm um comportamento melhor que o metal.

bem...já é melhor que o metal e que o betão.. fantastico... por esse andar ainda vao fazer a nova ponte ferro-rodoviária chelas -barreiro em madeira[:D]

eu gosto de madeira pois é um excelente material de acabamento, mas vantagens reais a nivel estrutural nao tem actualmente nenhuma, nem a nivel de preço

Eu não digo que é melhor que o metal ou betão. Umas das vantagens é o seu comportamento a nivel do fogo, pois ao contrário do metal este não dilata e não faz estalar o betão. Agora não me venham dizer que a madeira para fins estruturais não presta, pois é pura mentira. Terá talvez uma maior manutenção e isso se calhar afasta muitas vezes a sua utilização.

Eu não digo que é melhor que o metal ou betão. Umas das vantagens é o seu comportamento a nivel do fogo, pois ao contrário do metal este não dilata e não faz estalar o betão. Agora não me venham dizer que a madeira para fins estruturais não presta, pois é pura mentira. Terá talvez uma maior manutenção e isso se calhar afasta muitas vezes a sua utilização.

o Aço para dilatar dentro do betao tem k ser um fogo ja consideravel.

Sobre a madeira a nivel de construções todas em madeira, é um material que não existe assim tanto, pois actualmente não faz sentido se deitar uma floresta abaixo para se fazer uma casa.

o que existe tb é placas prensadas de madeira reciclada tipo macho -femea para se construir casas, mas para isso acaba por ser mais rentavel alvenaria.
Eu pessoalmente adoro madeira e mesmo a reciclada como o MDF mas para ser usada em acabamentos.
A nivel de estruturas só a usaria se fisse numa casa pequena a nivel da estrutura do telhado.

Existem muitos derivados de madeira para a construção: OSB, MDF, Aglomerados, etc. É claro que se optá-se por começar a construir utilizando mais a madeira, teria de haver uma politica sustentada da floresta, coisa essa que em portugal é um mito. É por isso que este tipo de material dificilmente se vai impor. Agora basta fazer uma pesquisa na net por glulam e verificar as construções que existem com este material.

Existem muitos derivados de madeira para a construção: OSB, MDF, Aglomerados, etc. É claro que se optá-se por começar a construir utilizando mais a madeira, teria de haver uma politica sustentada da floresta, coisa essa que em portugal é um mito. É por isso que este tipo de material dificilmente se vai impor. Agora basta fazer uma pesquisa na net por glulam e verificar as construções que existem com este material.

O Mdf e outras madeiras prensadas e reciclagem sao uma aposta interessante, o MDF é tipo "betao" de madeira, dá para moldar e tudo.

No entanto a madeira pura em bruto deve ser cada vez menos utilizada e qdo utilizada madeiras "normais" e para uso um pouca quantidade....nao faz sentido nem é viavel se cortar as arvores todas para se construir casa , a aposta inteligente é a aposta nos materiais reciclados e duradouros. Eu devendo que o betao devia ser mais reciclado do que já é... vi uma reportagem em tempos que nos EUA ao demolirem um aeroporto o betao foi reciclado e permitiu fazer varios blocos de apartamentos.

Decidi renascer este tópico... Comecei à pouco tempo a ver casas de madeira, em Portugal são carissimas, 30 e 40 mil euros por casotas de 4 divisões!!!

Mas lá fora vejo coisas assim:
http://frame-house.eu/index.php/eng/project/10

29500 por 298m2????????????

rusticasa
equipoli
julmar
panel comfort house
modular system
century steel

Algumas são de construções em aço. Mas já que estás de espírito aberto, dá uma vista de olhos.
;)

Li este topico do inicio ao fim, e dizem que não compensa financeiramente uma casa de madeira?

BladeCX2 esses sites ja tinha visto, mas os preços lá fora são mais baixos, agora a qualidade não sei... Sou leigo nesse aspecto e tenho de pesquisar bastante antes de comprar seja o que for

Já agora também gostava de ouvir a opinião do público feminino do FAHO [:p].

Qual a vossa opinião sobre casas de madeira?
Consideram-nas mais ou menos seguras que as moradias habituais? Confortáveis? Gostariam ou já moraram numa casa de madeira?
O que têm a dizer sobre este tema?

:confused:

Li este topico do inicio ao fim, e dizem que não compensa financeiramente uma casa de madeira?

BladeCX2 esses sites ja tinha visto, mas os preços lá fora são mais baixos, agora a qualidade não sei... Sou leigo nesse aspecto e tenho de pesquisar bastante antes de comprar seja o que for

Na região de Esmoriz/Cortegaça há algumas e de diferentes modelos...das mais simples ás mais elaboradas.
Há uns dois anos em conversa com um amigo que tem uma casa em madeira .....das grandes....disse-me que o preço era idêntico a uma «casa tradicional»; uma das vantagens era o tempo de construção.

Permitam-me:

As vantagens ou desvantagens de uma casa de madeira, tem muito que se lhe diga. E falo de casas, e nao de "barracos". Se por um lado, resiste melhor a um sismo, por outro, perante um ciclone, tem menos resistencia.

Ha' que perceber o motivo de na escandinavia e EUA, haver tanta casa de madeira. A' parte disso, quando se opta por uma casa de madeira, ha' varias coisas a ter em conta, independentemente, do formato, beleza, etc, etc...

- Tipo de madeira: propriedades fisicas e mecanicas ( sao muitas, e isso condiciona o preco, de um valor para o dobro, desde a retraccao, fendibilidade, dureza, densidade...muitas mesmo ).

- Tipo de preservacao: convem saber que o melhor processo de preservacao de madeira e' o vacuo/pressao, depois o vacuo/vacuao e por fim a fumigacao. Nem todas as madeiras sao receptivas a todos os processos de preservacao, sabendo que isso pode comprometer a durabilidade da madeira. Nos processos de vacuo, importa saber o agente preservador, com vista a salvaguardar eventuais alergias, e em ultima analise a prevencao contra o ataque de fungos e insectos xilofagos.

- Importa saber da ignifuguidade e hidrofuguidade da madeira, e saber ate' que ponto o processo de preservacao aumenta ou diminui estas propriedades, sabendo tambem que uma madeira mais densa nao e' necessariamente menos ignifuga que uma menos densa. Pode ate' acontecer o inverso.

Voltando as vantagens e desvantagens, estas sao sempre muito discutives. Depende da optica de cada um.

Boas construcoes.

Já agora também gostava de ouvir a opinião do público feminino do FAHO [:p].

Qual a vossa opinião sobre casas de madeira?
Consideram-nas mais ou menos seguras que as moradias habituais? Confortáveis? Gostariam ou já moraram numa casa de madeira?
O que têm a dizer sobre este tema?

:confused:

Pessoalmente, e apesar de nunca ter posto os pés em nenhuma e de pouco saber sobre elas, acho piada às casas de madeira pela sua modularidade, rapidez de construção e custo (aparentemente) inferior.

Se tivesse um terreno e optasse por construir uma vivenda iria com certeza ponderar esta opção.

So' para acrecentar e esclarecer:

Em termos de madeiras preservadas, nao comparem as madeiras encontradas no AKI e similares, com as madeiras preservadas e garantidas:

As madeiras dos " AKIS " tem uma retencao de sais que nao ultrapassa 1,5 kg/m3, quando o CTB recomenda para as madeiras para o exterior, 20 kg/m3, e para exterior em contacto com o solo, de 26 kg/m3. Durante o processo de preservacao, a pressao nao deve ser inferior a 12 kg/cm2, e deve ser levada a' recusa.

Nao comprem gato por lebre! (nao e' publicidade) Pecam sempre certificados de conformidade e certificados de garantia.

Voltar
Superior